Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Peregrinações

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Peregrinação a Santiago de Compostela
Escrito por: Nuno Resende Mendes (IP registado)
Data: 30 de January de 2004 12:52

Bem hajam!
Estou muito interessado em saber se alguém conhece algum grupo que queira ir a Santiago de Compostela em Julho. Estamos em ano Jubilar e seria muito interessante e enriquecedor.
Estou disposto a dar toda a ajuda possível na organização da viagem, etc.
Sou do Porto e estou ao dispor para qualquer informação
Abraço a todos

Nuno Resende Mendes

Re: Peregrinação a Santiago de Compostela
Escrito por: Susana Baptista (IP registado)
Data: 30 de January de 2004 13:56

olá Nuno!

gostava de saber se a data é flexivel e se por acaso estás a falar em ires a pé!

desde o ano passado que estou muito interessada em fazer o caminho de Santiago apartir do Norte, mas até agora ainda não consegui, falta o tempo e a coragem.

costumo organizar todos os anos a peregrinação a pé Lisboa-Fátima (somos cerca de 16 jovens) este ano pensamos ir em Junho, e por isso pergunto se o mês que falas é flexivel.

aguardo resposta
um abraço
Susana

Re: Peregrinação a Santiago de Compostela
Escrito por: Nuno Resende Mendes (IP registado)
Data: 30 de January de 2004 17:16

Cara Susana

Bem, eu falava em chegarmos lá no dia de São Tiago (25 de Julho). O que, penso, significaria sair do Porto (ou outro ponto, depois é uma questão de combinarmos) pelo menos 5 dias antes, cerca de 18/20 de Julho.
E, sim, referia-me ir a pé, realizando um dos percursos medievais que atravessam o Minho, pelo interior (Porto-Trofa-Famalicão-Barcelos-Ponte da Barca-Valença-Pontevedra) ou pelo litoral (Porto-Póvoa-Barcelos-Viana do Castelo-Caminha-Valença).
Se alguém estiver interessado, tanto melhor, poderiamos começar, já, a tratar de organizar a viagem.
Estou ao vosso dispôr

Nuno R.

Re: Peregrinação a Santiago de Compostela
Escrito por: Ricardo Oliveira (IP registado)
Data: 02 de February de 2004 10:21


Olá, Nuno :)

Desde o ano jubilar, em que celebrámos os 2000 anos do nascimento de Jesus Cristo, com um grupo de amigos fazemo-nos ao caminho!!! Momentos de encontro com Deus, com os outros e com cada um individualmente.

O caminho... Recorda -nos que somos peregrinos a caminho da Casa do Pai. A vida é um caminho. Não é possivel caminhar sozinhos.

Este ano, como em Santiago de Compostela é ano do Xacobeo ( Ano Santo ), gostariamos muito fazer o caminho de São Tiago.

Partirmos de Lisboa de Comboio e iniciarmos o caminho em Valência do Minho.

Estavámos a pensar chegar a Santiago de Compostela no dia 23 de Julho, para podermos participar nas celebrações de São Tiago.

Para isso requer algum tempo e Equipas de trabalho!!! É uma questão de juntarmos um grupo e começarmos a trabalhar.

Um abraço em Cristo:
Ricardo Oliveira

Re: Peregrinação a Santiago de Compostela
Escrito por: EMA BERNARDO (IP registado)
Data: 02 de February de 2004 13:58

CAROS AMIGOS

TAMBEM ESTOU INTERESSADA EM IR A PE A SANTIAGO DE COMPOSTELA.
GOSTARIA DE SABER PORMENORES DA VIAGEM
GRATA

EMA


Re: Peregrinação a Santiago de Compostela
Escrito por: Ricardo Oliveira (IP registado)
Data: 06 de February de 2004 10:00


Olá a Todos :)
Tenho boas Notícias !!!!
ESta semana recebi um e-mail de uma Agência de Turismo Religioso que se mostrou logo disponível em ajudar-nos na organização desta pergerinação a Santiago de Compostela. Assim que tiver mais detalhes escreverei no Forum.

Nuno o ideal seria mesmo reservarmos uma semana para aproveitarmos da melhor forma esta Peregrinação. O objectivo seria chegarmos a Compostela no dia 23 de Julho (dia em q têm inicio as grandes celebrações do Xacobeo). Assi, tinhamos tempo para descansar e aproveitar para visitarmos também a Cidade. Falo por expriencia própria pois desde o ano 2000 q com um grupo de pessoas tenho feito o caminho a pé para Fátima.

Deviamos marcar já um prazo limite para inscrição, para formarmos Equipas de trabalho e pensarmos também em encontros de preparação. Assim, sempre sabiamos para onde caminhávamos. Estávamos na mesma onda!!!

Um forte abraço em Cristo:
Ricardo Oliveira
Ps: Para mais informações contactar-me através do e-mail:
imaging@iol.pt

Re: Peregrinação a Santiago de Compostela
Escrito por: João Paulo (IP registado)
Data: 20 de February de 2004 13:17

Caros amigos.

As Paulinas Editora acabam de lançar, um guia em português, intitulado: "A Caminho de Santiago - como quem procura uma fonte ou uma estrela". Uma obra muito útil e muito interessante, que vale a pena ler, sobretudo para os peregrinos. Boas leituras e, claro boas viagens (que venham muito enriquecidos) até Santiago.
Um abraço a todos, JPaulo.

Peregrinação a Santiago de Compostela
Escrito por: Susete (IP registado)
Data: 27 de March de 2006 23:49

«Credencial do Peregrino» de Santiago
2006-03-27 23:37:44

Ultimamente, a época de férias associada à Festa da Páscoa, é utilizada por cada vez mais pessoas para peregrinarem ao túmulo do Apóstolo São Tiago Maior em Compostela.

Muitas destas pessoas – que vão percorrer pela primeira vez o Caminho de Santiago – encontram diversas dificuldades na hora de concretizar o seu projecto. Nomeadamente, grande parte das dúvidas é relacionada com a obtenção “Credencial do Peregrino” .
Em Portugal, a entidade responsável pela “gestão e distribuição” da “Credencial do Peregrino” é a Associação Espaço Jacobeus (AEJ).
A “Credencial do Peregrino”, aqui referenciada, é a “Credencial Autêntica da Catedral de Santiago e Associações”, depósito legal C-618/1989, modelo da S.A.M.I. Catedral de Santiago de Compostela. Esta “Credencial do Peregrino” é apenas para os peregrinos a pé, em bicicleta ou a cavalo, que desejam fazer a tradicional peregrinação ao túmulo do Apóstolo São Tiago Maior em Compostela, com sentido cristão, mesmo que seja apenas em atitude de busca.
A “Credencial do Peregrino” não dá quaisquer direitos, tem apenas como objectivo identificar o peregrino, e tem como finalidades básicas o acesso aos Albergues de Peregrinos que oferece a hospitalidade cristã do Caminho (os peregrinos com carro de apoio e os grupos organizados com mais de 10 pessoas deverão, contudo, procurar alojamento alternativo aos Albergues de Peregrinos) e para solicitar a “Compostela” na Catedral de Santiago de Compostela;
Para obter a “Credencial do Peregrino” o interessado deverá entregar uma carta de apresentação da sua Paróquia, de uma Confraria de S. Tiago Maior ou de uma Associação dos Amigos do Caminho de Santiago, em que é referido o nome do interessado, bem como uma referência explicita de que deseja realizar a tradicional peregrinação cristã ao túmulo do Apóstolo São Tiago Maior em Compostela, para além da indicação da data e local de início da peregrinação e o meio de locomoção. Na falta de uma carta de apresentação, a mesma será substituída por um encontro/ entrevista.
A “Credencial do Peregrino” pode ser obtida junto da Igreja, através das suas próprias instituições (Dioceses, Paróquias, Confrarias, etc.) ou através das organizações autorizadas (Associações de Amigos do Caminho de Santiago, etc.).

Fonte Ecclesia

Re: Peregrinação a Fatima
Escrito por: adecarvalho (IP registado)
Data: 31 de March de 2006 12:01

Ola, viva
Gostava muito de ir a Fatima a pe. Sera que conhecem algum grupo que va a peregrinacao de 13 de Maio? Ou a peregrinacao de 13 de Agosto?
Li que a Paroquia de Corim , Areosa, organiza uma peregrinacao em Setembro. Podem me indicar a quem me dirigir e onde?
Muito obrigada

Adelaide

Re: Peregrinação a Fatima
Escrito por: Pedrop (IP registado)
Data: 12 de October de 2006 11:14

MAlta para este ano ha alguma eu e uma amiga minha tivemos esta ideia numa das nossas conversas e surgiu esta hipotesse seria tao bom poder concretizar...infos para pedrog_pires@hotmail.com estamos abertos a tudo acreditem.e levamos um grupo:D



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.