Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Bíblia

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 10 de 14
Re: Objetos místicos salvam?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 28 de May de 2009 22:02

A pergunta não foi para mim mas...

Citação:
Cristo Salva
Voltemos ao tema em questão: posso (finalmente) saber porque é que a palavra criatura ofende os católicos?

Nada contra a palavra, só há um único Criador e todos os outros são mesmo criaturas. Não ofende portanto afirmar o óbvio, que Maria é uma criatura criada por Deus. Todo católico sabe disso e nenhum nunca afirmou o contrário.

Suponho que a Lena estava se referindo, não tanto a palavra em si, mas ao discurso cansativo do David_ que adora picar e provocar. Na insistência ele por vezes passa da conta e diz coisas que não agradam mesmo, como me parece que um dia disse que a mãe de Jesus é como qualquer uma. Se vc tomar o David_ como modelo aqui imagino que não fará mesmo muitos amigos, pq ele quer "ganhar no grito" e "vencer pelo cansaço". Sempre fiquei imaginando o que o David_ acha que ganha com isso. Jesus não agia assim, então pq o sujeito não pensa um pouco?

Citação:
Cristo Salva
E já agora, Alpha, porque é que a Bíblia não é suficiente para mostrar a Verdade? Em que se baseia para dizer isso, ou é mera opinião pessoal?

Concordo com o Alpha. Mais difícil é entender como vc acha que a Bíblia possa ser suficiente, pois decerto já deve ter lido que "a letra mata". Quem mostra a Verdade é o Espírito. Assim, só a Bíblia não é suficiente, pois é necessário interpretá-la corretamente e movido pelo mesmo Espírito que anima a Igreja. Assim, é por isso que os católicos buscam ler a Bíblia em comunidade, dentro da Tradição Apóstólica e atentos ao Magistério da Igreja. As leituras pessoais são acolhidas, podem iluminar a caminhada pessoal de cada um e despertar novos carismas, mas além da leitura pessoal há a leitura que é feita em comunhão com a Igreja.

Paz e Bem.

Re: Objetos místicos salvam?
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 28 de May de 2009 22:23

Citação:
firefox
Alpha,
Tb eu, quando li os posts da tal "Cristo Salva", fui dos que pensou de primeira num clone do "David_". Pelo andar da carruagem, e já que o David_ não vem tendo muito sucesso na sua missão proselitista de desviar católicos da igreja, pode ter imaginado que uma mudança de tática resultaria nalgum tipo de bonus. Para não correr o risco de ser injusto, entretanto, por hora guardo minha desconfiança.

Eu devo andar um «fast trigger»! Mas mal li um e outro pareceu-me ver um fenómeno de clonagem - não reparei no pormenor do «c»! A ver vamos!

Cumprimentos

Alpha

Re: Objetos místicos salvam?
Escrito por: Cristo Salva (IP registado)
Data: 28 de May de 2009 23:42

Citação:
firefox

É... Talvez vc goste de ser chamada de fariseu. De partida, se vc for mesmo nova no forum, não imagine que um discurso meloso vá servir aqui para dissimular agressividade velada ou disfarçar o proselitismo. Com o perdão da palavra, as falsas "queridezas" de um certo amigo seu aqui já foram suficientes para encher o saco de todos. Se vc substituir falsas queridezas por sinceridade e boa educação conseguirá melhores resultados.

Ok. Muito obrigada pelo seu julgamento.


Citação:
firefox
Por favor, já cansa essa mania de confundir falsas queridezas melosas com amor. Já que os cristãos crêem e proclamam que Deus é Amor, é preocupante isso de transmitirem uma imagem tão distorcida do que seja amor. Se quer ofender alguém, ao menos tenha o cuidado de não disfarçar a sua falha como se de amor se tratasse, chamando a agressão de "amor evangélico".

Você é livre para ler ou não ler os posts :)
Já agora, AMOR é desejar o bem a todos os homens. Eu desejo o seu bem, por isso lhe digo a Verdade. Mas se não gosta do "estilo" abstrai-se da minha pessoa e examine o que escrevo com a Bíblia. Se encontrar erros, agradeço muito que me avise pois eu não quero viver na escuridão, eu quero viver segundo a Palavra.

Citação:
firefox
Olha, sinceridade, qdo leio dessas coisas - "estou dialogando com você com muito amor evangélico" - isso só aumenta a minha indisposição. Passa a idéia de soberba, como se a pessoa estivesse se colocando num pedestal e afirmando que, faça a merda que fizer, está sempre incólume, pq está acima do resto dos mortais.

Julgando de novo. Está a ver? A Bíblia afirma:

" Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a recta justiça." - João 7.24

e ainda:

"Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgais, sereis julgados" Mateus 7.1-2

Eu não julguei aqui ninguém, mas mal comecei a escrever sobre o tema em questão, parece que saltaram logo vozes de acusação e de julgamento. É pena que assim seja, oxalá que sirvam para alguém tomar consciência sobre os verdadeiros motivos de cada um ao escreverem os seus posts.

Paz e Bem também para si, e para todos!

Re: Objetos místicos salvam?
Escrito por: Cristo Salva (IP registado)
Data: 29 de May de 2009 00:08

A ver vamos? Chega a ter graça. Parece que gostam de discussões sobre temas inuteis. Se David é Flor, e se Flor é David. Muito "interessante" mas não surpreendente.

Obrigada, firefox, pela sua última mensagem. Espero que possamos sempre falar de assuntos realmente úteis como aqueles que apresentou agora.

Não, Lena disse que chamar "criatura" a Maria é ofensivo para os católicos. Ela foi muito clara nesse aspecto, basta ler o que ela escreveu.Se ela queria dizer outra coisa, como você sugere, então ela terá de se expressar melhor, porque o que qualquer pessoa entenderia foi o que eu entendi: que me avisava para usar termos mais adequados. Logo, dizer que Maria é uma criatura é para ela (que admite não ser cristã) algo perturbante. Mas alegro-me muito que para si, católico, Maria seja uma criatura, pois é isso que ela (e eu, e você, e todos aqui) somos!

Não li todos os posts de David, podia-me indicar onde é que ele escreveu que Maria "é qualquer uma"?

Quanto à Bíblia: onde está escrito que "a letra mata"?

Como eu disse no meu primeiro post, a Bíblia é suficiente para todos aqueles que querem seguir a Verdade. Claro que terá de ter o Espírito Santo a guiar-nos na leitura e por vezes Deus até manda pessoas que nos ajudam a estudar melhor a Bíblia (tal como Filipe explicou as Escrituras ao Eunuco Etíope (ler Actos 8, 26-40), mas claro sempre guiados pelo Espírito. “mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito” - João 14.26

Nada disto impede que a Bíblia continue SUFICIENTE para a nossa salvação, verdade? :)

Ninguém interpreta a Bíblia, a Bíblia interpreta-se a si própria. Se não perceber uma certa passagem, continue a ler que mais cedo ou mais tarde encontrará uma outra passagem que explique/interprete a outra.

Jesus nunca usou as tradições religiosas humanas para justificar o que Ele disse ou fez. Usava SEMPRE a palavra de Deus: "Está escrito..."

Está muito correcto estudarem a Bíblia em assembleia, mas não deveriam ir buscar documentos papais ou documentos religiosos que contradizem a Bíblia. Portanto muito atenção ao que lêem e ensinam.

"E por que é que vocês desobedecem ao mandamento de Deus e seguem os seus próprios ensinamentos?" - Mateus 15.3

Re: Objetos místicos salvam?
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 29 de May de 2009 11:35

Olá Cristo Salva,

Existem, pelo menos, duas discussões inúteis em curso:

A primeira é a síntese david-flor. Mas a ver vamos!

A segunda é explicar-te o que é Tradição e mostrar-te que a Igreja cresceu não apenas baseada na Bíblia mas em tudo quanto Cristo foi e fez.

A Igreja pode fazer isso pois a Sucessão Apostólica garante que existe uma união ininterrupta entre os actuais sacerdotes da Igreja e os apóstolos.

Escusas de vir com a falácia do «Está escrito». Nunca podes dissociar o «Está escrito» do «porém Eu vos digo» ou do «mas agora». Toda a catequese de Nosso Senhor foi baseada no Amor e na Vida, e não na leitura ou interpretação dos livros judeus.

Outro facto importante é que os Evangelhos começam a ser escritos cerca de 40 anos após a morte de Nosso Senhor, o que só por si demonstra que só tardiamente é que a Igreja teve necessidade de reduzir a escrito a Palavra de Deus. Porque a Palavra, para eles, era uma palavra viva e não escrita. Outro ponto de salientar é que só um dos Apóstolos sintetizou a vida de Nosso Senhor. Os restantes escreveram cartas a uma comunidade em concreto, não à universalidade da Igreja.

A Bíblia, só no século IV é que foi compilada.

Tais documentos são os predecessores dos actuais documentos da Igreja. A mesma autoridade que tinha São Pedro, São Paulo, São João, e.g., para escreverem às suas comunidades é a que possui actualmente a Igreja para se dirigir às comunidades de fiéis.

Já agora, quando é que celebras o natal e a Páscoa e porquê?

Agora a questão da Santa Mãe de Deus. Nossa Senhora é obviamente uma criatura por ter sido criada, não gerada. O que não desculpa a forma insultuosa como o david se refere à Virgem Maria.

Agora aguardo ansioso para que me indiques quais os documentos da Igreja que contradizem a Sagrada Escritura, como e porquê.

Cumprimentos

Alpha

Re: Objetos místicos salvam?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 29 de May de 2009 12:31

Citação:
Alpha

Escusas de vir com a falácia do «Está escrito». Nunca podes dissociar o «Está escrito» do «porém Eu vos digo» ou do «mas agora». Toda a catequese de Nosso Senhor foi baseada no Amor e na Vida, e não na leitura ou interpretação dos livros judeus.


Olá Alpha... Paz do Senhor Jesus Cristo



Ao visto ainda não conseguistes entender qual a diferença de JESUS CRISTO ou um Apóstolo Seu dizer algo oral, e um qualquer, dos nossos dias fazer o mesmo... Existe grande diferença entre Aqueles dizerem algo na oralidade e alguém querer fazer o mesmo nos nossos dias... Quem, nos nossos dias tem a Autoridade de Jesus Cristo? Ou então quem, tem a autoridade de um Apóstolo Paulo? O pastor, padre, o bispo, o papa, o guru? Não, nenhum desses tem a autoridade de um apóstolo e muito menos a Autoridade de Jesus Cristo, para dizer aquilo em que o povo deve seguir, deve crer, mostrando assim, algo que estaria oculto as Escrituras Sagradas...


Jesus tinha autoridade para ensinar algo que deveria ser aceito, afinal, é Deus. E os Apóstolos, por terem OUVIDO esses ensinamento, também tinham essa autoridade. COmo não há mais ninguém VIVO, contemporâneo a Cristo, ninguém mais tem essa autoridade.


Em Cristo

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: Objetos místicos salvam?
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 29 de May de 2009 12:50

Olá David,

O teu problema está em meteres tudo no mesmo saco. Na Igreja o Santo Padre tem autoridade para falar Ex Cathedra, com toda a autoridade apostólica, pois a sucede directamente dos Apóstolos.

Nas igrejas evangélicas, como é o teu caso (aliás o teu até é mais complicado, porque a igreja baptista originalmente é protestante e só tardiamente se converteu em evangélica), tal não sucede porque a sucessão apostólica, e consequentemente a autoridade apostólica, perderam-se algures nos cismas do protestantismo. Compreendo que para ti a autoridade da Igreja seja algo inatingível, porque a tua igreja não a tem. Mas não queiras fazer disso regra.

Já agora, quando é que comemoras o Natal e a Páscoa?

Cumprimentos

Alpha

Re: Objetos místicos salvam?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 29 de May de 2009 13:09

Olá... Paz do Senhor Jesus, amigo



Ok.... Pense e aceite como quiser. Para mim, hoje ninguém tem a autoridade de um Apóstolo Pedro, de um Apóstolo Paulo para ensinar algo que vá além do que estes registraram na Bíblia.

Em Cristo

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: Objetos místicos salvam?
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 29 de May de 2009 13:18

Citação:
David_
Olá... Paz do Senhor Jesus, amigo


Ok.... Pense e aceite como quiser. Para mim, hoje ninguém tem a autoridade de um Apóstolo Pedro, de um Apóstolo Paulo para ensinar algo que vá além do que estes registraram na Bíblia.

Em Cristo

David

Pois penso! Finalmente chegaste ao conceito chave: «Para ti».

Cumprimentos

Alpha

Re: Objetos místicos salvam?
Escrito por: Cristo Salva (IP registado)
Data: 29 de May de 2009 14:59

Alpha:

A segunda é explicar-te o que é Tradição e mostrar-te que a Igreja cresceu não apenas baseada na Bíblia mas em tudo quanto Cristo foi e fez.

Que confusão você faz, Alpha. A Igreja cresceu não apenas baseada na Bíblia mas em tudo quanto Cristo foi e fez? O que Cristo fez e foí está expresso na Bíblia! Onde é que haveria de estar? Na imaginação dos papas? Em escritos de freiras que viram em sonhos e aparições a vida secreta de Jesus?...

As tradições apostólicas não são erradas pelo contrário. Mas vejamos em que contexto:

“Assim, pois, irmãos, estai firmes e conservai as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa.” II Tessalonicenses 2:15

Todas essas tradições religiosas tais como "Ninguém se salva sem Maria", "padres não se podem casar", "o baptismo salva" SÓ apareceram vários séculos depois do dia de Pentecostes. Os primeiros cristãos não se inclinavam perante imagens, nem se confessavam a padres (que nem existiam) mas sim a Deus e uns aos outros. Portanto, essas práticas que surgiram apenas com a igreja católica-romana não estão em conformidade com a Bíblia, percebe?

Sabe porque é que a sua igreja se chama Romana? Você vai dizer "ah porque o Santo Padre (?) está e sempre esteve em Roma". Sim, realmente o papa está em Roma, mas sabe porque é que assim é? Porque um falso cristão se uniu com o Imperador Constantino e foi a partir daí que a igreja católica-romana se formou e começou a espalhar os seus erros (bulas, missas pagas, adoração de imagens, cruzadas, inquisição, luxos exagerados, rituais estranhos, etc) pelo mundo. Tudo isso são obras da igreja fundada por ordens, não por Jesus. A Igreja de Jesus não tem representantes que façam essas coisas (já para não falar dos casos de pedofilia encobertos) e se os tem não os considera verdadeiros pastores do povo. "Pelos frutos os conhecereis".

Se me disser "ah mas não me diga que entre os evangélicos não existam pedófilos!". Infelizmente, também os há mas nenhum verdadeiro cristão consideraria este tipo de pessoas como Cristãos mas sim como pecadores que precisam de conhecer Jesus e arrepender-se dos seus pecados. Até que demonstrem que não praticam mais esses modos de vida, não podem ser aceites numa igreja cristã evangélica. Pelo contrário, os próprios chefes da vossa igreja foram os que mandaram incendiar Bíblias traduzidas e excomungar quem ousasse criticar o papado. Considera essas pessoas verdadeiros cristãos? Pois é este papa o presente sucessor desses papas "tão cristãos".

E já agora, as igrejas evangélicas não começaram com Lutero. Lutero iniciou uma reforma e com ela fundou várias igrejas protestantes que continuaram a perseguir os verdadeiros cristãos (pequeno rebanho) e lhes fizeram o mesmo ou pior que os católicos já tinham feito. É certo que esta reforma foi muito importante mas esqueceu-se de referir muitas vezes o mais importante: ARREPENDIMENTO pessoal diante do Senhor para "nascer de novo" pela Sua graça.

Os luteranos e calvinistas saíram dos católicos-romanos, os evangélicos não saíram de igrejas humanas nenhumas, eles vieram dos apóstolos. Os primeiros evangélicos (ou cristãos) foram os que se oposeram às novas normas ditadas por papas que eram contrárias à Bíblia. Aí começou a perseguição dos papas a todos os que os criticassem e negassem servir. Esse pequeno rebanho foi resistindo, pela graça de Deus todos estes séculos e hoje, por Jesus, estamos em expansão pelo mundo para evangelizar as almas perdidas e Roma já não pode parar-nos com a sua espada.


A Igreja pode fazer isso pois a Sucessão Apostólica garante que existe uma união ininterrupta entre os actuais sacerdotes da Igreja e os apóstolos.

Os actuais sacerdotes da Igreja somos todos nós. Todos somos sacerdotes (pois já não há mais canais humanos de ligação entre nós e Deus) - sacerdócio universal - e Jesus é o sumo sacerdote.

Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo.” 1Pe 2.5 e

“Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;” 1Pe 2.9


Escusas de vir com a falácia do «Está escrito». Nunca podes dissociar o «Está escrito» do «porém Eu vos digo» ou do «mas agora». Toda a catequese de Nosso Senhor foi baseada no Amor e na Vida, e não na leitura ou interpretação dos livros judeus.

O Antigo Testamento também já falava do Amor. O Deus do AT é o MESMO do NT.

Tg 1:17 -"Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança.").

Não se esqueça que Jesus disse que não veio para destruir a lei mas sim para confirmá-la.
Quem conhece a Bíblia (AT + NT) conhece:


“Com amor eterno Eu te amei” (Jr 31:3) - AT


Mt 22, 34-40 NT ""Naquele tempo, os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo, e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo: “Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?”

Jesus respondeu: “‘Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento!’ Esse é o maior e o primeiro mandamento. O segundo é semelhante a esse: ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’. Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos”.

Está a ver como o Amor como mandamento já estava presente no AT?


Tais documentos são os predecessores dos actuais documentos da Igreja. A mesma autoridade que tinha São Pedro, São Paulo, São João, e.g., para escreverem às suas comunidades é a que possui actualmente a Igreja para se dirigir às comunidades de fiéis.

Mas para que é que hão-de escrever mais documentos se Paulo afirmou que os cristãos fizessem tudo o que ele e os apóstolos lhes disseram por voz ou carta? Olhe, que tem piada. Então continuam a escrever documentos mais de 2000 anos depois? Que felizes somos nós, não? Coitados dos que morreram há dois séculos que não tiveram acesso aos documentos escritos hoje em dia pelos "sucessores" de Pedro e Paulo. Onde é que está escrito que há necessidade de continuarem a escrever documentos?


Agora a questão da Santa Mãe de Deus. Nossa Senhora é obviamente uma criatura por ter sido criada, não gerada. O que não desculpa a forma insultuosa como o david se refere à Virgem Maria.

Tem razão, não foi gerada mas sim criada. Concordamos nesse aspecto, alegro-me por isso. Mas ainda não vi mensagem nenhuma insultuosa de David em relação a Maria, poderia mostrar-me?

Agora aguardo ansioso para que me indiques quais os documentos da Igreja que contradizem a Sagrada Escritura, como e porquê.

Ok! Deixe-me só procurar e venho já.

Paz do Senhor!

Re: Objetos místicos salvam?
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 29 de May de 2009 15:25

Olá minha cara,

Quando comemoras o Natal e a Páscoa?

Então os «evangélicos» estiveram cerca de 1700 anos em banho-maria, à espera da reforma protestante, para se constituírem enquanto Igreja?

Já agora, poupa-me ao primarismo anti-católico, aqui não cresce. Vamos às tuas desonestidades intelectuais:

[modo primarismo on]

- Luxo: vamos referir o luxo dos evangélicos do «Reino de Deus»? Ou o luxo dos «Jeovás»? E porque não o poder económico das congregações baptistas norte-americanas?

- Pedofilia e afins: Acho interessante que o número de pastores e seitas evangélicas condenados e procurados pela justiça por crimes sexuais contra crianças e adultos é superior ao dos católicos.

- Cruzadas: os evangélicos que matam com bombas em clínicas abortistas, são o quê?

- Rituais estranhos: deixa de ver canais evangélicos cheios de exorcismos e começa a ver a Canção Nova, acredita que deixas de ver os tais rituais estranhos.

- Já agora, eu acrescentaria à lista a quantidade de seitas evangélicas que se lembram de cometer suicídio em massa.

[modo primarismo off]


Já agora, qual é a tua igreja?

Cumprimentos

Alpha

Re: Objetos místicos salvam?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 29 de May de 2009 15:29

Prontos! E mai nada!

E nada disto é para ofender porque se está dialogando com muito amor evangélico!

Nota: Isto é um comentário à Cristo Salva / Flor! Aconteceu o Alpha ser mais rápido! :)



Editado 1 vezes. Última edição em 29/05/2009 15:30 por Cassima.

Re: Objetos místicos salvam?
Escrito por: Cristo Salva (IP registado)
Data: 29 de May de 2009 15:36

Quer entender como e porquê os documentos da igreja católica romana contradizem a Bíblia?

O maior problema desta fé é ensinar que a Fé em Cristo não é somente suficiente para a salvação.

Para a sua igreja, você tem de morrer sem pecado algum, tem que estar ligado à fé de Roma, tem que ser baptizada, receber todos os sacramentos, fazer boas obras e claro obedecer aos decretos de Roma. Mas a Bíblia não ensina nada disto. A Bíblia ensina que pela Graça, através da fé em Jesus, nos é concedida a salvação.

Claro que você pode dizer "ah então basta dizer que tenho fé e já está?!". Não basta dizer, claro que não.
Basta sim ter Fé em Jesus. E como saber (examinar, discernir) se essa fé é verdadeira? Pelas obras. A fé leva às obras e não as obras à fé.
Assim, arrependendo-se com todo o coração dos seus pecados, acreditando em Jesus e aceitando-O como seu único salvador pessoal, Deus lhe dará (não venderá nem lha dá pelos seus méritos, mas sim dá de graça porque o ama muito!) a salvação nesse momento. E essa salvação se irá traduzir em boas obras (obras que agradam ao Senhor).

Qualquer afirmação de que obras ou rituais devem ser acrescentados à fé para se alcançar a salvação é uma afirmação de que a morte de Jesus não foi suficiente para comprar completamente a salvação. É o mesmo que estar a dizer "sim, morreu por mim, tudo bem, mas eu preciso de fazer mais qualquer coisa". Quem diz isso é porque ainda não percebeu BEM o significado do Sacrifício de Jesus por nós.

Se compararmos o Catolicismo Romano com a Palavra de Deus, há também muitas outras diferenças e contradições. Uma delas é o purgatório. Só há céu e inferno, não há purgatório nenhum. Apesar da afirmação dos católicos de que há base nas Escrituras para este conceito, nada disto tem base sólida e clara nos ensinamentos das Escrituras. Estes conceitos são baseados em tradição católica romana que surgiu muitos séculos depois dos Apóstolos nos deixarem as suas cartas.

Outro assunto: Maria. A Bíblia diz que Maria é a mulher mais abençoada e é realmente alguém que todos nós devemos imitar pelo "Sim" sincero e pronto que deu ao Senhor. Mas é errado chamá-la de "Concebida sem pecado".

Ela própria disse: A minha alma engrandece o Senhor e se alegrou o espírito em Deus, meu Salvador. Pois ele viu a pequenez de sua serva

Repare: "meu Salvador"! Se a salvou, é porque estava perdida. Não é lógico para você? Se você me salvar de um acidente... é porque eu estava em risco de morrer nele. Se estivesse segura, você não precisava de me salvar...

"ele viu a pequenez da sua serva" - Se Ele "viu" a pequenez, é porque ela era pequena (espiritualmente) como todos nós. Viu a sua pequenez e salvou-a. Então se a salvou é porque algo ocorreu na vida dela que a pôs em perigo. O que é que põe a nossa alma em perigo? O pecado. Logo, Maria, foi pecadora como todos nós, embora tenha sido muito abençoada. Lembre-se do que Paulo escreveu:

"Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus". Rm 3.23

TODOS pecaram porque todos somos descendentes de Adão. Não há volta a dar, somos todos pecadores, mas uns são pecadores justificados e outros não (descrentes). Agora poderia dizer "mas Jesus, através de Maria também seria pecador". O pecado vem pelo pai, não pela mãe. Daí que a Bíblia diga que somos "filhos de Adão". Jesus nasceu de uma mulher mas sem intervenção humana masculina. O Pai de Jesus é Deus, e Deus não peca. Logo, Jesus nunca nasceria com tendência para o pecado.

Re: Objetos místicos salvam?
Escrito por: Cristo Salva (IP registado)
Data: 29 de May de 2009 15:59

Citação:
Alpha
Olá minha cara,
Quando comemoras o Natal e a Páscoa?

Então os «evangélicos» estiveram cerca de 1700 anos em banho-maria, à espera da reforma protestante, para se constituírem enquanto Igreja?

Já agora, poupa-me ao primarismo anti-católico, aqui não cresce. Vamos às tuas desonestidades intelectuais:

[modo primarismo on]

- Luxo: vamos referir o luxo dos evangélicos do «Reino de Deus»? Ou o luxo dos «Jeovás»? E porque não o poder económico das congregações baptistas norte-americanas?

- Pedofilia e afins: Acho interessante que o número de pastores e seitas evangélicas condenados e procurados pela justiça por crimes sexuais contra crianças e adultos é superior ao dos católicos.

- Cruzadas: os evangélicos que matam com bombas em clínicas abortistas, são o quê?

- Rituais estranhos: deixa de ver canais evangélicos cheios de exorcismos e começa a ver a Canção Nova, acredita que deixas de ver os tais rituais estranhos.

- Já agora, eu acrescentaria à lista a quantidade de seitas evangélicas que se lembram de cometer suicídio em massa.

[modo primarismo off]


Já agora, qual é a tua igreja?

Alpha parece estar muito interessado na minha pessoa. Respondo ao que for relevante para a sua alma, nada mais. Celebro o Natal e a Páscoa na mesma altura que um católico mas também os celebro noutras alturas do ano, tais como aos Domingos :)

Eu já expliquei que os protestantes (luteranos, calvinistas) só surgiram no seculo XVI, enquanto igrejas evangélicas (como as apresentadas no NT sempre existiram, entende?).

As testemunhas de Jeová (não lhes chame "Jeovás", vamos ter respeito pelas pessoas!) e IURD não são cristãos pela mesma razão de outras pseudo-igrejas: não seguem a Bíblia mas sim os seus líderes. Todas as igrejas que não SIGAM a Cristo na sua doutrina NÃO são evangélicas (cristãs) mesmo que digam o contrário. E quanto a essas igrejas dos suicídios: já lhe disse! "Pelos frutos os conhecereis"!. Acha que são cristãs?! Claro que não.

Antes de julgar uma denominação, leia a sua doutrina, e depois sim poderá julgar e discernir.

Eu não condeno católicos romanos que erram (toda a gente erra) mas quando a doutrina de uma igreja erra e está em desacordo com as Escrituras, já a possa condenar e não a devo seguir. Se uma igreja que se chame "evangélica" tem na sua doutrina, mandar bomas para clínicas de aborto, eu não vou seguir essa seita, não lhe parece? Então porque é que você segue uma igreja que promoveu e promove tantos erros?

Há pastores pedófilos, eu própria escrevi isso mas lhe garanto que nenhum evangélico verdadeiro fechará os olhos a isso,e nquanto os seus papas ("representantes" de Deus) o fizeram. João XXIII chegou a ameaçar com excomunhão quem denunciasse um padre às autoridades.

Quanto a acusar-me de desonestidade intelectual... não me ofendo porque só me importo com o julgamento de Deus, não com o seu.

Re: Objetos místicos salvam?
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 29 de May de 2009 16:28

Olá minha cara,

Arranjas motivo bíblico para comemorares o Natal e a Páscoa na mesma altura que os católicos?? Não, claro que não! Ganhou a Tradição!

Estou, sabes a mim interessam-me as pessoas, não aquilo que lêem e debitam. Para debitar a Sagrada Escritura e dizer que Jesus está ali basta programar um robot. A pessoa, a interpretação que a pessoa faz dos Evangelhos, o modo que os vive é que marca a diferença. Tenho um amigo evangélico (adventista) que fala muito bem da Sagrada Escritura, mas depois funde-o em teorias marxistas redutoras da liberdade humana. Não basta o que lês e o que dizes, mas é fundamental o que és. Sabes que eu sou católico, vou então presumir que sejas do «reino de Deus», posso? Já que é indiferente...

Não digas o disparate de que as igrejas evangélicas sempre existiram. Todas elas são fundadas posteriormente à Reforma. Um dos erros da Reforma é precisamente esse, quebrada a autoridade e a sucessão apostólica, qualquer um pode fundar a sua própria igreja.

Então esses evangélicos não são cristãos? Tal como tu acreditam que toda a autoridade lhes é conferida pela Bíblia, nada mais. Tu acreditas que a Bíblia te dá autoridade de julgar os outros (isenta-te a ti que só serás julgada por Deus) e de, ao arrepio de tudo, tal como eles, vires dizer que só o teu caminho é verdadeiro.

Cumprimentos

Alpha

Re: Objetos místicos salvam?
Escrito por: Cristo Salva (IP registado)
Data: 29 de May de 2009 23:57

Citação:
Alpha

Arranjas motivo bíblico para comemorares o Natal e a Páscoa na mesma altura que os católicos?? Não, claro que não! Ganhou a Tradição!

Se eu arranjo motivo bíblico? Eu relembro a Sua morte e ressurreição todos os dias, especialmente ao Domingos, com os meus irmãos e irmãs em Cristo! O dia 25 de Dezembro não é para mim uma data "especial" pois não foi nesse dia que Cristo nasceu. Há aliás várias igrejas que nem sequer celebram o Natal a 25 de Dezembro nem em data nenhuma, já que a Bíblia não afirma que se deve celebrar o nascimento de Jesus Cristo. Mas também não diz que é proibido celebrar este acontecimento histórico.

Estou, sabes a mim interessam-me as pessoas, não aquilo que lêem e debitam. Para debitar a Sagrada Escritura e dizer que Jesus está ali basta programar um robot. A pessoa, a interpretação que a pessoa faz dos Evangelhos, o modo que os vive é que marca a diferença.

Ao que você chama "debitar" eu chamo "aplicar", "expôr", "ensinar", "corrigir" mas acima de tudo "Amar".
Se pensa que amar e ser amigo é dizer "sim, sim, eu penso diferente mas está tudo bem! Que fique cada um na sua ideia e tudo muito bem!" então desculpe mas tem de rever as suas noções de Amizade. O verdadeiro amigo é o que corrige, o que alerta, o que ajuda, o que consola. Esse sim, é o verdadeiro amigo. O resto são apenas lobos ferozes disfarçados de ovelhas.

Ninguém interpreta o Evangelho (não se diz "Os evangelhos" mas "o evangelho", Alpha). O Evangelho interpreta-se a si mesmo. Nós, com a ajuda do Espírito Santo que se pode manifestar através da Palavra, de amigos cristãos, ou pastores, ou pelas circunstâncias da vida, aplicamos o Evangelho na nossa vida, mas não o interpretamos pois ele já está interpretado.

Tenho um amigo evangélico (adventista) que fala muito bem da Sagrada Escritura, mas depois funde-o em teorias marxistas redutoras da liberdade humana. Não basta o que lês e o que dizes, mas é fundamental o que és. Sabes que eu sou católico, vou então presumir que sejas do «reino de Deus», posso? Já que é indiferente...

O marxismo é oposto ao Evangelho. Portanto se alguém é marxista no sentido que concorda com o que o marxismo ensina... então não é evangélico. Mas não quero julgar o seu amigo que nem conheço. De qualquer forma, muito cuidado com as igrejas adventistas... essa igreja além de não acreditar no inferno como um lugar de fogo e sofrimento eternos (eles falam em destruiçaõ total da pessoa), ainda ensinam que é preciso louvar o Senhor aos sábados (e não aos domingos) para se ser salvo. Ora, nós estamos sob a Graça e não sob a Lei, portanto dizer que louvar ao sábado é condição para a salvação é legalismo. A única condição para a salvação é: arrepender-se dos seus pecados, confessar-se a Deus como pecador merecedor do inferno, aceitar o senhor Jesus como seu único Salvador e convidá-lO para ser o Rei do seu coração e da sua vida. Claro que isto não é uma fórmula! Tem de vir do coração!


Não digas o disparate de que as igrejas evangélicas sempre existiram. Todas elas são fundadas posteriormente à Reforma. Um dos erros da Reforma é precisamente esse, quebrada a autoridade e a sucessão apostólica, qualquer um pode fundar a sua própria igreja.

Igreja evangélica= que segue o Evangelho :) Todas as igrejas às quais Paulo, João, Pedro escreveram foram igrejas evangélicas. Claro que entre estes havia os falsos crentes que dariam origem a ensinamentos contrários à doutrina ("cuidado com os falsos mestres") e a rituais estranhos de adoração a imagens, de missas pagas para libertar os mortos do purgatório, papados, etc.
Mas os verdadeiros cristãos permaneceram firmes e não se associaram a papas ganaciosos. Então, foram perseguidos. Até os protestantes os perseguiram. Os fundadores das denominações cristãs como a igreja baptista foram instruídos por esses mesmos evangélicos que provinham das igrejas primitivas e que resistiram às perseguições. Muitos destes baptistas tiveram de fugir para os Estados Unidos e Holanda para poderem viver a sua fé no Senhor com liberdade porque até os protestantes lhes tinham ódio e os perseguiam.

Eu noto que confunde o termo Igreja com igrejas. E que confunde os termos igrejas evangélicas com denominações. Igrejas bíblicas fazem parte da Igreja de Cristo. As denominações sim, apareceram mais tarde, e não há qualquer problema com isso. Também entre a igreja católica romana apareceram vários movimentos recentemente (Opus Dei, Comunhão e libertação, etc) e nem por isso deixam de pertencer à Igreja católica romana.

Então estas denominações cristãs fazem parte da Igreja. Podemos chamá-las de igrejas locais, se quiser.

A IURD não é cristã, é uma seita. Não faço parte dela. Nos Estados Unidos há várias denominações cristãs, cá em Portugal eu pessoalmente sou conheço as igrejas baptistas como sendo cristãs (e mesmo entre estas assim é preciso ter discernimento para escolhê-las). Sei que no Brasil há muitas igrejas baptistas conservadoras (verdade, David? :) ) mas aqui em Portugal há muito poucas, infelizmente... Talvez isso explique muitas coisas más tão frequentes no nosso país, mas enfim.

Já que quis tanto saber qual a minha igreja, porque é que não assiste um dia a um culto numa igreja baptista? Seria muito bem vindo! E ao contrário da maioria dos padres católicos, os pastores baptistas costumam ser muito amigáveis e prontos a responder a qualquer questão da fé :)

Então esses evangélicos não são cristãos? Tal como tu acreditam que toda a autoridade lhes é conferida pela Bíblia, nada mais. Tu acreditas que a Bíblia te dá autoridade de julgar os outros (isenta-te a ti que só serás julgada por Deus) e de, ao arrepio de tudo, tal como eles, vires dizer que só o teu caminho é verdadeiro.

Não o meu caminho. Mas o caminho de Jesus, esse sim é Verdadeiro e está ao alcance de todos os homens de fé.

Re: Objetos místicos salvam?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 30 de May de 2009 10:17

Uma pergunta que a Lena fez e que não vi que fosse respondida:
[uote]Re: Objetos místicos salvam?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 28 de Maio de 2009 12:08

Citação:
Cristo Salva
Olá David! (..) Que alegria encontrar outro cristão!

Lena:
os católicos que aqui escrevem não são cristãos?[/quote]

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Objetos místicos salvam?
Escrito por: Cristo Salva (IP registado)
Data: 31 de May de 2009 00:58

Muito amado pelo Pai do céu e por mim,

vou responder à sua pergunta com verdade, respeito e amor.

Quem é um cristão? É aquele que diz "acredito em Jesus"? Não. Até satanás e seus demónios acreditam que Ele é o Filho de Deus, senão escusavam de tentar combater o Seu Reino.

É aquele que fala muito sobre Jesus e Lhe ora muitas horas? Também não. Nem todos os que dizem "Senhor, Senhor" entrarão no Céu.

Para a maioria das pessoas, ser cristão é ser baptizado e ir todos os Domingos à missa. Isso faz delas, aos olhos de muitos, cristãs. Mas tal como ir à oficina não faz de si um carro, também ir à igreja não faz de si um cristão.

A palavra "cristão" tem um outro sentido bíblico e é esse que nos importa.

A Bíblia nos ensina que as boas obras que fazemos não são capazes de nos tornar aceitáveis para Deus.

Imagine alguém que maltrata a mulher, bate nos filhos, insulta-os de tudo e ameaça-os de coisas horríveis. Depois sai de casa e "transforma-se" num cidadão exemplar. É cordial no trabalho, dá esmolas aos pobres, até reza durante o dia, diz bom dia aos vizinhos, esforça-se por cumprir todas as regras cívicas. Muita gente dirá "mas que boa pessoa!".
No fim do dia, chega a casa e começa o terror.
Por melhor que este homem tenha sido fora de casa, acha que os seus filhos e mulher se podem agradar dele? Devem amá-lo e orar por ele claro, mas não é por ser muito bom cidadão que faz dele um bom pai e marido!

Da mesma forma, você até pode ajudar todos os pobres do mundo, mas se você não cumprir com o plano de salvação descrito na Bíblia, você não poderá ser considerado por Deus um Cristão.

Tito 3:5 diz-nos que “não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo Sua misericórdia, Ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo.”

Então, um Cristão é alguém que foi renascido por Deus

Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. - João 3.3

Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.

e que colocou a sua fé e confiança em Jesus Cristo.

Um verdadeiro Cristão é alguém que se arrependeu do seu pecado e pôs a sua fé e confiança somente em Jesus Cristo. E fê-lo de todo o coração!

A sua confiança não é em seguir uma religião ou um conjunto de códigos morais, ou uma lista de faças e não-faças. Isso é legalismo! Quem faz isso ainda vive pela Lei e não pela Graça!

Um verdadeiro cristão é quem acredita que Jesus Cristo morreu na cruz pelos nossos pecados e ENTENDE porque é que Ele morreu por nós. Morreu por nós porque nos AMOU. TODOS estávamos destinados à morte já que TODOS pecámos, logo TODOS estavámos separados de Deus.
No Antigo testamento, um animal era oferecido a Deus para expiação dos pecados. Tinha de ser um animal sem mancha, perfeito. Ora como nós pecámos contra Deus que é INFINITO, os nossos pecados têm um caracter infinito e por isso a pena para eles era Infinita (Inferno eterno) e é logico que o vítima tinha de ser INFINITAMENTE perfeita! Se a pena é infinita como podem as obras (finitas) acabar com essa pena e levar-nos para o Céu?! Impossível.

Assim, Jesus, Cordeiro sem QUALQUER mancha ofereceu-Se ao Pai como vítima em nosso lugar. Sendo Ele perfeito pois nunca pecou, Deus aceitou esta oferta. Quem portanto acredita n'Ele fica perdoado, justificado (apresentado sem mancha). É chamado Filho de Deus.

Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome.”

Um verdadeiro Cristão é assim um filho de Deus, uma parte da verdadeira família de Deus, e alguém que recebeu vida nova - renasceu - em Cristo.

A marca de um verdadeiro Cristão é o amor pelos outros e obediência à palavra de Deus

Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade - 1 Jo 2.4

Aquele que ama a seu irmão está na luz - 1 Jo 2.10

Se alguém se diz cristão e não segue os mandamento de Deus... não pode ser cristão! Então, um veradeiro cristão não pode continuar a considerar-se católico-romano pois esta igreja tem mandamentos contrários aos do Senhor. É uma igreja desviada da Verdade e portanto uma pessoa sincera que queira seguir Jesus, lê a Bíblia e não pode de forma alguma continuar a fazer parte de uma igreja contrária às Escrituras.

A Bíblia AFIRMA que somos salvos pela Graça mediante a fé em Jesus Cristo e examinamos a nossa fé pelas obras. Pois a igreja católica insiste que pelas obras nos salvamos.

A Bíblia diz para ninguém se inclinar perante imagem alguma! E o Papa ajoelha-se e fala com a imagem de Fátima. Ao ponto de considerar a imagem em Fátima como "especial", ou seja rezar àquela imagem é diferente que rezar a uma imagem de Maria comprada numa loja, por exemplo...

A Bíblia afirma que não é bom para o homem estar sózinho e dá plena liberdade para qualquer homem se casar. Mas padres e papas não podem casar e ter filhos (como se estes homens não pudessem ter uma vida normal com uma mulher!)

A Bíblia afirma que a sexualidade é para procriação e prazer mútuo, e a igreja católica romana ensina que é só para procriação, fazendo até passar a ideia que não pode haver satisfação alguma entre as pessoas. É conceber crianças e pronto. Mas que falta de respeito para com a vida íntima das pessoas!

A Bíblia diz que só há UM mediador entre nós e o Pai. Mas para o Papa, há a "Nossa Senhora", os santos e santos (que eles próprios determinam, claro).

A Bíblia diz que só houve UM sacrifício perfeito que permitiu a nossa salvação: a morte de Jesus (Louvado seja o senhor!). Mas a igreja católica romana incentiva a fazer sacrifícios físicos, abstinências em períodos fixados por ela, no sentido de fazermos sacrifício pela nossa alma.

As Escrituras ensinam que só há Céu e Inferno. Mas para os católicos romanos há o purgatório tal como antes existia o limbo.

A Bíblia avisa que não há proveito em haver comunhão entre aqueles que são de Deus e os perdidos. Há que amá-los verdadeiramente, claro, mas não devemos comprometer a Palavra por causa de amizades. O próprio papa beijou o Alcorão e reza com hindus. Quer ser simpático com o mundo, mas não está a ajudar nem muçulmanos nem hindus com estas práticas.

Enfim, há ainda muito mais.

Nada disto surpreende pois Cristo avisou-nos que falsos mestres e falsos Cristos apareceriam para ensinar doutrinas falsas e levar muitos à perdição.

Paz para todos! Obrigada pelo seu post, s7v7en :)

"Cristo salva! Eu creio" - Flor

Paz do Senhor para Todos!

Re: Objetos místicos salvam?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 31 de May de 2009 08:26

Estava a ver que não respondias, mas no meio de tanto proselitismo lá está (o destacado é meu)!

Citação:
Cristo Salva
Se alguém se diz cristão e não segue os mandamento de Deus... não pode ser cristão! Então, um veradeiro cristão não pode continuar a considerar-se católico-romano pois esta igreja tem mandamentos contrários aos do Senhor. É uma igreja desviada da Verdade e portanto uma pessoa sincera que queira seguir Jesus, lê a Bíblia e não pode de forma alguma continuar a fazer parte de uma igreja contrária às Escrituras.

Mais palavra, menos palavra, mais c ou menos p, és a mesma "coisa" do David_. Não estás aqui para conversar, debater, trocar experiências. Estás aqui para doutrinar segundo o teu biblicismo acrítico e descontextualizado. Qual a utilidade? Nenhuma. Qual o resultado? Mau ambiente.

Eu sabia que estava muito certa quanto te disse na página 9 deste tópico:

Citação:
Lena
Se é para debater, óptimo, se é para pregar a tua doutrina bateste na porta errada.

Ninguém aqui vai ser enredado no vosso veneno. Desistam.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.



Editado 1 vezes. Última edição em 31/05/2009 08:27 por Lena.

Re: Objetos místicos salvam?
Escrito por: Cristo Salva (IP registado)
Data: 31 de May de 2009 13:58

Feliz Domingo! Paz do Senhor!


Citação:
Lena

Mais palavra, menos palavra, mais c ou menos p, és a mesma "coisa" do David_. Não estás aqui para conversar, debater, trocar experiências. Estás aqui para doutrinar segundo o teu biblicismo acrítico e descontextualizado. Qual a utilidade? Nenhuma. Qual o resultado? Mau ambiente.

Eu sabia que estava muito certa quanto te disse na página 9 deste tópico:

Citação:
Lena
Se é para debater, óptimo, se é para pregar a tua doutrina bateste na porta errada.

Ninguém aqui vai ser enredado no vosso veneno. Desistam.


Desculpe, mas s7v7n fez-me uma pergunta e eu respondi. Se não gosta da resposta, não é problema meu. Se o resultado é nenhum ou não, isso você não sabe. Não fale por favor em nome de todos. E se aqui é a porta errada ou não... um dia saberemos.

E já agora: em vez de se dirigir à pessoa, dirija-se à mensagem e se não concorda com alguma coisa que eu escrevi então diga onde está o erro 8eu agradecia se o fizesse, ao contrário de alguns não me importo nada que me corrijam) e dê a sua opinião. Isso sim, é "debater". Agora, vir escrever que eu e David somos a mesma "coisa" (grande respeito, sem dúvida) e vir criticar quem vem escrever com o mesmo direito que você tem, julgando as intenções dos outros, isso sim é intolerância. Mas pelos frutos os conhecereis.

Desculpe esta mensagem mas ponha a mão na consciência e pense bem se o que tem escrito acerca de outros membros do forum tem a ver com o tópico em questão.

Paz para si!

"Cristo salva! Eu creio" - Flor

Paz do Senhor para Todos!

Página actual: 10 de 14


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.