Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Bíblia

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Jacob luta contra Deus
Escrito por: (IP registado)
Data: 10 de October de 2005 22:51

Gostava de perceber o significado de Gn 32, 25, em que Jacob luta com Deus.
Já li nalgum sítio que o significado de Jacob ter ficado ferido numa coxa se pode interpretar como alguém que esteve muito tempo a rezar.

Uma pergunta à parte: e quem não estiver dentro das normas da Igreja, mas sentir que não está mal... O caminho passa por "lutar" com Deus até este conceder a sua benção?

Re: Jacob luta contra Deus
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 01 de November de 2005 18:46

Quem luta com Deus perde a velocidade no caminho, fica mancando pelo resto da vida no caminho ,como aconteceu com Jacó.
Porém pela sua obstinação em ser abençoado por Deus, recebeu o nome de Israel.
devemos sempre preserverar para nos santificar, pedir insistentimente eesa benção.
Ficar com Deus em oração até o dia clarear e dizer , "não vou embora enquanto não me abençoar".
Simplifiquei um pouco Zé, mas é por aí...
Chris

Re: Jacob luta contra Deus
Escrito por: (IP registado)
Data: 01 de November de 2005 21:25

Chris, mas porque é que Jacob lutou com Deus? Se tiveres tempo, por favor explica-me. Obrigado!

Re: Jacob luta contra Deus
Escrito por: tony (IP registado)
Data: 02 de November de 2005 22:34

Chris não compreendo a tua explicação.


Re: Jacob luta contra Deus
Escrito por: tony (IP registado)
Data: 02 de November de 2005 22:41



Encontrei na biblia, em nota de rodapé, algo sobre o assunto, que passo a transcrever:

"A luta de jacob com esse alguem, que é um anjo ou o próprio Deus, pressagia certamente a cadeia de lutas que marca o destino de Jacob e os seus descendentes. O patriarca recebe um novo nomem Israel, cujo significado popular "Ele foi forte contra Deus" o equipara para o desempenho da sua vocação. Este misterioso confronto pode representar ainda o debate do crente ou encontro de cada ser humano com o seu Deus. A luz deixa marcas de humildade e, ao mesmo tempo, desvenda a nova etapa da caminhada"



Re: Jacob luta contra Deus
Escrito por: (IP registado)
Data: 03 de November de 2005 10:40

Obrigado, tony! Ainda não está nada claro para mim como interpretar esta passagem, mas sempre é uma ajudinha.

Re: Jacob luta contra Deus
Escrito por: Rute (IP registado)
Data: 23 de November de 2005 18:20

Caro Zé,

Debatemos ligeiramente este tema num outro tópico... Continuo a não ter resposta para te dar (prometo que se encontrar alguma coisa sobre o versículo escrevo aqui...).
Mas a propósito do teu comentário sobre se Deus, embora Deus de paz, não seria suficientemente maleável para admitir uma contenda, li, no outro dia uns versículos que, à luz desse tema, ganharam novo significado:

Lc 11.5-10
*Disse-lhes ainda: «Se algum de vós tiver um amigo e for ter com ele a meio da noite e lhe disser: 'Amigo, empresta-me três pães, 6pois um amigo meu chegou agora de viagem e não tenho nada para lhe oferecer', 7e se ele lhe responder lá de dentro: 'Não me incomodes, a porta está fechada, eu e os meus filhos estamos deitados; não posso levantar-me para tos dar'. 8Eu vos digo: embora não se levante para lhos dar por ser seu amigo, ao menos, levantar-se-á, devido à impertinência dele, e dar-lhe-á tudo quanto precisar.»
9«Digo-vos, pois: Pedi e ser-vos-á dado; procurai e achareis; batei e abrir-se-vos-á; 10porque todo aquele que pede, recebe; quem procura, encontra, e ao que bate, abrir-se-á.

E concluo dizendo: acho que tens razão!! Mesmo que à partida pareça que Deus não está disponível, vale a pena lutar na esperança de que o Deus que se mostrou em forma humana por amor aos humanos pela da figura de Cristo e que, nessa forma, por eles sofreu e morreu, nos conceda aquilo que pedimos...

o amigo da parábola de Jesus"dar-lhe-á tudo quanto precisar", não fará o mesmo Deus?!

um abraço sincero
Rute

Re: Jacob luta contra Deus
Escrito por: (IP registado)
Data: 23 de November de 2005 18:31

Obrigado pela resposta, Rute. De facto, é inquietante, não é? Fico a pensar nessa passagem, também... Intrigante. Obrigado pela contribuição. Resta confiar no Amor Divino, que fará sempre o que for melhor para nós.


Re: Jacob luta contra Deus
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 24 de November de 2005 02:16

Talvez fosse melhor mudar a frase para "Jacó luta com Deus" faz mais sentido que "Jacó luta contra Deus"

Re: Jacob luta contra Deus
Escrito por: tony (IP registado)
Data: 24 de November de 2005 03:16

Hum!

Nem todas as lutas travadas com um adversário são "contra ele ou contra nós"…quando dois amigos tem opiniões divergentes e se debatem pela defesa das suas posições nem sempre estão um contra o outro. Podem simplesmente estar um com o outro, podem estar simplesmente a dizer a mesma coisa por palavras diferentes….como nós por vezes fazemos. Eu não estou contra o Camilo, apesar de nem sempre concordarmos…


bj
Bom dia de trabalho

Re: Jacob luta com Deus
Escrito por: (IP registado)
Data: 24 de November de 2005 09:33

Eu seguiria a tua sugestão, Camilo, mas não sei como alterar o nome do tópico! Mas de facto ficaria melhor.

Re: Jacob luta com Deus
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 25 de November de 2005 16:59

Vou tentar Zé , veja o contexto relatado:

Jacó não era o primogênito, " roubou seu irmão e enganou ISSAC seu pai".
Jacó significa aquele que trapasseia , que agarra pelo calcanhar ...
Esau significa vermelho e peludo , seus cabelos eram ruivos.

Jacó engana seu pai para roubar a benção da primogenitura de Esau.
Esau não alcança a benção do pai desejada.
O estratagema egoista de Jacó enganou seu pai e tirou de Esau o que lhe pertencia.
Jacó faz um voto com Deus Gn 28,20 dizendo que JAvé será seu Deus...
Aquele que trapaceou foi trapaceado por seu tio Labão...
Jacó pode enganar seu pai , mas Deus não.
Deus o manda voltar para Canaã .
Ele luta para ser abençoado, pois por direito o abençoado é seu irmão .
E foi peserverante , dado que seu nome foi mudado para ISRAEL - o que " convenceu Deus", que ficou frente a frente com Deus.
Jacó se reconcilia com Esau e se faz servo do irmão e entrega todos seus bens para o irmão...Esau o perdoa e não leva nada...
Jacó cumpre seu voto com Deus e ergue um altar em Betel e se torna o Patriarca das 12 tribos .
chris
obs: Talvez amadureça essa passagem , no momento é assim que a entendo.
Mas como não houve partilha de exegese fico nesta . - )





Editado 1 vezes. Última edição em 25/11/2005 17:04 por Chris Luz BR.

Re: Jacob luta com Deus
Escrito por: (IP registado)
Data: 26 de November de 2005 11:59

Hmm, vais-me obrigar a reler várias passagens da Bíblia, Chris! (obrigado)
Faz sentido a tua explicação, que não me parece vir contra o que foi dito antes neste tópico, ou achas que sim? A pergunta não é retórica, eu é que não vejo se me está a escapar algo.

Obrigado,


Mas há mais:
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 03 de January de 2006 14:06

Hebreus cap 12

16. Que não haja entre vós ninguém sensual nem profanador como Esaú, que, por um prato de comida, vendeu o seu direito de primogenitura.
17. E sabeis que, desejando ele em seguida receber a bênção do herdeiro, lhe foi recusada. E não bastaram todas as súplicas e lágrimas para que seu pai mudasse de sentimento...

===

YHWH preferiu o Jacob trapaceiro a Esaú por este ter vendido o seu direito de primogenitura.
Em português Tiago e Jaime são sinónimos de Jacob, embora não pareça.
Jacobo
Jaime
Santiago

Jacob foi obediente a seus pais, não se casando com mulheres estrangeiras como fez seu irmão Esaú.

Como foi fiel, apesar dos seus defeitos, conseguiu obter a protecção de YHWH.

Ele teve de travar uma luta com o anjo de YHWH (DEUS) e saíu vencedor.
Essa luta simboliza tudo por que teve passar em Padã-Harã (Gen.cap 28 e seg.) para agradar a YHWH, na pessoa de sua mãe .
Os seu nome foi mudado para Israel, a força de DEUS. Click aqui para mais informações úteis acerca de Israel.
=====
Pode ouvir a Bíblia em português e de graça no seu leitor de MP3.
Click aqui para obter os sítios donde a pode copiar gratuitamente, em várias linguas incluindo o português.

Jacob luta contra Deus
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 03 de January de 2006 14:36


Re: Jacob luta contra Deus
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 04 de January de 2006 09:45

Os links da «Bíblia em Português para seu leitor de MP3» agora encontram-se neste link. . Também há lá links para copiar gratuitamente livros da bíblia noutras línguas, incluindo do A.T. em hebraico e o N.T. em grego (coiné).

Re: Jacob luta com Deus
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 27 de March de 2006 17:18

Zé, recebi este texto de um grupo e achei qye tem tudo á ver.
chris luz


Consolar a dor do coração

Pequenas noites de Getsemani na vida humana...

Em Getsemani Jesus «não reza só para exortar a nós a que o façamos», mas «porque, sendo verdadeiro homem, em tudo semelhante a nós, menos no pecado, experimenta nossa mesma luta frente ao que repugna à natureza humana», declarou o padre Cantalamessa.

Daí que a oração passe a ser «luta com Deus»: «ocorre quando Deus te pede algo que tua natureza não está pronta para dar-lhe, e quando a ação de Deus se faz incompreensível e desconcertante», explicou.
«Parecemos com Jesus se, ainda entre os gemidos e a carne a suar sangue, buscamos nos abandonar à vontade do Pai», afirmou o pregador do Papa.

«Às vezes, perseverando neste tipo de oração» --advertiu-- «as partes se invertem: Deus converte-se em quem roga e tu naquele a quem se roga».

«O caso mais sublime desta inversão das partes é precisamente a oração de Jesus no Getsemani --recordou--. Ele roga que o Pai lhe afaste o cálice, e o Pai lhe pede que o beba para a salvação do mundo»; «recompensa a ele constituindo-o, também como homem, Senhor».

«Muitas pequenas noites de Getsemani» dão-se na vida humana por causas muito diversas --observou o pregador do Papa, entre as mais profundas, «a perda do sentido de Deus, a consciência do próprio pecado e indignidade, a impressão de ter perdido a fé», em resumo, o que os santos chamaram «a noite escura do espírito».

«Jesus ensina-nos o que de primeiro tem-se de fazer nestes casos --afirmou--: recorrer a Deus com a oração»; Ele mesmo inicia sua oração no Getsemani reconhecendo: «Abba, Pai!; tudo é possível para ti».

«E se já se orou sem êxito?», há que «orar mais!, com maior insistência», exortou o padre Cantalamessa. De fato Jesus, no Getsemani, «foi escutado por sua piedade --«apareceu a ele um anjo vindo do céu que o confortava»--, mas «a verdadeira grande escuta do Pai foi a ressurreição».

De todas as formas, o pregador da Casa Pontifícia recordou que Jesus está «em agonia até o fim do mundo»: no Espírito «Jesus está também agora no Getsemani, no pretório, na cruz», «de uma forma que não podemos explicar, também em sua pessoa», «por causa da ressurreição que fez o Crucificado vivo nos séculos».

O «lugar privilegiado» onde podemos encontrar este Jesus é a Eucaristia, sublinhou o padre Cantalamessa, pedindo que não se esqueça «o outro modo em que Cristo está em agonia até o fim do mundo»: «nos membros de seu corpo místico».

«A palavra Getsemani converteu-se em símbolo de toda dor moral» --expressou--; e é que ali, sem haver sofrido ainda na carne, «a dor de Jesus «é de todo interior», e chega a suar sangue «quando é seu coração, não ainda sua carne, o que é afetado».

«O mundo é muito sensível às dores corporais, comove-se facilmente por elas; muito menos ante as dores morais, das que às vezes até se brinca tomando-as por hipersensibilidade, auto-sugestão, capricho», denuncia.

Mas «Deus toma muito a sério a dor do coração --alertou-- e assim deveríamos fazer também nós».

«Penso em quem vê quebrado o laço mais forte que tinha na vida e se encontra só (mais freqüentemente só) --reconheceu--; em quem é traído nos afetos, está angustiado ante algo que ameaça sua vida ou a de um ser querido; em quem (...) se vê assinalado, de um dia para outro, no escárnio público».

«Quantos Getsemani escondidos no mundo, talvez sob nosso mesmo teto, na porta ao lado, ou na mesa de trabalho do lado! É tarefa nossa identificar alguém nessa Quaresma e fazer-nos próximos a quem se encontra ali», propôs o padre Cantalamessa ao Papa e à Cúria.

«Que Jesus não tenha de dizer entre estes seus membros: “Espero compaixão, e não há; consoladores, e não encontro nenhum”, mas que possa, ao contrário, fazer-nos sentir no coração a palavra que recompensa tudo: “Fizeste a mim”», concluiu.

Fonte: zenit.org
(Resumo da primeira pregação de Padre Cantalamessa da Quaresma ao Papa e à Cúria Romana em 17/03/06)




Editado 1 vezes. Última edição em 27/03/2006 17:20 por Chris Luz BR.

Re: Jacob luta com Deus
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 23 de May de 2006 18:23

Quanto à mensagem 20154, está de acordo.
Mas quanto à mensagem de 27 de Março, apesar de ter vindo donde veio, não vejo qualquer relação com Jacob.
O Pai não «pede» em oração ao Filho.
Isso é uma conclusão precipitada. O Filho, esse sim pede em oração ao Pai.
Nunca houve inversão de papéis.
http://www.paroquias.org/biblia/index.php?c=Mc+14,36-72
http://www.paroquias.org/biblia/index.php?c=Lc+22,42-71

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.