Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Bíblia

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123456Próximo
Página actual: 3 de 6
Re: Purgatório
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 30 de October de 2007 17:45

Citação:
pontosvista
David
A questão do purgatório não é uma questão de sofrimento ou de pagar seja o que for. É uma questão de aprender a amar, de crescer, para chegar ao nível do amor de Deus.

Graça e Paz


Segundo a Bíblia, após a morte segue-se o juízo! Não há como mudar a condição do indivíduo após sua morte. Assim como não há mais a possibilidade de aprender mais nada. O período de aprendizado é esse, enquanto ESTAMOS VIVOS!

Hebreus 9:27 - E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo


Enquanto há vida no corpo pode-se escolher o destino eterno da alma. Mas após a morte, não há reza, nem Bíblia, nem padre, nem missa, nem pastor, nem papa que mude a condição eterna do indivíduo... Após a morte do corpo, o espírito fica num lugar separado esperando o julgamento. Os que morreram com Cristo ressucitarão primeiro e estão no descanso. Os que morreram sem Cristo estão no HADES e estão aguardando o julgamento do Trono Branco.

Aceitando a Cristo como Senhor e Salvador temos nossos pecados perdoados por Ele. Não precisamos PAGAR nem PURGAR mais nada. E o que temos a aprender, temos de fazê-lo EM VIDA. Pois após a morte não há mais mudança da condição eterna da pessoa.

Pensem nisso queridos

QUe o Senhor nos ABençoe

David

Re: Purgatório
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 30 de October de 2007 20:25

Citação:
David
Segundo a Bíblia, após a morte segue-se o juízo! Não há como mudar a condição do indivíduo após sua morte.

Certo.


Citação:
David
Assim como não há mais a possibilidade de aprender mais nada. O período de aprendizado é esse, enquanto ESTAMOS VIVOS!

Em que se baseia para fazer tal afirmação?

Citação:
David
E o que temos a aprender, temos de fazê-lo EM VIDA. Pois após a morte não há mais mudança da condição eterna da pessoa.

São coisas diferentes. Mesmo depois de definida a condição de salvação da pessoa, porque é que ela não haveria de mudar?

pontosvista

Re: Purgatório
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 30 de October de 2007 21:42

Citação:
pontosvista
David
A questão do purgatório não é uma questão de sofrimento ou de pagar seja o que for. É uma questão de aprender a amar, de crescer, para chegar ao nível do amor de Deus.

A palavra purgatório vem de purgar, que quer dizer tornar puro, limpar, purificar, expiar, livrar do que é nocivo, acrescentaria eu.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Purgatório
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 31 de October de 2007 16:57

Graça e Paz


A Bíblia não diz nada sobre o purgatório. Muito pelo contrário, os argumentos mais devastadores contra esse lugar vem das Escrituras Sagradas. Crê num lugar como esse é crê que o Sacrifício de Jesus na cruz foi incompleto e que precisamos COMPLEMENTÁ-LO após a morte do nosso corpo, com muito sofrimento. Mas a Bíblia é clara quando diz que o Sacrifício de Cristo foi completo e que remirá qualquer um que aceitá-lO como Salvador. Jesus quando esteve aqui na terra nunca fez menção ao purgatório. Muito pelo contrário, pois Ele disse:

João 5:24 - “Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, TEM A VIDA ETERNA, NÃO ENTRA EM JUÍZO, mas passou da morte para a vida.”

Quem morre com Cristo não entrará em juízo algum, não há condenação alguma para essa alma. Inclusive, já citei, na postagem anterior, a passagem do malfeitor na cruz. Ele aceitou a Jesus e não foi para purgatório algum. Se foi, Jesus mentiu pra ele.

Paulo também foi bem direto quando falou que:

Romanos 8:1 - “Agora, pois, já nenhuma condenação há pra os que estão em Cristo Jesus ”.

Pedro também ensinou, dizendo:

I Pedro 1:18 - Pois também Cristo morreu, uma ÚNICA VEZ, PELOS PECADOS, o justo pelo injusto, para conduzir-vos a Deus ”.

Portanto, não podemos ser levados a sofrer por este pecado uma segunda vez.

O purgatório é uma caricatura da justiça de Deus. Mas a justiça de Deus foi totalmente satisfeita UMA VEZ POR TODAS pelo Sacrifício de Cristo e purgatório não existe

Crê num purgatório de tormentos é acreditar que o Sacrifico do Calvário foi INCOMPLETO e que há a necessidade de complementação.

QUe o Senhor nos Abençoe

David

Re: Purgatório
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 31 de October de 2007 22:14

Citação:
David
Crê num purgatório de tormentos é acreditar que o Sacrifico do Calvário foi INCOMPLETO e que há a necessidade de complementação.

Essa é a sua interpretação. Define-a sozinho e depois critica-a. OK. Na versão do purgatório que o David dá o David não acredita e eu também não.

pontosvista

Re: Purgatório
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 01 de November de 2007 21:29

David,

como é que sabes que a tua alma alma impura é capaz de ver o brilho de Deus assim logo depois de morrer? Cuidado com os fundamentalismos nas interpretações. Senão é como aquela em que fala que todos pecaram. E sendo assim, já que Cristo também cá esteve, também pecou. Cristo morreu pelos nossos pecados sim. O que não significa que possamos fazer qualquer coisa assim descabida. Eu não estou a ver o Hitler(imaginemos que se arrependeu) a morrer e a ter entrada no céu imediatamente. Ele matou milhões de pessoas. Stalin outras...caso se tenham arrependido, duvido muito mesmo que possam ter entrada directa no Céu. Porque o que fizeram não foi apagado da história. O que eles e mais outros fizeram foi algo de muito grave. Então e os que foram santos na Terra? Então acho que não vale muito a pena tentar ser santo todos os dias porque basta-me viver a minha fé assim meio de qualquer maneira, que depois Deus me dá entrada directa no Céu. Não acho que seja assim. "Oh, desculpa lá. E agora deixa-me entrar."

De qualquer maneira, podes ler os Macabeus que te tira as dúvidas. Só que não gostares desse livro e resolveres que é para tirar. Aí já estamos a falar em diferentes patamares com bíblias adulteradas. E como tal o discurso sobre a bíblia não é possível.

No entanto, aquilo que o Pontosvista disse foi muito acertado. Volta a ler:

Citação:
É uma questão de aprender a amar, de crescer, para chegar ao nível do amor de Deus.

Será que somos capaz de amar o outro logo depois de morrermos, assim como Deus nos ama? Eu acho que não. Eu acho que quando a alma deixa o corpo, não tem aquelas bem aventuranças que são necessárias para se ser santo. Ou tu achas que temos? Temos muito que Lhe pedir desculpa pelo que fazemos cá na Terra. Não é chegar e deixa-me entrar que não tenho nada a pagar.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Purgatório
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 02 de November de 2007 18:30

Graça e Paz


Citação:
s7v7n
David,
como é que sabes que a tua alma alma impura é capaz de ver o brilho de Deus assim logo depois de morrer?


A sua também poderá ver, querido... Basta vc aceitar a Cristo como Único Salvador da tua vida e teus pecados serão PERDOADOS! Veja que o malfeitor que estava na cruz recebeu perdão e não foi mencionado NADA pra ele a respeito de purgatório. Como era malfeitor, ele pode ter matado, estuprado, roubado, feito as piores coisas que vc pode imaginar... Mas Jesus o perdoou.

Citação:
Cuidado com os fundamentalismos nas interpretações. Senão é como aquela em que fala que todos pecaram. E sendo assim, já que Cristo também cá esteve, também pecou.

QUando existe ExCEÇÕES a Bíblia sempre relata. Essa passagem que vc indicou serve PARA TODOS menos para Um. Veja quem é a exceção:


hebreus 4:15 - Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado

E de novo...

1 Pedro 2:22 - O qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano.

Portanto, TODOS PECARAM, menos Jesus.. A Bíblia é clara.

Citação:

Cristo morreu pelos nossos pecados sim. O que não significa que possamos fazer qualquer coisa assim descabida.

Já citei o que João fala lá em I João 3:9.

I João 3:9 - Qualquer que é nascido de Deus não vive na prática do pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode continuar pecando, porque é nascido de Deus.

Aquele que aceita Jesus como Senhor e Salvador não consegue VIVER NUMA ROTINA de pecado... ELe pode até pecar, como aconteceu com PEdro, que negou Jesus... Mas ele se arrepende depois!


Eu não estou a ver o Hitler(imaginemos que se arrependeu) a morrer e a ter entrada no céu imediatamente. Ele matou milhões de pessoas. Stalin outras...caso se tenham arrependido, duvido muito mesmo que possam ter entrada directa no Céu.


Ainda bem que vc não é Deus. Pq é justamente isso que a Bíblia diz. ELe perdoa, basta a pessoa se arrepender dos seus pecados. E não tem isso de ir pra purgatório não. Ele perdoa de VERDADE. Não precisamos mais pagar pelos pecados cometidos. Veja o exemplo de MAria Madalena, de Saulo que perseguiu e matou muitos crentes e de outros que erraram. Em várias passagens Paulo fala que se morresse estaria com Cristo. Não fala nada de purgatório! Essa de aprender e de evoluir após a morte parece mais coisa de espiritismo...

Citação:

Será que somos capaz de amar o outro logo depois de morrermos, assim como Deus nos ama?

Veja bem, se vc não é capaz de AMAR enquanto está VIVO, após sua morte não conseguirá NUNCA! Vc tem de compreender que a Salvação é DE GRAÇA. Vc sabe o que é GRAÇA? Graça é FAVOR IMERECIDO! Não merecíamos, mas Ele nos dá a Salvação, logo após PERDOAR os pecados. Vc não precisa fazer mais nada. Se vc precisasse fazer algo para ser salvo, por mínimo que fosse, mesmo que fosse 0,00001 %, para ser salvo, vc já TERIA MÉRITO na Salvação. Se vc precisasse purgar pecado em purgatório estaria dando uma contribuição para a Salvação e assim ela não viria 100 por cento de Deus. Mas vc teria feito jus a ela! Mas a Bíblia diz que a Salvação é DE GRAÇA. É gratuita. Não preciso comprá-la ou ajudar ou dar a Deus algo em troca!

Citação:
Eu acho que quando a alma deixa o corpo, não tem aquelas bem aventuranças que são necessárias para se ser santo. Ou tu achas que temos? Temos muito que Lhe pedir desculpa pelo que fazemos cá na Terra. Não é chegar e deixa-me entrar que não tenho nada a pagar.


Não tem isso de "eu acho" querido. Ou acreditamos na Bíblia ou não acreditamos. Eu acredito que a Bíblia é a Palavra de Deus e que o que tem lá escrito é a Verdade. Veja bem o que Jesus disse:

João 5:24 - “Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, TEM A VIDA ETERNA, NÃO ENTRA EM JUÍZO, mas passou da morte para a vida.”

O que percebo em vc é que vc se acha MUITO mau... Tanto, que mesmo Jesus dizendo que te perdoa e que não te cobra nada depois, vc ainda assim, não acredita... Acha que deve sofrer pq é um miserável pecador... Mas ponha na sua cabeça que o Senhor te AMA e que te PERODA os pecados! Veja o que Ele diz, se vc se arrepender de Verdade dos seus pecados:

Hebreus 8:12 - Porque serei misericordioso para com suas iniqüidades, E de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais.

Veja que Ele diz que não SE LEMBRARÀ mais do que tu fizestes. Como iria te atormentar pelos teus pecados, se ele diz que esquecerá pra sempre o que você fez?

Que o Senhor nos ABençoe

David



Editado 1 vezes. Última edição em 02/11/2007 18:31 por David_.

Re: Purgatório
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 02 de November de 2007 19:08

Citação:
David
Essa de aprender e de evoluir após a morte parece mais coisa de espiritismo...

Toda a vida é composta de mudança. Se depois da morte nada muda dificilmente será vida.

O David defende a sua interpretação da Bíblia, mas há naturalmente outras interpretaçoes pelo menos tão válidas como a sua.

Porque é que haveríamos de preferir a interpretação do David?

pontosvista

Re: Purgatório
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 02 de November de 2007 21:49

David,

uma primeira resposta muito importante para esta conversa.
Como é possível estarmos a discutir a bíblia, se vocês retiram os livros que falam dos assuntos em questão? Como querem que se discuta isso? Assim é fácil, retiro aquilo que eu quiser, fundo uma religião, e digo que a minha é que está certa. Estou no meu direito é certo, mas não posso mais vir discutir certos assuntos porque eu mesmo os retirei da minha vida. E como tal, não posso dizer que os outros estão errados e eu estou certo, quando os outros têm bases para afirmar o que dizem e tu não tens. Por isso mesmo tu dizes o que dizes. Eu também era capaz de vir defender que Paraíso não existe, se tivesse retirado da Bíblia as passagens/livros que fizessem referência a tal.

Isto não é nada contra ti. É só que tu tens uma Bíblia diferente da minha. E como tal não conseguimos nunca chegar a um consenso sobre o assunto do purgatório. Porque tu simplesmente não achas nada na tua. Apesar de que penso que existe qualquer coisa ainda. Mas os aspectos marcantes e que falam desse purgatório, estão no livro dos Macabeus. Livro esse que vocês retiraram. Assim é fáci!

Quanto ao resto que disseste tenho a dizer o seguinte:

Com o que tu disseste sobre Cristo não ter pecado, eu poderia vir já dizer que existe uma enorme contradição. Porque num sítio diz que são todos, e noutro parece que já não são todos. É verdade que essas passagens ressalvam Cristo no que toca a ter pecado. Mas e o resto? O resto que falo é Maria, que não ficou sem ressalvas. Ela tem muitas.

No que toca a Maria, ela é tida como sem pecado. Pois claro, e não é para menos.
Pergunto eu: será que tu encontras alguém na bíblia que tenha sido cheia de Graça, tal como Maria foi? Não é engraçada, é mesmo cheia da Graça de Deus. E sabes o que isso significa? Significa que ela teve uma coisa que nem eu nem tu temos neste momento. E só iremos ter quando formos puros mesmo. De qualquer maneira, gostava que me arranjasses mais pessoas na bíblia que foram em vida cheias de graça perante Deus.

E já agora gostava que me esclarecesses uma coisa. Porque é que nós nascemos com o pecado original? É devido aos nossos pais? Não sei, estou a penas a perguntar e quem souber, faça o favor de responder, para depois dizer melhor o que pretendo com isto.

E faço nova pergunta: Será que Deus se ia sujeitar a nascer de uma mulher pecadora? Já não bastou todas essas humilhações, ainda teria que nascer de alguém com pecado? Eu não acho sinceramente.

Sobre essa conversa do achar e não achar,não a acho válida na medida em que tu adulteras a bíblia à tua maneira. Falo pois dos livros retirados. E retiraram porquê? Porque acharam...Usando os teus argumentos, vocês não têm de achar nada. É aquilo que está escrito e pronto.

Citação:
Veja bem, se vc não é capaz de AMAR enquanto está VIVO, após sua morte não conseguirá NUNCA!
Quem te disse? Ou é o que tu achas? Hitler também devia amar a sua família. E no entanto fez o que fez. Será que ele era capaz de amar depois da morte? É um caso bicudo esse. Só mesmo Deus nos poderá responder. Mais uns anos e saberemos.

Citação:
Em várias passagens Paulo fala que se morresse estaria com Cristo. Não fala nada de purgatório! Essa de aprender e de evoluir após a morte parece mais coisa de espiritismo...
Pois não fala. Há tantas coisas que Cristo disse que não foram escritas...e tu sabes disso. Não confundas a invocação de mortos com o estado de purificação que é o purgatório.

É verdade que Ele nos dá a salvação de graça. Temos é de a querer. E sabes bem que nem sempre a queremos. E temos ressentimentos e outros que tais que deixam a nossa alma manchada de pecado. E achas que isso desaparece com um simples perdão de Deus? E reconhecer tudo isso? Não creio que a justiça de Deus passe por cima de todas as patifarias que fizemos. Existe muita responsabilidade sobre muita coisa que fazemos de mal. Sim, responsabilidade é a palavra certa. Podemos arrependermo-nos, mas o mal está feito. Para mim, Deus está sempre pronto a perdoar e a receber-nos. Nós é que não estamos sempre prontos a reconhecer. Por isso é que há muitos que vão para o inferno. Porque não aceitam o amor de Deus. Não o aceitam de tal ordem que não tem outro caminho senão o do inferno mesmo. E os que conseguem aceitar as suas culpas, bem, digo novamente que a responsabilidade sobre os actos cometidos não desaparece assim tão depressa. Deus vai-nos pedir responsabilidades do que andámos por cá a fazer. Ou achas que não? Eu se violei um filho meu e o matei em consciência, achas que fica tudo bem? Se essa pessoa se arrependesse e morresse minutos depois(imaginemos) achas que Deus não lhe iria pedir responsabilidades? Então e a justiça? Se há alguém que é justo é Deus. E o justo é a pessoa(alma) ter algum tempo de privação do que é bom, para pensar no que fez.

Mais uma vez digo que não creio que a nossa alma manchada consiga sequer olhar para a luz que é Deus assim logo depois de morrer. É que entre o pecado e a pureza vai uma grande distância.

Paulo fez muitas coisas mal é certo. Mas o seu arrependimento foi de tal ordem, que morreu por Cristo literalmente. Deu até a vida por Ele. Quantos de nós eramos capazes de fazer o mesmo?

Citação:
Hebreus 8:12 - Porque serei misericordioso para com suas iniqüidades, E de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais.
Veja que Ele diz que não SE LEMBRARÀ mais do que tu fizestes. Como iria te atormentar pelos teus pecados, se ele diz que esquecerá pra sempre o que você fez?
Claro que não mais se lembrará. Mas também não diz que temos entrada directa no Céu sem passar por nada. Lá está, é ler se faz favor o livro dos Macabeus.

Citação:
"É um santo e saudável pensamento orar pelos mortos, para que sejam livres de seus pecados" (II Mac. XII , 46).

Mais explícito que isto é um pouco impossível. Deus não nos deixou a "papinha" toda feita. Por isso é que deixou um guia para apascentar as Suas ovelhas. Guia esse que não está só.

Encontrei umas coisinhas na net, no conhecido montfort, que ponho aqui. Se for falso o que posto denunciem.
Citação:
Entretanto, é preciso dizer-lhe que já entre os judeus era costume, após a morte de alguém, rezar durante onze meses seguidos a Deus, para que apressasse a purificação da alma da pessoa falecida. Rezava-se, então, a oração chamada Qaddish, palavra que deriva de Qaddosh, ou seja santo, para pedir a santificação da alma da pessoa falecida. Se os judeus já faziam isso, baseados no livro dos Macabeus, é claro que essa tradição continuou na igreja.


Desde já te "aviso" que sou viciado neste tipo de conversas. Hoje tiveste sorte porque é 6 feira e posso descansar um pouco.

Fica bem e desculpa quaquer coisa.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho



Editado 1 vezes. Última edição em 02/11/2007 22:01 por s7v7n.

Re: Purgatório
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 02 de November de 2007 22:02

Outra excelente frase do pontosvista que se deve realmente ter em conta:

Citação:
Toda a vida é composta de mudança. Se depois da morte nada muda dificilmente será vida.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Purgatório
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 04 de November de 2007 13:08

Caro S7v7n,

a tua argumentação, sobretudo no princípio, pode ser falaciosa. Também pode ser argumentado que se se incluiram alguns livros foi para se poderem defender determinadas ideias, e assim por diante. É uma argumentaçao fraquinha, não achas? Os protestantes não aceitam os Livros dos Macabeus para não terem de aceitar o purgatório. Isso é redutor e é supor uma má-fé que está longe de existir entre todos os grupos protestantes.

Abraço fraterno,

Miguel

Re: Purgatório
Escrito por: jose luis sanchez relova (IP registado)
Data: 04 de November de 2007 18:33

Da mesma maneira que os nosos paes sairon do paradiso asim tera de ser a nosa volta. Eles sintironse mal ficando impuros no paradisso, por isso esconderonse de Deus. Naquele momento nao existia a redençao do Christu; eles tiveron que sair do Ceu. Pela graça do noso senhor JesusChristus podemos tornar ao Ceo (Christus é o caminho); mas o sentimento de ficar sucio na presença de Deus e dos anlhos ainda fica pela nosa suberbia, e isso é o purgatorio, para pasar rapidamente depènde da nosa humildade, pois a misericordia de Deus ja é posibel pela resureçao de Jesuschristus... Temos de orar por que as almas do purgatorio tenhan a suficiente humildade para sair dele.

Re: Purgatório
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 04 de November de 2007 21:47

rmcf,

Tinha feito uma resposta maior mas isto armou-se em engraçado e perdi tudo. Então vai em jeito mais de telegrama do que outra coisa. Detesto quando isto acontece.

Eu não acho que seja falacioso. A compilação da Bíblia já tinha sido feita há muito tempo, para vir muito tempo depois um senhor que resolve retirar os livros que lhe apetece. Isso para mim é má fé, revolta, incompreensão, etc, etc...
Edit: O que não quer dizer que todos os protestantes actualmente actuem de má fé. Acho que isso nem era preciso ser dito.

O que eu disse essencialemente, e que tu deves ter percebido, é que não se pode andar a discutir assuntos bíblicos, entre católcos e protestantes, principalmente, argumentando com a bíblia, quando nós temos bíblias diferentes. Ou incompletas, e ou chamem lá o que quiserem. Penso que foi bastante explícito. Porque eu tenho bases para o que digo. Eles é que não têm. Por isso não está assim tão fraquinho...

ps, agora só cá devo vir na 6 feira. Fico viciado nestas coisas e depois perco muito tempo que preciso de aplicar noutras. Então faço assim. Nem cá venho ver para não me tentar. É a minha terapia :P
Fiquem bem.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho



Editado 2 vezes. Última edição em 04/11/2007 21:57 por s7v7n.

Re: Purgatório
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 07 de November de 2007 14:11

Graça e Paz

Estou sem Internet há alguns dias. Por este motivo tenho demorado a responder os questionamentos. Assim que tiver restabelecido a conexão estarei participando com mais freqüência.

Citação:
David,

uma primeira resposta muito importante para esta conversa.
Como é possível estarmos a discutir a bíblia, se vocês retiram os livros que falam dos assuntos em questão?

Seria esclarecedor abrirmos um tópico sobre os LIVROS APÓCRIFOS. Para não sairmos muito do tema DESTE tópico, gostaria de dizer apenas algumas linhas sobre esse assunto. Aceitamos apenas os 39 livros do Velho Testamento da Bíblia hebraica. Os livros apócrifos contem erros históricos, doutrinas antibíblicas e nenhum dos seus escritores reivindica Inspiração Divina para sua obra. Pelo contrário, alguns deles negam INSPIRAÇÃO DIVINA do texto ali escrito. Outra coisa, os judeus não aceitam esses livros como canônicos e não o adotam em sua Bíblia, que possui o mesmo Antigo Testamento que nós, evangélicos, usamos hoje. Num tópico apropriado poderemos comentar sobre esse tema.

Citação:
Isto não é nada contra ti. É só que tu tens uma Bíblia diferente da minha. E como tal não conseguimos nunca chegar a um consenso sobre o assunto do purgatório. Porque tu simplesmente não achas nada na tua.

Veja bem. Acreditamos que a Bíblia é a Palavra de Deus. Para tanto, cremos que ela está livre de erros e contradições. Se purgatório existisse encontraríamos outras passagens nas Escrituras Sagradas que falassem sobre esse lugar. E não o contrário. A doutrina da Salvação, a doutrina do pecado e outras doutrinas são encontradas em diversos livros da Bíblia. Por que a existência do purgatório é ensinado em apenas um livro, que é considerado apócrifo até mesmo pelos judeus?
Já citei diversas passagens que mostram que só existem dois caminhos. E que o PERDÃO de Deus é PLENO. Após o perdão, ELE ESQUECE os pecados que nós cometemos anteriormente. Não vai atormentar ninguém por algo que já perdoou.

Citação:
Com o que tu disseste sobre Cristo não ter pecado, eu poderia vir já dizer que existe uma enorme contradição. Porque num sítio diz que são todos, e noutro parece que já não são todos. É verdade que essas passagens ressalvam Cristo no que toca a ter pecado.

Veja bem querido. As Escrituras falam sempre de uma maneira GERAL para todos os homens. Quando alguém está fora da regra, é citado pela Bíblia. Veja o que O próprio Deus disse para o homem:

Gênesis 3:19 – Você é pó, e ao pó voltarás.

Essa passagem serve para todos nós. Mas veja que as Escrituras registram que Jesus não voltou ao pó, como todos sabemos. Pois ressuscitou ao terceiro dia. Também o profeta Elias não morreu, pois foi arrebatado assim como Enoc.

Citação:
Mas e o resto? O resto que falo é Maria, que não ficou sem ressalvas. Ela tem muitas.
No que toca a Maria, ela é tida como sem pecado.

Gostaria que o querido me mostrasse onde as Escrituras Sagradas falam isso! Talvez você afirme isso baseado em algo que te disseram. Pois em lugar algum na Bíblia é dito tal coisa. Pelo contrário, a própria Maria, cheia do Espírito Santo, disse:

Lucas 1:47 - meu espírito se alegra em Deus, meu salvador,

Quem não tem pecados não precisa de Salvador. Os anjos não precisam de Salvador, pois não tem pecados. Só precisa de Salvador quem tem pecados.

Citação:
De qualquer maneira, gostava que me arranjasses mais pessoas na bíblia que foram em vida cheias de graça perante Deus.

Moisés foi cheio da Graça de Deus. De tal forma que maravilhas foram feitas no Egito e, em parte alguma da Bíblia, vemos tantos registros de manifestações do Poder de Deus como aqueles, através de Moisés.
O profeta Elias foi cheio do poder de Deus de tal forma, que quando exércitos vinham para prendê-lo, ele simplesmente dizia: “Se sou homem de Deus, que caia fogo do céu e consuma tu e todos os teus homens”. Na mesma hora caía labaredas de fogo do céu e queimava todo mundo.
Eliseu foi tão cheio do Espírito de Deus que fez até um martelo, que caíra dentro de um rio, FLUTUAR.
David, rei de Israel, foi tão cheio da graça de Deus, que só em relação a ele lemos dizendo que era “um homem segundo o coração de Deus”. Lutou e matou um urso, um leão e um gigante de mais de três metros, sempre sem armas.
Sansão, Débora, Isaías, Jeremias, Paulo, Pedro... Podia citar tantos exemplos. Mas acredito que esses bastam.

Citação:
E já agora gostava que me esclarecesses uma coisa. Porque é que nós nascemos com o pecado original? É devido aos nossos pais? Não sei, estou a penas a perguntar e quem souber, faça o favor de responder, para depois dizer melhor o que pretendo com isto.

As Escrituras são claras quando dizem:

Romanos 5:12 - Assim como o pecado entrou no mundo através de um só homem e com o pecado veio a morte, assim também a morte atingiu todos os homens, porque todos pecaram.

Citação:
E faço nova pergunta: Será que Deus se ia sujeitar a nascer de uma mulher pecadora? Já não bastou todas essas humilhações, ainda teria que nascer de alguém com pecado? Eu não acho sinceramente.

Como já disse anteriormente, não existe isso de “eu acho...”. Temos de crer no que está registrado nas Escrituras Sagradas. Maria não foi excluída pelas escrituras do texto de Romanos 3:23. Só Jesus o foi.

Citação:
Hitler também devia amar a sua família. E no entanto fez o que fez. Será que ele era capaz de amar depois da morte? É um caso bicudo esse. Só mesmo Deus nos poderá responder. Mais uns anos e saberemos.

Veja bem querido. Devemos ter sempre a Bíblia como julgadora. E nesse assunto o apóstolo Paulo foi direto quando disse “Depois da morte segue-se o juízo”. O momento de você escolher o destino da sua vida eterna é AGORA, enquanto há fôlego de vida em seu corpo. Você pode ir para o tormento eterno ou para a Vida Eterna! A passagem do rico e Lázaro é bem esclarecedora. Veja o que o próprio Jesus disse:

Lucas 16:22-23 - Aconteceu que o pobre morreu, e os anjos o levaram para junto de Abraão. Morreu também o rico, e foi enterrado. No inferno, em meio aos tormentos, o rico levantou os olhos, e viu de longe Abraão, com Lázaro a seu lado.

Veja que Jesus não fala em purgatório nem em escolinha para aprender a amar. O tempo de se arrepender dos pecados é AGORA! Depois da morte segue-se o juízo.

Citação:
Há tantas coisas que Cristo disse que não foram escritas...e tu sabes disso.

A Bíblia é suficiente para nós. Para quê ficar procurando o que não foi escrito e que não ficou registrado, se o que temos registrado é suficiente? A nós só interessa o que foi revelado através dos registros nas Escrituras. O que foi encoberto ou omitido nos registros bíblicos não nos interessa. A respeito disso está escrito:

Deuteronômio 29:29. As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, mas as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que observemos todas as palavras desta lei.

É com esse mesmo argumento seu, que os mórmons pregam seus ensinamentos. Dizem que os escritos do Joseph Smith são os ensinamentos de Jesus que faltam na Bíblia.

Citação:
É verdade que Ele nos dá a salvação de graça. Temos é de a querer. E sabes bem que nem sempre a queremos.

Só existem dois caminhos. Quem rejeita a Salvação oferecida por Cristo, após a morte do corpo, vai para um lugar de tormento eterno, quem aceita vai para a Vida Eterna!

Citação:
E temos ressentimentos e outros que tais que deixam a nossa alma manchada de pecado. E achas que isso desaparece com um simples perdão de Deus?

É um Deus muito Maravilhoso, não é mesmo? É isso mesmo que Ele faz querido! É um Simples PERDÃO do Criador! Só isso! É aquele mesmo perdão que o malfeitor da cruz teve! Aquele mesminho Ele quer dar pra você! Basta a você se arrepender dos teus pecados e ter Jesus como teu Único Senhor e Mediador! Ele quer ser teu Único Senhor. O Único para quem tu dobras os joelhos! Suas vestes não estarão mais sujas, mas brancas como a neve! Veja o que Paulo falava para a Igreja de Roma:

Romanos 3:24-25 - Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, ... deixado de lado os pecados outrora cometidos;


Citação:
Não creio que a justiça de Deus passe por cima de todas as patifarias que fizemos. Existe muita responsabilidade sobre muita coisa que fazemos de mal. Sim, responsabilidade é a palavra certa. Podemos arrependermo-nos, mas o mal está feito. Para mim, Deus está sempre pronto a perdoar e a receber-nos. Nós é que não estamos sempre prontos a reconhecer.

A justiça de Deus não passa “por cima de patifarias”. Quem morre praticando adultério, ou vivendo uma vida cheia de mentiras, ou na idolatria e não se arrepende de suas práticas, está destinado a perdição eterna. Porém quem se arrepender, antes de morrer, tem o perdão de Deus e está salvo. Com o perdão dado por Deus a Justiça Divina é satisfeita.
O único pecado que não tem perdão, segundo as Escrituras Sagradas, é a blasfêmia contra o Espírito Santo.

Citação:
E os que conseguem aceitar as suas culpas, bem, digo novamente que a responsabilidade sobre os actos cometidos não desaparece assim tão depressa. Deus vai-nos pedir responsabilidades do que andámos por cá a fazer. Ou achas que não? Eu se violei um filho meu e o matei em consciência, achas que fica tudo bem? Se essa pessoa se arrependesse e morresse minutos depois(imaginemos) achas que Deus não lhe iria pedir responsabilidades? Então e a justiça? Se há alguém que é justo é Deus. E o justo é a pessoa(alma) ter algum tempo de privação do que é bom, para pensar no que fez.

Sabe qual o teu problema? Você gradua o pecado como se existissem pecados com maior dificuldade de Deus perdoar.
Entre nós, homens, como vivemos num meio social, as conseqüências do pecado são mais, ou menos fortes, dependendo do pecado. Veja que para os políticos mentir é algo que faz parte da vida. Quem mente ou pratica idolatria não transgride a lei e não vai preso. Já quem comete um homicídio irá para a prisão, uma vez que tirou a vida de alguém. Mas, diante de Deus, tanto faz um ato de adultério, um ato homo sexual, uma simples mentirinha ou um homicídio. Veja que quem comete tais práticas serão vizinhos num lugar de tormentos:

I Coríntios 6:9 - Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbedos, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.

E de novo:


Mas, quanto aos covardes, e aos incrédulos, e aos corruptos, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte.


Vejo que falas muito no Hitler. Saiba que se você tiver uma vida de adultério e venha a morrer sem o arrependimento de teus atos, serás vizinho dele! Ou então se levas uma vida de mentiras, de engano ao próximo, e morre sem o arrependimento dos teus atos, também será vizinho dele. Veja que diante de Deus, mentiroso, assassino ou idólatra vai para o mesmo lugar, o inferno, se não aceitar a Jesus em vida!

Citação:
Mais uma vez digo que não creio que a nossa alma manchada consiga sequer olhar para a luz que é Deus assim logo depois de morrer. É que entre o pecado e a pureza vai uma grande distância.

Amigo, aceita a Jesus como Senhor e Salvador da tua vida e remove esse FARDO dos teus ombros. É certo que éramos indignos de ver a glória do Senhor. Mas Ele nos amou tanto que enviou Jesus para nos possibilitar a ter acesso ao Pai. Paulo, Pedro, Tiago ou mesmo outros que viveram antes de Cristo como Moisés, foram homens assim como eu e você e Deus se apresentou de maneira tremenda para esses homens.

Moisés era tão íntimo com Deus que as Escrituras várias vezes diz que Deus falava com ele face a face. Deus o amava tanto que feriu a Mirian (ou Maria, na tradução católica) de lepra por incitar o povo contra Moisés.


Números 12:6-10 e Javé disse: "Ouçam o que eu vou lhes dizer: Quando entre vocês há um profeta, eu me apresento a ele em visão e falo com ele em sonhos. Não acontece assim com o meu servo Moisés, com ele eu falo face a face, às claras e sem enigmas; e ele vê a figura de Javé. Por que vocês se atreveram a falar contra o meu servo Moisés?" A ira de Javé se inflamou contra eles, e Javé se retirou. A nuvem se afastou da tenda, e a pele de Maria ficou toda esbranquiçada, como a neve. Ao voltar-se para ela, Aarão viu-a com a pele esbranquiçada.


Sem falar de Isaías e outros nomes para não alongar mais ainda o texto.

Citação:
Paulo fez muitas coisas mal é certo. Mas o seu arrependimento foi de tal ordem, que morreu por Cristo literalmente. Deu até a vida por Ele. Quantos de nós eramos capazes de fazer o mesmo?
Citação:

Não era necessário Paulo ter morrido para demonstrar o seu arrependimento. Pois sua vida nos mostrou que ele foi um grande homem usado por Deus. Será que você entende que só dando a vida, assim com Paulo, faz ser possível “olhar para a luz que é Deus assim logo depois de morrer”? Paulo aceitou a Jesus como Salvador e Senhor e se arrependeu de seus pecados e sua vida mostrou os frutos desse arrependimento.

Citação:
"É um santo e saudável pensamento orar pelos mortos, para que sejam livres de seus pecados" (II Mac. XII , 46).

Oração pelos mortos implica em dizer que o estado do indivíduo ainda não é final e inalterável e que pode ser melhorado a pedido nosso. É muito significativo que nas Escrituras Sagradas não temos UM ÚNICO exemplo de oração pelos mortos, nem qualquer advertência nesse sentido. À vista das muitas advertências para orar por aqueles que estão neste mundo e advertências até para orarmos pelos nossos inimigos. O silêncio das Escrituras, se a oração pelos mortos tivesse algum valor, parecem inexplicável.
Cada um presta conta de si próprio a Deus pelos seus atos. Este é o ensinamento bíblico.

Citação:
Desde já te "aviso" que sou viciado neste tipo de conversas. Hoje tiveste sorte porque é 6 feira e posso descansar um pouco.

Falar de Jesus e da Bíblia é sempre bom. Mantendo-se um clima cordial e de respeito ao próximo podemos aprender mais das Sagradas Escrituras.

Que o Senhor nos Abençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: Purgatório
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 07 de November de 2007 15:28

Citação:
David
Só precisa de Salvador quem tem pecados.

Onde é que isso vem escrito?

Citação:
David
Acreditamos que a Bíblia é a Palavra de Deus. Para tanto, cremos que ela está livre de erros e contradições.

Também acredita que o Sol anda à volta da Terra, que o mundo só tem cerca de 4000 anos e que uma circunferência com 10 metros de diâmetro tem exactamente 30 metros de comprimento?

Citação:
David
Só existem dois caminhos. Quem rejeita a Salvação oferecida por Cristo, após a morte do corpo, vai para um lugar de tormento eterno, quem aceita vai para a Vida Eterna!

E como será essa vida eterna? Nada muda? Ficamos criopreservados?

Citação:
David
Veja que Jesus não fala em purgatório nem em escolinha para aprender a amar.

Donde se conclui que Lázaro não precisava de aprender a amar. Nada mais!

Citação:
David
Mas, diante de Deus, tanto faz um ato de adultério, um ato homo sexual, uma simples mentirinha ou um homicídio.

Onde é que vai buscar tal ideia? O exemplo que dá não é suficiente para sustentar que para Deus é tudo igual. Não é isso que S. Paulo diz.

Citação:
David
Vejo que falas muito no Hitler. Saiba que se você tiver uma vida de adultério e venha a morrer sem o arrependimento de teus atos, serás vizinho dele! Ou então se levas uma vida de mentiras, de engano ao próximo, e morre sem o arrependimento dos teus atos, também será vizinho dele. Veja que diante de Deus, mentiroso, assassino ou idólatra vai para o mesmo lugar, o inferno, se não aceitar a Jesus em vida!

Para esse seu Deus não é preciso uma vida de mentiras. Basta uma criança dizer uma mentirinha antes de morrer num acidente de automóvel que tem o mesmo destino de Hitler. Como disse acima, para o seu Deus é tudo igual.

David

A Bíblia não pode ser interpretada neste estilo de arranjar frases para justificarem tudo o que queremos dizer. Daí que os católicos, além de lerem directamente a Bíblia, confiam também no que a Igreja, ao longo de 2000 anos foi vivendo e interpretando, porque acreditamos que é o Espírito que nos conduz para descobrir tudo aquilo que Jesus nos queria dizer e que nós não podíamos na altura suportar.

pontosvista

Re: Purgatório
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 08 de November de 2007 05:23

Algumas palavras:

Citação:
David
A Bíblia não diz nada sobre o purgatório.

A Bíblia não diz nada sobre muita coisa.

Citação:
David
Muito pelo contrário, os argumentos mais devastadores contra esse lugar vem das Escrituras Sagradas. Crê num lugar como esse é crê que o Sacrifício de Jesus na cruz foi incompleto e que precisamos COMPLEMENTÁ-LO após a morte do nosso corpo, com muito sofrimento.

Sobre isso o pontosvista disse muito bem: a sua interpretação do purgatório é realmente muito ruim e por isso seria um absurdo alguém acreditar nela. Felizmente ela não é a dos católicos e vc está lutando contra moinhos de vento. Se não tentar aprender a língua de outro povo então não se surpreenda por não entender o que dizem.

Citação:
David
João 5:24 - “Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, TEM A VIDA ETERNA, NÃO ENTRA EM JUÍZO, mas passou da morte para a vida.”

Purgatório não é um juízo, não é um lugar, e é cheio de vida. Conclui-se daí que toda a sua crítica não faz nenhum sentido pq nem passa perto do alvo.

Citação:
David
Quem morre com Cristo não entrará em juízo algum, não há condenação alguma para essa alma. Inclusive, já citei, na postagem anterior, a passagem do malfeitor na cruz. Ele aceitou a Jesus e não foi para purgatório algum. Se foi, Jesus mentiu pra ele.

Curioso. Eu diria que é exatamente o contrário! Que se o malfeitor não foi para o purgatório então estamos todos enganados e o céu não existe nem Cristo ressuscitou. Se com tudo isso ainda não percebeu que falamos de coisas completamente diferentes então suponho que não existe possibilidade de diálogo. SE tiver interesse em ler algo sobre o purgatório sob outro ponto de vista, recomendo a leitura de alguns posts no início do tópico, e tb escrevi alguns lá.

Citação:
David
Paulo também foi bem direto quando falou que:
Romanos 8:1 - “Agora, pois, já nenhuma condenação há pra os que estão em Cristo Jesus ”.

Purgatório não é condenação.

Citação:
David
Pedro também ensinou, dizendo:
I Pedro 1:18 - Pois também Cristo morreu, uma ÚNICA VEZ, PELOS PECADOS, o justo pelo injusto, para conduzir-vos a Deus ”.

Portanto, não podemos ser levados a sofrer por este pecado uma segunda vez.

Uma segunda vez só não, serão milhares de vezes, infinitas vezes, para o resto da vida. Na verdade, toda vez que se lembrar do pecado. É o sofrimento da vida e não está em contradição com a felicidade: quem não sente nada é que está morto! Vou mais longe: digo que se essa pessoa "salva" não sente nada ao se recordar de ter feito mal aos irmãos então a sua "conversão" é uma farsa e de "salva" ela tem muito pouco. Não conheço nenhuma passagem bíblica que ensine a salvação como um processo de amnésia!

Citação:
David
O purgatório é uma caricatura da justiça de Deus. Mas a justiça de Deus foi totalmente satisfeita UMA VEZ POR TODAS pelo Sacrifício de Cristo e purgatório não existe

A sua interpretação que é uma caricatura.

Citação:
David
Hebreus 8:12 - Porque serei misericordioso para com suas iniqüidades, E de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais.
Veja que Ele diz que não SE LEMBRARÀ mais do que tu fizestes. Como iria te atormentar pelos teus pecados, se ele diz que esquecerá pra sempre o que você fez?

Vc parece mais interessado em atacar a doutrina dos outros quem em dialogar, e mesmo sem saber qual doutrina é essa prossegue atacando, mas está criticando somente o seu próprio entendimento, não o nosso! O purgatório não tem nada a ver com um castigo infligido por Deus, a lembrança é da pessoa, e não muda nada o fato de Deus já ter "se esquecido" (antropomorfismo).

Paz e Vento.

Re: Purgatório
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 10 de November de 2007 13:08

Obrigado pelas respostas David. A ver se hoje à noite escrevo algo para ti.

Acho que deverias meditar naquilo que o Firefox e o Pontosvista disseram. Não perderias nada.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Purgatório
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 11 de November de 2007 21:18

...em manutenção

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho



Editado 1 vezes. Última edição em 11/11/2007 21:19 por s7v7n.

Re: Purgatório
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 11 de November de 2007 21:26

Para apagar se faz favor.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho



Editado 1 vezes. Última edição em 11/11/2007 21:44 por s7v7n.

Re: Purgatório
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 11 de November de 2007 21:33

Desculpem lá alguma incorrecção no texto mas já me estava a passar por o sistema não me deixar fazer pre-vizualização e não me estava a aceitar o sistema de quotes. Já não tenho paciência para ler o que escrevi. Fica assim.

David,

Não entendo como vens dar a desculpa de o assunto do purgatório estar apenas num livro. Está lá, não há volta a dar. Se os judeus não o aceitam, esse é problema deles. Eles também não aceitam Jesus Cristo Deus feito homem. Por isso se formos por esse caminho, retiramos os livros que façam alusão a isso.
Podes abrir os tópicos que quiseres sobre os apócrifos. Temos cá pessoas com formação para discutir contigo esse assunto também.

Veja bem. Acreditamos que a Bíblia é a Palavra de Deus. Para tanto, cremos que ela está livre de erros e contradições. Se purgatório existisse encontraríamos outras passagens nas Escrituras Sagradas que falassem sobre esse lugar

Não acho que isto seja válido. Lá por estar apenas num livro, não faz o assunto falso.
Não te esqueças que a interpretação da bíblia não se faz lendo letra a letra. Senão, tal como disse o Pontos Vista haveriam coisas que estariam mal. Eu acho que não sejam contradições, mas apenas maneiras de falar àquele povo.

Já citei diversas passagens que mostram que só existem dois caminhos. E que o PERDÃO de Deus é PLENO. Após o perdão, ELE ESQUECE os pecados que nós cometemos anteriormente. Não vai atormentar ninguém por algo que já perdoou.


Não te esqueças que Bíblia não se faz apenas por retalhos de citações. Deus realmente perdoa, e está sempre pronto a esquecer os nossos pecados. Mas estou certo que não nos tira a responsabilidade dos mesmos. Nós não andamos todos aqui feitos tontinhos, sem saber o que fazemos. E como já foi dito, o purgatório ensina-nos a amar. A amar até que estejamos prontos a entrar no Céu.

Tu achas-te um santo, em graça, digno de entrar directamente no Paraíso? Ou tens defeitos, pecados, maneiras de ser que não são correctas?

Gostaria que o querido me mostrasse onde as Escrituras Sagradas falam isso! Talvez você afirme isso baseado em algo que te disseram. Pois em lugar algum na Bíblia é dito tal coisa. Pelo contrário, a própria Maria, cheia do Espírito Santo, disse:

Certo, não é dito directamente que ela é sem pecado. Mas é nos dito que ela é cheia de graça, ela é cheia do Espírito Santo, o Senhor fez maravilhas nela. Ela que é bem aventurada para todo o sempre.

Estou certo que não encontras tantos adjectivos numa outra pessoa da bíblia.

Sobre Elias, estou certo que o pecado também não morava nele. Visto que foi arrebatado ao Céu. Abrão pelo contrário. A sua fé não era suficiente. E morreu velho, sem que tenha tido o mesmo destino de Elias.

Maria claro que necessitou de ser salva por Deus. Visto que ia ser a mãe de Deus. Mãe daquela que ia trazer o Senhor ao mundo. Mãe do meu Senhor. Mas também não tens indicações de quando é que esse processo de salvação foi feito. Nem sabemos muito menos o destino de Maria. Era mais que natural que guardassem o seu corpo caso tivesse morrido. Ou seja, ela foi salva por Deus, mas esse processo deu-se por milagre de Deus, que a salvou de início. E Maria nunca demonstrou que esse acontecimento poderia ser falso. Visto que ela foi sempre quem esteve do lado de Deus, sem nunca vacilar. A sua fé ultrapassou tudo e todos.

Outra coisa. Aproveito para deixar aqui a expressão dita pelo anjo, e que o autor escreve: kekaritomene
Este texto abaixo pertence a um post deste fórum feito pela Rita, e que explica o sentido da palavra. Será que mais alguém teve esta palavra, com este sentido? Abraão? Elias? Penso que não.

No próprio texto da anunciação, podemos ver que o Anjo Gabriel, quando se
dirige à Virgem Maria, não a chama pelo nome, mas a saúda Cheia de graça,
usando a palavra grega "Kekaritomene", cujo o verbo no tempo chamado
aoristo" significa que este favor de Deus, este olhar benévolo de Deus para
a Virgem de Nazaré, não é uma graça só naquele momento, mas que começa no
passado e continua no presente.



Moisés foi cheio da Graça de Deus. De tal forma que maravilhas foram feitas no Egito e, em parte alguma da Bíblia, vemos tantos registros de manifestações do Poder de Deus como aqueles, através de Moisés.
O profeta Elias foi cheio do poder de Deus de tal forma, que quando exércitos vinham para prendê-lo, ele simplesmente dizia: “Se sou homem de Deus, que caia fogo do céu e consuma tu e todos os teus homens”. Na mesma hora caía labaredas de fogo do céu e queimava todo mundo.
Eliseu foi tão cheio do Espírito de Deus que fez até um martelo, que caíra dentro de um rio, FLUTUAR.
David, rei de Israel, foi tão cheio da graça de Deus, que só em relação a ele lemos dizendo que era “um homem segundo o coração de Deus”. Lutou e matou um urso, um leão e um gigante de mais de três metros, sempre sem armas.
Sansão, Débora, Isaías, Jeremias, Paulo, Pedro... Podia citar tantos exemplos. Mas acredito que esses bastam.


Fico à espera que cites então passagens que digam o mesmo que disseram a Maria. Que eles eram cheios de graça diante de Deus, mais todas as outras coisas que o anjo disse a Maria.
Maria não tinha necessidade de fazer milagres. A sua missão não era essa. Já a dos outros profetas a sua missão era guiar o povo. Neste caso estava cá Jesus para fazer esse trabalho. A sua função foi apenas de cumprir a palavra de Deus.

Como já disse anteriormente, não existe isso de “eu acho...”. Temos de crer no que está registrado nas Escrituras Sagradas. Maria não foi excluída pelas escrituras do texto de Romanos 3:23. Só Jesus o foi.

Existe sim. Não existe à balda, mas existe. Sabes perfeitamente que nos é dito pela Bíblia, que a palavra de Deus foi passada por documentos, e pela oralidade. E sabes bem que nos é dito também que nem todos os livros do mundo (+/- assim), chegariam para escrever tudo o que Cristo fez e disse. Posso-te citar essas partes caso desconheças. Se a bíblia fosse a única fonte de conhecimento, então talvez não pudesses fazer coisas que fazes hoje, porque a bíblia não relata nada disso.

Veja bem querido. Devemos ter sempre a Bíblia como julgadora. E nesse assunto o apóstolo Paulo foi direto quando disse “Depois da morte segue-se o juízo”. O momento de você escolher o destino da sua vida eterna é AGORA, enquanto há fôlego de vida em seu corpo. Você pode ir para o tormento eterno ou para a Vida Eterna! A passagem do rico e Lázaro é bem esclarecedora. Veja o que o próprio Jesus disse:

Lucas 16:22-23 - Aconteceu que o pobre morreu, e os anjos o levaram para junto de Abraão. Morreu também o rico, e foi enterrado. No inferno, em meio aos tormentos, o rico levantou os olhos, e viu de longe Abraão, com Lázaro a seu lado.

Veja que Jesus não fala em purgatório nem em escolinha para aprender a amar. O tempo de se arrepender dos pecados é AGORA! Depois da morte segue-se o juízo.


Paulo disse isso, mas não referiu mais aspectos. E sobre o caso do rico, é-nos dito que o pobre estava no seio de Abraão. Coisa que se passa antes de Deus abrir o Paraíso a toda a humanidade. Se fosse o contrário, ele não estaria com Abraão mas com Deus no paraíso. São coisas distintas.

A Bíblia é suficiente para nós. Para quê ficar procurando o que não foi escrito e que não ficou registrado, se o que temos registrado é suficiente?

E quem te disse que é o suficiente? Porque dizes isso quando sabes que nem todo o ensinamento foi escrito na bíblia, tal como a própria indica?

Só existem dois caminhos. Quem rejeita a Salvação oferecida por Cristo, após a morte do corpo, vai para um lugar de tormento eterno, quem aceita vai para a Vida Eterna!

Ok, mas não sabes como se faz o processo sobre a ida para o Paraíso.

O malfeitor foi para Céu com Deus. E nada nos é dito se ele entra ou não directamente no paraíso, ou se irá rever a sua vida depois de morrer, para aprender a amar incondicionalmente Deus. São coisas muito complexas para ser apenas pão pão, queijo queijo.

A justiça de Deus não passa “por cima de patifarias”. Quem morre praticando adultério, ou vivendo uma vida cheia de mentiras, ou na idolatria e não se arrepende de suas práticas, está destinado a perdição eterna. Porém quem se arrepender, antes de morrer, tem o perdão de Deus e está salvo. Com o perdão dado por Deus a Justiça Divina é satisfeita.
O único pecado que não tem perdão, segundo as Escrituras Sagradas, é a blasfêmia contra o Espírito Santo.


Mais uma vez. Achas-te santo? Imagina que morrias agora. Estás em plena comunhão com Deus sem pecado? Achas que terias entrada directa no paraíso sem teres de rever a tua vida? Achas que esse processo se faz num estalar de dedos? Pois isso é que tu não sabes. Eu posso dizer-te que sei porque tenho o livro dos Macabeus. E posso-te dizer, porque a Bíblia o afirma, que o processo de perdão, começa com o purgatório. Onde reconhecemos as nossas faltas, e nos arrependemos das mesmas, de modo a sermos realmente santos, dignos de entrar no Paraíso.

Sabe qual o teu problema? Você gradua o pecado como se existissem pecados com maior dificuldade de Deus perdoar.

Eu não acho nada disso. Mas aproveito uma frase tua para te perguntar se então não disses que Deus

O único pecado que não tem perdão, segundo as Escrituras Sagradas, é a blasfêmia contra o Espírito Santo.

Então Deus tem dificuldade em perdoar?
Imagina que uma pessoa blasfema contra Deus, o Espírito Santo e tudo o resto, e depois se arrepende. Então Deus não o perdoaria? Lá está, temos de interpretar a bíblia correctamente, sem ser à letra.

uma simples mentirinha ou um homicídio. Veja que quem comete tais práticas serão vizinhos num lugar de tormentos:

Acho que estás a ser demasiado pessimista. Então quem diz uma mentirinha vai corrido para o inferno? Muitas crianças iriam para o inferno por isso então.

Vejo que falas muito no Hitler. Saiba que se você tiver uma vida de adultério e venha a morrer sem o arrependimento de teus atos, serás vizinho dele! Ou então se levas uma vida de mentiras, de engano ao próximo, e morre sem o arrependimento dos teus atos, também será vizinho dele. Veja que diante de Deus, mentiroso, assassino ou idólatra vai para o mesmo lugar, o inferno, se não aceitar a Jesus em vida!

Imaginemos então que ele se arrependeu. Deus não lhe incutia a responsabilidade sobre todas as pessoas que ele maltratou e matou? Era entrar e pronto. Eu não creio que assim seja. Até porque tenho bases bíblicas para afirmar que o processo de perdão passa pelo purgatório. Que não é nada mais nada menos que termos à nossa frente tudo o que fizemos de mal, e para que possamos ser dignos de entrar no reino de Deus.

Amigo, aceita a Jesus como Senhor e Salvador da tua vida e remove esse FARDO dos teus ombros

Deus é o meu salvador. Eu é que não sou perfeito e erro muitas vezes.

Não era necessário Paulo ter morrido para demonstrar o seu arrependimento. Pois sua vida nos mostrou que ele foi um grande homem usado por Deus. Será que você entende que só dando a vida, assim com Paulo, faz ser possível “olhar para a luz que é Deus assim logo depois de morrer”? Paulo aceitou a Jesus como Salvador e Senhor e se arrependeu de seus pecados e sua vida mostrou os frutos desse arrependimento.

Não temos todos de morrer por Deus nesta época, tal como Paulo fez, para mostrar o seu arrependimento e devoção. A sua morte foi por causa da sua fé em Deus. Além do mais, não sabemos que entra directamente no purgatório, e quem passa por lá uns tempinhos. ;) Não me admiro nada que Paulo tenha entrado directamente para lá. Pois sofreu e sofreu bem pelo amor de Deus. Ele demonstrou que era realmente fiel e que estava deveras arrependido.

Oração pelos mortos implica em dizer que o estado do indivíduo ainda não é final e inalterável e que pode ser melhorado a pedido nosso. É muito significativo que nas Escrituras Sagradas não temos UM ÚNICO exemplo de oração pelos mortos, nem qualquer advertência nesse sentido. À vista das muitas advertências para orar por aqueles que estão neste mundo e advertências até para orarmos pelos nossos inimigos. O silêncio das Escrituras, se a oração pelos mortos tivesse algum valor, parecem inexplicável.
Cada um presta conta de si próprio a Deus pelos seus atos. Este é o ensinamento bíblico.


Permite contrariar-te mas temos na bíblia essa referência. Tu é que não a tens na tua. E é isso que não permite um diálogo mais proveitoso. Temos bíblias diferentes. E como tal, dizer que na bíblia não existe é falacioso. Não existe na tua, na minha existe.

Bem e por agora não tenho mais tempo. Até outro dia.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho



Editado 5 vezes. Última edição em 11/11/2007 21:50 por s7v7n.

Ir para a página: Anterior123456Próximo
Página actual: 3 de 6


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.