Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Bíblia

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12345678Próximo
Página actual: 5 de 8
Re: Tiago irmão de jesus
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 12 de May de 2004 01:33


Marcelo, eu não sei o que você sabe sobre os pretensos "filhos de Maria". Se me disser o que anda a ler, já poderei estar a par. As únicas evidências que apontou aqui dizem respeito a duas ou três palavras em Grego, que citou sem fazer as referências convenientes.

Mas com que razão diz: "até agora todas as evidencias encontradas, mostram que isso realmente aconteceu"??!! Então já não encontra, aqui neste mesmo tópico, respostas bastante claras?

Não há problema em confessar a sua ignorância, e é admirável e respeitável que o faça, pois revela consciência e honestidade, e desejo de saber mais. Eu também sou ignorante em muitas coisas! E de algumas também devo pedir perdão por não as saber... :o)

Diz que precisa de encontrar toda a doutrina na Bíblia, chamando-lhe "o livro de Deus"? Parece-me que se está a aproximar de uma "idolatria" da Bíblia, desprezando a Tradição, semelhante à que fazem os Protestantes. Cuidado com o que anda a ler.

Recomendo que "devore" a página [www.veritatis.com.br], onde poderá pesquisar por si mesmo muita coisa, numa fonte bastante boa (recomendo!).

Por exemplo, tem uma secção de Apologética e de Mariologia onde pode esclarecer muitas das questões que coloca aqui.

Concluo ficando bastante triste que todos os Católicos não tenham a noção de que a intercessão dos santos é boa e agradável a Deus... Então, e os dias e as comemorações dos santos, nunca nos questionámos porque é que o fazemos? Parece que chegou a hora de se questionar, Marcelo, for favor use abundantemente os recursos apresentados nessa página que citei, encontrará lá quase tudo o que precisa de saber. :o)

João Oliveira

Re: Tiago irmão de jesus
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 12 de May de 2004 01:58

Caro João:

Quando digo que o culto a Maria não é obrigatório, dizes que estou errado. Fico à espera da tua explicação do porquê.

Tu dizes então que ele está implícito, mas eu pergunto se ele é obrigatório "qua tale", em sentido estrito (note-se este sentido).

Com a minha posição não estou a tentar defender qualquer opção pessoal, pois Maria e o culto mariano são importantes para mim, na teoria e na prática. Mas noto que não há nenhum mandamento bíblico ou da Igreja que obrigue a rezar o terço ou a prestar qualquer outro tipo de culto (sentido restrito) a Maria.

Outra coisa é que demos outro sentido a "culto". Se culto é "agradar", Maria recebe sempre o culto devido sempre que nos centramos em Jesus, conforme ela diz aos discípulos: "Fazei tudo o que Ele vos disser".

Outra coisa ainda é que seja um pouco difícil conceber um católico que ignore o culto mariano. Mas creio que conheço vários católicos que o fazem e não deixam de ser católicos. Alguns deles têm uma espiritualidade muito cristocêntrica e não têm qualquer "alergia" a Maria (embora alguns deles tenham "alergia" aos relatos de aparições marianas); simplesmente não lhes parece essencial esse culto mariano e centram o seu culto na Eucaristia.

Alef

Re: Tiago irmão de jesus
Escrito por: rodrigo netto (IP registado)
Data: 12 de May de 2004 15:15

amados irmãos em mehushkhay(messias ou cristo depende de vcs), o errado está em prestar culto a essas pessoas. mas,não é errado seguir os exemplos que essas deixaram a nós, devemos fazer e praticar todos os exemplos que essas deixaram a nós, mas cultua-los não. ok fiquem na paz.
disse yaohushua , ninguém vai ao pai senão for por meio de mim, pois eu sou o caminho a verdade e a vida.e digno de adoração só yhwh é ok . dai me perguntam mas cristo não é digno tb???? ele é apenas o filho do pai eterno, e o único que nos pode levar(intermediador) até o pai, sujiro que aceitem a ele como único e suficiente salvador, mas saibam que as salvação não vem do homem(cristo) e sim do pai eterno, cristo nos salva?? sim ele nos salva ,mas pela graça.pois dai de graça o que vem de graça. fiquem na paz.

Re: Tiago irmão de jesus
Escrito por: Marcelo Ribeiro (IP registado)
Data: 12 de May de 2004 16:58

João Oliveira :

Li parte do documento indicado por você sobre Mariologia. O fato que me levou ao desinteresse absoluto mais do que depressa são nas partes indicadas em que claramente apontam discordância Bíblica: Cito Gn 3:15

No documento encontrado na página citada [www.veritatis.com.br], no item 2 transcrevo o texto em cópia

“Porei inimizade entre ti e a Mulher, e entre a tua descendência e a dEla. Ela te esmagará a cabeça, e tu tentarás ferir o seu calcanhar”. (Gên. 3,15)

Veja com atenção como o documento escrito tem divergências com a Bíblia.
Encontre em Gn 3:15 de sua Bíblia onde existem tais grafias como dEla, e como se não bastasse o pior de tudo "Ela te esmagará a cabeça" isso não é correto com a Bíblia.

Segundo e maior engano que o primeiro no mesmo documento seção 5 o autor tenta fantasiosamente declarar a bem-aventurada Maria como Co-Redentora da Humanidade ?!

5 - O ofício de Corredentora - Também está contida no texto de Gên. 3,15 a verdade de que aquela Mulher invicta, posta por Deus em total inimizade com o Demônio, ia participar de todos os sofrimentos e lutas do futuro Redentor. De fato, a Virgem Maria participou da Paixão de Jesus no grau máximo, sofrendo em união com Ele as dores mais atrozes, oferecendo-O a Deus Pai como Vítima por nós. Ela sacrificou-Lhe também o direito natural de Mãe sobre o próprio Filho. Todos esses sacrifícios já estavam incluídos na aceitação da maternidade divina. Ela cooperou voluntariamente para nossa Redenção.

Quando escreveu de forma lógica sobre as coisas que eu deveria buscar para ler, fui verificar pois o sentido da informação realmente é correto e bem vindo, mas não imaginava que os textos eram tão fracos em base Bíblica e que apresentam distorções sérias e graves da Bíblia.

Re: Tiago irmão de jesus
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 12 de May de 2004 22:31

Duas notas.

1) O site Veritatis Splendor é um daqueles casos típicos em que a soma das partes é inferior ao conjunto das partes. O Veritatis surge como junção de diversos sites católicos brasileiros, mas penso que ficou a perder. Por exemplo, quando escrevemos o livro Religião on-line, considerámos que o site Agnus Dei era de facto muito bom, formativo e informativo. O site Veritatis Splendor parece-me pouco mais que um site católico de apologética, e que até ao momento ainda não conseguiu absorver a enorme quantidade de conteúdos existentes nos sites que lhe deram origem.

2) A tradução Bíblia da Difusora Bíblica (a mais recente tradução da Sagrada Escritura a partir do texto original), no versículo Gn 3, 15 diz o seguinte:
Citação:
«Farei reinar a inimizade entre ti e a mulher,
entre a tua descendência e a dela.
Esta esmagar-te-á a cabeça
e tu tentarás mordê-la no calcanhar.
»
Tem uma nota de rodapé que diz o seguinte:
Citação:
15. Inimizade entre a serpente e a mulher. Temos aqui um proto-evangelho, a primeira boa-nova sobre o Messias: a luta entre a descendência da serpente e a descendência de Eva terminará com a vitória desta última. É o triunfo do bem sobre o mal. Este autor, apesar de contemplar a humanidade dilacerada pelo mal, mantém um profundo optimismo: o triunfo é do bem. A verdadeira "descendência" da mulher-Eva é Cristo que, com a sua morte e ressurreição, esmagou a cabeça da serpente, a própria morte. Estreitamente associada a Ele, encontra-se Maria, a Mulher, a nova Eva (Lc 1,26-38; Jo 8, 44; Ap 12,1-17; 20,1-3; 21,4 nota).

Luis

Re: Tiago irmão de jesus
Escrito por: Marcelo Ribeiro (IP registado)
Data: 13 de May de 2004 13:15

Luis Gonzaga

teus cuidados em apresentar os fatos da forma que apresentou são de grande valia para os que querem conhecer em profundidade as coisas que vem de Deus. Eu tenho a Bíblia Católica e leio a Palavra a partir dela. Não seria no mínimo estranho que durante tantos anos estivéssimos com a nossa Bíblia errada ? Pois esta nova versão que apresentas na sua mensagem o conteúdo de Gn 3,15 é totalmente diferente.

Detalhes e diferenças entre:

te morderás o calcanhar
e
tentarás morder o calcanhar

é muito grande ! Ou vai morder ( não no sentido literal ) ou vai tentar

Outra coisa que pergunto. Analisemos os fatos :

1 - Em Aramaico/Hebraico = A palavra para definir parentesco era AH
2 - Em Grego ( adelfós/syggenis/anepsiós ) (irmão/parente/primo)
3 - A Igreja Católica defende que não tinha a palavra primo na época
4 - O Novo Testamento foi escrito em Grego ( Fora 1 livro escrito em Hebraico e Traduzido para o Grego )
5 - A própria Igreja acredita nisso
6 - As palavras de mesma grafia podem ter diferentes significados por causa da pronuncia.
7 - As pessoas daquela época ao ler o documento com certeza sabia como tratar essas palavras pois era costume da época
8 - Tanto que as traduções trazem ( irmão/parente e primo) simplesmente porque é justamente isso que quer dizer.
9 - Agora acredito que em breve da mesma forma que o Gn 3,15 foi alterado para reforçar uma "crendice popular" tentando transformá-la em mandamento Divino, logo logo acontecerá o seguinte

1 - Ou não teremos mais as palavras (parente e primo)
2 - Ou os textos serão modificados de (irmão para primo e de filho para sobrinhos)

Deus seja louvado em nome de Jesus Cristo
ps: Se alguem me perguntar, é claro que Maria é bem-aventurada

Re: Tiago irmão de jesus
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 13 de May de 2004 14:06

Marcelo,

Por esse motivo, é que para fazer um estudo sério da Sagrada Escritura temos que começar por estudar as línguas em que os textos foram escritos (hebraico, aramaico e grego nos seus dialectos antigos), e tentar, tanto quanto possível, estudar os textos nas línguas originais.

Caso isso não seja possível, então tentar estudar a Bíblia a partir de mais que uma tradução, e, se possível, em mais que uma língua.

Na língua portuguesa, destaco três Bíblias para quem quer fazer um estudo mais profundo da Bíblia, sem entrar no hebraico ou grego: Bíblia de Jerusalém, Bíblia TEB (ou TOB - Tradução Ecuménica da Bíblia) e a Bíblia da Difusora Bíblica. Infelizmente não tenho a TEB e a versão on-line não se encontra disponível.

Deixo aqui a tradução da Bíblia de Jerusalém, do versículo Gn 3,15.
Citação:
Porei hostilidade entre ti e a mulher,
entre tua linhagem e a linhagem dela.
Ela te esmagará a cabeça
e tu lhe ferirás o calcalhar.
Luis

Re: Tiago irmão de jesus
Escrito por: rodrigo netto (IP registado)
Data: 13 de May de 2004 14:33

Deuteronômio 18:20


18:20 Mas o profeta que tiver a presunção de falar em meu nome alguma palavra que eu não tenha mandado falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta morrerá.


Jeremias 16:11

16:11 Então lhes dirás: Porquanto vossos pais me deixaram, diz o Senhor, e se foram após outros deuses, e os serviram e adoraram, e a mim me deixaram, e não guardaram a minha lei

Re: Tiago irmão de jesus
Escrito por: rodrigo netto (IP registado)
Data: 14 de May de 2004 13:05

Atos dos Apóstolos 4:12
E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.

João 4

22 Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus.

Isaías 52

5 E agora, que tenho eu que fazer aqui, diz o SENHOR, pois o meu povo foi tomado sem nenhuma razão? Os que dominam sobre ele dão uivos, diz o SENHOR; e o meu nome é blasfemado incessantemente o dia todo.

6 Portanto o meu povo saberá o meu nome; pois, naquele dia, saberá que sou eu mesmo o que falo: Eis-me aqui.
somente um nome nos foi deixado, cade as provas que o nome de maria tb nos foi deixado???

Re: Tiago irmão de jesus
Escrito por: rodrigo netto (IP registado)
Data: 14 de May de 2004 14:21

santos intercedem???? maria ja estava pré-destinada a ser a mãe do messias???? olha meu amigo, eu não creio em destino, pois destino não existe e tudo ocorre por acaso.pois somos donos de nossos próprios caminhos (livre arbitrio). mas digo, feliz quem anda conforme a vontade do pai eterno. e te digo mais, santo pra mim só Yaohushua é ok. meu santo é ele. fique na paz. o único destino comum a todos é a morte.

Re: Tiago irmão de jesus
Escrito por: rodrigo netto (IP registado)
Data: 14 de May de 2004 14:58

Manyaohu (mat-us) mateus

Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, José, Simão, e Judas?

entre as quais se achavam Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago e de José, e a mãe dos filhos de Zebedeu.

Enquanto ele ainda falava às multidões, estavam do lado de fora sua mãe e seus irmãos, procurando falar-lhe.

Ele, porém, respondeu ao que lhe falava: Quem é minha mãe? e quem são meus irmãos?

E, estendendo a mão para os seus discípulos disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos.

Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, ela se achou ter concebido do Espírito Santo.

yaohukhanam (joão)

Felipe achou a Natanael, e disse-lhe: Acabamos de achar aquele de quem escreveram Moisés na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José.

Re: Tiago irmão de jesus
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 10 de October de 2005 17:05

Cara Ana , entendo sua questão ...
Após estudar bastante para enquadrar minhas idéias aos Dogmas que não posso negá-los, fui supreendida com o ensinamento de Doutores de Teologia que me ensinaram que a Palavra de Deus é a mensagem que se quer passar e não o que está escrito.
Inicialmente fiquei escandalizada com o que ouvia, os 7 milagres sobre a natureza não são históricos mas relatos contatos numa visão pós-pascal que tem objetivo de apresentar a fé na divindade de nosso Senhor.
O que o milagre significa é o mesmo se interpretado historicamente ou não, o que importa é se entende a mensagem de que a pessoa numa situação desumana, após encontrar Jesus, passa a uma condição humana . ( entender salvação como um processo de humanização integral).
A expressão da fé muda com a cultura , mas o núcleo de fé não muda.Muda a maneira de apresentar para o povo entender...o núcleo da fé não muda.
A genealogia do Senhor em Mateus , por exemplo,revela que é verdadeiramente humano , seria seu documento de identidade, tem uma ascendência em Abraão e se em Adão ( é verdadeiramente Deus )...
Os Evangelhos são interpretações teológicas a respeito de Jesus Cristo , de sua mensagem, de sua vida e de sua morte-ressurreição, bem como do significado salvífico dessas realidades.
A inspiração divina faz destes escritos a Palavra de Deus.

Foi dificil para mim compreender a distinção entre DIZER E AFIRMAR.

Dizer são as palavras que uso para afirmar uma verdade!

ex: Afirma-se no relato da criação da mulher ( Gn 2,21-24) que esta é tão humana quanto o homem, que é possuidora da mesma dignidade e merecedora do mesmo respeito.
Esta afirmação ou mensagem é comunicada ou dita mediante uma expressão cultural ( com o auxílio do mi8to da mulher tirada da costela do homem). Assim foi dito.
O dizer compreende os recursos literários , que possibilitam que a mensagem seja entendida por determinada cultura.
O importante é o afirmado no texto , enquanto que a narrativa de origem mítica constitui o dizer.
A morte-Ressurreição do Senhor é o ponto de partida da fé explicita Nele.
O crucificado é o Ressuscitado ( sinal de Jonas) - assim fica iluminado o sentido e significado da vida e morte de Jesus.
Todo Evangelho parte da Fé na Ressurreição e a partir daí segue até seu nascimento.


Re: Tiago irmão de Jesus
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 03 de January de 2006 12:28

Ao menos poderiam ter escrito «Jesus» com letra maiúscula!
Mas um erro quem quer o tem.
Eu até já escrevi Portugal sem o «r».
A verdade é que aquele grande HOMEM que é conhecido por Jesus não se chamava de Jesus. O seu nome é hebraico (ou aramaico).
Há quem aponte para a tranliteração de «YeSHUA», outros para «YaHshua» e os mais conservadores para «YaHWSHUA» ou «YaoHWSHUA».
Sabemos que tem o mesmo nome que Josué.
Todas estas palavras significam «YHWH salva» ou «a salvação de YHWH».
"YHWH" é o nome do Deus e Pai de Jesus Cristo, sem os sinais vocálicos, que não se usam em Hebraico (mesmo agora em Israel).
=====
Maria também não se chamava de "Maria" mas antes de "Miriam".
=====
O nome de Tiago também não é Tiago, mas «Jacob» ou melhor «YaKOB» ou algo de semelhante.
Parece esquisito mas é verdade.
Jacob deu origem a «IAGO».
A junção de «santo» + «Iago» deu «Santiago» e depois «São Tiago» .... « .... Tiago».
Em ingles deu James. Jaime, em português é sonónimo de Tiago (o mesmo nome).
Portanto Tiago, Jaime e Jacob são sinónimos. Parece mentira, mas é verdade.
=====
Quanto a Jesus ter vários irmãos, eu acho isso o mais natural, assim como acho natural que se diga que não eram irmãos, por questões dogmáticas. Nós os humanos somos mesmo assim: IMPERFEITOS. Somos TODOS imperfeitos, mesmo os mais «pintados».
Há quem diga que Jesus teve também duas irmãs e que se casou com Madalena.
Para mim que não vou em teorias preconcebidas deixo em aberto todas essas possibilidades e dou mais valor à mensagem genuína de YHWSHUA (Jesus). Essa sim é que é o Evangelho: A BOA NOVA.

Sejamos imitadores de Jesus, ou melhor de YaoHWSHUA !


Re: Tiago irmão de jesus
Escrito por: Higor Mansour (IP registado)
Data: 23 de May de 2007 17:28

Gostaria de comentar aqui no forum a descoberta arqueológica de um túmulo datado do ano 62 D.C. com a inscrição "Tiago, filho de José, irmão de Jesus"
è a primeira prova materialmente pálpavel da existência histórica de jesus, mas levanta alguns problemas teológicos, concretamente sobre se Jesus teria mais irmãos. Também na bíblia há várias referências a irmãos de jesus, concretamente a um irmão tiago. A interpretação literal da Bíblia, como faz o hugo levaria a uma conclusão definitiva sobre isto. A Igreja
defende a virgindade de Maria ( não sei se física se meramente espiritual) e abíblia afirma o mesmo, antes da concepção de jesus. Depois disso a bíblia é omissa, mas segundo as leis da natureza maria não poderia ter ficado eternamente virgem (fisicamente falando) após um parto... Claro que a virgindade tem uma conotação espiritual e simbólica e nessa perspectiva, maria foi sempre virgem....

Ana



Pois bem, esse texto é astuto vem com pele de ovelha mas em sua essência é um lobo arrebatador, vem com toda essa docilidade afirmando “a primeira prova materialmente palpável da existência histórica de Jesus” e sutilmente não tem outra intenção a não ser semear suas dúvidas sobre a Virgindade de Maria, pra mim essa Ana autora do tópico é protestante ou então uma católica com a fé bem protestantizada, mas já que levantaram a questão quero só perguntar uma coisa, Jesus Cristo tem algum irmão apóstolo????
Porque já que querem levantar tanta confusão por causa da expressão “irmão do Senhor” intentando afirmar que esse irmão seria consangüíneo de Jesus ou seja, filho de Maria, então analizem esse textos:


Eis os nomes dos doze apóstolos: o primeiro, Simão, chamado Pedro; depois André, seu irmão. Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão. Filipe e Bartolomeu. Tomé e Mateus, o publicano. Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu.” (Mat 10, 2s)

”Dos outros apóstolos não vi mais nenhum, a não ser Tiago, irmão do Senhor. “(Gálatas 1,19)


Pois bem, resta ainda alguma dúvida?

Acho que está bem claro que Tiago não é filho da sempre Virgem Maria Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo né?

Salve Maria Imaculada

Re: Tiago irmão de jesus
Escrito por: Epafras (IP registado)
Data: 24 de May de 2007 00:14

Caro Igor já que citou esta passagem:

“Eis os nomes dos doze apóstolos: o primeiro, Simão, chamado Pedro; depois André, seu irmão. Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão. Filipe e Bartolomeu. Tomé e Mateus, o publicano. Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu.” (Mat 10, 2s)


Aproveito para lhe fazer só estas três perguntitas:

1) Sendo André irmão de Pedro isso significa que eram filhos dos mesmos pais? E Tiago era irmão de João ambos filhos de Zebedeu?

2) Pode nos dar algum exemplo inequívoco do emprego no Novo Testamento da palavra «irmão», usada acerca de familiares, em que não signifique filhos dos mesmos pais?

3) Pode mostrar-nos com escritos dos «primeiros cristãos» que alguém defendeu a virgindade perpétua de Maria durante os primeiros três séculos de história da Igreja?

Obrigado

Epafras

Re: Tiago irmão de jesus
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 24 de May de 2007 00:49

E por que razão se diz que o Tiago, irmão do Senhor, haveria de ser um dos doz apóstolos?

Abraço fraterno,

Miguel

Re: Tiago irmão de jesus
Escrito por: Epafras (IP registado)
Data: 24 de May de 2007 16:05

Rmcf, a resposta é óbvia; porque tem que se sustentar o dogma da virgindade perpétua de Maria de qualquer maneira.

O Higor se ler a Bíblia com atenção verificará que os irmãos de Jesus não podem ser identificados com nenhum discípulo em particular. Eles, na verdade, eram incrédulos antes da ressurreição. Compare-se João 7:5, "Pois nem seus irmãos criam nele." com Actos 1:14, "Todos estes perseveravam unanimemente em oração, com as mulheres, e Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele." Além disso, note-se que os irmãos de Jesus são sempre claramente diferenciados dos discípulos de Jesus (cfr. João 2:12, Actos 1:13-14, 1 Coríntios 9:5)

A este Tiago que Paulo chama "o irmão do Senhor" apresentou-se-lhe Jesus ressuscitado (1 Coríntios 15:7) e esta foi provavelmente a ocasião da sua conversão, como no caso de Paulo. Este Tiago foi um líder da Igreja de Jerusalém (Actos 15) o qual e segundo a tradição é o autor da carta que tem o seu nome. Não deve confundir-se com os Apóstolos que têm o mesmo nome, Tiago filho de Zebedeu e irmão de João, ou Tiago filho de Alfeu também chamado o menor.

De igual modo, não há razão para pensar que Judas o irmão do Senhor (Mateus 13:55; Marcos 6:3) seja Judas Tadeu, filho de Tiago, que é mencionado em Lucas 6:16 e Actos 1:13 entre os Doze (em Mateus 10:3 e Marcos 3:18 é chamado Tadeu).

Epafras

Re: Tiago irmão de jesus
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 24 de May de 2007 18:54

Caro Epafras,

Não percebo nada de hebraico.

É ou não verdade que, segundo os linguistas a palavra hebraica (tal como a aramaica) que significa irmão, significa igualmente primo (ou parente próximo), não existindo palavra própria para primo?

Re: Tiago irmão de jesus
Escrito por: Epafras (IP registado)
Data: 24 de May de 2007 19:55

Caro JMA:

Sim é verdade que o vocábulo hebreu ah (e o seu correspondente arameu aha), irmão, é habitualmente usado no sentido de parente. No entanto, este facto não é suficiente para sustentar a opinião de que os irmãos de Jesus eram seus parentes próximos, por exemplo, primos.

Em primeiro lugar, não há nenhum exemplo claro deste uso no Novo Testamento.

Em segundo lugar, nenhuma das listas de irmãos que incluem nomes próprios mencionam o parente mais famoso de Jesus, isto é, o seu primo João o Baptista.

Em terceiro lugar, parece decisivo que os Evangelistas, que escreveram em grego, fazem sempre uma cuidadosa distinção entre um parente e um irmão em sentido próprio.

Assim, o anjo Gabriel chama a Isabel, a prima de María, sua “parenta” [grego syngenis] e não sua “irmã” (Lucas 1:36). Segundo Marcos 6:4, Jesus disse: “Um profeta não fica sem honra senão na sua terra, entre os seus parentes [grego syngeneus], e na sua própria casa.[o núcleo familiar, pais e irmãos].” Também pode ver-se Lucas 14:12 e 21:16.

Se os Evangelistas tivessem querido referir-se aos familiares de Jesus e não aos seus irmãos e irmãs carnais, com toda a probabilidade teriam empregue o termo grego usual, como faz Lucas em 1:58 e 2:44. Em lugar disso, e sem nenhum esclarecimento, escreveram uniformemente “irmãos” [adelphoi].

Epafras

Re: Tiago irmão de jesus
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 26 de May de 2007 11:37

Eu estou de acordo com o Epafras: o argumento do hebraico só me parece fazer sentido relmente se os Evangelhos tivessem sido escritos em hebraico. Ora, eles foram escritos em Grego, alguns deles por pessoas que certamente não sabiam ou sabiam mal hebraico: veja-se Lucas ou João...

Abraço fraterno,

Miguel

Ir para a página: Anterior12345678Próximo
Página actual: 5 de 8


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.