Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Bíblia

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
O que é "ser cristão"?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 17 de December de 2007 18:03

Graça e Paz

Vemos muita gente aqui, se dizendo cristã. Mas o que seria "ser cristão"? O que é ser um cristão genuíno? Será que o simples fato de alguns dizerem que acreditam que Jesus existiu torna essas pessoas cristãs? Ou será que alguém dizer que acredita que Jesus ressucitou torna esse alguem cristão?

Aqui no Brasil para efeito de pesquisas, alguns órgãos do governo inclue como sendo cristão os evangélicos, católicos, espíritas, mormons, testemunhas de Jeová, adventistas do sétimo dia e outros adeptos de outras religiões. Ou seja para o governo, falou em Jesus é cristão.

Mais uma pergunta para refletirmos... É possível ser CRISTÃO sem o conhecimento dos ensinos bíblicos?

Que o Senhor nos Abençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: O que é "ser cristão"?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 18 de December de 2007 20:34

Ser cristão é acima de tudo acreditar em Cristo e por em prática a Sua mensagem.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: O que é "ser cristão"?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 23 de December de 2007 14:12

Graça e Paz


O fato de alguém dizer publicamente, diante de todos, que acredita que Jesus ressuscitou ou que “crê em Deus”, não torna essa pessoa um cristão genuíno. Afinal as Escrituras Sagradas dizem em Tiago 1:19 que até o demônio crê em Deus...

A primeira vez que os discípulos foram chamados de cristão foi em atos 11:26:

Atos 11:26b
e em Antioquia os discípulos pela primeira vez foram chamados cristãos.


A palavra “cristão” é empregada apenas TRÊS VEZES no NOVO TESTAMENTO. Em Atos 11:26, Atos 26:28 e I Pedro 4:16. Inicialmente eram chamados de CRISTIANOS, de onde se derivou depois para CRISTÂOS, quem era considerado HEREGE. Pois os judeus acusavam os cristãos de participarem de uma seita. E Pedro certa vez disse:


I Pedro 4:16
16. Todavia, se alguém sofre como cristão, não se sinta envergonhado; ao contrário, glorifique a Deus por levar o nome de cristão.


Ser um CRISTÃO GENUÍNO, queridos, é ter duas características bem marcantes. O cristão genuíno é discípulos de Jesus, e é santo .

Ele, o cristão genuíno, é servo e DISCÍPULO do Senhor Jesus por que seu coração está voltado a aprender, a conhecer e a imitar, mais e mais ao seu SENHOR. Mas, como podemos conhecer mais de Jesus e mais de seus ensinamentos? Através das Escrituras Sagradas é claro. A Bíblia é recheada de admoestações de HOMENS de Deus, que amavam as Escrituras, alertando para a OBSERVÂNCIA dos Ensinamentos Bíblicos. Desde...

Moisés...

Deuteronômio 17:18-20
Será também que, quando se assentar sobre o trono do seu reino, escreverá para si, num livro, uma cópia desta lei, do exemplar que está diante dos levitas sacerdotes. E o terá consigo, e nele lerá todos os dias da sua vida, para que aprenda a temer ao Senhor seu Deus, e a guardar todas as palavras desta lei, e estes estatutos, a fim de os cumprir; para que seu coração não se exalte, e não se aparte do mandamento, nem para a direita nem para a esquerda; a fim de que prolongue os seus dias...


Josué

Josué 1:8
Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido




Jó 23:11-12
Os meus pés se mantiveram nas suas pisadas; guardei o seu caminho, e não me desviei dele. Nunca me apartei do preceito dos seus lábios, e escondi no meu peito as palavras da sua boca.


David


Salmo 1:1-3
Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores; antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite. Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará.


O verdadeiro servo do Senhor tem PRAZER em meditar na Palavra de Deus... Tem prazer em conversar sobre o Poder do Senhor com um outro colega. Pois, para ele não é um FARDO ler e meditar nas Sagradas Escrituras, mas algo prazeroso e que sempre traz um novo ensinamento a sua vida! O cristão genuíno procura aprender das Escrituras para AGRADAR e CONHECER mais do seu Deus.

Vejam bem, queridos... Quando amamos alguém, seja nossa mãe, pai, esposa ou filho, e sabemos que ele gosta de determinada coisa, procuramos fazê-lo para deixá-lo feliz. Isso é algo inerente de quem AMA. Quando AMAMOS alguém procuramos agir de acordo com o gosto da pessoa amada. Procuramos sempre fazer o que ela gosta. O cristão genuíno também é assim. Ele ama a Deus não só de BOCA. Mas procura agir de forma a AGRADAR A DEUS. Por isso David, quando escreveu os salmos, disse:

Salmos 119:11
11. Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti.


David AMAVA a Deus. E só dele lemos nas Escrituras que “era um homem segundo o coração de Deus”. David lia e meditava nas Escrituras Sagradas de sua época e sabia que isto agradava ao Senhor. Muita gente diz que ama a Deus, mas não age como se O amasse, uma vez que não faz aquilo que é reto aos Olhos dEle. Pois, quem AMA, OBEDECE! Devemos sempre ter em mente que amar é também PROCURAR AGIR conforme o querer da pessoa amada!

Paulo

No Novo Testamento, o Apóstolo Paulo é o maior exemplo de um cristão que comparava todo ensinamento as Escrituras Sagradas...

I COrintios 15:3-4
Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; que foi sepultado; que foi ressuscitado ao terceiro dia, segundo as Escrituras;


Paulo, no texto acima, estava mostrando pela Bíblia da sua época, o Antigo Testamento, que Jesus era o Messias que estava registrado nas Escrituras Sagradas. Ele sempre fazia questão de mostrar que era “conforme estava escrito”. Sempre que estava ensinando, repetidamente recorria para as Escrituras em suas cartas, usando palavras como:

Romanos 4:3
“Pois, que diz a Escritura?”


Na época de Paulo, surgiam, como surge hoje em dia, quem duvidasse do que estava escrito. Imagino mesmo que pessoas chegavam para Paulo e diziam coisas do tipo: ”você é louco, o dilúvio não aconteceu como está registrado” ou “Os relatos das pragas do Egito não foram como estão registrado, isso é loucura!” e “Quem morre não pode voltar a viver, não acredito mesmo que alguém possa ter ressuscitado após 3 dias de morto”. Para esses Paulo disse:

I Corintios 1:18
18. Porque a palavra de Deus é deveras loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.


É verdade queridos... Paulo acertou em CHEIO! Para o cristão, servo do Senhor Jesus, o relato contido nas Escrituras Sagradas são PROVAS DO PODER DE DEUS. E ele, o servo do Senhor Jesus, se alegra a cada dia que lê os registros bíblicos sobre as MARAVILHAS feitas pelo Senhor, por intermédio de seus servos no passado. Ele sabe que Deus é TODO PODEROSO e acredita que o poder dEle é forte para fazer o que está ali registrado. Ao contrário de outros que dizem que são cristãos, que acreditam no poder de Deus, mas quando se mostra uma prova nas Escrituras Sagradas, do poder de Deus, ele DUVIDA. Para ele, Deus tem poder, mas nunca o suficiente para ter criado TUDO a partir do nada. Pois é impossível alguém, usando apenas sua própria Palavra, dizer “faça-se” e um universo inteiro vir a existir. Não consegue acreditar que Ele tenha poder para abrir o mar, ou para devastar um planeta com água, ou ressuscitar mortos. Pois, pensam, isso é algo muito difícil para alguém fazer.

Diferentemente, o cristão, discípulo do Senhor Jesus, sabe que os ensinamentos bíblicos são agradáveis aos Olhos de Deus. Por isso o prazer dele em APRENDER mais da Bíblia. Quando um ensinamento é mostrado para eles que é claramente contrário aos ensinamentos do Senhor, é rejeitado. Temos vários exemplos disso nas Escrituras Sagradas.

Vejam que os três jovens, Sadraque, MEsaque e Abdenego, preferiram ser jogados numa fornalha de fogo, do que se ajoelharem diante de uma estátua. Pois a IDOLATRIA é condenada em toda a Escritura. Coloquei abaixo só a passagem da ameaça do rei de jogá-los na fornalha, mas a história inteira está em DANIEL 3.

Daniel 3:15-17
Agora, pois, se estais prontos, quando ouvirdes o som da trombeta, da flauta, da harpa, da cítara, do saltério, da gaita de foles, e de toda a sorte de música, para vos prostrardes e adorardes a estátua que fiz, bom é; mas, se não a adorardes, sereis lançados, na mesma hora, dentro duma fornalha de fogo ardente; e quem é esse deus que vos poderá livrar das minhas mãos? Responderam Sadraque, Mesaque e Abednego, e disseram ao rei: Ó Nabucodonosor, não necessitamos de te responder sobre este negócio. Eis que o nosso Deus a quem nós servimos pode nos livrar da fornalha de fogo ardente; e ele nos livrará da tua mão, ó rei.


A segunda característica do cristão genuíno é a SANTIDADE.

Alguns pensam que “ser santo” é ser alguém que foi muito bonzinho, que já morreu e que tem uma estátua para os vivos se prostrarem diante dela. Mas “ser santo”, definitivamente não significa ter um TÌTULO DE SANTO dado por determinado sacerdote, de determinado credo a quem MORREU por suas boas obras em vida. Lendo as Escrituras vemos que os santos eram pessoas VIVAS, membros da Igreja Primitiva.

Atos 9:13
13. Respondeu Ananias: Senhor, a muitos ouvi acerca desse homem, quantos males tem feito aos TEUS SANTOS em Jerusalém;


No texto acima, Ananias falava de Saulo, que mais tarde teria o nome trocado por Deus para PAULO. Deus tinha mandado Ananias visitá-lo e que orasse por ele, para que voltasse a enxergar. E Ananias temia visitar Paulo, uma vez que ele era FARISEU e perseguia, prendia e mandava matar os cristãos da igreja primitiva... Os santos que Ananias fala no texto acima eram os membros da igreja de Jerusalém.

O próprio Paulo tornou público, com sua boca, o que fez, quando ainda não conhecia Jesus, quando disse:

Atos 26:10
Pois havendo recebido autoridade dos principais dos sacerdotes, não somente encerrei muitos dos santos em prisões, como também dei o meu voto contra eles quando os matavam.


Vejam que sempre os membros da igreja são tratados como SANTOS. Eles eram pessoas VIVAS! Vejam como Paulo se refere aos membros da Igreja de Colossos:

I COLOSSENSSES 1:1-2
1. Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo,
2. aos santos e fiéis irmãos em Cristo que estão em Colossos: Graças a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai.


A mesma saudação é dada aos crentes de Éfeso. Vejam como são saudados:

Efésios 1:1
Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso


A Igreja que se encontrava em FILIPOS

Filipensses 1:1
Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus que estão em Filipos


E novamente a saudação a igreja de CORINTO:

I COrintios 1:1-2
Paulo, chamado para ser apóstolo de Jesus Cristo pela vontade de Deus, e o irmão Sóstenes, à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para serem santos


Vários textos ainda mostram que as pessoas VIVAS, membros da igreja primitiva, eram santas. Porém não há nenhum indício de alguém se ajoelhando diante deles. Muito pelo contrário, quando alguém tentou se ajoelhar diante de Pedro ele REPREENDEU a pessoa na mesma hora, quando disse:


Atos 10:26
Mas Pedro o ergueu, dizendo: Levanta-te, que eu também sou homem.


O cristão genuíno é SANTO, assim como foram Paulo, Pedro, Tiago, Maria... Um dia, todos, juntamente com a igreja de Cristo de hoje estarão JUNTOS, na festa das BODAS DO CORDEIRO! Será algo MARAVILHOSO.

Mas, o que é “SER SANTO” mesmo? Ser santo é ser SEPARADO. É não querer pecar, não querer DESAGRADAR a Deus. Isso, porém, não significa dizer que a pessoa não peque. Ele pode vir a pecar, pois temos uma natureza corrupta e propensa ao pecado. Mas quando o cristão genuíno falha, quando ele PECA, ele se arrepende AMARGAMENTE e volta as primeiras práticas. Foi assim com Pedro, quando negou a Jesus três vezes, foi assim com Paulo, que declarou:

Romanos 7:19
Pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse pratico.


Acredito que ninguém duvide que Paulo foi um CRISTÂO EXEMPLAR. Pois, seu testemunho fala até nossos dias, hoje.

Vejam bem, queridos... Quando alguém aceita a Cristo como único e suficiente Salvador, passa a ser uma “nova criatura”. Suas práticas antigas se tornam incompatíveis com sua NOVA NATUREZA. Ou seja, se antes vivia no adultério, agora, depois que aceitou a Cristo como Salvador, não conseguirá mais viver nessa prática. Se antes vivia uma vida de mentira e de engano, agora a verdade estará sempre na sua boca. É esse o "novo nascimento que Jesus estava explicando a NICODEMOS...

João 3:3
Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus


E é a isso que os apóstolos também estão constantemente a nos alertar. O verdadeiro cristão é SANTO, pois não consegue mais viver no pecado, visto que isto é desagradável aos Olhos do Senhor. E o Espírito Santo que habita no cristão ALERTA logo sobre o pecado. Sobre isso falou João:

I João 3:9
Aquele que é nascido de Deus não vive na PRÁTICA DO PECADO, porque a semente de Deus permanece nele, e não consegue continuar no pecado, porque é nascido de Deus.


A santidade agrada a Deus, por isso Paulo sempre exortou a Igreja primitiva neste sentido. Veja o que ele dizia a igreja de Corinto. Uma igreja primitiva que se encontrava na Grécia:

II Corintios 7:1
Ora, amados, visto que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus


O apóstolo Paulo várias vezes conclama aos membros da igreja primitiva a rejeitar o pecado e a ser SEPARADO. Vejam o que ele disse para os crentes da igreja que estava em Roma.

Romanos 12:1
Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus,


Ele está a dizer, no texto acima, que devemos nos guardar do pecado. De nos preservar sempre limpos, SANTOS para o Senhor. Mas talvez alguns pensem que a santidade seja apenas para os outros, para os que eles chamam de RELIGIOSOS. Mas, se você quiser entrar no céu, após a morte do seu corpo, você tem de ser santo! Só entra no céu QUEM FOR SANTO! E temos de viver em santidade enquanto há VIDA NO CORPO. Vejam o alerta do escritor do livro de hebreus:

Hebreus 12:14
Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor


Vejam bem, a ordem do escritor do livro de hebreus é de buscar a SANTIFICAÇÃO, pois “sem a santificação NINGUÉM verá a Deus”...

O apóstolo Pedro também exorta a santidade, a separação do pecado. Que as velhas práticas, que as pessoas praticavam antes de convertidos, não são mais algo prazeroso ao cristão. Vejam o que ele disse:


I Pedro 1:14-16
Como filhos obedientes, não vos conformeis às concupiscências que antes tínheis na vossa ignorância; mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em todo o vosso procedimento; porquanto está escrito: Sede santo, porque eu sou santo.


Talvez alguns pensem... Como posso ser como Paulo, como Pedro, como Maria, como Elias? Vejam bem queridos... Eles foram homens assim como nós somos. Apenas não gostavam de DESAGRADAR a Deus. Não se davam a PRÁTICA, a ROTINA do PECADO. Vejam que Tiago fala que Elias era um HOMEM COMUM, como qualquer outro...

Tiago 5:17
Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós,



O profeta Elias era admirado pelos apóstolos assim como admiramos os apóstolos hoje em dia... Por isso, em outras palavras, Tiago estava mostrando que “Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós”, para mostrar que, embora tivesse sido ARREBATADO para não provar a morte, ele era um homem normal como qualquer um. Apenas amava a Deus e não se detinha no pecado.

Para finalizar queridos, a santidade do cristão, servo do Senhor, PRODUZ FRUTOS. Paulo registrou esses frutos em gálatas 5:22. São eles o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade a mansidão e o domínio próprio. Esses são os FRUTOS do ESPÍRITO que todo cristão genuíno tem.

Os que não são de Cristo, que não são cristãos ou que são cristão apenas NOMINALMENTE, também tem os seus frutos. Esses são guiados pela vontade da sua carne. Um desses frutos abaixo pertence a essas pessoas.

Gálatas 5:19-21
Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia, a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus.


O cristão genuíno é discípulo do Senhor Jesus Cristo, ama as Escrituras Sagradas e é santo para o Senhor.

Que o Senhor nos Abençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: O que é "ser cristão"?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 14 de March de 2008 00:19

O grande modelo de fé na Bíblia é Abraão, que parece que sabia muito pouco de Escrituras... ;-)

Alef

Re: O que é "ser cristão"?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 14 de March de 2008 16:18

Citação:
David_
É possível ser CRISTÃO sem o conhecimento dos ensinos bíblicos?

Não, sem um curso de teologia, é absolutamente impossível... :o))

João (JMA)

Re: O que é "ser cristão"?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 14 de March de 2008 16:34

Citação:
Alef
O grande modelo de fé na Bíblia é Abraão, que parece que sabia muito pouco de Escrituras... ;-)
Alef


Paz do Senhor

Abraão em sua época não tinha as Escrituras, organizadas como temos hoje, ou mesmo a lei, pois Moisés veio bem depois dele. Por isso lemos de Abrão:

Romanos 4:3
Creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.


Paulo estava falando, acima, sobre o que o escritor de Hebreus falou, abaixo:

Heb 11:8
Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia.


Na época de Moisés as pessoas tinham a lei, hoje vivemos a graça e temos Jesus e seus ensinamentos registrados nas Escrituras, mas Abraão, que foi anterior a estes, não tinha escritura alguma ainda.


Que o Senhor nos Abençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 1 vezes. Última edição em 14/03/2008 16:34 por David_.



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.