Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Bíblia

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12345678Próximo
Página actual: 6 de 8
Re: Os apócrifos merecem confiança?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 25 de February de 2008 17:41

Citação:
David_
talvez ele ria bem mais de quem acredita numa manifestação do poder de Deus, registradas nas Escrituras Sagradas do que se ouvir uma anedota, contada por alguem que esteja a ler um livrinho de piadas.

Naaa, é tudo piada velha.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Os apócrifos merecem confiança?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 26 de February de 2008 13:32

Citação:
David_
Não, não acreditamos que as Escrituras Sagradas foram "psicografadas". Apenas somos coerentes com aquilo que afirmamos. Acreditamos que as Escrituras Sagradas são a PALAVRA DE DEUS.

Coerência é o que menos existe na sua interpretação. Tudo que vc diz sobre a Biblia atesta que a considera um texto psicografado.

Re: Os apócrifos merecem confiança?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 02 de March de 2008 16:49

Esta msg estava em outro tópico, mas tb merece estar aqui.

Os apóstolos e os deuterocanônicos

A aceitação pelos cristãos dos deuterocanônicos era lógica porque estes estavam incluídos na Septuaginta, a versão grega do Antigo Testamento que os apóstolos usaram para evangelizar. Dois terços das citações do Antigo Testamento no Novo são oriundos da Septuaginta. Em nenhuma parte os apóstolos falaram aos seus discípulos ou convertidos para evitar estes sete livros ou alguma doutrina contida nele. Assim como os judeus pelo mundo que usam a versão da Septuaginta, os primeiros cristãos aceitaram os livros encontrados nela. Sabiam que os apóstolos não iriam enganá-los ou arriscar suas almas colocando falsas Escrituras em suas mãos ou não os avisando contra isto.

Mas os apóstolos não colocaram os deuterocanônicos nas mãos de seus convertidos simplesmente como parte da Septuaginta. Eles regularmente citavam-nos em seus escritos. Por exemplo, Hebreus 11 nos encoraja a imitar os heróis do Antigo Testamento e no Antigo Testamento "mulheres houve, até, que receberam ressuscitados os seus mortos. Alguns foram torturados, rejeitados, não querendo o seu resgate, para alcançarem melhor ressurreição" (Hb 11,35).

Existem alguns exemplos de mulheres recebendo de volta seus mortos pela ressurreição no Antigo Testamento protestante. Pode-se achar Elias ressuscitando o filho da viúva de Sarepeta em 1 Reis 17, e pode-se achar seu sucessor Eliseu ressuscitando o filho da mulher sunamita em 2 Reis 4, mas uma coisa não se poderá achar - em nenhum lugar no Antigo testamento protestante, do começo ao fim, de Gênesis a Malaquias - alguém é torturado e rejeita o seu resgate para alcançar melhor ressurreição. Querendo-se encontrar tal fato, deve-se procurar no Antigo Testamento da Bíblia católica - justamente nos livros deuterocanônicos que Martinho Lutero retirou de sua Bíblia. Esta história é encontrada em 2 Mac 7.

[santamaededeus.org]

Re: Os apócrifos merecem confiança?
Escrito por: hagah72 (IP registado)
Data: 08 de March de 2008 18:45

Olhem, gostaria de responder. Mas para não citar caso a caso dos textos, quero dizer que os autores sagrados eram infalíveis, mesmo! O Autor da Escritura é o próprio Espírito de Deus e os homens estão ao seu serviço. Nenhum escritor humano poderia ter cometido erro, pois isso atribuiria erro a Deus. Se nós não entendemos tal e qual contraste isso deve-se à pouca gama de informações que temos.

A Bíblia é inspirada. Ou se crê nisso ou não se pode dizer que é cristão.

Marcelo

Re: Os apócrifos merecem confiança?
Escrito por: hagah72 (IP registado)
Data: 06 de February de 2009 19:54

Firefox, o que é isso?
Suas citações bíblicas parece serem sofismas... Voce está realmente querendo enganar alguém com elas, não é? Ou então, não lê a Bíblia e, pior, não conhece a Deus.
Mas é bom respondê-lo, passo a passo:

Gênesis: não existe tanta água? claro que não. Diz a Escritura que Deus mandou água de cima e das fontes debaixo da terra. Leia, homem. Claro que serpente não pode falar... mas vai até um terreiro de Umbanda... vai em busca de feiticeiros... que tu verás até ratos falarem. Tu és tolo, mesmo... tão ingênuo. Não conhece a vida espiritual.

Deuteronômio. Morcegos não são aves? E quem disse que são? O quem disse que não são? Ora, lá temos tsippôr (ser voante, voador, que voa). Por isso, poderia ser qualquer um que voasse. Menos voce, que voa, voa...

Números. Bom, é o mesmo caso da serpente. Claro que não fala. Quem falou foi o anjo através do burro. Lê de novo.

Crônicas. Homem, não leste que o povo de Israel somava mais de 3 milhões em Canaã? É só calcular o número de maiores de 20 anos aptos para a guerra. 500 mil é muito? Por isso foi uma grande matança, com diz as Escrituras.

Reis. Ocozias ou Acazias tinha 22 ou 42 anos? Boa dúvida. Agora, falamos de coisas sérias. Homem, a base era para 22 anos, não é? Em 2 Reis 8.17, vemos que Jeorão, filho de Josafá e pai de Acazias, tinha 32 anos quando se fez rei. Jeorão morreu com a idade de 40 anos, oito anos depois de começar a reinar. Consequentemente, o seu filho Acazias não poderia estar com a idade de 42 anos ao assumir o reinado após a morte do seu pai; caso contrário ele estaria com uma idade maior do que a de seu pai. Pronto! Dúvida tirada. Foi um erro do copista. Parece pouco considerando a grandeza da Bíblia, não é?

Olha vou voltar ainda, viu! É que agora tenho que me ocupar em outra coisa. Eu volto para o resto.

Abraço.

Re: Os apócrifos merecem confiança?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 06 de February de 2009 20:06

Citação:
hagah72
Tu és tolo, mesmo... tão ingênuo.

rs.

Citação:
hagah72
Não conhece a vida espiritual.

rs.

Sem comentários. Nem vale a pena.

Re: Os apócrifos merecem confiança?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 06 de February de 2009 20:32

David_ V.911

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Os apócrifos merecem confiança?
Escrito por: hagah72 (IP registado)
Data: 07 de February de 2009 14:02

Firefox,

Fiquei feliz em ver que você leu o que eu escrevi. Como não comentou as respostas (ainda incompletas, falta muito ainda, não é?), acredito que está convencido. Quanto ao tratamento que te dei, acho que você mereceu, não!? Não fique com raiva de mim. Mas um fórum é para brigarmos, no campo das ideias... para discutirmos, batermos na pedra até sobrar apenas o ouro. Não nos conhecemos pessoalmente, mas mesmo brigando gostaria de ser seu amigo (ou coisa parecida), rá ,rá ,rá... Meu e-mail, que eu uso todos os dias, inclusive o Messenger, é hagah72@hotmail.com.

Continuarei a responder ponto a ponto teus argumentos. Este fórum é mesmo muito bom.

A propósito, meu nome é Marcelo (originário de Marcus) e significa "pequeno martelo". Como vê, vou continuar batendo, se vir que alguém está brincando com Deus e com a sua Palavra. Baterei, e às vezes doerá.

Até a próxima.

Re: Os apócrifos merecem confiança?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 07 de February de 2009 15:09

Convencimento e água benta...

[www.festimania.com.br]

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.



Editado 1 vezes. Última edição em 07/02/2009 15:14 por Lena.

Re: Os apócrifos merecem confiança?
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 07 de February de 2009 18:27

Citação:
hagah72
Firefox,


A propósito, meu nome é Marcelo (originário de Marcus) e significa "pequeno martelo". Como vê, vou continuar batendo, se vir que alguém está brincando com Deus e com a sua Palavra. Baterei, e às vezes doerá.

Até a próxima.

Não gostam eles de outra coisa pah vai por mim.

Re: Os apócrifos merecem confiança?
Escrito por: hagah72 (IP registado)
Data: 07 de February de 2009 23:13

[quote Jorge Gomes][quote hagah72]Firefox,


Não gostam eles de outra coisa pah vai por mim.[/quote]


Jorge Gomes, a que outra coisa você se refere? Não me diga que você é homossexual? Já tentou seduzir alguém aqui? Não entendi. Ou com a sua frase queira dizer que esse pessoal não goste da verdade, não goste de discutir coisas sérias com pessoas sérias? Quanto a mim, não tenho medo da discussão, do debate, da apresentação de ideias. Já já mandarei a resposta dos outros pontos do [color=#416998]firefox[/color].

Aguardem.

Re: Os apócrifos merecem confiança?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 07 de February de 2009 23:20

Pois aqui ninguém gosta de falar de coisas sérias. Só mesmo fazer sessões de espiritismo. Olha, queres uns sapos? Comprei uns fresquinhos. Dá para fazer umas poções boas para umas bruxarias bacanas. Bora aí meu chapa? Tens caldeirão?

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Os apócrifos merecem confiança?
Escrito por: hagah72 (IP registado)
Data: 07 de February de 2009 23:31

Citação:
firefox
Mais uma vez esse David investe contra os moinhos de vento nessa sua cruzada proselitista aborrecida e sem nocão. Acho que posso então mostrar também que a doutrinação tendenciosa a que foi submetido esconde de um lado aquilo que critica do outro.
Não é do meu interesse ficar perdendo tempo nesse tipo de coisa. Minha interpretação do texto bíblico não é desse tipo limitado, mas alguém que zelasse pela coerência acabaria sem nenhum livro inspirado em mãos se se deixasse orientar pelos critérios do David. O tipo de "erro" que ele aponta nos livros que não gosta (por preconceito) existe praticamente em todos os livros bíblicos:

1) Gênesis, inspirado?

- "Erro" de física: não existe tanta água no mundo para cobrir toda a terra, um dilúvio global é fisicamente impossível;

- "Erro" de biologia (fantasioso): serpentes não tem cordas vocais e não poderiam falar nem que soubessem

2) Deuteronômio, inspirado?

- "Erro" de biologia: morcegos não são aves (Deuteronômio 14:11-18)

3) Números, inspirado?

- "Erro" de biologia (fantasioso): burros não tem cordas vocais e não poderiam falar nem que soubessem (Números 22:18)

4) Crônicas, inspirado?

- "Erro" histórico e de matemática: nem mesmo um exército de israelitas alucinados poderia fazer mais baixas, num único dia de batalha, do que todas as batalhas juntas da segunda guerra mundial, mesmo porque naquela época nem tinham metralhadoras, bombardeiros, tanques etc, e nem a população de israelitas era tão grande. A estimativa das baixas americanas em todas as batalhas da Segunda Guerra Mundial é em torno de 300 mil soldados, enquanto é dito que Abias e seu povo mataram mais de 500 mil homens escolhidos num só dia (2 Crônicas 13:17)

5) Reis, inspirado?

- Ocozias tinha 22 ou 42 anos quando começou a reinar?
a) IV Reis. 8:26: "Tinha Ocozias , filho de Jorão, 22 anos quando começou a reinar, e reinou um ano em Jerusalém. Sua mãe chamava-se Atália, filha de Amri, rei de Israel"
b) II Crônicas, 22:2: "Ocozias tinha 42 anos quando começou a reinar e reinou um ano em Jerusalém, e sua mãe chamava-se Atália, filha de Amri."

Então? Esta contradição invalida o Livro IV Reis (para você II Reis) ou II Crônicas? Qual dos dois você vai descartar como canônico?

- Jesbaão matou 800 ou 300 com a sua lança? Ele era chefe de 3 ou de 30?
a) II Reis. 23:8: "Eis os nomes dos valentes de Davi: Jesbaão, que senta em cadeira, principe sapientíssimo entre 3... , e ele foi o que de uma só vez matou oitocentos homens."
b) I Crônicas. 11:11: " E é este o número dos valentes de Davi: Jesbaão filho de Hacamoni, chefe dos 30. Este levantou a sua lança sobre 300, que feriu duma só vez".

Então? Esta outra contradição invalida o Livro II Reis (para você II Samuel) ou I Crônicas? Qual dos dois você vai descartar como canônico?

6) Outros tantos livros, inspirados?

Poderia encontrar mais, e também no NT, mas por hora basta. Chega!

CONCLUSÃO

Percebe agora, David, a infantilidade da sua crítica? Sem a Igreja para explicar e para dizer quais são os livros inspirados você acaba sem livro inspirado nenhum! Esses livros não desceram do céu e foi a Igreja que no-los guardou como inspirados. Sem a tradição para dizer quais livros são inspirados e quais não você acabará sem nenhum! Ademais, nenhum dos livros da Biblia é isento desse tipo de "erro" que você acusa. A Bíblia não é um tratado de geografia nem de história. É um livro teológico, que além do sentido literal, tem um sentido moral, um sentido mistico e um sentido analógico. Você, baseado apenas nas interpretações literais particulares da Bíblia, e desconectado da tradição da igreja e do magistério para lhe auxiliar, está perdido entre contradições que não é capaz de explicar.

Sim, mesmo que isso te desagrade, a Bíblia contém algumas falhas do ponto de vista histórico, científico e geográfico; mas isso não é importante visto que todos os católicos (e evangélicos) sabem que ela nunca erra no principal, que é mostrar-nos a salvação: o objetivo da Bíblia não é, por exemplo, ensinar geografia, mas sim revelar o caminho da salvação que é o Cristo. Os católicos consideram os deuterocanônicos inspirados pq nos ajudam a conhecer melhor o caminho de Deus, foram livros utilizados nas comunidades primitivas para educar na fé, e fazem parte do tesouro da tradição cristã. Muitos judeus, inclusive, os estudam e os reconhecem como escritos de valor, ainda que não os considerando como inspirados por razões históricas (e de crítica contra os cristãos).

As picuinhas que você aponta são mais fruto de preconceito do que propriamente um argumento de valor. Seguindo tais critérios, prepare-se para logo cortar fora outros livros da Bíblia. O próprio Lutero já queria cortar fora a carta de Tiago, a "epístola de palha", dizia ele. É uma mostra da fraqueza desse seu critério, e é apenas por sorte (num último instante de juízo dele) que você ainda tem esse livro na sua Biblia, caso contrário estaria aqui hoje nos falando mal dele. Que fiasco! Prefiro, portanto, continuar com a igreja do que seguir essas suas teorias novidosas, sou das antigas e prefiro continuar com os pais da igreja.

Então faça um bem a você mesmo, pare de amolar os católicos e vá orar.


Bem, continuemos a responder o firefox:

[i]"a) II Reis. 23:8: "Eis os nomes dos valentes de Davi: Jesbaão, que senta em cadeira, principe sapientíssimo entre 3... , e ele foi o que de uma só vez matou oitocentos homens."
b) I Crônicas. 11:11: " E é este o número dos valentes de Davi: Jesbaão filho de Hacamoni, chefe dos 30. Este levantou a sua lança sobre 300, que feriu duma só vez". "[/i]


Não há contradição aí, homem (ou mulher?), sinceramente firefox é difícil de saber. Não sei que versão voce usa, mas em 2 Samuel 23, estamos falando de Josebe-Bassebete, chefe dos 3. Em 1 Crônicas 11, estamos falando de Jasobeão, chefe dos 30. É outro homem. O primeiro matou 800 homens; o segundo, 300 homens. Ambos, dizem as Escrituras, eram príncipes entre os capitães. O que é difícil aí?

Bem, firefox, você não convence. Leia de novo a Bíblia. Mas leia com respeito.

Re: Os apócrifos merecem confiança?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 07 de February de 2009 23:37

Oh haga72, mandas o firefox ler a bíblia com respeito mas não chegaste a responder a nada do que ele disse...tens de nos dar coisas novas porque esse tipo de argumentos já conhecemos. É o toca e foge. Ou então vens fazer umas poções comigo. Sempre aprendias umas coisas novas. Tens é de ter caldeirão.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Os apócrifos merecem confiança?
Escrito por: hagah72 (IP registado)
Data: 07 de February de 2009 23:39

Citação:
s7v7n
Pois aqui ninguém gosta de falar de coisas sérias. Só mesmo fazer sessões de espiritismo. Olha, queres uns sapos? Comprei uns fresquinhos. Dá para fazer umas poções boas para umas bruxarias bacanas. Bora aí meu chapa? Tens caldeirão?

Bom, seu senso de humor, s7v7n... A começar pelo seu nome... O que significa? Bom, sapos temos muitos por aqui. Um certo Frei Damião, já morto, os amaldiçoou. Disse que nunca mais coaxariam, numa cidade próxima daqui... Alagoa Grande, no Estado da Paraíba, Brasil. Ocorre que lá os sapos cantam bastante... louvam a Deus com sua música. Tenho caldeirão... mas prefiro servir sopas aos pobres.

Mas que tal me dar sua opinião sobre os supostos erros da Bíblia Sagrada citados pelo firefox... Eu o respondi. O que acha?

Re: Os apócrifos merecem confiança?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 07 de February de 2009 23:45

Não amigo, infelizmente não respondeste ao comentário que o firefox fez. É questão de leres com mais calma e cuidado para saberes responder direito. Não dá para chegar ler à toa e responder de qualquer jeito. Assim sai "borrada" né?

O facto de não entenderes o que o firefox disse é porque o meu amigo ainda não entendeu a bíblia. Terá de ler com mais calma e cuidado e quem sabe, respeito? Quem sabe...

O meu nome deriva de uns espíritos vagueantes pela solidão do por do sol. Foi num feitiço que fiz. Um dia se quiseres ensino-te. Mas com respeito...

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Os apócrifos merecem confiança?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 07 de February de 2009 23:53

Parece que está na moda o pessoal brincar com as palavras e mentir descaradamente.


Citação:
firefox
2) Deuteronômio, inspirado?
- "Erro" de biologia: morcegos não são aves (Deuteronômio 14:11-18)

Esta observação está certa.

A resposta do H72

Citação:
Deuteronômio. Morcegos não são aves? E quem disse que são? O quem disse que não são? Ora, lá temos tsippôr (ser voante, voador, que voa). Por isso, poderia ser qualquer um que voasse. Menos voce, que voa, voa...

Quem disse que são? A Biblia!

Versão de gosto evangélico... Almeida Corrigida e Revisada Fiel(ed 1994)

Deuteronômio 14
11 Toda a ave limpa comereis.
12 Porém estas são as que não comereis: a águia, e o quebrantosso, e o xofrango,
13 E o abutre, e o falcão, e o milhafre, segundo a sua espécie.
14 E todo o corvo, segundo a sua espécie.
15 E o avestruz, e o mocho, e a gaivota, e o gavião, segundo a sua espécie.
16 E o bufo, e a coruja, e a gralha,
17 E o cisne, e o pelicano, e o corvo marinho,
18 E a cegonha, e a garça, segundo a sua espécie, e a poupa, e o morcego.


Basta saber ler, está lá morcego nas listas de aves.

Para os católicos pequenos erros destes não são problema. Não desmerecem nada.
Para uma boa parte dos protestantes também não.

Admitir coisas erradas na Bíblia só é escândalo para quem idolatra a Bíblia.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Os apócrifos merecem confiança?
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 08 de February de 2009 07:22

[quote hagah72][quote Jorge Gomes][quote hagah72]Firefox,


Não gostam eles de outra coisa pah vai por mim.[/quote]


Jorge Gomes, a que outra coisa você se refere? Não me diga que você é homossexual? Já tentou seduzir alguém aqui? Não entendi. Ou com a sua frase queira dizer que esse pessoal não goste da verdade, não goste de discutir coisas sérias com pessoas sérias? Quanto a mim, não tenho medo da discussão, do debate, da apresentação de ideias. Já já mandarei a resposta dos outros pontos do A[color=#416998]firefox[/color].

Aguardem.[/quote]

Tava-me a referir ao teu pequeno martelo que tu dizias bater nos teus interlocutores de então e prometias fazer doer, martelinhos usam os tripeiros no São João e é uma brincadeirinha de treta que não há de magoar nada. Mas adiante não percebi a que propósito veio essa sua dúvida se eu sou homossexual ou se estou aqui no engate não entendi o que é que isso tem a ver rapaz, mas não sou e nem estou, e agora indo ao tópico que é o que interessa para aqui, eu é que ao ler isto tudo é que ainda levanto a minha espada, a Bíblia não é nem pretendeu ser alguma vez um livro de história, nem de biologia, nem arqueologia, etc. A bíblia é o livro da revelação de Deus aos homens, e também o livro da revelação dos homens a si mesmos já que podemos ver o ser humano, o pecado, as atrocidades, os equivocos, as mentiras do povo da altura, e é o livro que testemunha do amor de Deus pelos homens, que nos mostra o homem pecador e o amor de Deus pelo seu povo apesar de os nossos antepassados terem sido e nós sermos o que somos, as Escrituras acima de tudo dão testemunho de que existe algo como a Verdade, Jesus é a Verdade, as Escrituras dá testemunho da salvação. É pela Escrituras que podemos ter conhecimento da Palavra Eterna por meio da qual o universo foi criado, e que é muito maior do que tudo, é maior que a própria Bíblia, embora seja pela Escritura, que eu tenha conhecimento de tais coisas, mas muito mais importante que o texto escrito, é a Palavra, é a Palavra que interessa e que muitas vezes nos vem na Escritura, outras vezes vem de onde não esperamos mas obviamente tudo aquilo que é Palavra de Deus se faz coerente com o espírito de Jesus, conforme o testemunho que o Evangelho (Jesus e os Apóstolos) dá acerca Dele.
Agora ainda não percebi o que esta conversa das Escrituras e contradições ao nível da biologia etc tem a ver com os livros que num segundo tempo foram considerados como canônicos pelos católicos romanos.

Re: Os apócrifos merecem confiança?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 09 de February de 2009 01:48

Citação:
Jorge Gomes
Agora ainda não percebi o que esta conversa das Escrituras e contradições ao nível da biologia etc tem a ver com os livros que num segundo tempo foram considerados como canônicos pelos católicos romanos.

Se ler as msgs anteriores deste tópico perceberá melhor o contexto. Essa conversa se iniciou qdo o David inventou um critério bizonho de canonicidade, dizendo ser capaz de apontar quais são os livros canônicos sem recorrer aos testemunhos dos cristãos, como se os livros bíblicos tivessem descido do céu com selo de validade e pudessem ser desconectados da história do povo de Israel e da Igreja. Sem ter em mente esse contexto ninguém entenderá mesmo a discussão neste tópico.

Poderia ter facilmente respondido às tolices apontadas pelo David como "erros" dos deuterocanônicos. Os dois rei citados, por exemplo, Nabucodonosor e Senaqueribe, governaram a Assíria. É que o David estava copiando aquelas "questões" de outro lugar, repetindo mais uma vez o cassete programado. Deu azar, pq em vez de ficar limpando cacos de vidro, o David gosta de atirar pedras, preferi mostrar que a casa dele tem telhado de vidro. Ele não gostou...

Assim que, uma vez que o assunto passou a ser o critério de canonicidade, a questão deixou de poder ser resolvida por recurso às citações bíblicas. Como o David se meteu a provar quais livros são verdadeiros sem recorrer à tradição da igreja, meteu o pé na poça e acabou se lambuzando todo. Já não adiantava mais ele falar pelos cotovelos como papagaio, e então fugiu daqui! O assunto passou a ser esse: qual livro deve ser aceito como verdadeiro? Assim, antes de provar que um dado livro é verdadeiro, ninguém mais pode citá-lo aqui, porque de acordo com a proposta do David todos os livros são suspeitos até prova em contrário.

Se alguém se afogar no poço na ignorância será por soberba, pois é absurdo se dizer cristão e ao mesmo tempo afirmar que a Igreja de Cristo não tem nenhum nenhuma importância, que lhe basta um pacote de livros caído de para-quedas do céu.

Haja!



Editado 3 vezes. Última edição em 09/02/2009 02:17 por firefox.

Re: Os apócrifos merecem confiança?
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 09 de February de 2009 13:29

Bem eu não me vou agora meter a ler 6 páginas, que já vi que já têm 1 ano, mas também não deve interessar muito, não se deve aprender muito, deve ser a confusão, se calhar peixeirada e o viajar na maionese habitual, o David é confuso as vezes a expressar as opiniões dele, mesmo que tenha razão no que tenta defender ou nos principios que pretende defender mete-se às vezes em caminhos que nada a ver, nunca vi nada assim, às vezes mais valia estar calado, já outros já se sabe nem valia a pena falar que gostam mesmo é de festa e de fazer mais confusão, é uma festa, as crianças divertem-se assim o que se há de fazer. Bem eu depois se calhar vou opinando, debatendo e se calhar aprendendo mais sobre o assunto mas com gente que interesse, que agora tenho que trabalhar, apesar de não ser nenhum teologo nem (pseudo)teologo, nem ter nenhum curso de teologia por correspondencia ou sei lá onde, onde normalmente se aprende essas coisas, mas considero positivo que cada um defenda as razões da sua fé e respeitando a dos outros.

Ir para a página: Anterior12345678Próximo
Página actual: 6 de 8


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.