Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Bíblia

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12345678Próximo
Página actual: 5 de 8
Re: Os apócrifos merecem confiança?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 18 de February de 2008 19:10

Citação:
Cassima
David
De uma forma muito rápida, que não tenho tempo.

Ao fazerem coisas que a Lei não permitia ao sábado, violaram a letra da Lei.

E eu não disse que Jesus errou ao não condenar a mulher ao apedrejamento. Mas não sancionou essa condenação, como qualquer "bom" judeu da época deveria ter feito. Porque a Lei assim o exigia.


Paz do Senhor amada...


Nem mesmo os fariseus pensavam assim, como você. Pois sequer encontraram MOTIVO para acusar Jesus na hora da crussificação. Se os próprios fariseus e escribas, ferozes estudiosos da lei, entendessem que Jesus violava a lei, teriam motivos de sobra para o acusar no sinédrio.

Veja minha mensagem anterior

Que o Senhor continue nos abençoando


David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: Os apócrifos merecem confiança?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 18 de February de 2008 19:46

Jesus não violou o Espírito da Lei, que é o Amor, e disso a Cassima sabe muito bem. Todavia, é mais do que evidente que a Lei foi violada segundo a interpretação literal, motivo pelo qual está até escrito que "a letra mata".

Quando vc se prende à letra e se mete a perseguir e condenar os outros está agindo exatamente igual aos fariseus. Esqueceu-se do Espírito e, no lugar de levar a vida, quer escravizar pela letra; assim acaba semeando morte.

Re: Os apócrifos merecem confiança?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 18 de February de 2008 20:00

Citação:
firefox
Jesus não violou o Espírito da Lei, que é o Amor, e disso a Cassima sabe muito bem. Todavia, é mais do que evidente que a Lei foi violada segundo a interpretação literal, motivo pelo qual está até escrito que "a letra mata".
Quando vc se prende à letra e se mete a perseguir e condenar os outros está agindo exatamente igual aos fariseus. Esqueceu-se do Espírito e, no lugar de levar a vida, quer escravizar pela letra; assim acaba semeando morte.

Paz do Senhor

"Fire", tu és contra tudo o que é manifestação sobrenatural do Poder de Deus... És contra muitos ensinamentos bíblicos... Não é surpresa pra mim que você venhaa a dizer que Jesus "transgrediu a lei". Mesmo os farizeus que eram DOUTORES DA LEI não vendo nenhum motivo para a cusar a Jesus, você consegui encontrar um motivo...

Puxa "fire"... Não me deixa curioso... Diz aqui só uma manifestação SOBRENATURAL do Poder de Deus registrado na Bíblia que tu acredita, vai... Estou achando que tu não acreditas em nenhuma manifestação sobrenatural registrada nas Escrituras. NENHUMA... Estou certo? Se não, qual a que tu acredita?

Que o Senhor nos Abençoe


David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: Os apócrifos merecem confiança?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 18 de February de 2008 20:14

Citação:
David_
Citação:
firefox
Jesus não violou o Espírito da Lei, que é o Amor, e disso a Cassima sabe muito bem. Todavia, é mais do que evidente que a Lei foi violada segundo a interpretação literal, motivo pelo qual está até escrito que "a letra mata".
Quando vc se prende à letra e se mete a perseguir e condenar os outros está agindo exatamente igual aos fariseus. Esqueceu-se do Espírito e, no lugar de levar a vida, quer escravizar pela letra; assim acaba semeando morte.

"Fire", tu és contra tudo o que é manifestação sobrenatural do Poder de Deus... És contra muitos ensinamentos bíblicos...

Além disso que escreveu não ter parte nenhuma de verdade, ainda é uma afirmação completamente sem nexo com o assunto.

Citação:
David_
Puxa "fire"... Não me deixa curioso... Diz aqui só uma manifestação SOBRENATURAL do Poder de Deus registrado na Bíblia que tu acredita, vai...

Ainda estou esperando a sua resposta para uma questão bastante simples que te coloquei: Por que vc acredita que os livros que tem aí são a Palavra de Deus? Até agora vc não conseguiu responder a essa pergunta que é coisa muito básica para uma cristão. Admira-me que ainda tenha coragem de se meter a corrigir os outros em matéria de Bíblia, vc que nem sabe de onde ela veio.

Citação:
David_
Estou achando que tu não acreditas em nenhuma manifestação sobrenatural registrada nas Escrituras. NENHUMA... Estou certo? Se não, qual a que tu acredita?

Vc acha muita besteira, age como fariseu, então o que vc acha não tem importância.

Re: Os apócrifos merecem confiança?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 18 de February de 2008 20:36

Mas para se ter fé é preciso acreditar em manifestações sobrenaturais?
Coisa mais estranha.... diria até, um 'cadito pró primitivo.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Os apócrifos merecem confiança?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 19 de February de 2008 17:30

Citação:
firefox
Ainda estou esperando a sua resposta para uma questão bastante simples que te coloquei: Por que vc acredita que os livros que tem aí são a Palavra de Deus? Até agora vc não conseguiu responder a essa pergunta que é coisa muito básica para uma cristão. Admira-me que ainda tenha coragem de se meter a corrigir os outros em matéria de Bíblia, vc que nem sabe de onde ela veio.


Graça e Paz


Ou não estou entendo sua pergunta ou você não está entendendo minha resposta, que é muito clara.

Creio que a Bíblia é a Palavra de Deus por que homens de Deus também criam assim. Veja que salmo bonito David escreveu, abaixo:

Salmo 119

1 BEM-AVENTURADOS os retos em seus caminhos, que andam na lei do Senhor.
2 Bem-aventurados os que guardam os seus testemunhos, e que o buscam com todo o coração.
3 E não praticam iniqüidade, mas andam nos seus caminhos.
4 Tu ordenaste os teus mandamentos, para que diligentemente os observássemos.
5 Quem dera que os meus caminhos fossem dirigidos a observar os teus mandamentos.
6 Então não ficaria confundido, atentando eu para todos os teus mandamentos.
7 Louvar-te-ei com retidão de coração quando tiver aprendido os teus justos juízos.
8 Observarei os teus estatutos...
9 Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra.
10 Com todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos.
11 Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.
12 Bendito és tu, ó Senhor; ensina-me os teus estatutos.
13 Com os meus lábios declarei todos os juízos da tua boca.
14 Folguei tanto no caminho dos teus testemunhos, como em todas as riquezas.
15 Meditarei nos teus preceitos, e terei respeito aos teus caminhos.
16 Recrear-me-ei nos teus estatutos; não me esquecerei da tua palavra.

17 Faze bem ao teu servo, para que viva e observe a tua palavra
33 Ensina-me, ó Senhor, o caminho dos teus estatutos, e guardá-lo-ei até o fim.
34 Dá-me entendimento, e guardarei a tua lei, e observá-la-ei de todo o meu coração.
35 Faze-me andar na vereda dos teus mandamentos, porque nela tenho prazer.


Este salmo é bem extenso... ELe é lindo e mostra o quanto a Palavra do Senhor é essencial e agradável aos seus servos. Todo o salmo mostra David meditando nas Escrituras... Veja o verso abaixo, do mesmo salmo, o que ele diz:

Salmo 119:46-48
46 Também falarei dos teus testemunhos perante os reis, e não me envergonharei.
47 E recrear-me-ei em teus mandamentos, que tenho amado.
48 Também levantarei as minhas mãos para os teus mandamentos, que amei, e meditarei nos teus estatutos.


E ainda:

Salmo 119:99-105

99 Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque os teus testemunhos são a minha meditação.
100 Entendo mais do que os antigos; porque guardo os teus preceitos.
101 Desviei os meus pés de todo caminho mau, para guardar a tua palavra.
102 Não me apartei dos teus juízos, pois tu me ensinaste.
103 Oh! quão doces são as tuas palavras ao meu paladar, mais doces do que o mel à minha boca.
104 Pelos teus mandamentos alcancei entendimento...
105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.


Todos os homens de Deus amam as Escrituras Sagradas, pois sabem que isso é agradável aos Olhos do Senhor.

Que o Senhor nos Abençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 1 vezes. Última edição em 19/02/2008 17:33 por David_.

Re: Os apócrifos merecem confiança?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 19 de February de 2008 17:41

Citação:
Lena
Mas para se ter fé é preciso acreditar em manifestações sobrenaturais?
Coisa mais estranha.... diria até, um 'cadito pró primitivo.

Paz do Senhor Lena...

Tudo bem contigo, amada?

Veja abaixo a definição de FÉ dada pelo apóstolo Paulo:

Hebreus 11:1-3
1 ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.
2 Porque por ela os antigos alcançaram testemunho.
3 Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente...


O servo do Senhor crê, pela fé, que os atos que demosntram o Poder do Senhor, tanto no Antigo Testamento, quanto no Novo, realmente aconteceram.


Que o Senhor nos Abençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: Os apócrifos merecem confiança?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 19 de February de 2008 20:48

Citação:
David_
Todos os homens de Deus amam as Escrituras Sagradas, pois sabem que isso é agradável aos Olhos do Senhor.

Citação:
David_
O servo do Senhor crê, pela fé, que os atos que demosntram o Poder do Senhor, tanto no Antigo Testamento, quanto no Novo, realmente aconteceram.

Acontece que há quem prefira amar a obra de Deus em vez de idolatrar um livro escrito por homens, pois sabem que a idolatria desagrada ao Senhor.

Essa fixação doentia que muitos evangélicos (neopentecostais é quase tudo assim) nutrem pela Bíblia dá nauseas a quem tem um mínimo de espírito crítico,

Repara que o modo como tu e outros falam de um livro que não foi escrito pela mão de nenhum Deus, nem se materializou num acto sobrenatural à boa moda de Hollywood, não se diferencia em nada do fervor com que muitos católicos rezam junto de uma imagem.

Milagres ou fraudes?
evangélicos
católicos

A intensidade é idêntica, é algo que só o próprio pode viver.
Se é palhaçada ou se é algo intimo, há gostos para tudo e todos têm direito a crer no que bem entendem.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Os apócrifos merecem confiança?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 20 de February de 2008 17:11

Citação:
Lena
Citação:
David_
Todos os homens de Deus amam as Escrituras Sagradas, pois sabem que isso é agradável aos Olhos do Senhor.

Citação:
David_
O servo do Senhor crê, pela fé, que os atos que demosntram o Poder do Senhor, tanto no Antigo Testamento, quanto no Novo, realmente aconteceram.

Acontece que há quem prefira amar a obra de Deus em vez de idolatrar um livro escrito por homens, pois sabem que a idolatria desagrada ao Senhor.

Paz do Senhor amada

São duas coisas completamente distintas... Ninguém ascende velas para a Bíblia, ninguem pede nada a Bíblia, ninguem carrega a Bíblia, em cima de altares, em procissão, ninguem faz promessa para a Bíblia... Apenas procuramos observar os ensinamentos contidos no livro, assim como fizeram os apóstolos e todos os homens de Deus ali descritos.

Citação:
Essa fixação doentia que muitos evangélicos (neopentecostais é quase tudo assim) nutrem pela Bíblia dá nauseas a quem tem um mínimo de espírito crítico,

Quando acreditamos que algo é certo procuramos MENSURAR nossos valores, seja de certo ou errado, por aquele padrão. É assim, por exemplo, para quem gosta de Freud.
As Escrituras Sagradas são superiores a qualquer livro. E os seus ensinamentos são prazeirosos para quem ama o Senhor.

Citação:
Repara que o modo como tu e outros falam de um livro que não foi escrito pela mão de nenhum Deus, nem se materializou num acto sobrenatural à boa moda de Hollywood, não se diferencia em nada do fervor com que muitos católicos rezam junto de uma imagem.

Como já disse, são coisas completamentes diferentes. Nós procuramos observar os ensinamentos contidos no livro, assim como fizeram os profetas, os apóstolos e o próprio Jesus.

Que o Senhor nos Abençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: Os apócrifos merecem confiança?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 20 de February de 2008 19:44

Citação:
David_
Citação:
firefox
Ainda estou esperando a sua resposta para uma questão bastante simples que te coloquei: Por que vc acredita que os livros que tem aí são a Palavra de Deus? Até agora vc não conseguiu responder a essa pergunta que é coisa muito básica para uma cristão. Admira-me que ainda tenha coragem de se meter a corrigir os outros em matéria de Bíblia, vc que nem sabe de onde ela veio.

Ou não estou entendo sua pergunta ou você não está entendendo minha resposta, que é muito clara.

Creio que a Bíblia é a Palavra de Deus por que homens de Deus também criam assim. Veja que salmo bonito David escreveu, abaixo:

Que vc não está entendendo já ficou evidente para todo mundo. Vou explicar mais uma vez: vc está cometendo um erro primário ao incorrer na falácia de petição de princípio. Dizer que acredita na Bíblia porque os homens da Bíblia acreditavam nela é á mesma coisa que não dizer nada, vc está andando em círculos! Vou tentar agora com uma historinha...

Imagine que alguém, ou melhor, imagine que o joãozinho escreva um livrinho azul e no primeiro parágrafo acrescente a frase:
"Tudo que está escrito neste livro foi ditado por Deus"
O joãozinho faz cópias do livrinho azul (onde ele conseguiu o dinheiro para as cópias não é importante, talvez tenha mentido para o pai dizendo que era um trabalho de escola, talvez tenha cortado grama para fazer uns trocados) e dá de presente para seus colegas da classe. Os coleguinhas do joãozinho lêem o livrinho azul e depois questionam o autor:
- Como vamos saber se que isto que está escrito no livrinho foi mesmo ditado por Deus?
O joãozinho responde:
- É óbvio. Está escrito aí na página 3.
Mas o chiquinho, que não é burro e que gosta muito de ler, tinha na mão um livrinho do J.J. Benitez chamado "Operação Cavalo de Tróia", e retruca:
- Joãozinho, isso que vc diz não tem coerência nenhuma! Esse outro livro aqui, por exemplo, também fala de Jesus, muita gente acha que é verdade, e até traz escrito isso aqui:


"Muitas pessoas, após a leitura dos Operação Cavalo de Tróia, me formularam a mesma pergunta: "Mas é verdade? Tudo isto é crível?" E eu me vejo obrigado a repetir a única coisa que sei : que estes documentos existem e que -- ainda que alguns se empenhem em pensar o contrário -- eu não possuo tanta imaginação. Desafio quem quer que o deseje a contruir uma "Vida de Cristo" tão rica de lógica, audácia e beleza. Não é tão simples "inventar" discursos de Jesus de Nazaré -- práticas inéditas e, o que é mais interessante, cheias de sabedoria -- ou esses trinta e dois anos que os crentes designam com "vida oculta". "Inventá-los", claro, com dados, nomes, acontecimentos e circunstâncias coerentes. Em Operação Cavalo de Tróia , eu sei, adeja algo "mágico"e "real", alheio a mim mesmo. Eu não fui senão simples instrumento.

O chiquinho continua:
- Por isso, joãozinho, é que, se queremos mostrar que um livro contém a verdade, não podemos começar já supondo que o livro contenha a verdade. Assim não explicamos nada. Por exemplo, alguém com um mínimo de bom senso desconfiaria que esse tal de Benitez escreveu que tudo no livro dele é verdade por razões de marketing. Aliás, ele vem ganhando muito dinheiro se aproveitando da credulidade de gente boba.

O joãozinho não sabia nem o que era aquela coisa de "marketing". O chiquinho era mesmo terrível. Por isso o joãozinho respondeu chateado:
- Seu nerd chato!

E foi correndo contar tudo pra sua mãe.


E é por isso que citar um salmo de Davi, contido na Bíblia, para tentar me responder é.... petição de princípio. De novo.

Vc não é capaz de raciocinar nem um pouco? Vc começou a questionar a canonicidade de alguns livros da Bíblia. Foi vc que trouxe a questão! Agora estou querendo saber como vc define a canonicidade, portanto, vc NÃO pode usar a Bíblia para responder a questão que te apresentei. Por hora nem sabemos se devemos confiar na Bíblia: VOCÊ CAUSOU ISSO COM A SUA QUESTÃO IDIOTA. Vc colocou em dúvida o cânon, então como quer agora recorrer a ele? Use a cabeça um pouco! Ela não serve apenas para separar as orelhas.

Re: Os apócrifos merecem confiança?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 20 de February de 2008 19:56

Citação:
David_
Ninguém ascende velas para a Bíblia, ninguem pede nada a Bíblia, ninguem carrega a Bíblia, em cima de altares, em procissão, ninguem faz promessa para a Bíblia...

Por acaso conheço evangélicos que fazem tudo isso e mais ainda. Já vi muitos usarem a Bíblia como bola de cristal: fazem uma pergunta, fecham os olhos, abrem a Bíblia aleatoriamente e metem o dedo na página para encontrar a resposta.

Claro, eles não são católicos, então para eles vc não tem nada a dizer, prefere deixar a própria casa suja para ir criticar a jardim dos outros.

Re: Os apócrifos merecem confiança?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 21 de February de 2008 10:49

Realmente David, tu gostas mesmo de complicar e de apenas debitar coisas sem ler o que os outros escrevem.

Então mas tu comparas pessoas que existiram na terra com a Bíblia? Era igual fazer-se uma procissão/festa em honra de um santo e em honra da bíblia? O que é que se passa contigo? Algo não está bem. Quem é que te ensinou essas mentiras todas? É que fizeram um bom trabalho. Tu estás vidrado apenas na tu argumentação e só vês isso mesmo. Não ligas puto ao que te dizem.

Citação:
Por acaso conheço evangélicos que fazem tudo isso e mais ainda. Já vi muitos usarem a Bíblia como bola de cristal: fazem uma pergunta, fecham os olhos, abrem a Bíblia aleatoriamente e metem o dedo na página para encontrar a resposta.

E sobre isto não sabes nada? Ou é só mesmo a propaganda anti-católica que sabes. Provavelmente.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Os apócrifos merecem confiança?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 21 de February de 2008 17:01

Citação:
firefox
E é por isso que citar um salmo de Davi, contido na Bíblia, para tentar me responder é.... petição de princípio. De novo.

Paz do Senhor a todos



Puxa “fire”, para mim é suficiente saber que, além de Jesus, homens de Deus, de todos os tempos, sempre creram que as Escrituras Sagradas devem ser observadas, pois são a Palavra de Deus.

Mas se você quer alguma prova secular, eu podia citar o historiador Flávio Josefo. Josefo foi um quase contemporâneo de Jesus. Viveu entre 37 e 103 DC. Tenho sua obra completa em casa, intitulada “A história dos hebreus” (um livro quie reune as obras deste historiador). Depois da Bíblia, a obra de Josefo é o livro que mais tem informações sobre a história, cultura, tradição e acontecimentos no meio do povo judeu na antiguidade. Nessa obra ele simplesmente narra todo o Antigo Testamento. Mostra que episódios como o dilúvio, a destruição de Sodoma e Gomorra e as pragas do Egito que libertaram Israel, realmente aconteceram. Fala dos profetas e dos feitos de Deus através desses homens assim como dos reis de Israel. Mostrando assim que homens como, por exemplo, os profetas Elias, Samuel e Jeremias e seus feitos, ou reis como David e Salomão realmente existiram e que foram pessoas que fizeram parte da história do povo de Israel.

Com relação ao Novo Testamento fala de Herodes, pilatos e das seitas que surgiram, tais como os essênios, os fariseus e os saduceus, explicando a crença de cada uma dessas seitas, assim como temos registrado no Novo Testamento.

Mas o que mais me alegra é quando pego sua obra e, sempre, vou primeiramente na página marcada, página 418. Veja bem “fire”, Josefo não cria em Jesus. Mas ele citou o Grande Mestre na sua obra. Veja abaixo a citação de Josefo, que faço questão de digitar diretamente da obra aqui, para os colegas verem. Na página 418 da obra “a história dos hebreus” no cantinho inferior direito lemos o seguinte:

“Nesse mesmo tempo apareceu JESUS, que era um homem sábio, se todavia devemos considerá-lo simplesmente um homem, pois suas OBRAS ERAM ADMIRÁVEIS. Ele ensinava os que tinham prazer em ser instruído na verdade e foi seguido não somente por muitos judeus, mas até por muitos gentios. Era o CRISTO. Os mais ilustres da nação judaica acusaram-no perante Pilatos e ele fê-lo crucificar. Os que o haviam amado durante a vida não o abandonaram depois da morte. Ele lhes apareceu ressuscitado e vivo no terceiro dia, e fez muitos outros milagres. É dele que os cristãos, que ainda hoje vemos, tiraram o seu nome”. (Flávio Josefo, “A história dos Hebreus, pág 418)”.

Aleluia... TU não ficas feliz de veres uma afirmação desta “fire”? É simplesmente a CONFIRMAÇÃO da Palavra de Deus por um homem que sequer era cristão. Jesus é O Nome que é acima de todo Nome... A Ele e SÓ A ELE, toda honra, glória, louvor e adoração.

VÊ bem “fire”... Ainda hoje são celebradas em Israel, festas como a Páscoa (que para muitos só tem o significado de coelhinhos e “ovos de chocolates”, ou seja, um significado paganizado), o Purim, a festas dos Tabernáculos e muitas outras. Cada festa dessa tem um significado. Cada uma dela houve, ou um grande livramento de Deus para o povo, ou algo extremamente marcante feito por Deus no meio do povo. Isso é contado de geração em geração de pai para filho e é algo que vemos REGISTRADO NAS SAGRADAS ESCRITURAS.

As Escrituras são a Palavra de Deus, “fire”... Jesus cria dessa forma, assim como os apóstolos, e os profetas. Não existe motivo maior que este para se crer na Palavra de Deus.

Que o Senhor nos abençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 1 vezes. Última edição em 21/02/2008 17:03 por David_.

Re: Os apócrifos merecem confiança?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 21 de February de 2008 19:43

Citação:
David_
Puxa “fire”, para mim é suficiente saber que, além de Jesus, homens de Deus, de todos os tempos, sempre creram que as Escrituras Sagradas devem ser observadas, pois são a Palavra de Deus.

Ou vc se faz de tonto ou então é mais tolo do que já imaginava. Acho que é o caso de lembrá-lo que a discussão vc criou qdo se colocou como dono da verdade para acusar os católicos e criticar a canonicidade dos deuteros. Colou por aqui um texto anti-católico qualquer, cheio de palhaçada, e depois disso só fez escrever disparates.

Citação:
David_
Mas se você quer alguma prova secular, eu podia citar o historiador Flávio Josefo. Josefo foi um quase contemporâneo de Jesus. Viveu entre 37 e 103 DC. Tenho sua obra completa em casa, intitulada “A história dos hebreus” (um livro quie reune as obras deste historiador). Depois da Bíblia, a obra de Josefo é o livro que mais tem informações sobre a história, cultura, tradição e acontecimentos no meio do povo judeu na antiguidade. Nessa obra ele simplesmente narra todo o Antigo Testamento. Mostra que episódios como o dilúvio, a destruição de Sodoma e Gomorra e as pragas do Egito que libertaram Israel, realmente aconteceram.

Não precisa descrever a obra de Flavio Josefo, conheço algo dela, e provavelmente mais do que vc, se acha que citando Flavio Josefo está resolvendo a questão. Se o seu critério de canonicidade é de algum modo baseado em Flavio Josefo, então vc precisa arrancar urgentemente da sua Biblia todo o NT, e talvez mais alguma coisa. Nem vou perder tempo explicando que Josefo citou um canon judeu com apenas 22 livros. Nem vou perder tempo explicando que os livros de Josefo são apócrifos e tiveram partes adulteradas. Mas quero dizer o seguinte:

1) Vc que criticava a canonicidade dos deuteros, e a obra de Josefo descreve a revolta dos macabeus exatamente do mesmo modo do que nos deuterocanonicos, ainda tem a pachorra de vir aqui citar Flavio Josefo como fonte para referendar o canon da sua Biblia contra o canon da Biblia dos católicos?

2) Caso vc não saiba, Flavio Josefo era judeu e não cristão, fazia parte do movimento de ortodoxia judaica que culminou no sínodo de Jâmnia, no ano de 90 depois de Cristo. Foi esse sínodo que tirou os deuterocanônicos do canon judaico, como resposta para tentar conter o avanço da seita cristã. Os principais critérios utilizado para descartar tais livros foram: Deus nunca inspirou nenhum livro que não tenha sido escrito em hebraico, e a inspiração divina cessou completamente depois do tempo de Esdras. Com isso queriam desautorizar o movimento dos cristãos. Para Josefo, portanto, todo o NT foi escrito numa época em que a revelação divina já tinha cessado por completo. Vc cita Flavio Josefo como critério de canonicidade? Sua Biblia então contém vários livros não inspirados.

3) Um detalhe curioso, que vc faz de cego para nao ver, é que no tempo dos apóstolos, antes do ano 90 dC, o canon judaico incluia os deuteros. As citações biblicas no NT recorrem ao texto grego da Septuaginta, que continha os deuteros, como é possível comprovar pela comparação dos textos. Jesus e os apóstolos tinham como comum a canonicidade dos deuteros, que era a tradição dos judeus da época, e nunca disseram nada contra.

Dane-se, portanto, a opinião de um tal de David. Se um tal de David acredita que o Pato Donald é um personagem bíblico é problema dele, só não venha ele propor a inclusão das revistinhas no canon da Biblia, nem muito menos a retirada de livros ao seu bel prazer.

Citação:
David_
Mas o que mais me alegra é quando pego sua obra e, sempre, vou primeiramente na página marcada, página 418. Veja bem “fire”, Josefo não cria em Jesus. Mas ele citou o Grande Mestre na sua obra.

Desculpe ser eu, mais uma vez, a furar o seu balãozinho e acabar com a sua alegria de tolo. Essa parte que vc citou está entre aquelas sobre a qual existe um consenso de que foi adulterada. Esse texto não é de Flavio Josefo! [cienciareligioes.ulusofona.pt]

Citação:
David_
Aleluia... TU não ficas feliz de veres uma afirmação desta “fire”? É simplesmente a CONFIRMAÇÃO da Palavra de Deus por um homem que sequer era cristão. Jesus é O Nome que é acima de todo Nome... A Ele e SÓ A ELE, toda honra, glória, louvor e adoração.

Coitado... vc é mesmo muito bobinho ein? Não, eu não fico feliz sabendo que algum cristão pensou, como vc, que valia tudo para impor suas idéias. Eu creio que a verdade é suficiente e não é preciso adulterar textos para levar o nome de Cristo.

Citação:
David_
VÊ bem “fire”... Ainda hoje são celebradas em Israel, festas como a Páscoa (que para muitos só tem o significado de coelhinhos e “ovos de chocolates”, ou seja, um significado paganizado), o Purim, a festas dos Tabernáculos e muitas outras. Cada festa dessa tem um significado. Cada uma dela houve, ou um grande livramento de Deus para o povo, ou algo extremamente marcante feito por Deus no meio do povo. Isso é contado de geração em geração de pai para filho e é algo que vemos REGISTRADO NAS SAGRADAS ESCRITURAS.

Esse é o seu outro critério de canonicidade? Então inclua na sua Biblia todos os livros de Confúcio, por exemplo, que descrevem tradições praticadas até hoje pelos chineses. Idem para os livros hindus ou mulçumanos. Diga sinceramente: vc bebeu? A discussão aqui é sobre critérios de canonicidade!

Vc nem arranhou a casca. Não apresentou nenhum critério além do seu próprio umbigo. Criticou a autoridade da igreja católica para definir um canon, e depois tomou como canon para si os livros que a própria igreja católica definiu como canonicos com base na tradição. Quem definiu o canon do NT foram os bispos da igreja católica, pobre coitado desorientado, pois não existia reformado nenhum entre os primeiros cristãos. Vc quer ser protestante evangélico? Tudo bem, que seja, conheço muitos que dão um belo testemunho de Cristo nas suas vidas. Mas pare de tentar semear cizânia entre os cristãos, esse não é um trabalho de um discípulo de Cristo, isso é serviço diabólico.

E tenha paciência! Não existe essa tolice de que a Biblia se define por si mesma, que a Bíblia é que define o canon, isso é a mais completa tolice que existe. Além do que, se fosse assim, a sua Biblia estaria incompleta. Sua Biblia contém citações do livro de Enoque, como, por exemplo, em Judas 1:14. A não ser... vou te ajudar, esse link [www.nbz.com.br] contém o texto do livro de Enoque em inglês, para vc imprimir e colar na sua Biblia.

Não vou mais perder tempo com vc. Vá estudar para falar menos besteira. Comece lendo algo muito básico, tente isso:

[pt.wikipedia.org]

Re: Os apócrifos merecem confiança?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 22 de February de 2008 17:17

Graça e Paz


Bem... Tenho a obra de Josefo. Se foi alterada, não tenho conhecimento. Sei que Josefo era filho de um sacerdote judeu e que foi instruído na cultura judaica. Talvez por influência de seu pai, fez parte do grupo dos FARISEUS. Falava o latim e também o grego. Mas, mais uma vez... Sua obra foi alterada? Realmente não sei, por se tratar de uma obra secular pode até ter sido...Mas o que sei é que os registros contidos na obra deste historiador condizem com o que expus em minha última mensagem.

Veja bem “fire”... Toda pessoa tem uma base de autoridade sobre o qual pensa e age. Essa “base de autoridade” eu chamaria de princípios de vida. A partir deles a pessoa cria seus diversos conceitos, inclusive aqueles, que permitem essa pessoa classificar certa coisa como certa ou como errada. Para o cristão servo do Senhor Jesus, essa “base de autoridade” são as Escrituras Sagradas. É a partir das Escrituras Sagradas que o cristão genuíno cria seus princípios. É a partir dela que ele classifica tal coisa como certa ou como errada. A partir das Escrituras Sagradas... Um livro que se proclama diferente de todos os outros.

Uma outra coisa muitíssimo importante, “fire”, é ter em mente que os livros sagrados já eram canônicos antes de qualquer teste lhe ser aplicado, por quem quer fosse. Isto é como dizer que alguns alunos são inteligentes antes mesmo de se lhes ministrar uma prova. Os teste apenas provaram aquilo que intrinsecamente já existia. Dessa forma, nem igreja nem concílio eclesiástico algum jamais concederam canonicidade ou autoridade a qualquer livro. Pois o livro era autêntico e tinha autoridade ou não no momento em que foi escrito.

Uma outra coisa importante é que as Escrituras sempre estiveram com a igreja “fire”. Seja o Antigo Testamento, que já herdaram dos judeus e que vemos, era constantemente usado pelos apóstolos, como nas passagens bíblicas, que envio, um pouco mais abaixo... Seja, depois, com grande parte do Novo Testamento. Veja que perto de noventa por cento ou mais, do novo testamento é composto por registros de Paulo. E, sei que você sabe, os registros de Paulo foram sempre feitos em forma de carta as igrejas primitivas. Por exemplo, “ROMANOS” é uma carta que Paulo escreveu a igreja de Roma, assim como “I e II Corintios” são duas cartas enviadas as igrejas de Corinto assim como “I e II tessalonicenses” a igreja de tessalônica e assim vai... E tais cartas são os registros que contem basicamente a doutrina da igreja de Cristo. Assim a igreja cristã primitiva tinha em suas mãos, além do antigo testamento, a doutrina dos apóstolos.

“Fire”, abre o olho homem, tira a “venda”... Os homens de Deus, de todas as épocas, inclusive o próprio Jesus Cristo, sempre admoestaram para a observação dos ensinamentos bíblicos. É farta essa exortação nas Escrituras. Vamos ver mais umas passagens, “fire”? Veja que os apóstolos usavam o Antigo Testamento para levar Jesus as pessoas...

Vejam o que disse o apóstolo Paulo:

Romanos 10:16
Quão formosos são os pés dos que anunciam as boas novas! Mas nem todos deram ouvidos ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem deu crédito à nossa mensagem? Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir a palavra de Deus.


Veja, acima, que o apóstolo Paulo foi bem longe, “Fire”, quando disse que a fé vem pelo OUVIR a Palavra de Deus. Ele citou ISAÍAS, livro do Antigo Testamento. Posso mostrar várias passagens em que os apóstolos citaram o antigo testamento.

Veja outra passagem, abaixo, em que Pedro e outros apóstolos são ameaçados de prisão por pregarem os Ensinamentos das Escrituras Sagradas. Os sacerdotes estavam tentando forçá-los a pararem de evangelizar.

Atos 5:29
29. Respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Importa antes obedecer a Deus que aos homens


Como se obedece a Deus? Observando os ensinamentos bíblicos.

Atos 8:34-35
34. Respondendo o eunuco a Filipe, disse: Rogo-te, de quem diz isto o profeta? de si mesmo, ou de algum outro? Então Filipe tomou a palavra e, começando por esta escritura, anunciou-lhe a Jesus.


Veja acima que Filipe estava usando as Escrituras, o antigo testamento, para evangelizar. Usando a Palavra de Deus para anunciar Jesus.

Atos 18:28
28. Pois com grande poder refutava publicamente os judeus, demonstrando pelas escrituras que Jesus era o Cristo.


Veja que Paulo e os apóstolos sempre usaram as Escrituras Sagradas para demonstrar que tal era agradável a Deus. Existem ainda inúmeras passagens mostrando que os homens de Deus sempre buscavam nas Escrituras Sagradas agrada ao Senhor. Por que pensar ou agir diferente de Jesus, dos apóstolos e profetas, “fire”?

Amigos, as Escrituras Sagradas tem autoridade para julgar a todos, seja o homem, seja qualquer credo religioso... Mas a recíproca NÃO É VERDADEIRA. Ou seja, homem nenhum, nem igreja nenhuma tem autoridade para modificar ou julgar as Escrituras Sagradas. A autoridade da igreja está ABAIXO das Escrituras Sagradas e não acima dela. Dessa forma, igreja nenhuma pode criar dogmas e doutrinas que entrem em conflito com a Palavra de Deus, pois fazendo isso estará fazendo o que é desagradável aos Olhos do Senhor. Vejam a carta do anjo as sete igrejas da Ásia, registrado lá no apocalipse. Ali vemos que algumas igrejas aceitavam doutrinas não bíblicas e, por isso, foram exortadas a deixar tais doutrinas.

A Igreja de Cristo deve ENSINAR apenas aquilo que está registrado nas Escrituras, sempre mostrando que tal ensinamento foi ordenança de um apóstolo, profeta ou do próprio Jesus. Ou, se tiver algum dogma, que tal não CONTRARIE os Escritos.

Nas Escrituras estão registradas os Ensinamentos do Grande Mestre assim como os dos apóstolos e profetas. Estes ensinamentos devem ser seguidos por todo aquele que professa amar a Deus.

Que o Senhor nos Abençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: Os apócrifos merecem confiança?
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 22 de February de 2008 22:29

Citação:
David
Tenho a obra de Josefo. Se foi alterada, não tenho conhecimento.

Qualquer texto que nos chega de tempos remotos tem que ser cuidadosamente analisado. Estes textos foram copiados ao longo de muitas gerações. Com frequência foram introduzidas alterações ao longo do tempo. Nunca se pode confiar cegamente no texto.

Também os textos da Bíblia que temos hoje estão na mesma situação. Muitas cópias ao longo de muitos séculos. É isso que o Firefox tem tentado explicar-lhe: mesmo a Bíblia é um texto humano transmitido por humanos e não se pode olhar para ele como se fosse entregue por Deus directamente na editora.

pontosvista

Re: Os apócrifos merecem confiança?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 22 de February de 2008 23:05

Pois

O modo como o David_ fala da Bíblia deve acreditar que ela foi psicografada.
E depois os próximos do espiritismo são os católicos...hehehe

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Os apócrifos merecem confiança?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 23 de February de 2008 22:50

A sua sorte é que estamos na quaresma e por isso vou tentar te explicar ainda mais uma vez.

Citação:
David_
Veja bem “fire”... Toda pessoa tem uma base de autoridade sobre o qual pensa e age. Essa “base de autoridade” eu chamaria de princípios de vida. A partir deles a pessoa cria seus diversos conceitos, inclusive aqueles, que permitem essa pessoa classificar certa coisa como certa ou como errada. Para o cristão servo do Senhor Jesus, essa “base de autoridade” são as Escrituras Sagradas. É a partir das Escrituras Sagradas que o cristão genuíno cria seus princípios. É a partir dela que ele classifica tal coisa como certa ou como errada. A partir das Escrituras Sagradas... Um livro que se proclama diferente de todos os outros.

Vc continua preso num raciocínio circular. Vc diz que a "base de autoridade" para o cristão são as Escrituras, e se esquece de algo muito óbvio, que o contrário tb é válido, pq a única "base de autoridade" das Escrituras são os testemunhos de alguns homens santos.

Não confunda "livro inspirado" com "livro psicografado", pq cristianismo é uma coisa e espiritismo é outra coisa bem diferente. Deus não ditou nada para os autores bíblicos. Esses autores tb não receberam o dom da onisciência para escrever, eram 100% humanos e continuaram sendo humanos mesmo enquanto escreviam.
Por fim, a Bíblia não é objeto mágico.

Quaisquer conclusões que vc tire que vá contra essas verdades óbvias é um desatino, e se quaisquer dessas afirmações óbvias te escandalizam então seu cristianismo ainda é muito imaturo.

Citação:
David_
Uma outra coisa muitíssimo importante, “fire”, é ter em mente que os livros sagrados já eram canônicos antes de qualquer teste lhe ser aplicado, por quem quer fosse. Isto é como dizer que alguns alunos são inteligentes antes mesmo de se lhes ministrar uma prova. Os teste apenas provaram aquilo que intrinsecamente já existia. Dessa forma, nem igreja nem concílio eclesiástico algum jamais concederam canonicidade ou autoridade a qualquer livro. Pois o livro era autêntico e tinha autoridade ou não no momento em que foi escrito.

Isso é uma completa tolice! Vc trata a Bíblia como se ela fosse um objeto mágico e isso é puro paganismo. Vc que fala tanto de idolatria, está idolatrando uma coleção de livros. Sem o testemunho da igreja, o texto bíblico não teria nenhum valor e seriam apenas mais outros livros dentre um monte de livros considerados não inspirados. Sem o testemunho da igreja, vc nem sequer conheceria o cânon, pq quem definiu o cânon do NT e determinou qual livro era ou não inspirado foi um concílio da igreja católica! Isso é elementar demais! Poderíamos até discutir quais os critérios o concílio adotou, mas o fato é que antes dele o cânon atual não tinha a autoridade universal que tem hoje na igreja.

Vc tem uma visão muito supersticiosa do cristianismo. A Bíblia para vc é como um tipo objeto mágico, algo como um amuleto que desceu do céu. Não é nada disso!

Citação:
David_
Vejam o que disse o apóstolo Paulo:

Lá vem vc de novo repetindo passagens feito papagaio! Mas o que está em questão aqui é que vc só aceita esses livros que está citando como inspirados porque isso te foi ensinado por alguém. Sem isso vc nunca saberia de nada, nem reconheceria nenhum desses livros como sendo "Palavra de Deus", porque não existe absolutamente nada nos livros da Bíblia que lhes dê qualquer tipo de valor intrínseco. A única autoridade que têm esses livros é aquela que lhes foi atribuída pela tradição da igreja.

Citação:
David_
Posso mostrar várias passagens em que os apóstolos citaram o antigo testamento.

E daí? Pobre coitado! Existe ainda uma infinidade de outros livros, e inclusive mais umas dezenas de "cartas de Paulo", que citam o AT, mas nenhumas delas está dentro da sua Bíblia. Pense um pouco na bobagem que está dizendo. Deixe de ser tolo!

Citação:
David_
Veja outra passagem, abaixo,................ Veja acima que ................ Veja que Paulo e os apóstolos sempre ....................

Blá Blá Blá Blá

Vc continua copiando passagens feito papagaio, mas isso não responde absolutamente NADA. Nada que vc possa citar de um livro na Bíblia é garantia da sua canonicidade. Vc está sendo completamente ridículo! O seu entendimento do que seja a Bíblia é ridículo.

Enfie isso de vez dentro da sua cabeça! Vc só aceita esses livros que tem aí como sagrados pq foi doutrinado por alguém para pensar assim! Pode repetir o conteúdo deles milhares de vezes e isso não mudará nada! Aliás, isso apenas reforça o que estou dizendo, pois demonstra que vc nem sequer é mais capaz de pensar por si próprio e apenas está agindo feito um papagaio adestrado.

O relacionamento de um cristão com o texto sagrado é diferente disso que vc imagina. Vc trata a Bíblia como se ela fosse um objeto mágico, mas isso está mais perto do paganismo do que do cristianismo.

Que Deus te dê muita luz, mas muita mesmo, porque vc está bastante confuso.



Editado 1 vezes. Última edição em 23/02/2008 22:57 por firefox.

Re: Os apócrifos merecem confiança?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 25 de February de 2008 16:57

Citação:
pontosvista
Citação:
David
Tenho a obra de Josefo. Se foi alterada, não tenho conhecimento.

Qualquer texto que nos chega de tempos remotos tem que ser cuidadosamente analisado. Estes textos foram copiados ao longo de muitas gerações. Com frequência foram introduzidas alterações ao longo do tempo. Nunca se pode confiar cegamente no texto.

Também os textos da Bíblia que temos hoje estão na mesma situação. Muitas cópias ao longo de muitos séculos. É isso que o Firefox tem tentado explicar-lhe: mesmo a Bíblia é um texto humano transmitido por humanos e não se pode olhar para ele como se fosse entregue por Deus directamente na editora.


Paz dop Senhor, amado

Para o "fire", tanto faz uma revista do Tio Patinhas, como um livrinho de piadas como as Sagradas Escrituras... Pois, pAra ele é tudo "história da carochinha" e talvez ele ria bem mais de quem acredita numa manifestação do poder de Deus, registradas nas Escrituras Sagradas do que se ouvir uma anedota, contada por alguem que esteja a ler um livrinho de piadas.

Que o Senhor continue nos Abençoando

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 1 vezes. Última edição em 25/02/2008 17:03 por David_.

Re: Os apócrifos merecem confiança?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 25 de February de 2008 17:00

Citação:
Lena
Pois
O modo como o David_ fala da Bíblia deve acreditar que ela foi psicografada.
E depois os próximos do espiritismo são os católicos...hehehe

Paz do Senhor Lena...Tudo bem contigo?

Não, não acreditamos que as Escrituras Sagradas foram "psicografadas". Apenas somos coerentes com aquilo que afirmamos. Acreditamos que as Escrituras Sagradas são a PALAVRA DE DEUS. E como tal está imune de erros. Os profetas acreditavam assim... também Jesus e os apóstolos.

Que o Senhor nos Abençoe


David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Ir para a página: Anterior12345678Próximo
Página actual: 5 de 8


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.