Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Bíblia

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12
Página actual: 2 de 2
Re: Qual das palavras aparece mais vezes na Bíblia?
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 12 de June de 2003 19:29

mas se keres ir com elas a praia..

Re: Qual das palavras aparece mais vezes na Bíblia?
Escrito por: miguel (IP registado)
Data: 12 de June de 2003 22:39

é para esprimentar a minha paciência. sabe-se lá

Re: Qual das palavras aparece mais vezes na Bíblia?
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 13 de June de 2003 19:25

Aprende a escrever sem erros. Pode ser que tenhas sorte.
EScreve-se experimentar.

Re: Qual das palavras aparece mais vezes na Bíblia?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 20 de September de 2005 16:58


Este tópico já é de há muito e achei interessante!

A palavra que aparece mais vezes na Bíblia, amar, amai-vos! Quantas vezes aparece, Alef?

Re: Qual das palavras aparece mais vezes na Bíblia?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 20 de September de 2005 17:53

...
duzentos e oitenta e nove, duzentos e noventa, duzentos e noventa e um, duzentos e noventa e dois, duzentos e noventa e sete... ...Que chatice, enganei-me outra vez!...

Try yourself...

Alef


Re: Qual das palavras aparece mais vezes na Bíblia?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 04 de January de 2006 11:15

Penso que uma das palavras que mais se encontra no texto Hebraico é sem dúvida o NOME de "YHWH". Sim estas 4 letrinhas que estão mal traduzidas na maior parte das versões, quer protestantes, quer católicas. A primeira culpa vem dos próprios Judeus que se abstiveram de pronunciar o NOME. Substituíram o NOME (YHWH) por "Deus" ou por "Senhor": em Hebraico podemos transliterar por «Elohim» e «Adonai».
Eu penso que isto é de condenar, porque nem Elohim (deus), nem Adonai (senhor) têm a riqueza e expressividade do genuíno NOME (YHWH). Na verdade há muitos deuses. Há também muitos senhores. Contudo há um só YHWH. O NOME (YHWH) repete-se no A.T. cerca de 7000 vezes. No N.T. também há indícios que foi utilizado o NOME (YHWH), nos textos mais originais, mas infelizmente, foi banido muito cedo, à medida que faziam cópias, traduções e adaptações.


====
Os links da Bíblia em Português para seu leitor de MP3 agora encontram-se neste link. . Também há lá links para copiar gratuitamente livros da bíblia noutras línguas, incluindo do A.T. em hebraico e o N.T. em grego (coiné).

Obrigado.

Re: Qual das palavras aparece mais vezes na Bíblia?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 04 de January de 2006 22:29

Caro Manuel,

Decerto saberás porque os Judeus não pronunciavam o tetragama YHWH, pois eles não se consideravam dignos de pronunciar sequer o nome de Deus, daí chamarem-Lhe Elohim ou Adonai (Senhor). Compreendendo a Palavra de Deus e aquilo que Deus nos quis e quer revelar, não vejo até que ponto a pronúncia do seu nome seja assim tão importante. Não estaremos a sobrevalorizar o nome como uma espécie de fórmula mágica? Há uns tempos atrás tivemos um foronauta que nos massacrou literalmente com a sua cassete do "YHWH" e "Yaushua". Espero sinceramente que não seja o teu caso.

Luís Gonzaga

Re: Qual das palavras aparece mais vezes na Bíblia?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 05 de January de 2006 11:04

Na verdade, parece ser de pouca importância pronunciar de uma forma exacta o santo nome de YHWH. Na verdade já ninguém o sabe pronunciar com exactidão. Este assunto, apenas serve para cairmos na controvérsia.
Mas, desprezar o nome de YHWH e limitarmo-nos a trocá-lo por Deus e Senhor (Elohim e Adonai) acho que também é ou falta de respeito, ou procurar a confusão com a existência de YHWH, misturando-O apenas com os seres criados sejam lá eles deuses ou senhores.
Também podemos chamar a YHWH de Deus e Senhor, assim como de Pai, Padre e Abade (ABBA Gálatas 4,6 ; Romanos 8,15; Marcos 14,36).

Outra coisa também errada é substituir o NOME por outra coisa que não é o NOME, (em traduções) mas por uma espécie de alcunha. Bem sabe que nem Deus, nem Senhor, não é o nome de YHWH, nem sequer é o seu nome corrompido por uma evolução da linguagem.
Por exemplo eu chamo-me Manuel. Contudo o meu nome é uma corrupção de Emmanuel.
Se me chamarem Manel (outra) corrupção do mesmo nome, ainda é aceitável, mas se pelo facto de estar a usar o MP3 ma chamarem, tanto oralmente como em documentos importantes pelo sr. MP3, ou o sr. «Bíblia» por gostar da Bíblia, embora o possam fazer não está correcto.

O seu a seu dono !

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Qual das palavras aparece mais vezes na Bíblia?
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 11 de January de 2006 11:23

Caro Manuel,

saber se YHWH se pronúncia da forma A ou B não tem nada a ver com religião nem com opinião nem com grupos. Tem a ver com ciência... E para falar de ciência, nem sempre a Internet é a melhor fonte...

Re: Qual das palavras aparece mais vezes na Bíblia?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 11 de January de 2006 11:38

Resposta a rmcf
=============================

Caro Miguel,

Parece que você não compreendeu o que eu disse no primeiro parágrafo.
Está a querer dizer algo parecido por palavras diferentes?!

A questão aqui era saber qual a «palavra que aparece mais vezes na Bíblia».

Eu destaquei a «PALAVRA» correcta e qual o destino que os homens «doutos» lhe deram.

Concorda comigo ou com a audácia dos tradutores?!

Acha que o NOME não tem valor nenhum?! Diga lá!

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Ir para a página: Anterior12
Página actual: 2 de 2


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.