Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Bíblia

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12
Página actual: 2 de 2
Re: A nova Bíblia dos Capuchinhos
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 03 de January de 2006 21:22

Caro Manuel,

Obrigado pela tua mensagem. Queria-te perguntar se tens mais dados sobre a tradução de Matos Soares que fazes referência pois não conheço.

Em português do Brasil existe ainda a TEB das edições Loyola. Muito boa.

Luís

Observação: Eu gosto de comparar várias traduções da Bíblia.
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 04 de January de 2006 09:49

Os links da Bíblia em Português para seu leitor de MP3 agora encontram-se neste link. . Também há lá links para copiar gratuitamente livros da bíblia ´noutras línguas, incluindo do A.T. em hebraico e o N.T. em grego (coiné).

Re: A nova Bíblia dos Capuchinhos
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 04 de January de 2006 09:59

Amigo «Luis Gonzaga»,
Eu tenho dois exemplares da tradução «Matos Soares».
A primeira comprei-a lá pelo ano de 1969, quando saí da tropa. Já está um pouco danificada com o uso. É de tamanho mini.
A Segunda já a tenho há mais de 15 anos, também de tamanho mini e há ligeiras modificações na tradução.
É uma tradução brasileira que se vendia em Portugal, nessa altura.
Como eu não tenho computador em casa (estou num computador público de utilização gratuita), agora não me é possível dizer qual a editora. Mas quando chegar a casa, vou verificar e faço os possíveis para o informar, neste forum.
A propósito, você chama-se mesmo «Luiz Gonzaga»?
É que minha mãe falava-me muito num «santo», extremamente casto, que tinha precisamente esse nome de «Luis Gonzaga».

Re: A nova Bíblia dos Capuchinhos
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 04 de January de 2006 12:25

Uma pequena correcção ao poema "Cintilante"

---Cintilante---

Da tensão no tempo,
a Estrela Cósmica
expandiu o sonho,
trazendo à luz
os átomos da vida.
E o teu nome nasceu
como canção do vento
e hino de esperança.
Sê Feliz.

AOMSoares

Re: A nova Bíblia dos Capuchinhos
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 04 de January de 2006 16:02

Caro Luis Gonzaga.

Como prometi, depois de ir a casa, aqui estou a dar mais referências acerca da tradução «Padre Matos Soares».
A mais antiga que tenho é uma tradução da Vulgata de S. Jerónimo.
É a 6ª edição e foi publicada por Edições Paulinas.
Tem aprovação do Vaticano de 4/5/1957 e eu adquiri-a na livraria Véritas, na cidade da Guarda, no ano de 1969.
A outra edição foi comprada em 23/3/1993 numa livraria católica de paulistas situada na Rua de Cedofeita, no Porto. É uma revisão da anterior feita por Dom Mateus Rocha (2ª edição).

====

Quanto à versão ecuménica TEB, que não possuo, penso que seja a forma portuguesa da TOB francesa. Eu possuo a TOB em francês (La Bible TOB - edição integral - 3ª edição, de 1989) que adquiri pelo volta do ano de 1991, numa livraria católica sita na rua Santa Catarina, no Porto.

====

Eu costumo fazer comparação entre as diversas versões tanto católicas como não católicas. Possuo, em papel, também o texto hebraico e grego. Relativamente ao grego possuo um mini-dicionário de grego-espanhol.

Aqui, na internet, também já copiei de graça tanto o texto grego como o Hebraico.
Tenho versões digitais do grego tanto com como sem acentos e versões hebraicas com e sem pontos vocálicos.
Também possuo uma versão digital interlinear, que copiei gratuitamente de internet, tanto em hebraico-inglês, como grego-inglês.
As versões digitais dou-lhes pouco uso, porque não possuo computador.

====

Aproveito a ocasião para entusiasmar as pessoas de boa vontade a interessar-se pela Bíblia como uma prova de dedicação e afeição por YHWH e por YaoHWSHUA.


Re: A nova Bíblia dos Capuchinhos
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 30 de January de 2006 09:33

Se retiramos da Bíblia a expressão "E o Verbo fez-se carne", retiramos do Novo Testamento uma das expressões mais significativas. E os nossos filhos hão-de perguntar donde vem a palavra "Incarnação". Incarnação ou Inculturação. No contexto do prólogo do Evangelho de S. João que, na minha opinião corrige alguns do exageros cristológicos de S. Paulo, talvez S. João exprima pela palavra "carne" o conceito mais recente de "cultura. E então dir-se-ia: "E o Verbo fez-se cultura e veio habitar connosco". e "a Deus jamais algum homem viu" passa a ter novamente sentido. De Deus só podemos ter um conhecimento indirecto, através da obra da criação, da vida presente em cada pessoa, dos seus mandamentos e da graça e da verdade que vieram por Jesus Cristo: Homem, porque feito de carne, sangue e osso e Filho Unigénito de Deus, porque imbuido dos genes de Deus. A hominização de Deus já está conceptualmente presente na Bíblia desde o início. "Deus criou o Homem à sua imagem e semelhança: Homem e Mulher os criou". Se quisermos um Bíblia verdadeiramente nova, teríamos que incluir nela a teoria do "Big Bang" e acrescentar-lhe a Declaração Universal dos Direitos Humanos e tirar de lá aquilo que desfigura a própria imagem de Jesus Cristo que, como sabem não escreveu nem mandou escrever o que que fosse.

*=?.0

BigBang! ... : A Nova Bíblia ... (dos Capuchinhos)
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 28 de March de 2006 14:26

A Bíblia é um verdadeiro e genuíno BigBang.

Quanto à teoria evolucionista do BigBang é apenas uma teoria, uma hipótese, um raciocínio que a nossa inteligência considera possível, mas que ninguém observou.

No fundo, até nem é uma teoria só, mas muitas teorias um tanto ou quanto díspares e dignas de controvérsia ciêntífica. No fundo é um MITO que muitos consideram ciência genuína.

Por isso, não vejo necessário colocar na Bíblia a teoria ou teorias do BigBang e suas controvérsias. Está lá muito bem o relato significativo e educativo tal como consta no primeiro capítulo do Génesis, da Lei e da Bíblia.

Não me parece que na Bíblia haja textos que desfiguram a imagem de Jesus Cristo, apesar de não ter escrito NADA nem NADA ter mandado escrever.

Quanto à «Declaração Universal dos DIREITOS dos homens» penso que nas palavras de Jesus há uma luz que torna essa Declaração Universal muito parecida com as próprias trevas.

As pessoas pensam muito em SI, isto é nos seus supostos direitos e esquecem-se muito depressa dos seus DEVERES.

Como exemplo, eis algumas passagens para consulta:

1) ***
2) ***
3) ***



Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: A nova Bíblia dos Capuchinhos
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 28 de April de 2006 08:03

Bastará ler no Novo Testamento tudo o que diz respeito a figuras de reis (implacáveis, torturadores e deguladores) para perceber o que significa "desfigurar a imagem de Jesus Cristo". Há um Cristo com que os cristãos continuaram a sonhar: "o Cristo arrasa tudo". Não será por acaso que as armas nucleares se concentram em países construidos sobre forte tradição cristã: EUA; Rússia, França e Reino Unido. Quanto aos mitos será bom que estes se vão ajustando à consciência que temos da realidade. No tempo de Jesus Cristo pensava-se que as estrelas eram luzeiros parecidos com figos etc...
Quando aos direitos humanos será bom lembrar que a Igreja Católica Romana é bem a imagem de uma ajecta escola de tirania, opressão e obscurantismo, instalada na Terra no século IV e que teima em sobreviver como tal.
E para amenizar a conversa:

---Jesus Cristo---
É
a tese de Deus,
o alfabeto dos cristãos,
a esperança da humanidade.

Re: A nova Bíblia dos Capuchinhos
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 28 de April de 2006 09:48

Quanto à questão da "ajecta escola de tirania opressão e obscurantismo" é óbvio que se trata de um exagero, ou antes, da expressão de uma frustração intensa, que desponta, quando na Igreja se olha para cima. Se se olha para o lado surge a recompensa da fidelidade, que acontece em coisas simples, como a paróquia de Valbom ou um CD (refíro-me à "Festa da Vida" de Frei Acílio Mendes, por sinal Pe Capuchinho). Quanto aos direitos humanos é muito claro, na carta aos Hebreus, que a liberdade religiosa é punível com a pena de morte (um nojo que se concretizou à fartazana através do católico-papismo). Quando se fala em direitos, fala-se em algo que se reconhece aos outros, no reconhecimento mútuo de dignidade, em cortesia mútua, estando subjacente a obrigação pessoal de respeito alter. No fundo, uma outra versão do amor ao próximo, como a si mesmo. A Declaração Universal dos Direitos Humanos, na sua totalidade (preâmbulo e artigos) é, na minha opinião, o mais brilhante documento escrito por mãos humanas:
Profético, poético, inspirado.

[www.unhchr.ch]

*=?.0

A nova Bíblia dos Capuchinhos
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 02 de May de 2006 14:16

Não sabia que este mundo está sob a influência do maligno, o deus deste mundo?!
Não sabia que: (Efésios 6,12.13)
Citação:
«...não é contra os seres humanos que temos de lutar, mas contra os Principados, as Autoridades, os Dominadores deste mundo de trevas, e contra os espíritos do mal que estão nos céus

Por isso convido-o a meditar na oração que poderá encontrar neste link (Por favor leia sempre o conteúdo dos links escritos com letra desta cor).
Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 2 vezes. Última edição em 02/05/2006 14:18 por Manuel Pires.

Re: A nova Bíblia dos Capuchinhos
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 03 de May de 2006 23:55

Albino O M Soares, a sua interpretação da carta aos hebreus nunca me tinha passado pela cabeça e parece-me um erro grave. Nem a igreja se instalou na terra na seculo IV, embora se tenha tornado na religião oficial do imperio romano pelo imperador teodosio no ano de 391.

No entanto nessa escola a igreja influenciou e foi influenciada. A influencia da igreja contribuiu sim para que as monarquias ocidentais não chegassem aos tremendos abusos das monarquias asiaticas em que o rei ou imperador era frequentemente considerado um deus vivo. Nem sequer aos abusos e interminaveis conflitos das monarquias islamicas.

Imputar a responsabilidade da proliferação nuclear ao cristianismo só me parece possivel com um profundo ressentimento. Até na URSS, dominada pela doutrina do marxismo ateu, essa proliferação á atribuida à herança cultural cristã!!!

No mundo que paises podiam, na epoca da guerra fria, construir bombas nucleares além daqueles que as realmente construiram?

O brasil, a alemanha (mas politicamente não podia), italia, japão (mas politicamente tambem não lhe era possivel), brasil, africa do sul, o canada.

A china construiu-as. A india e o paquistão não descançaram enquanto não as tiveram. Israel tem pelo menos 200.

E os politicos desses paises, o seu povo é assim tão cristão? Deve ser atribuida a culpa à igreja da proliferação cristã por causa de uma ideia (desadequada do tempo e na amplitude) de um Cristo arrasa-tudo.

Re: A nova Bíblia dos Capuchinhos
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 04 de May de 2006 09:48

Para quê andarmos a culpar-nos uns aos outros?!
A culpa é da serpente do Éden.
Um bode espiatório?! Sim. Já pagou. Foi Jesus Cristo.
Esperemos com confiança por um novo céu e uma nova terra, onde habite a justiça.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 1 vezes. Última edição em 04/05/2006 09:49 por Manuel Pires.

Re: A nova Bíblia dos Capuchinhos
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 04 de May de 2006 11:13

A citação da carta aos Hebreus refere-se a Heb 10, 26-27. Acho uma passagem marcadamento demagógica, pois até o centurião romano reconheceu em Jesus o Filho de Deus, quando viu a maneira como Ele morreu. Poderá mesmo tratar-se de um acrescento.
Quanto à Igreja como escola de Liberdade, no melhor sentido, também o é. Aliás foi um padre católico amigo quem pela 1ª vez me falou do direito dos povos à autodeterminação e que me pôs nas mãos, pela 1ª vez, a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Fiquei deveras pasmado e durante dias não conseguia ir além do 1º artigo: lia e relia. João Paulo II falou reiteradamente dos Direitos Humanos e deu um forte testemuho sobre o direito à liberdade religiosa. De Paulo VI é sempre de lembrar aquela frase com que se apresentou em Fátima:
"Homens sede Homens".

*=?.0

Re: A nova Bíblia dos Capuchinhos
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 04 de May de 2006 14:06

Demagógica?!
O pedagogo é o que ensina a criança. "Ped "=>criança; "Gogo"=>que ensina.

O demagogo é o que ensina o povo. "Dem " =>povo; "Gogo"=>que ensina.
Assim demagogia é a doutrinação, ensino do povo.
Demagógica é a coisa (matéria) usada para ensinar, doutrinar, o povo.

Estes termos são usados no sentido pejorativo.

Filosofia é o amigo da sabedoria. "Filo" => amigo; "Sofia"=>sabedoria.
Pedófilo é o amigo da criança. "Filo"=>amigo; "Ped "=>criança.
Pedófilo e pedofilia são usados no sentido pejorativo como o é demagogia.

Mas achei na Bíblia dos Capuchinhos numa nota de Hebreus 10, 26-27 uma chamada para Hebreus 6,4-6 que peço licença para transcrever.
Citação:
4*É impossível, com efeito, que aqueles que uma vez foram iluminados, que provaram o dom celeste, que se tornaram participantes do Espírito Santo, 5*que provaram a boa palavra de Deus e as maravilhas do mundo futuro, 6e que, no entanto, caíram, é impossível que sejam de novo renovados, levados à conversão, pois por si mesmos crucificam de novo o Filho de Deus e expõem-no ao escárnio.

Hebreus 10,26.27
Citação:
26*De facto, se pecamos deliberadamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, não nos resta nenhum sacrifício pelos pecados, 27*mas somente a terrível espera do julgamento e o ardor de um fogo que se prepara para devorar os rebeldes

Veja também:
( Lucas 12,10); (Mateus 12,32); (Marcos 3,29)
Citação:
«mas, quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca mais terá perdão: é réu de pecado eterno.»

Eu não vejo nisto uma situação demagógica (no sentido pejorativo), mas um alerta muito oportuno. Espero que YHWH, no seu amor e poder infinitos consiga convencer todas as pessoas para que isto nunca aconteça.
Quanto ao facto alguém de ter tido um «padre» católico amigo eu vejo isso (se foi verdade) um grande privilégio, porque há outras pessoas que nunca tiveram esse privilégio. Neste mundo há muitas coisas que são inexplicáveis. Mas bem, cada um só pode falar da experiência que Deus lhe proporcionou. YHWH lá tem as suas razões e eu não discuto isso.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: A nova Bíblia dos Capuchinhos
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 04 de May de 2006 16:54

Demagogia, pensei que tinha a ver com ensino demoníaco.
Só se louva a Deus amando a Deus e ao próximo, mesmo que se tenha de vencer obstáculos de incomprensão. Estes versículo (Hebreus 10, 26-27) contêm provavelmente a paternidade da Inquisição (o anti-Cristo é claro).

*=?.0

Re: A nova Bíblia dos Capuchinhos
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 04 de May de 2006 17:23

Não é verdade.
Atendendo aos elementos das palavras "ensino demoníaco" seria Demonagogia;
Mas não sei se existe esta palavra.
Demon => demónio; "Gogia" => ensino.
Da mesma forma: DemonLatria (adoração de demónios); Demon => Demónio; latria=>adoração.
DemoLatria seria adoração do povo; "Demo"=>povo; "latria"=>adoração.
Contudo o povo às vezes diz: isto são obras do DEMO; abreviando a palavra demónio.
Será que o POVO é um demónio?! ... O povo lá sabe! ...

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: A nova Bíblia dos Capuchinhos
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 05 de May de 2006 08:20

Às vezes é preciso "queimar". Mas não as pessoas. Por exemplo Jesus Cristo "queimou" o Antigo Testamento reduzindo-o a 2 Mandamentos bem fáceis de decorar. Se queimássemos o Novo Testamento, também estas passagens menos felizes desapareceriam de lá, com certeza, e ficariam apenas os caminhos que, por Jesus Cristo, nos conduzem a Deus.

*=?.0

Re: A nova Bíblia dos Capuchinhos
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 05 de May de 2006 11:43

Jesus quando disse Amarás ao Senhor ....
Citou Deuteronómios 6,5
que passo a transcrever:
Citação:
5*Amarás o SENHOR, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças

Quanto ao segundo mandamento Amarás o teu próximo ...
também é uma citação Bíblica de Levítico 19,18 que passo a transcrever.
Citação:
«18Não te vingarás nem guardarás rancor aos filhos do teu povo, mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o SENHOR.»

Portanto Jesus não queimou NADA da Antiga Aliança, nem era essa a sua vontade como pode comprovar em Mateus cap 5, versos 17 a 20 que peço licença para transcrever:
Citação:
17«Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas. Não vim revogá-los, mas levá-los à perfeição. 18*Porque em verdade vos digo: Até que passem o céu e a terra, não passará um só jota ou um só ápice da Lei, sem que tudo se cumpra.
19*Portanto, se alguém violar um destes preceitos mais pequenos, e ensinar assim aos homens, será o menor no Reino do Céu. Mas aquele que os praticar e ensinar, esse será grande no Reino do Céu. 20Porque Eu vos digo: Se a vossa justiça não superar a dos doutores da Lei e dos fariseus, não entrareis no Reino do Céu.»

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: A nova Bíblia dos Capuchinhos
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 05 de May de 2006 18:21

e acrescentou
"a isto se resumem toda a Lei e os Profetas"

Re: A nova Bíblia dos Capuchinhos
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 05 de May de 2006 21:56

Resumem, não quer dizer que a Lei os profetas vão para o lixo, ou para o fogo, mas que esses dois princípios são o RESUMO, a súmula de tudo o resto, isto é, que tudo o resto anda à sua volta.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Ir para a página: Anterior12
Página actual: 2 de 2


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.