Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Bíblia

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123Próximo
Página actual: 2 de 3
Re: Os nossos versículos favoritos
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 01 de February de 2005 03:03

E francamente não sei o que são traduções porreiraças! As que preferem escolher palavras que as pessoas entendem porque exprimem também o que sentem umas pelas outras, ao invés de caridade que exige sempre a digressão explicativa? Foi exactamente o que os autores do NT fizeram ao utilizar agapao/agape para referir o Amor de Deus e o dos homens...

Re: Os nossos versículos favoritos
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 01 de February de 2005 05:29

"Hoje o amor é uma coisa que começa e acaba dois meses depois, algo descartavel."


Noto aqui uma grande falta de conhecimento e de confiança sobre o que é o Amor.
Não vou fazer destrinças metafísicas sobre diferenças entre o amor humano e divino... Porque, se deus é Amor , todo o amor humano é sopro divino, e, quanto mais humano, mais divino é.

Não sei se o forista tão descrente se refere ao amor incondicional duma mãe/pai pelo seu filho, por exemplo, que aumenta com o tempo e de modo nenhum se esgota em semanas... Ou o amor quase apaixonado dos avós pelos netos, ou o amor filial, ou o amor entre irmãos, ou o amor profundo entre amigos, ou a imensidão do amor entre amantes que se comprometem para toda a vida... Ou mesmo o amor que leva a que algumas pessoas dediquem toda a sua vida aos outros...
O amor é sempre eterno, enquanto dura.. . Pode durar pouco porque somos mortais, e emso que amemos durante dez ou vinte anos isso parece-nos sempre pouco.E, quem já mou verdadeiramente, abe que não há amior experiência de divindade que amr e ser-se amado.

Por último, deixou-me perplexa a frase contraditória:

"O Amor de Deus é eterno e sempre fiel. ainda que eu às vezes nao o seja. "

Como o amor humano?

Re: Os nossos versículos favoritos
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 02 de February de 2005 01:12

Agradeço à nossa forista especialista em amor e afins os seus reparos, embora desprovidos de sentido. Certamente que na sua experiencia profissional já deve ter lidado com crianças vitimas de maus tratos por parte dos pais.... eu lido com elas todos os dias. Não condiciono é a minha visão do mundo apartir dos meus sentimentos pessoais.
Lido com gente que 1 ano depois de casada se separa. Lido com gente que namora dois meses e é amor da sua vida, fica gravida e ele foge.... e lá se foi a eternidade do amor.
O Amor de Deus esse sim é eterno. Deus é fiel. Nós pelos nossos pecados não podemos dizer o mesmo em relação as nossas relações pessoais e com Deus. Porque o pecado é sempre uma infidelidade.
Fico imensamente feliz pelo amor que nutre pelos seus filhos. Mas nem toda a gente é assim. O que é pena.

Re: Os nossos versículos favoritos
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 02 de February de 2005 03:59

Acredite que maior parte dos pais nutre um amor imenso pelos seus filhos. E que, a maior parte dos homens, ao saber que a sua amada vai ter um filho seu exulta de alegria...
Sim, há jovens casais que não utilizam contraceptivos e por isso se deparam pom situações de gravidezes indesejadas, assim como há projectos de amor e conjugalidae que falham...
Mas isso não significa que o Amor é descartável... O amor é sempre eterno, enquanto dura, como escreveu o poeta.... mesmo que seja só dois meses, como o amor de uma colega menha que casou com o namorado, que tinha uma doença em estado terminal e que passou a lua de mel no hospital a seu lado...
Não há nada tão intenso como o Amor, e nisso, o texto de S.Paulo é extraordinário e ao mesmo tempo um desafio levado ao extremo.

E, já agora, mais do que essa amargura e esse desencanto, seria bonito ler a sua resposta ao repto do Alef... Concerteza que seria um importante contributo para o forum.

Re: Os nossos versículos favoritos
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 02 de February de 2005 10:46

Em tudo o que afirma eu não discordo em nada, excepto na expressão do poeta. A eternidade enquanto dura pode ser uma expressão bonita, mas õ que deixa de durar não é eterno. Eterno sim é o amor de Deus que dura sempre. Esse dura para sempre e nem o pecado do homem o pode abalar porque a essencia de Deus é o Amor.
Quanto ao resto concordo na integra.
Não ha desencanto nas minhas palavras, algum sofrimento apenas por todos os dias me chegarem crianças da Protecção de Menores, vitimas de maus tratos e abusos, a quem temos de dar o que temos e o que não temos, para as ajudar a crescer harmoniosamente. E olhe que isso sim me faz sofrer e roer por dentro, porque tudo o que estas crianças querem é ser amadas.
E quanto meu Deus....

Re: Os nossos versículos favoritos
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 02 de February de 2005 23:56

Caros amigos,

Queria-vos agradecer os vossos testemunhos. São mensagens e tópicos como este a que me refiro quando digo que tenho aprendido imenso com este fórum.

Infelizmente, não tenho nenhuma passagem da Bíblia que me toque profundamente como alguns de vós.

Quando numa altura da minha vida me afastei de Deus, o meu desconhecimento da Bíblia era enorme, pelo que Deus teve que utilizar outra pedagogia comigo. Deus sabia que não valia utilizar a Sua Palavra para me chamar de novo até ele. Funcionou. Claro. Tinha que funcionar. Era Deus que me chamava...

Só algum tempo mais tarde, é que descobri o tesouro que valia aquele livro que sempre esteve lá na estante de casa. Desde então o gosto pela Bíblia tem aumentado com o tempo, e acredito profundamente que a Evangelização far-se-á, sobretudoa a partir da Palavra de Deus.

De qualquer forma, há passagens que me dizem mais que outras. Hoje, talvez já não tenha tempo, mas nos próximos dias espero partilhar alguns versículos convosco.

Luis


Re: Os nossos versículos favoritos
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 10 de October de 2005 15:57

A passagem de Jesus com a Samaritana.
Expressão do Amor de Deus.
Eros : uma sede que não passa, movido pelo desejo, condicionado a carência e sofrimento.
Se evolui vira filia - amor conjugal e entre pais e filhos. Amizade. Porém ainda com algum interesse.
Agape - meu coração só repousa em ti Senhor, só em Ti.... O amor-serviço , amor a toda humanidade. O único que mata a sede!!!

Em princípio só amamos a nós mesmos ( bebê, criança ...) egoisticamente.
Se tivermos a graça evoluiremos para Filia , amor conjugal repleto, filial, ....,
E por mais graça ainda Agape - Se queres ser perfeito vende tudo e segue-me ....
poucos conseguiram na vida terrena . São Francisco de Assis , o santo, é exemplo de Agape.
Estou errada?


Re: Os nossos versículos favoritos
Escrito por: Rute (IP registado)
Data: 14 de December de 2005 13:18

Bom dia,

O tópico já é antigo, mas decidi retomá-lo para partilhar um texto que me fez repensar toda a minha relação com Deus e que tem sido fundamental para mim nos últimos meses.

Escolher UM texto, não é fácil. Há uns tempos teria escolhido um pedaço do capítulo 13 da primeira carta aos Coríntios, texto que tive durante anos na parede do meu quarto (não o tirei, mudei de casa, continua na parede do quarto em casa da minha mãe!!!!!)

Mas há uns meses descobri um outro texto, pelo qual terei passado os olhos dezenas de vezes e que, de repente, passou a fazer um sentido diferente:

Salmo 119, 32
“Correrei pelo caminho dos teus mandamentos,
porque deste largas ao meu coração.”

Banal. Certamente, tanto assim que, como disse, devo ter passado por ele dezenas de vezes e nunca o li verdadeiramente. Mas a verdade é que mudou a minha perspectiva de Deus e da Sua vontade.

Como disse noutro tópico (já não sei bem onde, mas pouco depois de ter descoberto o fórum) num determinado momento da minha vida senti a necessidade de questionar tudo o que sempre tinha aprendido sobre Deus. E pus tudo em causa e por momentos achei que tinha deixado de acreditar e rapidamente percebi que sem Deus nada fazia sentido na minha vida. E iniciei uma nova busca, do zero, ou quase, questionando, não percebendo, pressentindo aqui e ali qualquer coisa, enfim... desde já aviso que continuo nesta fase...

E foi num desses momentos de procura e de oração que por acaso li o texto. E li, e continuei a não ler verdadeiramente e só à terceira ou à quarta leitura percebi finalmente o que estava em causa.

Ora bem, a minha imagem da adoração Deus passava muito por um conjunto de regras a serem cumpridas, requisitos para ter a aprovação divina, mandamentos que devem ser cumpridos (na medida do possível...). E nem sempre é fácil cumprir estas regras. E houve momentos na minha vida em que senti que não era capaz de cumpri-los e isso deixava-me abatida, cansada. Houve momentos em que cheguei a achar que, por muito leve que fosse o jugo de Cristo, era demasiado pesado para mim....

E então li este texto e percebi que tinha, desde sempre, percebido tudo ao contrário (acontece... fica-me a compensação de que até aos discípulos escolhidos directamente por Cristo aconteceu...). Eu não me posso esforçar por seguir os mandamentos de Deus, é inútil, desgasta, abate e não revigora como Cristo prometeu. E a razão está na oração causal: porque deste largas ao meu coração. Como pude achar que podia seguir os mandamentos de Deus?! Não sei... O esforço não é, nunca pode ser meu, pelo menos não neste sentido. Só Deus pode dar largas ao meu coração e só assim posso andar no seu caminho. De repente percebi que o único esforço que posso fazer é o esforço de abrir o meu coração à acção de Deus. Mais nada. E isso mudou muito na minha vida, muda a cada dia e a cada descoberta nova que faço, a cada passo que dou neste caminho complicado e nem sempre recto da fé confirmo a minha descoberta inicial: é Deus que dá largas ao meu coração, eu só posso confiar timidamente nele e acreditar que cada passo que dou, cada descoberta que faço em oração não é senão uma forma de Deus alargar o meu coração para que O possa servir.

Há vários pormenores neste texto de que gosto bastante. Um deles é a relação dos mandamentos com o coração. A lei é, por definição, racional, mental não sentimental, não pago os meus impostos por sentimentalismo, mas porque devo fazê-lo. No entanto, o mesmo não acontece com a Lei de Deus, afinal Cristo resume a Lei num único mandamento: o Amor. Essa é a nova e única Lei, a lei que Cristo levou ao extremo, amando até ao fim e morrendo por Amor. A Lei de Deus não é senão amor, porque Deus não é senão Amor. Por isso a Lei de Deus não pode ser vivida racionalmente mas emocionalmente: não há razão que sustente a opção de Cristo. De uma perspectiva puramente racional a vida e a morte de Cristo não são senão loucura...

Seguir os mandamentos de Deus surge, portanto, relacionado com o “alargar” do coração. Alargar a um amor sem limites, alargar a um amor que se aproxime do amor de Cristo e, portanto, da essência de Deus. Deus é Amor e é Ele que tem a capacidade de alargar o meu coração. O amor humano é sempre limitado, tantas vezes egoísta, tantas vezes racionalizado e interesseiro. Por isso o mandamento de Cristo é novo, porque implica um amor absoluto, incondicional, ilimitado. E eu não tenho a capacidade de amar assim a menos que Deus ma dê! Não posso amar se me “desligo da Fonte”. Ou seja, só pela proximidade com Deus, só pela oração posso permitir que Deus alargue o meu coração. A acção é de Deus, eu só tenho de a permitir, de fazer silêncio dentro de mim para ouvir a Sua voz, de não calar a Sua voz mesmo que nem sempre ela me diga o que mais gostaria de ouvir...

E quando isto acontece, diz o salmista que corre pelos caminhos de Deus. Não anda, corre, porque o jugo que parecia pesado torna-se naquilo que Jesus prometera: fonte de alento. Quem vai carregado não corre, mas a Lei de Deus não sobrecarrega, alivia, porque é uma lei de amor e porque se, em última instância, fomos criados à imagem de Deus, o nosso objectivo não pode ser outro senão o amor. É tão fácil esquecê-lo, é tão fácil perdermo-nos nas mil e uma distracções do nosso quotidiano, é tão fácil desligarmo-nos de Deus... Mas então, tudo deixa de fazer sentido, porque nos afastamos do nosso objectivo da nossa existência. Se acredito que Deus não só nos fez à Sua imagem mas, porque nos amou e para que O pudéssemos amar, Se fez à nossa imagem, tornando-se carne e dando a sua vida por nós, então não posso acreditar que a minha vida possa fazer sentido aparte do amor de Deus. E só posso viver nesse amor se der espaço a Deus para que esteja em mim.

Não posso cumprir a Lei, não pelos meus esforços, é Deus que ma faz cumprir, é Deus que me transforma para que eu O sirva. E Deus não pede de mim senão que eu reflicta o Seu Amor e a Sua humildade. Porque só imitando a humildade de Deus eu posso abandonar-me confiantemente a Ele, abandonar a razão, os pontos de vista humanos e, como uma criança que confiantemente anda de mão dada com o pai, deixar que Deus dê largas ao meu coração, que me ensine um novo caminho de amor, onde posso correr, porque ele se adapta exactamente à minha natureza. Só em humildade e oração posso dar espaço a Deus, ouvi-Lo e permitir que Ele revolucione a minha vida, que me transforme. Não posso agradar a Deus, posso apenas permitir que Ele me deixe agradá-Lo, permitir que ele me conduza. Mesmo que nem sempre perceba exactamente para onde me leva.

Um abraço
Rute

Re: Os nossos versículos favoritos
Escrito por: tony (IP registado)
Data: 17 de December de 2005 18:13

Rute Obrigada pela tua partilha.

Gostei muito do que disseste. Mais uma vez obrigada. Foi muito importante para mim.

Re: Os nossos versículos favoritos
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 18 de December de 2005 17:43

rute . obrigada...

Re: Os nossos versículos favoritos
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 03 de January de 2006 13:06

Eu já conhecia o último capítulo do evangelho que se pensa ser escrito por um João.
Conhecia mesmo, em particular, as expressões em grego que traduzem o amor.
Nas duas primeiras frases Jesus utilizou o amor (AGAPE), o amor consciente e que depende muito da nossa vontade.
Pedro respondeu com a palavra amor (filo), um amor que depende mais dos sentidos.
Pedro gostava muito de Jesus (estava muito apaixonado) por Jesus, mas não sabia se estava disposto a amá-lo de uma forma volutiva (que depende da vontade) e consciente.
Para sublinhar, Jesus, na 3ª pergunta já não utilizou a palavra AGAPE, mas sim a mesma palavra «filo» de Pedro, como que acentuando uma possível dúvida!

Pedro até chorou, porque Jesus, que sabia mais do seu amor a Jesus que o próprio Pedro (não foi Jesus que lhe disse antecipadamente que o iria negar 3 vezes?!!!) parecia que lhe estava a dizer que na verdade nem lhe tinha esse amor «filo».

Mesmo assim Jesus aceitou esse amor, por mais pequeno que ele fosse e deixou-o continuar no trabalho de pastoreio e missão de proclamar as «BOAS NOVAS» como TESTEMUNHA OCULAR de tudo o que tinha visto e ouvido.

É necessário ser forte para darmos testemunho no meio muito hostil, como aquele que levou à morte o nosso Salvador. Teria Pedro estofo para isso?
Sozinho, seria mesmo impossível! E tudo o que Pedro conseguiu fazer foi com a ajuda do prometido «Espírito Santo».
Para nós o impossível, torna-se possível quando formos dóceis nas mãos de YHWH, mesmo que o nosso amor a YaoHWSHUA seja tão fraco como o de Pedro.

Manuel Portugal Pires *** Ermesinde *** Portugal

Re: Os nossos versículos favoritos
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 04 de January de 2006 10:20

Os links da Bíblia em Português para seu leitor de MP3 agora encontram-se neste link. . Também há lá links para copiar gratuitamente livros da bíblia ´noutras línguas, incluindo do A.T. em hebraico e o N.T. em grego (coiné).
===
Eu tomei contacto com a Bíblia quando ainda andava na escola primária.
Minha mãe tinha um irmão «padre». Ele faleceu e minha mãe casou-se na terra onde paroquiou pela última vez o seu irmão.
Iamos, uma vez por ano, visitar minha tia, e passar 15 dias, na sua terra natal e de minha mãe, e lá estavam os livros de meu tio falecido que nunca conheci.
Minha mãe tinha-me contado a «história bíblica do José do Egipto».
Um dia descobri que essa história vinha na Bíblia que se encontrava no meio de muitos livros em latim, francês e espanhol.
Essa Bíblia estava em duas línguas «português arcaico» e em «latim» em colunas paralelas. Era constituída por 4 tomos e tinha ilustrações a preto e branco. Tinha capas de carneira.
Quando encontrei lá a história do José do Egipto, enchi-me de coragem e não parei até que li, praticamente a bíblia quase toda. Passava por alto as genealogias e não me atrairam as cartas de Paulo. Achava-as muito chatas. Essas, só as li depois dos 18 anos.

Mas YHWH age em cada pessoa de formas diferentes!
O que importa é aproveitar a sua acção sobre nós, porque ELE ama-nos muito ao ponto de entregar o seu Filho Unigénito «YaoHWSHUA» para que possamos ter vida eterna.

Re: Os nossos versículos favoritos
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 13 de January de 2006 00:08

Um momento mais «distendido», que a Bíblia também parece ter bom humor... Há frases e expressões bíblicas que tiradas do seu contexto (às vezes nem é preciso) têm a sua boa dose de graça. Ora, relembrem estes dois versículos do Livro dos Juízes:

Jz 17:6: «Naquele tempo, não havia rei em Israel; cada um fazia o que bem lhe parecia».

Jz 21:25 (assim termina o Livro): «Naquele tempo não havia rei em Israel; por isso, cada um fazia o que bem lhe parecia».

É claro que há quem prefira a tradução «cada um fazia o que lhe apetecia»... ;-)

Alef

Re: Os nossos versículos favoritos
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 24 de January de 2006 20:39

Lamento, mas estão errados.

Essas frases são a fundamentação teológica da anarquia. E da libertinagem.

(EH, EH nada como uma boa descontextualização...) :o))

João (JMA)

Re: Os nossos versículos favoritos
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 25 de January de 2006 11:31

O tema é : «Os nossos versículos favoritos» e não qualquer fundamentação teoLogica.

Eu tenho muitos versículos favoritos.
Neste momento, o meu versíclo favorito é o seguinte:

Apocalipse 22,20

«20*O que é testemunha destas coisas diz:
'Sim. Virei brevemente.'»

- Ámen! Vem, Senhor Jesus!

21*A graça do Senhor Jesus esteja com todos vós.»

===

É Jesus a testemunhar de que virá brevemente. Sim vem brevemente.
Segue-se um "Amen" como que confirmando que eu estou vigilante e à SUA espera, para que Ele acabe de vez com todos os enganos e argumentos enganadores.
Sim, Vem Senhor Jesus! O mais depressa possível, porque já são altas horas da noite.
Tu é que és o dono da casa, que somos todos nós os que fazem a tua vontade.

«Cristo, porém, o foi como Filho sobre a sua casa, que somos nós, se conservarmos a confiança e a esperança de que nos gloriamos



Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 1 vezes. Última edição em 25/01/2006 11:33 por Manuel Pires.

Re: Os nossos versículos favoritos
Escrito por: Cunha (IP registado)
Data: 26 de July de 2006 13:50

Olá a todos. Tenho vários versículos favoritos, mas um em especial: Mt ,28, 20: «E sabei que Eu estarei sempre convosco até ao fim dos tempos.» É um versículo que me dá bastante esperança, sinal de que Jesus Cristo nunca nos abandonará, estará sempre presente, inclusive nas alturas em que nos sentimos mais abandonados, como bem retrata a história das "pegadas na areia" que todos bem conhecemos. Quem tem fé saberá que esta vida não é mais do que a passagem para uma outra, em que nos encontraremos face-a-face com Deus, onde toda a nossa vida recobra sentido e onde Ele nos dirá: Viste como nunca te abandonei? É essa a esperança que anima toda a minha vida, que lhe dá um alento especial. Não é bom sabermos que Jesus nunca nos abandona?
Cunha

Re: Os nossos versículos favoritos
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 26 de July de 2006 19:22

eu, para além de ter estes versículos como favoritos, tenho-os como breve descrição da minha missão:
«2proclama a palavra, insiste em tempo propício e fora dele, convence, repreende, exorta com toda a compreensão e competência.
3Virão tempos em que o ensinamento salutar não será aceite, mas as pessoas acumularão mestres que lhes encham os ouvidos, de acordo com os próprios desejos. 4Desviarão os ouvidos da verdade e divagarão ao sabor de fábulas. 5Tu, porém, controla-te em tudo, suporta as adversidades, dedica-te ao trabalho do Evangelho e desempenha com esmero o teu ministério.» 2Tm 4:2-5

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Os nossos versículos favoritos
Escrito por: Maria Lisboa (IP registado)
Data: 23 de November de 2006 11:30

21. Desposar-te-ei para sempre, desposar-te-ei conforme a justiça e o direito, com benevolência e ternura.
22. Desposar-te-ei com fidelidade, e conhecerás o Senhor.Os 2




Editado 1 vezes. Última edição em 23/11/2006 11:32 por Maria Lisboa.

Re: Os nossos versículos favoritos
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 23 de November de 2006 13:31

Este é o meu versículo preferido e o que marcou bastante a minha conversão.


"Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida" (Jo 14, 6)



Beijos em Cristo



[deusemtudoesempre.blogspot.com]

Ir para a página: Anterior123Próximo
Página actual: 2 de 3


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.