Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Bíblia

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Uma Bíblia "politicamente correcta"
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 13 de November de 2006 15:20

Tem sido notícia uma nova tradução da Bíblia levada a cabo na Alemanha, nascida da preocupação de ter uma linguagem inclusiva e que não vá ferir susceptibilidades. Tê-lo-ão conseguido? Diante dos exemplos já conhecidos, merece crédito? Aqui fica a notícia, dada em dois jornais diferentes. Os exemplos dados sugerem-me que o resultado é desastroso...

Alef



Citação:
Lançada versão politicamente correta da Bíblia

Uma nova versão "politicamente correta" da Bíblia que acaba de ser lançada na Alemanha concede à mulher um papel de mais destaque no texto sagrado. A começar pelo trecho em que é ensinada a oração do Pai Nosso. A nova versão apresenta "Mãe nossa e pai nosso que estão no céu" e Ele "regressa" e não "ressuscita".

Denominada "Bíblia em uma linguagem mais justa" (Bibel in gerechter Sprache, original em alemão), a mais recente e polêmica versão do texto sagrado publicado busca valorizar a mulher, a cultura judia e melhorar as relações com as forças sociais.

Nesta versão elaborada a partir do hebreu e do grego por 52 especialistas da Bíblia (apenas dez deles homens), em sua maioria protestantes, Jesus se dirige a seus "irmãos e irmãs" e interpela os "fariseus e fariséias".

Ele já não é mais "o filho", mas o "menino de Deus". O nome de "Senhor", termo muito viril, é substituído por "Eterno" e, inclusive, "Eterna".

No entanto, esta tradução menciona "o diabo", mas não faz referência a uma "diaba", conforme assinalou, em tom de ironia, o teólogo Jens Schroeter à revista Der Spiegel.

Os primeiros 20.000 exemplares desta obra de 2.400 páginas, apresentada em outubro na Feira do Livro de Frankfurt, se esgotaram em duas semanas. (das agências)

«O Povo», 07/11/2006 01:47


______________


Alemanha publica versão politicamente correcta da Bíblia


A Alemanha acaba de publicar uma versão «politicamente correcta» da Bíblia, que concede à mulher um papel de maior destaque no texto sagrado.

A «Bíblia numa linguagem mais justa» (Bibel in gerechter Sprache, original em alemão), a mais recente e polémica versão do texto sagrado publicado na Alemanha, procura valorizar a mulher, a cultura judaica e melhorar as relações com as forças sociais.

A nova versão foi elaborada a partir do hebraico e do grego por 52 especialistas da Bíblia (apenas dez deles homens), na sua maioria protestantes.

Segundo a revista Der Spiegel, o projecto, coordenado por Hanne Koehler, levou cinco anos a ser concluído, e implicou um investimento de 400.000 euros, proveniente de doações.

Os primeiros 20.000 exemplares desta obra de 2.400 páginas, apresentada em Outubro na Feira do Livro de Frankfurt, esgotaram em duas semanas. Uma nova tiragem está na gráfica, indicou a editora Guetersloh.

«Diário Digital», 06-11-2006 12:49:18



Re: Uma Bíblia "politicamente correcta"
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 13 de November de 2006 15:34

Sim... eu já conheço o fenómeno... é desastroso como resultado, filologicamente disparatado e culturalmente anacrónico.

Digamos assim: estão a ver a Bíblia adaptada às crianças? É do genero, só que adaptada às sensibilidades sexistas modernas. Não é uma tradução da Bíblia, mas muito mais uma adaptação.

Abraço fraterno,

Miguel

Re: Uma Bíblia "politicamente correcta"
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 16 de November de 2006 01:03

Uma pessima ideia.
Querer que o texto diga aquilo que não está lá. Deturpar intencionalmente é inaceitavel.
Se bem que parte dos exemplares devem ter sido comprados por quem considera isto uma pessima ideia. E mais alguns por pessoas que considerem, como eu considero, que grande parte dos pruridos do politicamente correcto são comicos por se tornarem ridiculos.

Re: Uma Bíblia "politicamente correcta"
Escrito por: Cunha (IP registado)
Data: 16 de November de 2006 13:42

Os 52 especialistas são na sua maioria protestantes. E a minoria são de que religião?
Cunha

Re: Uma Bíblia "politicamente correcta"
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 10 de March de 2007 18:58

Politica de quem ?! ...

De homens ignorantes e estupidos ?! ...

Se politica se relaciona com o PODER, devo afirmar que só YHWH DEUS está correcto.

ELE é a POLITICA CORRECTA. Não tenhamos dúvida.

As outras politicas são efémeras e estão erradas. Se estivessem certas não seria necessário haver um parlamento (aliás muito dispendioso) que serve para modificar continuamente as leis, porque estão sempre erradas.

Se estivessem certas não necessitariam de modificação.

Elas satisfazem os caprichos dos que então retêm o «poder». Esses caprichos evoluem consoante as circunstâncias. Por isso as leis necessitam de ser mudadas.

E chamam-lhes ainda de «politicamnete correctas» .... !!!!!!!!
Que politica tão estúpida, digo eu.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.