Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Bíblia

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2
Voto de pobreza
Escrito por: Vanderlei (IP registado)
Data: 12 de December de 2007 22:10

Os crentes pregam um evangelho da prosperidade e seus pastores realmente vivem bem... Eles são coerentes afinal... eheheehe

Mas, na Igreja Católica, os líderes, se não todos, mas uma parcela significativa, vivem muito bem também...

Estes mesmo fizeram um voto de pobreza...

O que significa o voto de pobreza na Igreja Católica?

Significa não ter os bens nos seus nomes, mas usar como se fossem seus?

Re: Voto de pobreza
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 13 de December de 2007 16:31

Citação:
Vanderlei
Os crentes pregam um evangelho da prosperidade e seus pastores realmente vivem bem... Eles são coerentes afinal... eheheehe

Graça e Paz


As pessoas acham que todo mundo pode ter o direito a um carro novo e uma casa nova. Mas se for pastor tem de andar de ônibus e morar de casa ALUGADA! Pois se tiver carro novo ou casa nova, estará automaticamente ROUBANDO da igreja! Não sou adepto da doutrina da PROSPERIDADE como algumas igrejas pregam, mas acredito que o pastor, pode ter direito sim, a ter uma casa e um carro, assim como todo mundo pode ter um.

Citação:
Mas, na Igreja Católica, os líderes, se não todos, mas uma parcela significativa, vivem muito bem também...

Acredito que o problema aqui está no VOTO DE POBREZA... Fora disso, como o padre vive para PASTOREAR o seu rebanho também tem o direito de ter sua casa própria e seu carro!


Que o Senhor nos Abençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: Voto de pobreza
Escrito por: Vanderlei (IP registado)
Data: 13 de December de 2007 16:42

O papa fez o voto de pobreza?

Re: Voto de pobreza
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 13 de December de 2007 17:26

O Papa especificamente não sei. Mas tanto quanto sei na Igreja Católica só os religiosos das ordens e congregações fazem necessariamente votos de pobreza. O clero regular das dioceses não faz esse voto.

pontosvista

Re: Voto de pobreza
Escrito por: Vanderlei (IP registado)
Data: 13 de December de 2007 18:30

Os padres normais fazem?

Re: Voto de pobreza
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 13 de December de 2007 18:42

Citação:
Vanderlei
Os padres normais fazem?

Que eu saiba, não.

pontosvista

Re: Voto de pobreza
Escrito por: rachel moura (IP registado)
Data: 16 de February de 2009 01:53

os padres seculares, ou seja, aqueles que nao pertecem a nenhuma ordem específica e foram formados pela arquidioses, recebem salário no Brasil. Isso foi um feito do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso que assinou uma lei que declara o Padre como uma profissão como qualquer outra.

Re: Voto de pobreza
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 16 de February de 2009 18:00

A questão do voto de pobreza é e não é simples. Depende de como estão interpretando.

1) Nem todo padre faz voto de pobreza! Padres seculares, isto é, padres que assistem em paróquias, nas dioceses, e que têm por superior o seu bispo local não têm obrigação de fazer esse voto. Para eles é facultativo.

2) Padres que pertencem às ordens e congregações religiosas têm que fazer esse voto. É característica desse modo de vida fazer os 3 votos evangélicos de pobreza, castidade e obediência. A propósito, todo cristão está, de certo modo, ligado a esses votos! O cristão religioso apenas promete se destacar nesses votos como forma de dar maior testemunho para o mundo.

3) O sentido dos votos - consultem as cartas de Paulo:
Pobreza = liberdade do desapego aos bens materiais, valorizando os bens espirituais;
Castidade = pureza de coração, pureza de intenção.
Obediência = trata-se da obediência a Deus, mas, como forma de mostrar que se quer praticar essa obediência, que se quer obedecer antes a Deus que a si mesmo, aceita-se em muitos casos abrir mão da própria vontade.

4) Todo cristão está, portanto, de algum modo ligado a esses ideais. O que se pode discutir é o modo de praticá-los. Por exemplo, no caso dos votos religiosos, historicamente passaram a associar castidade com celibato, mas essas são duas coisas diferentes. Aliás, sim, os padres ainda fazem voto obrigatório de celibato - nem sempre foi assim - e espero que isso mude! Penso que o celibato faria mais bem para a igreja hoje se fosse facultativo. (Discute-se se o celibato facultativo tb poderia acontecer para os religiosos ou se o celibato deveria ser constitutivo desse modo de vida.)

No caso da obediência, muitos não sabem, não há obrigatoriedade de voto contra a própria consciência. O fim último é sempre a obediência a Deus, e obedecer a um homem contra a própria consciência seria desvirtuar o sentido do voto. A obediência a igreja, na pessoa de um superior hierárquico, é considerado um exercício e um testemunho de que se aceita abrir mão da própria vontade para seguir a Deus. (Também aqui ocorrem diferenças de interpretação. Algum religioso com objeção de consciência pode se sentir questionado para estudar melhor o caso e examinar se a razão da sua objeção não seria a falta de informação. Claro que, mantendo-se a objeção depois de todos os esforços, não pode ser obrigado pelo voto.)

No caso da pobreza. Essa forma muda com a época e com os costumes. Na idade média, principalmente pelo testemunho de São Francisdo de Assis, o testemunho da pobreza passou a ser encarado como exercício da mendicância. É o nosso caso mais conhecido de testemunho profético relacionado com esse voto, a vida do pobrezinho de Assis. Sua vida se tornou um "grito" que ecoou na igreja e me lembra muito o papel dos profetas no AT, qdo questionavam os reis de Israel. Como um profeta não tinha cargo hierárquico nem era uma vida institucionalizada no AT, a vida do religioso cristão poderia seguir os mesmos moldes. Na igreja, optaram por viverem em comunidade pelos riscos e dificuldades da vida eremítica, e considerando que a vida partilhada com os outros tb pode ser bastante "educativa".

5) Atualmente a mendicância deixou de ser um testemunho tão claro. Muitos poderiam considerá-la até um contra-testemunho, associada à preguiça ou relaxamento. Seu testemunho hoje passou a ser um trabalho mais empenhado pelo bem do próximo e da igreja. Desapego, desprendimento para se doar pelos outros. Como disse antes, o sentido da "pobreza" pode mudar de acordo com a época e os costumes. (O exercício desse voto está longe de ser simples, contudo; e por não ser fácil de "mensurar" - nenhum deles é - convive sempre com o risco de ser "falsificado".)

6) Passando por alto, na igreja o padre seria alguém com a função de pastorear. Já o religioso não teria essa função, o seu "lugar" seria o de profeta, isto é, dar testemunho, e testemunho heróico, ou martírio. Historicamente o modo de vida religioso surgiu qdo os cristãos deixaram de ser perseguidos e mortos sistematicamente, e o maior testemunho passou a ser dar a vida não pela morte física mas pela opção de abraçar o ideal cristão com mais esmero.

7) A prática do voto de pobreza, na vida religiosa os que fizeram o voto prometem não ter bens associados ao seu nome. Tudo o que ganham é apresentado para a comunidade em que vivem e partilhado. As comunidades tb fazem (ou deveriam fazer) isso. Qdo uma comunidade religiosa começa a acumular muitos bens, é logo questionada para partilhar o que tem com outras mais necessitadas. Por razões óbvias existe, entretanto, uma margem de "lastro", que depende da congregação. Algo do tipo: é permitido para a comunidade (mas não para um padre isolado) acumular bens equivalentes a 4 vezes a média de gastos de um mês, por exemplo, como forma de estarem preparados para alguma emergência, cuidados médicos etc.

O que escrevi acima foram apenas exemplos, para que tenham idéia do que acontece. Esses assuntos não são tão simples, e dependem bastante das normas de cada congregação. Ainda, nenhuma norma resolve o problema da qualidade dos testemunhos pessoais! Abusos sempre podem ocorrer, e fazem parte do desafio de cada cristão. Quem pode dizer que seu testemunho é 100% ideal?

Paz e Bem.



Editado 1 vezes. Última edição em 16/02/2009 18:09 por firefox.

Re: Voto de pobreza
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 19 de February de 2009 17:03

firefox,

até que enfim percebi essa questão. Gostei muito da explicação.

João (JMA)

Re: Voto de pobreza
Escrito por: Matheus (IP registado)
Data: 16 de April de 2009 18:09

Citação:
firefox
A questão do voto de pobreza é e não é simples. Depende de como estão interpretando.
"3) O sentido dos votos - consultem as cartas de Paulo:
Pobreza = liberdade do desapego aos bens materiais, valorizando os bens espirituais;
Castidade = pureza de coração, pureza de intenção.
Obediência = trata-se da obediência a Deus, mas, como forma de mostrar que se quer praticar essa obediência, que se quer obedecer antes a Deus que a si mesmo, aceita-se em muitos casos abrir mão da própria vontade."

"4) Todo cristão está, portanto, de algum modo ligado a esses ideais..."

A Graça e a Paz do Senhor Jesus

Firefox

Para todo o que se diz Cristão, a obediência é "Obrigação" não sendo necessário fazer tal voto.

Quando você fala do "voto de castidade" referindo-se à "pureza de coração, pureza de intenção", digo uma coisa:
Fazer este voto não é necessário nem premissa para que se obtenha a pureza de coração e a pureza de intenção...

A Bíblia diz:

1º Corintios 7: 7 a 10

Contudo queria que todos os homens fossem como eu mesmo; mas cada um tem de Deus o seu próprio dom, um deste modo, e outro daquele.
Digo, porém, aos solteiros e às viúvas, que lhes é bom se ficarem como eu.
Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se.
Todavia, aos casados, mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido;


Paulo deixa bem Claro que nós podemos nos conter de pecar... Se eu posso me conter, não preciso fazer um voto.

Eu por exemplo, sou casado, pois não consigo me conter. Hehehehehe.

O fato de casar-se, também não diminui o homem em nada, pelo contrário, traz excelentes experiências de família, que só um homem casado tem.
Depois veja a carta de Paulo à Timóteo e veja como ele diz que um líder, Pastor deve ser.

Quanto ao voto de pobreza, a bíblia diz que mais fácil um camelo passar pelo "fundo de uma agulha" do que um rico se salvar....
Isso implica que as riquezas tendem a ser prioridade na vida de algumas pessoas em detrimento ao próprio Deus. Este foi o caso do Jovem Rico.
Isso não acontece só com a Riqueza, mas também com o Orgulho, Soberba, etc.
Se assim fosse, teria que se fazer voto disto tudo.

Mas também temos exemplos de quem era muito próspero e não negou a Deus, como Jó.

Ou seja, não preciso ser pobre para valorizar os bens espirituais.

Quero dizer apenas, que os votos não são uma premissa bíblica, mas isso é um opção de quem quer o fazer. Se traz algum benefício, isso depende de cada um.

Matheus

Re: Voto de pobreza
Escrito por: Andre (IP registado)
Data: 19 de August de 2010 14:31

Fazer votos de pobreza ou votos de riqueza é profundamente anti bíblico.

O dinheiro não é bom nem mau, serve apenas como um mero meio de troca. O

pecado começa quando o usamos de forma errada.

Há imensos falsos pobres que são aqueles que a troco de umas sandálias de pobre compram um ego monumental.

O oposto destes são os vendedores de sonhos de igrejas onde mamon é rei


"dá-nos o pão nosso de cada dia". Nem demais para nos tornarmos orgulhosos nem de menos para nos tornarmos corruptos.

Re: Voto de pobreza
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 19 de August de 2010 16:46

Tal como a seita onde você pertence, que chulam os desgraçados com a treta do dizimo... só porque está no Pantateuco.

Cambada de chulos sectários.

Vá lere tentar perceber a Biblia. sabe o que são os anawin?

Concede, Senhor, que eu bem saiba se é mais importante invocar-te e louvar-te, ou se devo antes conhecer-te, para depois te invocar. Mas alguém te invocará antes de te conhecer? Porque, te ignorando, facilmente estará em perigo de invocar outrem. Porque, porventura, deves antes ser invocado para depois ser conhecido? Mas como invocarão aquele em que não crêem? Ou como haverão de crer que alguém lhos pregue? Com certeza, louvarão ao Senhor os que o buscam, porque os que o buscam o encontram e os que o encontram hão de louvá-lo (S. Agostinho, Confissões)



Editado 2 vezes. Última edição em 19/08/2010 16:53 por Rui Vieira.

Re: Voto de pobreza
Escrito por: Epafras (IP registado)
Data: 20 de August de 2010 16:30

Qual seita? esta [catolicosnarede.wordpress.com]?

Re: Voto de pobreza
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 20 de August de 2010 17:21

Ai ai, o que faz a sanha de querer morder!

Mas o padre está a dizer quer os fieis teem que pagar dizimo, ou está a fazer uma leitura dos textos em que se fala sobre dizimo, aplicando-o ao concretos dos fieis, recordando-lhes a sua responsabilidade pela sustentação da missão da Igreja?

Com efeito, nunca aparece no dierito canónico a expressão "dizimo".

se calhar vou mandar um e-mail a esse padre para lhe fazer um reparo sobre a forma como tem o texto: presta-se a confusões, como as confusões feitas na cabeça deste irmão.

Porém, a palavra "dizimo", faz parte do vocabulário da Igreja adventista de sétimo dia, e refere-se a 10% da receita...
Garantido, porque a minha mulher é ex-adventista!!

Por isso, não é a Igreja católica a "seita" visada, mas muitas pequenas seitas, como a sua.

Concede, Senhor, que eu bem saiba se é mais importante invocar-te e louvar-te, ou se devo antes conhecer-te, para depois te invocar. Mas alguém te invocará antes de te conhecer? Porque, te ignorando, facilmente estará em perigo de invocar outrem. Porque, porventura, deves antes ser invocado para depois ser conhecido? Mas como invocarão aquele em que não crêem? Ou como haverão de crer que alguém lhos pregue? Com certeza, louvarão ao Senhor os que o buscam, porque os que o buscam o encontram e os que o encontram hão de louvá-lo (S. Agostinho, Confissões)



Editado 1 vezes. Última edição em 20/08/2010 17:22 por Rui Vieira.

Re: Voto de pobreza
Escrito por: Epafras (IP registado)
Data: 20 de August de 2010 18:11

Claro quando é a igreja católica a pedir o dízimo é lembrança da responsabilidade pela sustentação da missão da Igreja, quando são os outros são uma cambada de ladrões.

Vai ter muito para onde escrever porque isto não é um caso particular deste padre, é uma prática generalizada, no Brasil até há a pastoral do dízimo [www.youtube.com]

Conclusão

"Por que vês o argueiro no olho de teu irmão, e não reparas na trave que está no teu próprio olho? Ou como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o argueiro que está no teu olho, não vendo tu mesmo a trave que está no teu? Hipócrita! tira primeiro a trave do teu olho; e então verás bem para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão."(Lucas 6:41-42)



Editado 1 vezes. Última edição em 20/08/2010 18:12 por Epafras.

Re: Voto de pobreza
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 20 de August de 2010 22:34

Citação:
Vai ter muito para onde escrever porque isto não é um caso particular deste padre, é uma prática generalizada, no Brasil até há a pastoral do dízimo [www.youtube.com]

Prática generalizada apenas na sua cabeça, desejosa de envenenar as mentes dos membros da Igreja Católica, que você tanto odeia.

Citação:
Conclusão
"Por que vês o argueiro no olho de teu irmão, e não reparas na trave que está no teu próprio olho? Ou como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o argueiro que está no teu olho, não vendo tu mesmo a trave que está no teu? Hipócrita! tira primeiro a trave do teu olho; e então verás bem para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão."(Lucas 6:41-42)

Lamento muito, mas a citação que postou de Lc 6,41-42 não pode ser aplicada a nós, pois você afirma que:

Citação:
Ah! e não sou seu irmão

Como me vem falar de reparos feitos por um irmão, quando diz que não é meu irmão?
Por isso, este texto só se aplica a si, hipocrita!

Ademais, a sua hipocrisia chega a raiar o ridiculo.

Você vem bancar uma de puritano, de santão, ao dizer:

Citação:
não vou a festas mundanas

O curisoso é que ao vir a um forum católico, não tem medo de se contaminar neste meio tão pecador e indigno da sua alta filiação divina, tão exclusiva da seita a que pertence. sim, pois só são filhos de Deus os membros da seita; por isso nega a categoria de irmão aos outros, ou a mim em particular.

Eu estou convencido que um santão da sua categoria nunca frequenta estes antros de pecado, que são os antros do catolicismo, não é?

Incongruência, cinismo, hipocrisia!!
Você nem consigo mesmo é verdadeiro!

Compreende-se a sua negação de irmandade: temos pais diferentes, e o seu parece ser o Demónio.

Mas repare, o facto de me negar essa categoria não me perturba, até me deixa traquilo. Ficaria preocupado se partilhasse comigo tão iniqua filiação infernal!!

Concede, Senhor, que eu bem saiba se é mais importante invocar-te e louvar-te, ou se devo antes conhecer-te, para depois te invocar. Mas alguém te invocará antes de te conhecer? Porque, te ignorando, facilmente estará em perigo de invocar outrem. Porque, porventura, deves antes ser invocado para depois ser conhecido? Mas como invocarão aquele em que não crêem? Ou como haverão de crer que alguém lhos pregue? Com certeza, louvarão ao Senhor os que o buscam, porque os que o buscam o encontram e os que o encontram hão de louvá-lo (S. Agostinho, Confissões)

Re: Voto de pobreza
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 20 de August de 2010 23:01

Será esta a pastoral da Igreja católica brasileira sobre o dizimo??

Fantástico!!

[www.youtube.com]

Realmente tem mesmo tudo a ver, não tem?

Ridiculo, tristemente ridiculo!

Concede, Senhor, que eu bem saiba se é mais importante invocar-te e louvar-te, ou se devo antes conhecer-te, para depois te invocar. Mas alguém te invocará antes de te conhecer? Porque, te ignorando, facilmente estará em perigo de invocar outrem. Porque, porventura, deves antes ser invocado para depois ser conhecido? Mas como invocarão aquele em que não crêem? Ou como haverão de crer que alguém lhos pregue? Com certeza, louvarão ao Senhor os que o buscam, porque os que o buscam o encontram e os que o encontram hão de louvá-lo (S. Agostinho, Confissões)



Editado 1 vezes. Última edição em 20/08/2010 23:04 por Rui Vieira.

Re: Voto de pobreza
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 20 de August de 2010 23:52

Citação:
Rui Vieira
Citação:
Vai ter muito para onde escrever porque isto não é um caso particular deste padre, é uma prática generalizada, no Brasil até há a pastoral do dízimo [www.youtube.com]

Prática generalizada apenas na sua cabeça, desejosa de envenenar as mentes dos membros da Igreja Católica, que você tanto odeia.

Apenas um exemplo para deixar bem clara a diferença de entendimento sobre o assunto, mostrar que o modo católico não é mesmo das seitas, e desfazer de uma só vez as confusões que esses desinformados hereges que por cá passeiam arrotando uma sabedoria que absolutamente não tem tentam criar para caluniar a nossa querida igreja católica:

Ao contrário das seitas que usam do dízimo como meio para submeter os pobres a uma canga, os católicos NÃO consideram o dízimo uma IMPOSIÇÃO e nem condicionam o amor de Deus e suas bençãos ao pagamento de uma taxa. Nas seitas, sejam pentecostais/'evangélicas'/neo-pentecostais ou o que for, um que não paga 10% do que recebe é criticado, cobrado, e muitas vezes mesmo humilhado. Na igreja católica NÃO é assim!

Na igreja católica os fiéis é que se oferecem para colaborar, não há cobrança nem imposição, tanto que essas campanhas de esclarecimento sobre o dízimo são muito recentes, e são campanhas que fazem um convite e nunca uma cobrança ou imposição. Completamente diferente das seitas. Outra diferença é que o valor da colaboração é combinado e proposto pelo próprio fiel que se oferece para ajudar mensalmente com um valor: não há obrigatoriedade de uma taxa de 10%, pode ser muito menos e frequentemente é mesmo, sempre de acordo com a capacidade e a vontade do fiel que propõe ele mesmo a quantia que pode colaborar. Se em algum mês o fiel não pode ajudar por algum motivo, não será molestado nem sofrerá nenhum constrangimento. Assim como partiu dele o desejo de começar a colaborar, continua partindo dele o desejo de continuar e pode parar em qualquer momento sem nenhuma amolação. Não será nem mais nem menos "puro" ou "pecador" ou "abençoado" ou "amaldiçoado" por conta disso - não se ensina isso na igreja católica!

A diferença mais marcante, entretanto, é que se uma família é pobre, ou acontece com algum dizimista de sofrer alguma dificuldade, além de não contribuir naquele mês, pode ocorrer (como muitas vezes ocorre de fato) de passar a RECEBER uma contribuição/ajuda em vez de ter que pagar uma! Eu mesmo sou testemunha disso, que já fui levar ajuda por umas dezenas de vezes para famílias que sequer tinham dizimistas ou para ex-dizimistas que entraram em dificuldade quando alguém na família perdeu o emprego ou ficou doente. É como disse um amigo meu: enquanto na igreja católica são formadas comunidades, as seitas constroem freguesias.

Uma igreja é construída num lugar pobre... se for católica a preocupação primeira será "como ajudar o povo desse lugar a melhorar de vida (espiritual e material)?"; se for daquela das seitas a primeira preocupação será a construção de um sistema de recolhimento de dizímos. É preciso muita cara-de-pau querer comparar a igreja católica com essas coisas!

Para finalizar, deixo um evangélico mesmo explicar a diferença entre os "métodos" dos católicos e dos não-católicos: [www.youtube.com]

Mais claro impossível!

Re: Voto de pobreza
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 21 de August de 2010 14:11

Da Leitura de Hoje



EVANGELHO Mt 23, 1-12

«Dizem e não fazem»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo,
Jesus falou à multidão e aos discípulos, dizendo:
«Na cadeira de Moisés sentaram-se os escribas e os fariseus.
Fazei e observai tudo quanto vos disserem,
mas não imiteis as suas obras,
porque eles dizem e não fazem.
Atam fardos pesados e põem-nos aos ombros dos homens,
mas eles nem com o dedo os querem mover.
Tudo o que fazem é para serem vistos pelos homens:
alargam as filactérias e ampliam as borlas;
gostam do primeiro lugar nos banquetes
e dos primeiros assentos nas sinagogas,
das saudações nas praças públicas
e que os tratem por ‘Mestres’.
Vós, porém, não vos deixeis tratar por ‘Mestres’,
porque um só é o vosso Mestre e vós sois todos irmãos.
Na terra não chameis a ninguém vosso ‘Pai’,
porque um só é o vosso pai, o Pai celeste.
Nem vos deixeis tratar por ‘Doutores’,
porque um só é o vosso doutor, o Messias.
Aquele que for o maior entre vós será o vosso servo.
Quem se exalta será humilhado
e quem se humilha será exaltado».

Palavra da salvação.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Voto de pobreza
Escrito por: Andre (IP registado)
Data: 24 de August de 2010 14:42

O dízimo e a côngrua são obrigatórios na igreja católica. Assim como não pagar uma missa é considerado pecado.
Vamos comentar o acto psicologico de pedir a "santa esmolinha" a meio da missa, à frente de todos?

Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.