Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Bíblia

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12345678Próximo
Página actual: 1 de 8
Os apócrifos merecem confiança?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 28 de January de 2008 17:57

Graça e Paz

Muitos não conhecem os erros contidos nos livros apócrifos. Eles são numerosos e vão desde erros doutrinários até erros geográficos.. Vamos ver alguns deles.

Vejam esse erro histórico... No livro apócrifo de Judite, é narrado que Nabucodonosor é rei da Assíria. Isso está em contraste gritante com o que diz as Escrituras Sagradas. Vejam o texto de Judite abaixo:

Judite 4:1
1. Os israelitas da Judéia ficaram sabendo de tudo o que Holofernes, general de Nabucodonosor, rei da Assíria, tinha feito às nações, atacando seus templos e entregando-os ao saque.


Vejam o capítulo 2

Judite 2:1
No décimo terceiro ano do rei Nabucodonosor, no vigésimo segundo dia do primeiro mês, foi tomada na casa de Nabucodonosor, rei dos assírios, a decisão de que ele se vingaria


Mas as Escrituras Sagradas dizem que o rei da Assíria é outro, chamado Senaqueribe. Vejam o texto:


Isaías 37:36-37
36. Então saiu o anjo do Senhor, e feriu no arraial dos assírios a cento e oitenta e cinco mil; e quando se levantaram pela manhã cedo, eis que todos estes eram corpos mortos.
37. Assim Senaqueribe, rei da Assíria, se retirou, e se foi, e voltou, e habitou em Nínive.


Vejam, nas Escrituras Sagradas, de onde Nabucodonosor é rei:

Jeremias 50:17-18
17. Cordeiro desgarrado é Israel, os leões o afugentaram; o primeiro a devorá-lo foi o rei da Assíria, e agora por último Nabucodonosor, rei de Babilônia, lhe quebrou os ossos.
18. Portanto, assim diz o Senhor dos exércitos, Deus de Israel: Eis que castigarei o rei de Babilônia e a sua terra, como castiguei o rei da Assíria.


A passagem de Jeremias acima, mostra o Senhor dizendo que iria ferir a Nabucodonosor assim como havia feito com Senaqueribe. Mostrando que são reis distintos de reinos também diferentes.

Vários são os erros dos apócrifos. Por isso nem mesmo os judeus o aceitam como canônicos. E não tem nada a ver com Jesus, já que estes apócrifos são bem ANTERIORES a Cristo. Eles rejeitam porque sabem que tais livros são cheios de erros.

Os apócrifos não são INSPIRADOS. Vejam abaixo que o livro apócrifo de Macabeus diz claramente que não é inspirado...

II Macabeus 15:37b-38
Por isso, aqui encerro a minha narrativa. Se ficou boa e literariamente agradável, era o que eu queria. Se está fraca e medíocre, é o que fui capaz de fazer.


O escritor do livro de Macabeus foi “curto e grosso”... Vejam a diferença para as Escrituras Sagradas. Vejam, por exemplo, Miquéias o que diz:

Miqéias 3:8
8. Quanto a mim, estou cheio do poder do Espírito do Senhor, assim como de justiça e de coragem, para declarar a Jacó a sua transgressão e a Israel o seu pecado.


Ou do livro de Samuel...

II Samuel 23:2
2. O Espírito do Senhor fala por mim, e a sua palavra está na minha língua.



Os apócrifos contém mentiras. Mostra um anjo de Deus pecando, dizendo mentiras... No livro de Tobias, um suposto anjo de Deus diz uma mentira para o Tobias, dizendo ser filho de um ser humano. Um anjo não pode ser filho de um ser humano já que são criações distintas... Vejam o texto abaixo:

Tobias 5:4,13
4. Tobias saiu para procurar uma pessoa que pudesse ir com ele até a Média e conhecesse o caminho. Logo que saiu, encontrou o anjo Rafael bem à frente dele, mas não sabia que era um anjo de Deus. Rafael respondeu: "Sou Azarias, filho do grande Ananias, um compatriota seu".


Erro doutrinários... Em Tobias é ensinado que dar esmola perdoa pecados....

Tobias 12,9
porque a esmola livra da morte: ela apaga os pecados e faz encontrar a misericórdia e a vida eterna;


as Escrituras Sagradas dizem que o Sangue de Jesus é que nos purifica do pecado, e não, dar esmolas. Vejam alguns textos:

1João 1:7b
o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.


E...

Apocalipse 1:5 - E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados,


Os apócrifos são cheios de erros, confrontam e contradizem os demais livros das Escrituras Sagradas em várias outras passagens. Por este motivo não são aceitos como canônicos.

que o Senhor nos Abençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 1 vezes. Última edição em 28/01/2008 18:05 por David_.

Re: Os apócrifos merecem confiança?
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 28 de January de 2008 20:16

David

Os católicos têm uma lista de livros inspirados (e apócrifos) diferente da sua.
Confio mais na Igreja Católica do que no David.

Que o Senhor o abençoe.

pontosvista

Re: Os apócrifos merecem confiança?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 29 de January de 2008 00:41

Mais uma vez esse David investe contra os moinhos de vento nessa sua cruzada proselitista aborrecida e sem nocão. Acho que posso então mostrar também que a doutrinação tendenciosa a que foi submetido esconde de um lado aquilo que critica do outro.

Não é do meu interesse ficar perdendo tempo nesse tipo de coisa. Minha interpretação do texto bíblico não é desse tipo limitado, mas alguém que zelasse pela coerência acabaria sem nenhum livro inspirado em mãos se se deixasse orientar pelos critérios do David. O tipo de "erro" que ele aponta nos livros que não gosta (por preconceito) existe praticamente em todos os livros bíblicos:

1) Gênesis, inspirado?

- "Erro" de física: não existe tanta água no mundo para cobrir toda a terra, um dilúvio global é fisicamente impossível;

- "Erro" de biologia (fantasioso): serpentes não tem cordas vocais e não poderiam falar nem que soubessem

2) Deuteronômio, inspirado?

- "Erro" de biologia: morcegos não são aves (Deuteronômio 14:11-18)

3) Números, inspirado?

- "Erro" de biologia (fantasioso): burros não tem cordas vocais e não poderiam falar nem que soubessem (Números 22:18)

4) Crônicas, inspirado?

- "Erro" histórico e de matemática: nem mesmo um exército de israelitas alucinados poderia fazer mais baixas, num único dia de batalha, do que todas as batalhas juntas da segunda guerra mundial, mesmo porque naquela época nem tinham metralhadoras, bombardeiros, tanques etc, e nem a população de israelitas era tão grande. A estimativa das baixas americanas em todas as batalhas da Segunda Guerra Mundial é em torno de 300 mil soldados, enquanto é dito que Abias e seu povo mataram mais de 500 mil homens escolhidos num só dia (2 Crônicas 13:17)

5) Reis, inspirado?

- Ocozias tinha 22 ou 42 anos quando começou a reinar?
a) IV Reis. 8:26: "Tinha Ocozias , filho de Jorão, 22 anos quando começou a reinar, e reinou um ano em Jerusalém. Sua mãe chamava-se Atália, filha de Amri, rei de Israel"
b) II Crônicas, 22:2: "Ocozias tinha 42 anos quando começou a reinar e reinou um ano em Jerusalém, e sua mãe chamava-se Atália, filha de Amri."

Então? Esta contradição invalida o Livro IV Reis (para você II Reis) ou II Crônicas? Qual dos dois você vai descartar como canônico?

- Jesbaão matou 800 ou 300 com a sua lança? Ele era chefe de 3 ou de 30?
a) II Reis. 23:8: "Eis os nomes dos valentes de Davi: Jesbaão, que senta em cadeira, principe sapientíssimo entre 3... , e ele foi o que de uma só vez matou oitocentos homens."
b) I Crônicas. 11:11: " E é este o número dos valentes de Davi: Jesbaão filho de Hacamoni, chefe dos 30. Este levantou a sua lança sobre 300, que feriu duma só vez".

Então? Esta outra contradição invalida o Livro II Reis (para você II Samuel) ou I Crônicas? Qual dos dois você vai descartar como canônico?

6) Outros tantos livros, inspirados?

Poderia encontrar mais, e também no NT, mas por hora basta. Chega!

CONCLUSÃO

Percebe agora, David, a infantilidade da sua crítica? Sem a Igreja para explicar e para dizer quais são os livros inspirados você acaba sem livro inspirado nenhum! Esses livros não desceram do céu e foi a Igreja que no-los guardou como inspirados. Sem a tradição para dizer quais livros são inspirados e quais não você acabará sem nenhum! Ademais, nenhum dos livros da Biblia é isento desse tipo de "erro" que você acusa. A Bíblia não é um tratado de geografia nem de história. É um livro teológico, que além do sentido literal, tem um sentido moral, um sentido mistico e um sentido analógico. Você, baseado apenas nas interpretações literais particulares da Bíblia, e desconectado da tradição da igreja e do magistério para lhe auxiliar, está perdido entre contradições que não é capaz de explicar.

Sim, mesmo que isso te desagrade, a Bíblia contém algumas falhas do ponto de vista histórico, científico e geográfico; mas isso não é importante visto que todos os católicos (e evangélicos) sabem que ela nunca erra no principal, que é mostrar-nos a salvação: o objetivo da Bíblia não é, por exemplo, ensinar geografia, mas sim revelar o caminho da salvação que é o Cristo. Os católicos consideram os deuterocanônicos inspirados pq nos ajudam a conhecer melhor o caminho de Deus, foram livros utilizados nas comunidades primitivas para educar na fé, e fazem parte do tesouro da tradição cristã. Muitos judeus, inclusive, os estudam e os reconhecem como escritos de valor, ainda que não os considerando como inspirados por razões históricas (e de crítica contra os cristãos).

As picuinhas que você aponta são mais fruto de preconceito do que propriamente um argumento de valor. Seguindo tais critérios, prepare-se para logo cortar fora outros livros da Bíblia. O próprio Lutero já queria cortar fora a carta de Tiago, a "epístola de palha", dizia ele. É uma mostra da fraqueza desse seu critério, e é apenas por sorte (num último instante de juízo dele) que você ainda tem esse livro na sua Biblia, caso contrário estaria aqui hoje nos falando mal dele. Que fiasco! Prefiro, portanto, continuar com a igreja do que seguir essas suas teorias novidosas, sou das antigas e prefiro continuar com os pais da igreja.

Então faça um bem a você mesmo, pare de amolar os católicos e vá orar.



Editado 1 vezes. Última edição em 29/01/2008 00:50 por firefox.

Re: Os apócrifos merecem confiança?
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 29 de January de 2008 13:50

O literalismo na interpretação da Biblia é errado, David. Por varias razões.

1 - Deus respeita a liberdade humana e as nossas caracteristicas fundamentais. O escritor sagrado ao escrever os textos da Biblia não estava sob uma especie de possessão (tipo possessão diabolica, mas desta vez em versão divina). Não Deus respeita as pessoas porque as ama. Mesmo ao escrever os textos Biblicos elas mantem a liberdade, os seus conhecimentos, as suas caracteristicas. Daí que sendo os conhecimentos dessas pessoas limitados cometam imprecisões historicas ou cientificas. A Biblia não pretende ser um livro de historia nem cientifico mas sim um livro religioso.

2 - A visão literalista tende a fazer Deus semelhante a nós, nas nossas limitações, na nossa pequenez. Não é conforme ao Deus omnipotente e transcendente.

Para além disso algumas interpretações que vc faz do texto biblico não são corretas.

Re: Os apócrifos merecem confiança?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 30 de January de 2008 18:29

Graça e Paz

David

Os católicos têm uma lista de livros inspirados (e apócrifos) diferente da sua.


Sei disso querido. Por isso tenho mostrado que esses livros a mais não são confiáveis. Veja que NENHUMA postagem veio para defender os erros contidos nos apócrifos e mostrados na primeira mensagem desse tópico. Em vez de tentarem mostrar que os apócrifos são dignos de crédito tentando igualá-los as Escrituras Sagradas, tentaram simplesmente diminuir as Escrituras ao nível dos apócrifos.

Confio mais na Igreja Católica do que no David

Se os apócrifos são cheios de erros e todos sabem, já que ninguém os defende com argumento sólido, continuar confiando nele é no mínimo algo não muito inteligente.

Que o Senhor o abençoe.

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: Os apócrifos merecem confiança?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 30 de January de 2008 18:33

Graça e Paz

Mais uma vez esse David investe contra os moinhos de vento nessa sua cruzada proselitista aborrecida e sem nocão. Acho que posso então mostrar também que a doutrinação tendenciosa a que foi submetido esconde de um lado aquilo que critica do outro.

Puxa “fire”, como católico você tem se saído um excelente ATEU! Não esperava mesmo que você saísse a procurar em sites céticos supostas “contradições” bíblicas. Por isso, antes de tudo quero que saibas que a grande maioria dessas dificuldades aparecem unicamente por que tais pessoas não conhecem a história nem a doutrina bíblica.


Não é do meu interesse ficar perdendo tempo nesse tipo de coisa. Minha interpretação do texto bíblico não é desse tipo limitado, mas alguém que zelasse pela coerência acabaria sem nenhum livro inspirado em mãos se se deixasse orientar pelos critérios do David. O tipo de "erro" que ele aponta nos livros que não gosta (por preconceito) existe praticamente em todos os livros bíblicos:


Puxa fire... Se não tivesses dito que és católico eu diria mesmo que és ateu de carteirinha... Mas como sei que isso não saiu da tua cabeça, mas simplesmente pegastes de algum site ou livro ateu, sei que tu vais “escorregar” em algum lugar, uma vez que não tens bom conhecimento das doutrina bíblica. Chega a ser divertido e até cômico, quando alguém pensa que está por cima, mas na verdade só está demonstrando sua falta de conhecimento em determinado assunto. Mas vamos as “contradições” do fire...



1) Gênesis, inspirado?

- "Erro" de física: não existe tanta água no mundo para cobrir toda a terra, um dilúvio global é fisicamente impossível;


Para uma afirmação como esta, deduzo que pegastes a “pérola” num site ateu ou simplesmente tens lido pouco a Bíblia. Pois, a “pérola” acima é fruto de alguém que não conhece as Escrituras. Lá em Gênesis é relatado que no princípio Deus criou águas embaixo do firmamento e acima do firmamento. Vejam a passagem:

Gênesis 1:7-8
7. Fez, pois, Deus o firmamento, e separou as águas que estavam debaixo do firmamento das que estavam por cima do firmamento. E assim foi. Chamou Deus ao firmamento céu.


Deus colocou uma enorme quantidade de água acima da terra, provavelmente em forma de vapor. Formando assim um envoltório que produzia condições climáticas semelhantes ao interior de uma estufa. Isso, além de explicar as águas do dilúvio, explica a longevidade humana das pessoas daquela época. Após o dilúvio a idade do homem não chegou mais ao valor da idade daqueles que viviam antes do dilúvio. Mas isso é para quem crê, “fire”.

Vamos ver também a passagem que mostra o início do dilúvio?

Gênesis 7:11
11. No ano seiscentos da vida de Noé, no mês segundo, aos dezessete dias do mês, romperam-se todas as fontes do grande abismo, e as janelas do céu se abriram


Essas “fontes do grande abismo” são as fontes subterrâneas que também contribuíram, juntamente com as águas das chuvas, para o dilúvio.

“Fire”, acreditar que o dilúvio não existiu é crer que Jesus era um pobre ingênuo por acreditar que tal evento realmente ocorreu como registrado... Veja o que Ele disse sobre isso:

Mateus 24:37-39
37. Pois como foi dito nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem.
38. Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca,
39. e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos; assim será também a vinda do Filho do homem


O texto acima são palavras do próprio Jesus... Eu não acredito que Jesus era ingênuo ou bobo, e você “fire”, em que acredita? Gostaria muito de ler seu comentário sobre essa passagem.


- "Erro" de biologia (fantasioso): serpentes não tem cordas vocais e não poderiam falar nem que soubessem


É verdade “fire”, ela não tem cordas vocais... Antes de falar do poder de satanás, gostaria de dizer que não sabemos como era a serpente na época de Adão e Eva.

A maldição lançada sobre ela por Deus, quando disse:

14. Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isso, maldita serás tu dentre todos os animais domésticos, e dentre todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás,

Nos leva a crer que ela não era como é hoje. O fato de Deus dizer que “sobre o teu ventre andarás”, pode indicar que ela era diferente... Talvez tivesse até PERNAS! Quem sabe até as cordas vocais, não é mesmo “fire”? E veja que as Escrituras dizem que ela era...

Gênesis 3:1
1. Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais do campo, que o Senhor Deus tinha feito.


Antes da maldição lançada por Deus, a serpente era um animal diferente do que conhecemos hoje, de outra forma a maldição lançada por Deus, quando disse “sobre o teu ventre andarás” não teria sentido.
Uma outra coisa que é importante ser frisada é que satanás tem poder. Falar por meio de um animal é “fichinha” pra ele. Não sei nem se você acredita na existência do diabo. Mas a Bíblia ensina que ele existe. É também uma questão de fé, “fire”.


2) Deuteronômio, inspirado?

- "Erro" de biologia: morcegos não são aves (Deuteronômio 14:11-18)


Como já disse em outra postagem, acredito que a passagem simplesmente mostrava os animais considerados impuros. Porém se não é suficiente para você, é importante dizer que o fato de determinado animal, em determinada época, ter sido enquadrado num conjunto de seres diferentes do que é feito hoje, não invalida nem torna errado tal enquadramento.

Na minha época do colegial aprendi que a matéria pode está sob três condições: Sólido, líquido ou gasoso. Li, há algum tempo, que foi criado um novo estado para a matéria: o estado PLASMA. Neste estado se classificaria o FOGO. Não lembro como classificavam o fogo na minha época do colegial, mas é certo que não era classificado no estado plasma.

Alguns “reinos” animais foram também criados recentemente (De 30 anos para cá)... Se não me engano o reino monera ( a Lena pode tirar essa dúvida). Alguns seres que eram classificados num reino diferente passaram para outro... Enfim.... Deus deu ao homem a autoridade para nomear e classificar os animais como achasse melhor. Veja a passagem abaixo que o homem faz isso desde o princípio:

Gênesis 2:20
20. Assim o homem deu nomes a todos os animais domésticos, às aves do céu e a todos os animais do campo;


Se o homem nomeia um animal ou o classifica em determinado grupo hoje, poderá mudar amanhã se assim quiser. Isso porém não invalida nem torna errado uma classificação antiga baseada em algumas características físicas entre os seres, e que hoje foram substituídas por uma outra classificação que leva em conta outras características.


3) Números, inspirado?

- "Erro" de biologia (fantasioso): burros não tem cordas vocais e não poderiam falar nem que soubessem (Números 22:18)


Você não acredita mesmo no Poder de Deus não é? Vamos a passagem:

Números 22:28
Então o Senhor fez falar a jumenta, a qual disse a Balaão: Que te fiz eu que me espancaste já três vezes?


Tu não acreditas também que Jesus foi concebido pelo Espírito Santo? Que Maria engravidou por milagre do Espírito Santo de Deus, sem precisar ter relações sexuais com José? Não acreditas também que Jesus ressuscitou, depois de três dias de morto, e subiu ao céu a vista de todo mundo? Não estais a duvidar que o burro falou, mas do Poder do Senhor, “fire”. Para de freqüentar site cético homem...


4) Crônicas, inspirado?

- "Erro" histórico e de matemática: nem mesmo um exército de israelitas alucinados poderia fazer mais baixas, num único dia de batalha, do que todas as batalhas juntas da segunda guerra mundial, mesmo porque naquela época nem tinham metralhadoras, bombardeiros, tanques etc, e nem a população de israelitas era tão grande. A estimativa das baixas americanas em todas as batalhas da Segunda Guerra Mundial é em torno de 300 mil soldados, enquanto é dito que Abias e seu povo mataram mais de 500 mil homens escolhidos num só dia (2 Crônicas 13:17)


Puxa “fire” olha bem onde tu pegas tuas postagens, pois já deverias ter te acostumado com esse meu jeito de verificar a VERACIDADE das informações. Veja, segundo a WIKIPÉDIA que o numero de mortos na segunda guerra mundial é bem além daquele informado pela pessoa da mensagem acima, e que sei que não foi você:

“Avalia-se em 50 ou 60 milhões o número de pessoas que morreram em consequência da guerra. As perdas foram superiores na Europa Oriental: estimam-se 17 milhões de mortes civis e 12 milhões de mortes militares só para a União Soviética, 6 a 7 milhões para a Polónia (primariamente civis), enquanto que na França o número rondaria os 600 000.”
Clique neste link para comprovar a informação acima, e procure o título PERDAS HUMANAS:

[pt.wikipedia.org]

Como seria bom que antes de enviar uma suposta “contradição” bíblica, ao menos fosse lido o capítulo inteiro para tentar se entender a passagem, assim verias que não há o registro dizendo que a batalha foi em um dia, embora esse tempo, de um dia, não seja problema nenhum. O problema é que você quer ridicularizar as Escrituras de todo jeito. Mesmo que seja colocando notícias falsas, como no caso da informação da segunda guerra mundial. Se ao menos tivesse “perdido” dois minutinhos para ler o capítulo inteiro teria visto que Jeroboão havia se aliado com outras nações. Vamos analisar os textos:

2 Crônicas 13:7
Ajuntou-se a ele homens maus e se fortificaram contra Roboão


Essa passagem se deu quando as tribos de Israel se dividiram em dois reinados... Judá e Benjamim ficaram com Roboão, descendente de David, e as dez tribos restantes com Jeroboão. Ficou então reinado de Judá de um lado e reinado de Israel do outro.

Tu achas que as guerras de hoje morrem mais gente do que nas antigas? Nas guerras antigas o combate era corpo a corpo. Espada contra espada, sem levar em conta os arqueiros. Mas o mais importante do combate desta passagem foi que o próprio Deus estava do lado de Roboão e, assim, destruiu grande parte dos exércitos de Jeroboão. Veja a passagem citada por você incluindo dois versos antes:

II Crônicas 13:15
Os homens de Judá gritaram; quando gritavam, Deus feriu a Jeroboão e a todo o Israel diante de Abias e de Judá. Os filhos de Israel fugiram de diante de Judá, pois Deus os entregara nas suas mãos. De maneira que Abias e o seu povo fizeram grande matança entre eles; por que caíram feridos quinhentos mil homens escolhidos.


Se ainda não percebeu, “fire”, tu tens duvidado mesmo é do Poder de Deus...


Amanhã termino esta postagem

Que o Senhor nos Abençoe

David


C O N T I N U A

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 2 vezes. Última edição em 30/01/2008 18:41 por David_.

Re: Os apócrifos merecem confiança?
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 30 de January de 2008 22:25

"Se os apócrifos são cheios de erros e todos sabem,"

O David gasta o tempo a decidir, em cada frase da Bíblia católica, o que é que são erros apócrifos e o que é que são frases perfeitamente justificáveis. Infelizmente o David arranja sempre umas justificações caso a caso, como lhe convém.

Se fizer uma leitura literal da Bíblia, toda a Bíblia está cheia de erros e todos menos o David o sabem. Se tentar compreender o que Deus queria dizer aos hoemns com a Bíblia, perceberá que Deus não estava muito ralado com a verdade da letra mas sim com o essencial da mensagem que queria fazer chegar aos homens.

"já que ninguém os defende com argumento sólido"

Porque não é preciso defendê-los.

"continuar confiando nele é no mínimo algo não muito inteligente."

Talvez não seja boa ideia começar por aí a pôr em causa a inteligência dos outros apenas porque não seguem as suas interpretações.

pontosvista

Re: Os apócrifos merecem confiança?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 31 de January de 2008 00:00

Citação:
David_
Puxa “fire”, como católico você tem se saído um excelente ATEU!

É? Mas felizmente vai uma grande diferença entre aquilo que vc acha e o que realmente ímporta.

Citação:
David_
Não esperava mesmo que você saísse a procurar em sites céticos supostas “contradições” bíblicas.

Por que motivo vc acha que todo crente tem que ser sempre ignorante? Acaso alguém precisa se tornar ateu para ser capaz de pensar? Se vc cultiva a "fé do carvoeiro" isso é um problema seu, mas não recomendo isso como modelo para alguém.

Em tempo, não costumo visitar sites de ateus, não que isso importe, mas visitaria sem problemas se encontrasse um ambiente amigável e bom conteúdo. Até agora não procurei. Quem sabe... Importa-me mais o coração das pessoas do que a carteirinha de filiação igrejeira.

Citação:
David_
Por isso, antes de tudo quero que saibas que a grande maioria dessas dificuldades aparecem unicamente por que tais pessoas não conhecem a história nem a doutrina bíblica.

Então vejamos como vc se sai. Até agora só tem feito repetir versículos como papagaio e nunca responde nada. A propósito, sem falsa modéstia, sou capaz de apostar que conheço a Biblia melhor do que vc.

Citação:
David_
Puxa fire... Se não tivesses dito que és católico eu diria mesmo que és ateu de carteirinha...

Sua opinião a respeito da minha fé não é relevante.

Citação:
David_
uma vez que não tens bom conhecimento das doutrina bíblica. Chega a ser divertido e até cômico, quando alguém pensa que está por cima, mas na verdade só está demonstrando sua falta de conhecimento em determinado assunto.

Vc me lembra aquela tal "menina pastora" se esgoelando para repetir textos decorados. Até agora só tem feito despejar aqui o conteúdo pré-programado de uma pseudo lavagem cerebral fundamentalista. Parece boneco ventrícolo. Não percebeu ainda que isso aqui devia ser supostamente um diálogo? Vejamos...

Citação:
David_
Citação:
firefox
1) Gênesis, inspirado?
- "Erro" de física: não existe tanta água no mundo para cobrir toda a terra, um dilúvio global é fisicamente impossível; [/color]

Para uma afirmação como esta, deduzo que pegastes a “pérola” num site ateu ou simplesmente tens lido pouco a Bíblia. Pois, a “pérola” acima é fruto de alguém que não conhece as Escrituras. Lá em Gênesis é relatado que no princípio Deus criou águas embaixo do firmamento e acima do firmamento. Vejam a passagem:

ACORDE! Caso ainda não notou, "a passagem" não interessa! O que está em questão é justamente se o Gênesis é ou não um texto inspirado, portanto torna-se ridículo vc citá-lo.

Vc não é capaz de raciocinar? Só sabe repetir respostas prontas feito papagaio?

Citação:
David_
Deus colocou uma enorme quantidade de água acima da terra, provavelmente em forma de vapor. Formando assim um envoltório que produzia condições climáticas semelhantes ao interior de uma estufa. Isso, além de explicar as águas do dilúvio, explica a longevidade humana das pessoas daquela época. Após o dilúvio a idade do homem não chegou mais ao valor da idade daqueles que viviam antes do dilúvio. Mas isso é para quem crê, “fire”.

Não! Isso não é para quem crê, isso é para quem sofreu lavagem cerebral e tornou-se incapaz de raciocinar. A resposta mais simples seria simplesmente: o Gênesis não é um livro inspirado. Da mesma forma que vc fez com os deuterocanônicos. Não percebeu ainda o ridículo da sua resposta? Seria como se, para responder suas críticas contra a inspiração dos deuterocanônicos, eu começasse a citá-los para vc. Bata a cabeça na parede umas duas ou três vezes, para ver se ela pega no tranco, até agora não vi sinal de vida.

Citação:
David_
“Fire”, acreditar que o dilúvio não existiu é crer que Jesus era um pobre ingênuo por acreditar que tal evento realmente ocorreu como registrado... Veja o que Ele disse sobre isso:

Lamento. Isso também não interessa. Não sabemos mais quais são os textos inspirados. Esse agora é o tema em questão, portanto vc está a pé e mal servido, porque vai ter que começar a pensar. Não adianta mais ficar repetindo os textos que a IGREJA CATÓLICA disse que são inspirados. Caso não tenha reparado, não existia nenhum protestante na igreja primitiva, e Lutero acolheu os livros que os católicos ensinavam ser inspirados.

Se quiser citar algum livro como inspirado nessa conversa agora, prove antes que eles são de origem divina sem recurso à tradicão católica.

Citação:
David_
Citação:
firefox
- "Erro" de biologia (fantasioso): serpentes não tem cordas vocais e não poderiam falar nem que soubessem

É verdade “fire”, ela não tem cordas vocais... Antes de falar do poder de satanás, gostaria de dizer que não sabemos como era a serpente na época de Adão e Eva.

Vamos ganhar tempo. Em vez de aceitar essa sua biologia fantasiosa tenho uma resposta muito mais simples: não se trata de um texto inspirado, pq contém um absurdo muito maior do que qualquer outro contido nos deuterocanônicos.

Por acaso as fábulas de Esopo são textos inspirados também? Animais não falam, não sabe disso ainda?

Citação:
David_
A maldição lançada sobre ela por Deus, quando disse:
14. Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isso, maldita serás tu dentre todos os animais domésticos, e dentre todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás,

Ein? O que tem isso a ver com a conversa? Perdeu a noção? Deu "tilt"? Acorde! Eu quero conversar com um ser humano vivo e não com uma gravação.

Citação:
David_
Citação:
firefox
2) Deuteronômio, inspirado?
- "Erro" de biologia: morcegos não são aves (Deuteronômio 14:11-18)

Como já disse em outra postagem, acredito que a passagem simplesmente mostrava os animais considerados impuros. Porém se não é suficiente para você, é importante dizer que o fato de determinado animal, em determinada época, ter sido enquadrado num conjunto de seres diferentes do que é feito hoje, não invalida nem torna errado tal enquadramento.

Ué! Por que não? Não era vc que estava criticando "erros" nos deuterocanônicos? Te apontei um do mesmo estilo ou até pior. Não é preciso ser muito inteligente para saber que morcegos não botam ovos. O autor inspirado não era "infalível"? Vc exigiu isso dos autores dos deuteros, então o mínimo que pode oferecer é algo melhor.

Citação:
David_
Na minha época do colegial aprendi que a matéria pode está sob três condições: Sólido, líquido ou gasoso. Li, há algum tempo, que foi criado um novo estado para a matéria: o estado PLASMA. Neste estado se classificaria o FOGO. Não lembro como classificavam o fogo na minha época do colegial, mas é certo que não era classificado no estado plasma.

Que enrolação! Que tem isso a ver com o assunto? Morcegos de plasma?

Citação:
David_
Enfim.... Deus deu ao homem a autoridade para nomear e classificar os animais como achasse melhor. Veja a passagem abaixo que o homem faz isso desde o princípio:

Veja a passagem abaixo? Não. Não interessa. Esqueceu-se do assunto em questão? Há uma resposta muito mais simples: o Gênesis não é um texto inspirado.

Vc só faz toda essa ginástica para não pensar pq quer continuar repetindo respostas pré-programadas. Não fez um mínimo de esforço para abordar os deuterocanônicos, então agora, por coerência, dê o mesmo tratamento para os outros livros. É muito pedir de vc um mínimo de coerência? A resposta mais lógica, mais simples, mais evidente é: o Gênesis não é um livro inspirado, tem que ser lançado fora da sua Bíblia se vc quiser ser um rapaz coerente.

Citação:
David_
Citação:
firefox
3) Números, inspirado?
- "Erro" de biologia (fantasioso): burros não tem cordas vocais e não poderiam falar nem que soubessem (Números 22:18)

Você não acredita mesmo no Poder de Deus não é? Vamos a passagem:

Não! Não interessa! Não sabemos se o livro de Números é confiável e ainda por cima contém absurdos como burros falantes. Talvez seja mais um livro de fábulas para crianças, como os livros do Esopo.

Citação:
David_
Tu não acreditas também que Jesus foi concebido pelo Espírito Santo? Que Maria engravidou por milagre do Espírito Santo de Deus, sem precisar ter relações sexuais com José? Não acreditas também que Jesus ressuscitou, depois de três dias de morto, e subiu ao céu a vista de todo mundo? Não estais a duvidar que o burro falou, mas do Poder do Senhor, “fire”. Para de freqüentar site cético homem...

Aprendi tudo isso com a igreja católica, inclusive quais os livros inspirados, que incluem os deuterocanônicos.

Agora o assunto aqui é outro, vc colocou em questão a autoridade da igreja para dizer quais livros são inspirados e quais não, então não podemos aceitar mais livro nenhum, todos estão em questão! Se quiser afirmar quaisquer das coisas que disse acima agora, então prove isso sem recurso à Biblia!

Quero saber quais livros são inspirados e vc tem que provar isso sem recurso à tradição. Se não for capaz disso, então não és um pregador, és um lobo disfarçado de ovelha ou então um comediante sem graça.

Citação:
David_
Citação:
firefox
4) Crônicas, inspirado?
- "Erro" histórico e de matemática: nem mesmo um exército de israelitas alucinados poderia fazer mais baixas, num único dia de batalha, do que todas as batalhas juntas da segunda guerra mundial, mesmo porque naquela época nem tinham metralhadoras, bombardeiros, tanques etc, e nem a população de israelitas era tão grande. A estimativa das baixas americanas em todas as batalhas da Segunda Guerra Mundial é em torno de 300 mil soldados, enquanto é dito que Abias e seu povo mataram mais de 500 mil homens escolhidos num só dia (2 Crônicas 13:17)

Puxa “fire” olha bem onde tu pegas tuas postagens, pois já deverias ter te acostumado com esse meu jeito de verificar a VERACIDADE das informações. Veja, segundo a WIKIPÉDIA que o numero de mortos na segunda guerra mundial é bem além daquele informado pela pessoa da mensagem acima, e que sei que não foi você:

“Avalia-se em 50 ou 60 milhões o número de pessoas que morreram em consequência da guerra. As perdas foram superiores na Europa Oriental: estimam-se 17 milhões de mortes civis e 12 milhões de mortes militares só para a União Soviética, 6 a 7 milhões para a Polónia (primariamente civis), enquanto que na França o número rondaria os 600 000.”

Garoto pastor, repare bem onde eu escrevi: "baixas americanas". E a fonte que vc citou apenas reforçou o que eu disse, durante toda a guerra, o número de baixas francesas foi estimado em "apenas" 600 mil, isso com todas as batalhas e as gerrilhas de resistência num país ocupado durante anos. Já o livro fantasioso dos judeus, não muito inspirado ao que parece, fala de 500 mil num único dia, e eles nem tinham bomba atômica naquela época.

Mas...onde está a sua resposta? Vc fugiu? Que coisa ridícula! Acha que respondeu ao questionamento assim? Que tal um pouco mais de seriedade no debate? Não quero conversar com um boneco.

Resultado parcial: até o momento as Crônicas também não são inspiradas. Fazem muito pior papel do que qualquer livro deutero. Vc está se saindo um péssimo apologeta.

Citação:
David_
Tu achas que as guerras de hoje morrem mais gente do que nas antigas? Nas guerras antigas o combate era corpo a corpo. Espada contra espada, sem levar em conta os arqueiros.

Hahaha. Desculpe-me. Não resisti por um momento. rs.

Balas de metralhadora, granadas, bombas, minas, tanques e aviões bombardeiros não matam, não é? ACORDE, menino pastor, ACORDE.

Citação:
David_
Se ainda não percebeu, “fire”, tu tens duvidado mesmo é do Poder de Deus...

Estou duvidando é do "poder do David". Que quer dar palpite errado no cânon da minha Biblia. Hehehe.

Citação:
David_
Amanhã termino esta postagem

Vou ficar aguardando. Porque vc vai ter que melhorar demais. Muito mesmo! Até agora foi um completo fiasco.

Citação:
David_
Que o Senhor nos Abençoe

E que Ele te dê muito juízo.



Editado 2 vezes. Última edição em 31/01/2008 00:22 por firefox.

Re: Os apócrifos merecem confiança?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 31 de January de 2008 17:10

Graça e Paz


Puxa "fire", tu és incrédulo quando o assunto é relativo as Escrituras Sagradas, não é mesmo? Só acredita naquilo que quer. Mesmo que seja mostrado que os apóstolo, Jesus e os profetas acreditavam em determinado acontecimento do Antigo Testamento, ainda assim, tu permanece como TOMÉ. Posso mostrar vários versículos e passagens que demosntram e contornam as dificuldades apresentadas que ainda assim você não as aceitará...

Mas é isso mesmo... As Escrituras Sagradas são um livro para quem tem fé. E a fé é algo que não é para todos. Pois alguns tem, outros não.

Que o Senhor nos Abençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: Os apócrifos merecem confiança?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 31 de January de 2008 17:14

Graça e Paz


O literalismo na interpretação da Biblia é errado, David. Por varias razões.

O que vocês chamam de literalismo eu chamo de viver os ensinamentos bíblicos. Se a Palavra fala que mentir é errado, não devemos mentir. Se diz que não se deve adorar uma estátua, então quem o faz comete pecado...


1 - Deus respeita a liberdade humana e as nossas caracteristicas fundamentais.


É verdade. Mas com relação as Escrituras, perceba que mesmo Pedro, um homem pescador e que não era culto, segundo a Palavra, conseguiu escrever... O que escreveu não veio dele mas de Deus. E Deus não deixou que a Verdade que seria transmitida ao longo dos séculos fosse misturado a erros ou costumes de época.


O escritor sagrado ao escrever os textos da Biblia não estava sob uma especie de possessão (tipo possessão diabolica, mas desta vez em versão divina)


Para escrever os textos sagrados não era necessário o escritor entrar num tipo de “transe”. Ele simplesmente escrevia e o Espírito Santo o inspirava para registrar ali aquilo que estava no coração de Deus. Por exemplo... Moisés viveu bem depois de Adão e Eva ou de Abraão. E é de consenso que quem escreveu o registro sobre Adão e Eva e o registro da história do patriarca Abraão foi Moisés. Dessa forma, ou acreditamos que Deus o Inspirou para escrever a história do primeiro casal e depois a vida de Abraão ou acreditamos que ele tirou a história da sua cabeça.


Mesmo ao escrever os textos Biblicos elas mantem a liberdade, os seus conhecimentos, as suas caracteristicas.


Já citei o exemplo de Pedro, que não tinha muita instrução. E David? Segundo as Escrituras ele era um pastor de ovelhas... Já viu os salmos que ele escreveu? Alguns são lindos que nos deixa mesmo a sentir a presença de Deus bem próximo a nós.


Daí que sendo os conhecimentos dessas pessoas limitados cometam imprecisões historicas ou cientificas. A Biblia não pretende ser um livro de historia nem cientifico mas sim um livro religioso.


Não, não contém “imprecisões” histórica nem científica... O que existe é a vontade de negar as Escrituras Sagradas. Por mais que seja apresentado elementos convincentes, eles serão sempre rejeitados pelos colegas como o "fire a Lena e outros, pois dependerão sempre de FÉ. Fé esta, que é característico do cristão, servo do Senhor Jesus.

Que o Senhor nos Abençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 1 vezes. Última edição em 31/01/2008 17:31 por David_.

Re: Os apócrifos merecem confiança?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 31 de January de 2008 22:27

Citação:
David_
Puxa "fire", tu és incrédulo quando o assunto é relativo as Escrituras Sagradas, não é mesmo? Só acredita naquilo que quer. Mesmo que seja mostrado que os apóstolo, Jesus e os profetas acreditavam em determinado acontecimento do Antigo Testamento, ainda assim, tu permanece como TOMÉ. Posso mostrar vários versículos e passagens que demosntram e contornam as dificuldades apresentadas que ainda assim você não as aceitará...

Já fugiu? Sua "sabedoria" não prestou mesmo para muita coisa, não é? Bastou pedir para vc pensar, foi o bastante.

Citação:
David_
Mas é isso mesmo... As Escrituras Sagradas são um livro para quem tem fé. E a fé é algo que não é para todos. Pois alguns tem, outros não.

Vc ainda tem coragem de falar de fé? Depois de negar a inspiração dos livros da Biblia e a experiência da igreja primitiva? Seu herege!

O canon não foi definido ao redor do seu umbigo.

Re: Os apócrifos merecem confiança?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 31 de January de 2008 22:39

Citação:
David_
O literalismo na interpretação da Biblia é errado, David. Por varias razões.
O que vocês chamam de literalismo eu chamo de viver os ensinamentos bíblicos.

Da mesma forma que vivem os ensinamentos de Deus aqueles que jogam aviões em cima de prédios. Fanáticos são todos iguais.

Citação:
David_
Já citei o exemplo de Pedro, que não tinha muita instrução. E David?

Esse também não tem, mas tomara que isso não agrave os delírios de grandeza do garoto, que já anda com lupa caçando cisco nos olhos dos outros.



Editado 2 vezes. Última edição em 31/01/2008 22:42 por firefox.

Re: Os apócrifos merecem confiança?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 31 de January de 2008 22:49

Citação:
5) Reis, inspirado?
- Ocozias tinha 22 ou 42 anos quando começou a reinar?
a) IV Reis. 8:26: "Tinha Ocozias , filho de Jorão, 22 anos quando começou a reinar, e reinou um ano em Jerusalém. Sua mãe chamava-se Atália, filha de Amri, rei de Israel"
b) II Crônicas, 22:2: "Ocozias tinha 42 anos quando começou a reinar e reinou um ano em Jerusalém, e sua mãe chamava-se Atália, filha de Amri."

Então? Esta contradição invalida o Livro IV Reis (para você II Reis) ou II Crônicas? Qual dos dois você vai descartar como canônico?

- Jesbaão matou 800 ou 300 com a sua lança? Ele era chefe de 3 ou de 30?
a) II Reis. 23:8: "Eis os nomes dos valentes de Davi: Jesbaão, que senta em cadeira, principe sapientíssimo entre 3... , e ele foi o que de uma só vez matou oitocentos homens."
b) I Crônicas. 11:11: " E é este o número dos valentes de Davi: Jesbaão filho de Hacamoni, chefe dos 30. Este levantou a sua lança sobre 300, que feriu duma só vez".

Então? Esta outra contradição invalida o Livro II Reis (para você II Samuel) ou I Crônicas? Qual dos dois você vai descartar como canônico?

Ainda sem resposta. O apologeta fugiu.

Re: Os apócrifos merecem confiança?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 01 de February de 2008 17:02

Citação:
firefox

Vc ainda tem coragem de falar de fé? Seu herege!

O canon não foi definido ao redor do seu umbigo.

Graça e Paz

Te acalma "Fire". Nem eu nem os outros que têm opinião divergente da tua somos teus inimigos... Se prestar a atenção, a maioria das pessoas fogem de ter um debate contigo. Pois sabem que quando ficas sem resposta começas a agredir e xingar. Tenho respondido as tuas indagações apenas para defender as Escrituras. Pois, tua maneira de tratar o próximo faz com que eu, e outros aqui, simplesmente ignore as tuas mensagens!


Que o Senhor nos Abençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: Os apócrifos merecem confiança?
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 01 de February de 2008 17:40

David

O firefox disse: "Vc ainda tem coragem de falar de fé? Seu herege!" o que, do ponto de vista católico, é verdade. E por acaso você até está num fórum católico.

"O canon não foi definido ao redor do seu umbigo."

Embora de uma forma um pouco crua, a verdade é que o canon foi definido pela Igreja há muitos séculos, antes de terem tempo de perguntar a opinião do David sobre o assunto.

"Tenho respondido as tuas indagações apenas para defender as Escrituras."

O David tem defendido apenas uma parte das Escrituras (já que prefere ignorar alguns livros) e mesmo aí parece-me que as defende mal. Quando quer fazer uma leitura literal acaba por dar mais importância aos erros e questões superficiais da Bíblia em vez de chamar a atenção para o essencial da mensagem de Deus.

pontosvista

Re: Os apócrifos merecem confiança?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 01 de February de 2008 18:02

Citação:
David_
Se prestar a atenção, a maioria das pessoas fogem de ter um debate contigo. Pois sabem que quando ficas sem resposta começas a agredir e xingar. Tenho respondido as tuas indagações apenas para defender as Escrituras. Pois, tua maneira de tratar o próximo faz com que eu, e outros aqui, simplesmente ignore as tuas mensagens!

Isso não passa de mais uma desculpa para fugir das questões para as quais não tem nenhuma resposta. Falso! Foi vc que trouxe a discussão para cá, arrotando sabedoria. Criticou o cânon da Biblia católica, mas bastou se ver confrontado com a mesma questão, com respeito ao cânon da sua biblia, para começar a se fazer de vítima.

Vc é um hipócrita. Está sempre se metendo a dono da verdade para criticar a fé dos católicos, não dialoga, não ouve ninguém, e ainda quer acusar de ateu alguém que te devolve a pergunta pela razão da sua fé. Debaixo dessa casca de amabilidade esconde muito desprezo pelos católicos, mas sua falsidade não engana mais ninguém. Subiu num pedestal de arrogância para atirar pedras nos católicos, então tire essa máscara de vítima que ela não te serve. Está carregando uma trave enorme no olho. Antes de se meter a limpar ciscos nos olhos dos católicos, vá tratar da sua vista!

Quer que eu te respeite mais? Terei o maior prazer em fazê-lo. Mas então se dê ao respeito.



Editado 1 vezes. Última edição em 01/02/2008 18:04 por firefox.

Re: Os apócrifos merecem confiança?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 01 de February de 2008 18:45

Graça e Paz



- Jesbaão matou 800 ou 300 com a sua lança? Ele era chefe de 3 ou de 30?
a) II Reis. 23:8: "Eis os nomes dos valentes de Davi: Jesbaão, que senta em cadeira, principe sapientíssimo entre 3... , e ele foi o que de uma só vez matou oitocentos homens."
b) I Crônicas. 11:11: " E é este o número dos valentes de Davi: Jesbaão filho de Hacamoni, chefe dos 30. Este levantou a sua lança sobre 300, que feriu duma só vez".


Seria bom que quando alguém usasse o comando “COPY” para pegar seus textos na internet ao menos CONFIRMASSE para ver se o que acusam, está lá na Bíblia.

Em II Reis consta um texto diferente do texto acima....Veja o que diz em II Reis 23:8:

E a todos os sacerdotes trouxe das cidades de Judá, e profanou os altos em que os sacerdotes queimavam incenso, desde Geba até Berseba; e derrubou os altos que estavam às portas, junto à entrada da porta de Josué, o governador da cidade, que estava à esquerda daquele que entrava pela porta da cidade.

O texto acima não tem nada a ver com o texto enviado pelo colega debatedor. Procurei em todo o livro de Reis e não conseguí encontrar sequer uma passagem similar a que ele enviou, dizendo se tratar de II Reis 23:8.

Seria legal que antes de se copiar textos de outros sites para se colar aqui, que fosse conferida a informação para se ter certeza de que tal afirmação está correta.


5) Reis, inspirado?
- Ocozias tinha 22 ou 42 anos quando começou a reinar?
a) IV Reis. 8:26: "Tinha Ocozias , filho de Jorão, 22 anos quando começou a reinar, e reinou um ano em Jerusalém. Sua mãe chamava-se Atália, filha de Amri, rei de Israel"
b) II Crônicas, 22:2: "Ocozias tinha 42 anos quando começou a reinar e reinou um ano em Jerusalém, e sua mãe chamava-se Atália, filha de Amri."


Nas minhas Bíblias (seja a “Bíblia estudo anotada”, a “Thompson”, a “Bíblia de Estudo Vida Nova” e a “Bíblia Vida)” tem 22 anos nas duas passagens. Como vi na internet uma versão que condizia com o texto enviado pelo “fire” (havia o problema em II Crônicas 22:2) resolvi pesquisar em Bíblias em outra lingua... Vejam os links abaixo com a mencionada passagem: (Nao conseguí por aqui todos os links, pois estava dando problema na formatação... Por isso enviarei os links como mensagens)

Na versão inglesa “New International Version”:

2 Chronicles 22:2
Ahaziah was twenty-two years old when he became king, and he reigned in Jerusalem one year. His mother's name was Athaliah, a granddaughter of Omri.


Segue o link para o “fire” verificar: [www.biblegateway.com]

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: Os apócrifos merecem confiança?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 01 de February de 2008 18:46

Na também versão inglesa “english standart version”:

2 Chronicles 22:2
Ahaziah was twenty-two years old when he began to reign, and he reigned one year in Jerusalem. His mother’s name was Athaliah, the granddaughter of Omri.


Segue o link para o “Fire” comprovar:

[www.biblegateway.com]

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 1 vezes. Última edição em 01/02/2008 18:49 por David_.

Re: Os apócrifos merecem confiança?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 01 de February de 2008 18:47

Na edição em espanhol “La Biblia de las Américas”:

2 Crónicas 22:2
2Ocozías tenía veintidós años cuando comenzó a reinar, y reinó un año en Jerusalén. El nombre de su madre era Atalía, nieta de Omri.


Olha o link abaixo para comprovar “fire”...

[www.biblegateway.com]

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 1 vezes. Última edição em 01/02/2008 18:48 por David_.

Re: Os apócrifos merecem confiança?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 01 de February de 2008 18:50

Na edição em italiano La Nuova Diodati”

2 Chroniques 22:2
2 Il était âgé de vingt-deux ans à son avènement et il régna un an à Jérusalem. Sa mère s'appelait Athalie, elle était une petite-fille d'Omri.


Segue o link: [www.biblegateway.com]

A conclusão que chego é que se alguma tradução tem “42 anos” no texto de II Crônicas foi por que houve algum erro do copista. Ou seja, na cópia do texto original.

Que o Senhor nos Abençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 2 vezes. Última edição em 01/02/2008 19:00 por David_.

Ir para a página: 12345678Próximo
Página actual: 1 de 8


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.