Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Bíblia

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Bible Study Groups
Escrito por: Mónica (IP registado)
Data: 09 de September de 2005 16:39


Boas,

Sabem, há três anos atrás, quando o meu filho começou com catequese aos Domingos, eu comecei a ir à Igreja. Sim, só comecei a ir nesta altura, pois na minha familia nunca fomos obrigados nem tão pouco foi sugerido ir à missa.

Inscrevi o meu filho porque achava bem! E porque queria que ele tivesse o que eu não tive, instrução na sua religião. Nota: sou uma pessoa muito religiosa - só que nunca tive instrução. Bem, entretanto decidi acompanhá-lo e fui-me inscrever na catequese. Foi dificil por ser adulta, mas entretanto a falar a falar, mais outra pessoa se inscreveu e um casal. Tivemos catequese. Agora que já fiz a primeira comunhão, juntamente com o meu filho, ele continua a sua instrução e para nós acabou.

Entretando eu perguntei (sou de fora) - e então, não existe um grupo como os Ingleses, Americanos e outros, que se juntam para ler e comentar a Biblia pelo menos uma vez por semana. Eu por acaso até conheço um, mas são todos americanos e nem todos são católicos portanto não quis fazer parte. Acho que consegui na minha paróquia, com a mesma catequista, formar um grupinho pós catequese, pois há sempre mais para aprender e é necessário ter alguem com quem falar para além do Padre.

Não seria bom, se em Portugal, se começa-se a fazer estes grupos?
Ou será que já existem e eu não dei conta disso.




Re: Bible Study Groups
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 09 de September de 2005 18:31

Mónica

Até pela net podes ter cursos Bíblicos.

Escreve a este padre que te envie o correio dele, ele dá cursos Bíblicos. padrelucas@aol.com


Re: Bible Study Groups
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 10 de September de 2005 01:12

na minha paroquia existe um grupo de estudo da Biblia. Há nesses grupos uma vantagem do estudo à distancia, a partilha, o debate, uma maior ligação com o dia a dia. Penso eu que há, nunca fui a nenhum, apenas falo do que ouço dizer.

Re: Bible Study Groups
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 10 de September de 2005 01:18

Amiga Mónica _

Na minha Paróquia há uma experiência muitíssimo interessante - Todos os dias, no mesmo horário da catequese das crianças, há catequese de adultos. Os pais, em vez de ficaram sem nada fazer, á espera que acabe a catequese dos meninos, podem fazer parte de um grupo de catequese para adultos, que inclui refelexão bíblica e formação ao longo de todo o ano.

ESta catequese de adultos é feita exclusivamente por uma equipa de Leigos, com formação Teológica específica.

Re: Bible Study Groups
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 10 de September de 2005 04:33

CP

Desculpa lá a pergunta: fazes parte desse grupo de pais?

Re: Bible Study Groups
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 13 de September de 2005 00:18

Cara Mónica,

Os grupos a que te referes já existem em algumas paróquias. Tratam-se dos grupos bíblicos. Muitos deles são fruto de cursos bíblicos orientados pelos Franciscanos Capuchinhos mas não só. Podes consultar a página da Difusora Bíblica e do Secretariado Nacional de Dinamização Bíblica para obteres mais informação sobre os cursos bíblicos.

Sugiro-te que contactes o prior da tua paróquia para tentares saber se já existe algum grupo bíblico. Se não existir, podes sempre incentivá-lo a criar um e ajudá-lo a dar os primeiros passos.

Existe ainda muita informação em livros e na Internet que pode ajudar a aprofundar os conhecimentos, embora não substitua a interacção com outras pessoas.

Se tiveres mais alguma questão, coloca-a aqui. Decerto que não serás a única pessoa que procura este tipo de informação e não encontra.

Luis

Re: Bible Study Groups
Escrito por: Mónica (IP registado)
Data: 14 de September de 2005 11:17


Caros amigos,

Notem que quando iniciei este tema, disse logo que participei na catequese de adultos. Sim, estimulei e espero que agora o nosso grupo tenha terminado com a catequese, que prossiga para a frente porque há mais para aprender. Mas catequese é bem diferente de Bible Study. Vou consultar os sites acima indicados, obrigado.

Sim, já indaguei na paróquia, e vamos ver se vamos continuar este ano. Mas não há muitos adultos interessados nisto, e catequistas parece que nunca há suficientes. Não se pode atribuir uma catequista a um só adulto.

Beijos

Bible Study Groups
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 04 de January de 2006 11:25

Para enriquecer a partecipação nos estudos Bíblicos aconselho a ouvir a Palavra de Deus, principalmente quando se deslocam para o trabalho.
Também pode servir para consolidar, esclarecer e corrigir o que estamos a estudar.
Não devemos nunca temer a VERDADE !


Pode encontrar links da «Bíblia em Português para seu leitor de MP3» neste tema.
Também há lá links para copiar gratuitamente livros da bíblia noutras línguas, incluindo do A.T. em hebraico e o N.T. em grego (coiné).


Obrigado.

Re: Bible Study Groups
Escrito por: Cunha (IP registado)
Data: 26 de July de 2006 13:30

Não sei se ajuda, mas sei que há pelo menos um Movimento, o Movimento dos Cursilhos de Cristandade, que está bastante espalhado por Portugal (teve origem em Palma de Maiorca, em Espanha), que semanalmente reflecte nas suas reuniões (além de outras aspectos) sobre o Evangelho do Domingo seguinte. Também é uma forma de as pessoas partilharem e aumentarem os seus conhecimentos sobre a Bíblia, aliando-os à prática do dia-a-dia.
Cunha

Re: Bible Study Groups
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 11 de October de 2006 01:28


Re: Bible Study Groups
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 14 de March de 2007 11:10

Parece-me antes uma pequenina introdução acerca da Bíblia.

Com esse incentivo faço votos para que as pessoas procurem pesquisar pessoalmente os textos da Bíblia e em aplicá-los à sua vida.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.