Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Bíblia

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Quem é DEUS?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 30 de November de 2007 17:31

Graça e Paz

Acho importante a existência de um tópico como este por que tenho notado que muita gente não sabe Quem É Deus e sequer sabe dar uma definição que se aproxime de quem é o Criador. Inclusive, algumas vezes na Escola Dominical, em minha igreja, ao se responder a pergunta “Quem é Deus para você?”, alguns dão como respostas “Deus é o mar, que é lindo e é grande, é o brilho das estrelas, é o sorriso de uma criança inocente, enfim Deus é tudo de bonito na natureza”. E assim a pessoa demonstra que realmente não sabe quem é o Criador. É importante, queridos, não confundirmos o Criador com sua criação. As estrelas, a terra, o mar, enfim, tudo aquilo que as pessoas definem como “natureza”, é a criação de Deus. Tudo foi feito por Ele.

É difícil para nós, homens, compreender Deus. Pois, como pode existir um Ser que nunca nasceu, nunca teve início, que sempre existiu desde o princípio da ETERNIDADE? Como nascemos um dia, para nós é comum e é normal que todos tenham um dia em que nasceu e que, antes daquele dia, não existíamos ainda, ou seja, existe um momento na história em que nós não existíamos. Eu, por exemplo, não existia antes de 1971. Essa é uma característica da criação de Deus. Existe um ponto no tempo em que, antes desse tempo esse ser, essa criação ainda não existia. Mas com Deus não é assim, pois as Escrituras dizem que Ele sempre existiu! Ele sempre existiu, mesmo antes da criação da terra, antes da criação dos homens, antes da criação dos anjos, antes da criação do céu... As Escrituras dizem em Gênesis 1:1:

Gênesis 1:1
No princípio criou Deus os céus e a terra.


Como Deus nunca teve início, presume-se que antes desse princípio de Gênesis 1:1 Ele vivia num lugar a parte do céu e da terra. Já que ambos ainda não existiam. É algo realmente grande para a nossa mente.

Onde conseguimos informações sobre o CARÁTER e sobre QUEM É Deus, é nas Escrituras Sagradas. Lá, nas Escrituras Sagradas, é ensinado que há UM SÓ DEUS. Mas que na unidade da Divindade, há três Pessoas Eternas e iguais entre si, idênticas em Substância mas distintas em existência. Seriam O PAI, O FILHO e O ESPÍRITO SANTO. O Pai é Deus, o Filho é Deus e o Espírito Santo é Deus, mas não seriam três deuses, mas um só Deus.

Quando comecei a estudar esse assunto há alguns anos, queridos, entendi por que chamam de MISTÈRIO DA TRINDADE. No princípio desse estudo cheguei a imaginar que seria UM SÓ Deus que atua de três formas diferentes. Mas, ao estudar nas Escrituras vemos que Eles conversam entre si, mostrando serem Pessoas distintas. Ou seja, O Pai não é o Filho, nem o Espírito Santo, assim como o Filho não é o Espírito Santo nem o Pai. E não são três deuses, mas UM SÓ DEUS!
Vamos ver, nas Escrituras, que o Pai é Deus, o Filho é Deus e o Espírito Santo é Deus. Vejam os textos:

O Pai é DEUS:

I Coríntios 8:6
todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem nós vivemos;


Jesus é Deus

João 1:1,14a
1. No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós,


O Espírito Santo é Deus

Atos 5:3-4b
Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço do terreno? Não mentiste aos homens, mas a Deus.


O PAI é JAVÉ que se apresentou a Moisés na sarça ardente.

Êxodo 3:14
14. Respondeu Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos olhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.


JESUS É JAVÉ

João 8:58-59
Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, EU SOU. Então pegaram em pedras para lhe atirarem;


Notem, no texto acima, que os judeus entenderam que Jesus falou que era o mesmo Deus que se apresentou para Moisés como sendo o Grande “Eu Sou”, o Grande Javé, por isso tentaram apedrejá-lo por BLASFÊMIA, pois não criam nEle.

O Espírito Santo é JAVÉ

Juízes 14:5-6
5. Desceu, pois, Sansão com seu pai e com sua mãe a Timnate. E, chegando ele às vinhas de Timnate, um leão, rugindo, saiu-lhe ao encontro. Então o Espírito do Senhor se apossou dele, de modo que ele, sem ter coisa alguma na mão, despedaçou o leão como se fosse um cabrito.


O Pai é Criador

Salmos 33:6
6. Pela palavra do Senhor foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo sopro da sua boca...


JESUS É CRIADOR

João 1:2-3
Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez...


O Espírito Santo é Criador

JÓ 33:4
O Espírito de Deus me fez, e o sopro do Todo-Poderoso me dá vida...


Pai, Filho e Espírito Santo são Pessoas distintas.

Mateus 3:16-17
Batizado que foi Jesus, saiu logo da água; e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito Santo de Deus descendo como uma pomba e vindo sobre ele; e eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.


Essa, acima, é uma passagem clássica da apresentação da Santíssima Trindade. Jesus, o Filho, o Espírito Santo sob forma de uma Pomba e o Pai, falando do céu.

Este é o Deus que devemos adorar e só a Ele nos prostrar. Ele é Criador e digno de toda honra, de toda adoração. Ele sempre existiu, bem antes de qualquer de sua criação. Tudo o que existe é criação dEle. Seja o apóstolo Paulo, seja Pedro, seja Moisés, seja Elias, seja Maria, seja qualquer anjo do céu... Todos esses são criação e não são dignos que ninguém dobre os joelhos diante deles. Para esses existe um ponto no tempo em que podemos dizer que, antes daquela data, esse ser não existe! Mas o Criador é SOBERANO e a Ele toda Glória...
Ao fim desse pequeno e resumido estudo, podemos concluir que quem Adora a Jesus, está ADORANDO A DEUS! Pois Jesus é Deus, e SEMPRE EXISTIU! Diferentemente de qualquer outro ser humano ou anjo...
Os anjos de Deus não aceitam adoração, pois sabem que tal só a Deus! Vejam que quando o apóstolo João se encontrou com um anjo e se prostrou diante dele, o anjo mandou-o logo levantar, vejam a passagem:

Apocalipse 20:8-9
Eu, João, sou o que ouvi e vi estas coisas.E quando as ouvi e vi, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava mas ele me disse: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro...


Ao nosso Deus, Criador de todas as coisas, toda a honra e toda a glória. Só Ele é digno.

Que o Senhor nos Abençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 1 vezes. Última edição em 30/11/2007 17:32 por David_.



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.