Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Bíblia

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Novo Testamento - Edição Revista e Corrigida da Sociedade Bíblica. Tradução João Ferreira de Almeida
Escrito por: Tecno (IP registado)
Data: 09 de April de 2007 21:59

Novo Testamento - Edição Revista e Corrigida da Sociedade Bíblica. Tradução João Ferreira de Almeida

Olá a todos os participantes do forum, esta é a minha 1ª intervenção e gostaria de utilizar esta ferramenta para vos perguntar se para um Católico - Cristão, esta versão do NT é fiel nas traduções ?

É que li algures que esta tradução é utilizada mais pelas igreijas protestantes e que este senhor: João Ferreira de Almeida era também ele um protestante...

Tinha portanto curiosidade em saber se existem diferenças para as versões Católicas/Cristãs...

Cumprimentos

Re: Novo Testamento - Edição Revista e Corrigida da Sociedade Bíblica. Tradução João Ferreira de Almeida
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 10 de April de 2007 00:02

Caro Tecno:

Bem-vindo ao fórum. Uma resposta rápida e possivelmente incompleta. Já usei algumas vezes a tradução João Ferreira de Almeida (JFA) e o único «defeito» que lhe encontro é o Português, algo arcaico e por vezes «dissonante», sobretudo para quem está habituado a outras traduções.

Não sei como está esta última edição. De qualquer forma, não me parece que existam motivos importantes que impeçam um católico de a usar. Não tenho conhecimento de qualquer problema grave nesta tradução, ao contrário do que acontece com a tradução das Testemunhas de Jeová.

O uso desta tradução nas Igrejas e comunidades protestantes deve-se certamente em boa medida ao seu significado histórico. Afinal, foi a primeira tradução da Bíblia para Português e por um cristão da Reforma.

As edições católicas e protestantes do Novo Testamento têm o mesmo número de livros, pelo que por esse lado também não há quaisquer dificuldades.

Há um diferença evidente nas edições protestantes: não têm notas de rodapé, que às vezes são muito úteis. Mas o essencial é o mesmo.

Resumindo: não a recomendo, porque me parece que há melhores traduções, mas não vejo objecções importantes para o seu uso.

Alef

Re: Novo Testamento - Edição Revista e Corrigida da Sociedade Bíblica. Tradução João Ferreira de Almeida
Escrito por: Tecno (IP registado)
Data: 10 de April de 2007 11:05

Obrigado pela informação Alef ! :)

De facto, já tinha reparado que não tinha notas de rodapé e que o texto é um pouco datado, mas como é uma edição muito antiga editada em 1979, mas o texto ainda mais antigo é (78 penso), não liguei muito...


Também utilizo pouco este NT, foi-me oferecido ha muitos anos, não o comprei, mas tinha que estudar como fazer uma admonição a uma leitura de 1Cor e como ia passar a páscoa longe de casa, resolvi levar o NT por motivos apenas de portabilidade e não uma das duas Bíblias que normalmente uso: Difusora Bíblica (Capuchinhos) ou Paulus.


Já agora, talvez me saiba responder, se a "Sociedade Bíblica" é então afiliada aos Protestantes, correcto ?

Cumprimentos



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.