Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Bíblia

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12
Página actual: 2 de 2
Re: Catecismo como consequência da Bíblia
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 26 de November de 2002 18:13


Quanto à actualização do Catecismo, poucas foram as mudanças, e eminentemente pastorais, como esta, em que se discerniu sobre as modalidades de combate à violência (expressão curiosa) que estão ao nosso dispôr.

Pois é, Ana. Gostaria de te ver a ti considerares que és Igreja e como tal necessitas fazer parte do "movimento ecuménico" num sentido mais concreto e concretizador, mais dialogante. Rezo para que tenhas sorte nos teus encontros - parece que em mim encontraste já alguém que contigo possa colaborar...

Viver como Igreja é sobretudo uma questão de comunhão. E a comunhão ("comum-união") tem muito que se lhe diga, começando pela capacidade de dialogar, de entender e se dar a entender, de aceitar, de se transformar, de saber transformar... Isto em questões de relacionamento comunitário como na relação íntima com Deus. Se não houver comunhão, ecumenismo, cada um fica com uma "igreja" na sua cabeça. Os protestantes apenas concretizam isso juridicamente... Mas há por aí muito "católico-protestante" (mais uma denominação extra-eclesial!) que não aceita colocar-se no seu lugar e insiste numa dissidência que não leva a lado nenhum...

Quanto ao "humanismo", o que se passou na Revolução Francesa foi uma laicização dos valores cristãos, das Bem-Aventuranças, e que é mentirosa porque negou a sua origem divina. Até chegaram a votar e a decidir que Deus não existia e não faria parte da nova França, imagine-se uma coisa dessas...

João, não entendi o que quiseste dizer com "o meu amigo Robespierre repete as apologias - apagadas pela inquisição residente no site - dos factos ocorridos quando da revolução - as quais me dispenso de reproduzir por razões de "delete". Podes explicar?

O autêntico humanismo é, de facto, aquele em que Deus se torna Homem, o momento em que acabam os deuses e começa o Homem, quando toda a Humanidade passa a conhecer, enfim, a plenitude do que é Ser Humano.

Depois tivemos as Revoluções Protestante (de "Reforma" não teve nada), Francesa, etc..

Todas a proclamar "verdades" sobre Deus e a tornar confusa a sua Revelação. A própria Igreja padeceu do pecado de não a testemunhar com uma conversão constante...

João

Re: Catecismo como consequência da Bíblia
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 26 de November de 2002 18:51

Só é pena a Igreja não ter decoberto esse tal humanismo há mais tempo...... antes tarde que nunca.






ana

Re: Catecismo como consequência da Bíblia
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 26 de November de 2002 19:26


"Descoberto esse tal humanismo há mais tempo?"

Não deves estar bem a ver o assunto... A Igreja sempre "descobriu" e "redescobriu" esse humanismo, foi ela que sempre o transmitiu e preservou duma forma tal que, encobrindo-o com os seus membros, nunca Deus permitiu que os homens o perdessem. Incrível...

Voltando à ideia que coloquei (e à qual fugiste de dar resposta, como é habitual), digo-te que tu, "Igreja" (mas enfim, mais para lá do que para cá... ;o) ), só pudeste "descobrir" esse humanismo porque a Igreja o conservou, apesar de ficar "esquecido".

Aliás, para vermos o que é realmente "essencial" no Cristianismo, vejamos como era o Cristianismo nos primeiros séculos, o que existia então e não foi realmente adicionado (no conteúdo) posteriormente.

Tenho-me referido várias vezes aos Padres da Igreja, e ainda o farei mais vezes...

João

Re: Catecismo como consequência da Bíblia
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 26 de November de 2002 21:25

Pois, pois....
Queres citações dos Padres da igreja a favor do humanismo?

Re: Catecismo como consequência da Bíblia
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 27 de November de 2002 14:51

"João, não entendi o que quiseste dizer com "o meu amigo Robespierre repete as apologias - apagadas pela inquisição residente no site - dos factos ocorridos quando da revolução - as quais me dispenso de reproduzir por razões de "delete". Podes explicar?"

Parece-me claro:
O meu amigo Robespierre escreveu a sua versão dos acontecimentos da Revolução Francesa.

Versão que não era lá muito "católica".
(e algo imprópria para uma conversa séria, convenhamos)

A "inquisição residente" apagou-a.

Por essa razão dispensei-me de a repetir na mensagem acima (para grande aborrecimento do "petit Maximilien"), evitando assim que a mesma mensagem fosse enviado para o index (que nos computadores actuais aparece com o nome de "delete").

João (JMA)

Re: Catecismo como consequência da Bíblia
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 29 de November de 2002 18:44


'Tá bem, João... :o)

Ana, falaste em citações dos Padres da Igreja em relação ao humanismo? Se quiseres enviar, óptimo. Mas não neste tópico.

Então e como fica o "Catecismo como consequência da Bíblia"? Isso tem muito que ver com a relação Igreja/Bíblia, dado que o Catecismo é a palavra da Igreja sobre os assuntos.

Mas será que é uma "consequência" da Bíblia? Não será a Bíblia uma "consequência" da Igreja? Talvez seja melhor falarmos sobre isso no outro tópico...

João

Re: Catecismo como consequência da Bíblia
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 14 de June de 2004 14:01


A questão da pena de morte contemplada no Catecismo voltou a ser comentada por dois intervenientes neste tópico, bastante da mesma forma, em algumas mensagens seguintes a esta, noutro tópico:

[www.paroquias.org]



...«Se permanecerdes fiéis à minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, conhecereis a verdade e a verdade vos tornará livres.» ~ Jo 8,31-32

Re: Catecismo como consequência da Bíblia
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 04 de January de 2006 13:27


Pode encontrar links da «Bíblia em Português para seu leitor de MP3» neste tema.
Também há lá links para copiar gratuitamente livros da bíblia noutras línguas, incluindo do A.T. em hebraico e o N.T. em grego (coiné).

====

Para ser sincero e não hipócrita, como aquele povo que segue o rei com aplausos, como se fosse vestido de vestes douradas que só os sábios conseguem ver, prefiro ser como aquela criancinha que gritou :«O REI vai ».

Na verdade, tanto o catecismo como qualquer doutrina de qualquer religião (incluindo a da ICAR =Igreja católica apostólica romana) é mero produto de especulações de homens que se julgam muito doutos. Há interesses económicos e de poder pelo meio etc. etc. etc...
É por isso que eu compreendo que o catecismo não faça menção à proibição expressa do culto das imagens de escultura (que YHWH não autorizou expressamente). Também compreendo a mudança da santificação do sábado pelo de domingo.
Todas as religiões (sem excepção) são produto de uma evolução social orientada por uma classe dominante, que sofre quando lhe parece que vai perder ou diminuir o seu poder.
Os chamados de "cristãos" procuram o apoio das suas doutrinas na Bíblia Sagrada, mas um leitor bem atento, e ajudado pelo Espírito Santo apercebe-se do engano.
Portanto, embora haja alguma relação entre doutrinas e catecismos com a Bíblia, não são uma consequência dela.
Eu poderia referir-me a muitas mais coisas, mas para que as pessoas não fiquem escandalizadas, fico-me, por enquanto por aqui, porque a própria verdade é tão dura que até parece mentira.

Re: Catecismo como consequência da Bíblia
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 03 de September de 2006 12:15

Citação:
Os chamados de "cristãos" procuram o apoio das suas doutrinas na Bíblia Sagrada, mas um leitor bem atento, e ajudado pelo Espírito Santo apercebe-se do engano.
Que giro, vocês os iluminados pelo Espírito Santo para compreenderem a Bíblia, parecem que sofrem todos do mesmo mal. São convencidos que se farta. Ou então devem haver imensos espíritos santos por aí. Pois cada um parece dizer coisas diferentes. Que estranho...

Manuel, espero que já tenhas deitado todas as fotografias que tenhas em casa para o lixo. Porque não é lícito fazer-se imagens. Cuidado.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Catecismo como consequência da Bíblia
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 14 de September de 2006 00:44

É desta forma que Cristo vive em nós -) .
Mestre que ensina a cada um individualmente, porém de forma sempre igual pela comunhão. A linguagem que cada um usa é diversa ,mas a mensagem é sempre a mesma!
Palavras de salvação ,que nos desinstá-la e nos coloca em movimento ,sempre caminhando.Que nos liberta dos obstáculos , que derruba os muros , que abre nossos olhos, ouvidos e boca !
Palavra que aquece nosso coração inteligente .

Re: Catecismo como consequência da Bíblia
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 14 de March de 2007 10:25

Citação:
s7v7n
Manuel, espero que já tenhas deitado todas as fotografias que tenhas em casa para o lixo. Porque não é lícito fazer-se imagens. Cuidado.
Pergunto:
Isto é uma RECOMENDAÇÂO ou uma provocação ?! ...

Na verdade; eu não tenho o culto da imagem (nem da fotografia): Não sou coleccionador ! ...

Quando a Bíblia fala da proibição do uso de imagens refere-se mais aos actos de CULTO.
Israel foi condenado por YHWH devido ao uso de imagens (conhecido por idolatria), mas até David o rei mais amado de YHWH, até tinha em casa uma imagem (terafim) que a esposa flha mais nova de Saul colocou na cama a figir que era David quando fugiu de Saul que o queria matar.

1a de Samuel cap 19, versos 8 a 17


O facto de David usar ídolos (terafins) em casa (o que seria de condenar) não impediu que YHWH amasse a DAVID. Contudo quando o povo de Israel generalizou isso em relação com o Templo, a coisa mudou de figura a ponto de DEUS se afastar do seu povo, não impedindo que fosse deportado no tempo de Nabucudonosor e perdesse a sua independencia, durante cerca de 2500 anos até ao ano de 1948, isto é, depois e a seguir ao HOLOCAUSTO Hitleriano, que pretendia fazer renascer o «santo Império Romano-Germanico» e exterminar TODOS os judeus.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 1 vezes. Última edição em 14/03/2007 10:27 por Manuel Pires.

Ir para a página: Anterior12
Página actual: 2 de 2


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.