Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Peregrinações

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Peregrinação a pé a Fátima - Maio 2006
Escrito por: Jorge Barata (IP registado)
Data: 11 de April de 2006 15:48

Olá.

Gostaria de saber se há peregrinações a pé a Fátima organizadas a partir de Braga para a semana que antecede o 13 de Maio.

Muito obrigado pela atenção.

Jorge.



Editado 1 vezes. Última edição em 11/04/2006 15:49 por Jorge Barata.

Re: Peregrinação a pé a Fátima - Maio 2006
Escrito por: Brito Amaral (IP registado)
Data: 02 de May de 2006 21:15

Sou Fernando Amaral moro em Sintra e também vou peregrinar a caminho de Fátima Contacto brito.amaral@netcabo.pt
Se vieres comigo estou contigo.

Re: Peregrinação a pé a Fátima - Maio 2006
Escrito por: Susete (IP registado)
Data: 04 de May de 2006 22:11

Peregrinos de Fátima com 59 postos de apoio

.
Os peregrinos que se deslocam a pé para Fátima vão contar com 59 postos de assistência, que se encontram, sobretudo, nas estradas do norte do país. Segundo o Santuário de Fátima, citado pela Lusa, a Equipa Coordenadora da Assistência aos Peregrinos a Pé decidiu dar maior assistência, este ano, aos peregrinos que passam por zonas mais desprotegidas, como a Régua, Penedono, o percurso entre Foz Côa e Celorico da Beira, Alcochete, Rio Maior, Porto Alto e Caldas da Rainha.
As três instituições que integram a equipa de assistência são a Cruz Vermelha Portuguesa, a Ordem de Malta e o Movimento da Mensagem de Fátima.
Para este ano está prevista uma grande afluência, sendo que já o ano passado, cerca de 25 mil pessoas se deslocaram ao Santuário para participarem na Peregrinação Internacional Aniversária de 12 e 13 de Maio.
Este ano a Peregrinação vai ser presidida pelo Cardeal D. Stanislaw Dziwisz, Arcebispo de Cracóvia, Polónia, e ex-secretário do Papa João Paulo II. No próximo 13 de Maio assinalar-se-ão 25 anos sobre o atentado contra a vida do Papa Wojtyla na Praça de São Pedro.
O anúncio do nome do presidente da peregrinação celebrativa dos 89 anos da primeira aparição de Nossa Senhora em Fátima foi feito por D. Serafim Ferreira e Silva, durante a Peregrinação mensal de Janeiro. “No próximo dia 13 de Maio, vamos nesta Capelinha das Aparições rezar pelo Papa João Paulo II, vamos lembrá-lo, e virá de propósito de Cracóvia o Arcebispo, de nome Stanislaw, que foi o secretário particular de Sua Santidade o Papa João Paulo II, que acompanhou todos estes acontecimentos, não apenas do atentado mas depois das diversas doenças até à morte”, afirmou o prelado.
O tema a propor à reflexão dos peregrinos na Peregrinação Internacional de Maio, formulado com base no Sexto Mandamento da Lei de Deus, é “Guardar castidade”, como referiu o jornal oficial do Santuário, “Voz da Fátima”.

IN: [www.agencia.ecclesia.pt]

Re: Peregrinação a pé a Fátima - Maio 2006
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 05 de May de 2006 00:43

Peregrinação Internacional Aniversária – 12 e 13 de Maio de 2006

Assistência aos Peregrinos a Pé
Primeiro Posto de Assistência aos Peregrinos a Pé abriu ontem


«Venho a Fátima com o Terço nas mãos, o Nome de Maria nos lábios, o Cântico da Misericórdia de Deus no Coração».
(João Paulo II – 12/05/1982, em Fátima)



De acordo com informação prestada pelo Movimento da Mensagem de Fátima (MMF), a Equipa Coordenadora da Assistência aos Peregrinos a Pé, coordenada por este Movimento, reuniu nos dias 25 de Março e 10 de Abril, em Fátima. Participaram na reunião a Ordem de Malta, a Cruz Vermelha Portuguesa, o Movimento da Mensagem de Fátima e os Bombeiros da Anadia.
Depois de analisado o ponto da situação do que se tem feito até ao presente, decidiu-se dar mais assistência em zonas mais desprotegidas, como Régua, Penedono, Estrada da Beira de Foz Côa a Celorico da Beira, Zona Sul – Alcochete, Rio Maior, Porto Alto, e Oeste – Caldas da Rainha.
Para a Peregrinação Internacional Aniversária de Maio de 2006, que será presidida por D. Stanislaw Dziwisz, Arcebispo de Cracóvia/Polónia, vão estar à disposição dos peregrinos um total de 59 postos de assistência. (Em anexo junta-se a listagem dos Postos de Assistência).
A Câmara Municipal de Coimbra e o Movimento da Mensagem de Fátima informam os peregrinos que se deslocam do lado norte e das beiras que, por motivo de obras na Estrada Nacional, devem fazer o percurso pela estrada antiga, entrando na zona do “Portugal dos Pequeninos”, com saída em Antanhol.
O posto mais a norte do país, em Corim, começou a funcionar ontem, dia 2 de Maio, para assistência aos peregrinos que residem nas localidades mais distantes do Santuário de Fátima.
Nalgumas zonas a assistência será feita pelas equipas itinerantes da Cruz Vermelha e Movimento da Mensagem de Fátima.
Recorde-se que na Peregrinação Internacional de Maio de 2005 peregrinaram a pé até ao Santuário de Fátima vinte e cinco mil peregrinos.

Re: Peregrinação a pé a Fátima - Maio 2006
Escrito por: Susete (IP registado)
Data: 09 de May de 2006 22:49

Conselhos para peregrinar com segurança até Fátima

.
Peregrino:
Faça-se “Cireneu” dos companheiros de viagem;
Complete as maravilhas do Senhor;
Ofereça a Deus todos os seus passos;
Ore com o seu coração;
Lembre-se da recomendação de Nossa Senhora;
Antes da peregrinação fale com o seu pároco e siga os seus conselhos;
Nas suas promessas tenha sempre em conta que Deus não quer mais do que cada um pode;
Se achar mais seguro, consulte o seu médico.

Como preparar a peregrinação
Faça atempadamente caminhada de preparação;
Corte as unhas a direito ou vá ao calista, com tempo;
Mergulhe os pés em água quente e sal, uns dias antes de partir;
Use sapatos usados que lhe façam bom andar;
Leve um par suplente de sapatos e umas chinelas;
Calce meias brancas, de algodão, sem costura e do avesso;
Leve roupa de algodão, larga, clara e com mangas e só o necessário para cada dia;
Não use tecidos sintéticos;
Leve chapéu para o sol, guarda chuva ou impermeável;
Não use plásticos para se cobrir;
Leve agasalhos para as noites;
Leve uma pilha;
Leve protectores solares e, se possível, óculos de sol;
Leve batom de cieiro;
Leve consigo uma garrafa de água, frutos secos e açúcar;
Não esqueça os medicamentos que anda a tomar;
Cumpra as orientações do médico e não abuse dos medicamentos;
Identifique com nome, morada e telefone os seus sacos e carteiras;
Leve o dinheiro suficiente, mas não em excesso;
As crianças pequeninas nem em carrinhos se devem levar.

Recomendações para o caminho
Não beba bebidas alcoólicas enquanto caminha;
Não caminhe nas horas de mais calor;
Programe, com antecedência, as paragens para comer e dormir;
Deixe limpos os locais por onde passa;
Os carros de apoio devem parar do lado em que se caminha;
Ajude os mais cansados, não os deixando sozinhos;
Ande em fila indiana e não em grupo;
Não ande na estrada mas na berma;
Não ande nos IP nem nos IC;
Se caminhar de noite, use faixa reflectora;
Se for preciso reunir o grupo, faça-o sempre fora da estrada;
Não use nem permita auscultadores de rádio;
Não use o telemóvel enquanto caminha na estrada;
Não caminhe mais de 30 quilómetros por dia;
Não caminhe aceleradamente;
Faça uma pausa de uma hora na caminhada da manhã e duas no fim do almoço;
Quando parar coloque os pés mais altos que a cabeça;
Tenha atenção aos carros mesmo quando reza ou canta;
Não ande de noite, sozinha.

Recomendações várias
Faça refeições leves e frequentes
Não beba por copos de outras pessoas;
Tente manter uma higiene mínima;
Tome cuidado ao utilizar o WC;
Não deite lixo para o chão;
Compreenda o descanso dos outros e faça com que respeitem o silêncio;
Procure dormir pelo menos seis horas.

Postos de Assistência
Procure os postos identificados com a bandeira dos peregrinos a pé;
Não deixe que furem as bolhas, a não ser com agulhas esterilizadas.
Zele pela limpeza e higiene dos postos;
Ao chegar lave os pés e calce umas meias lavadas;
Espere a sua vez para atendimento e não faça barulho enquanto espera;
Respeite e confie nas pessoas que o atendem;
Respeite os momentos de oração e de descanso.

No Santuário
Participe de modo activo nas cerimónias realizadas no Santuário;
Cumpra com simplicidade e espírito de fé as suas promessas;
Guarde silêncio e respeite a oração dos outros peregrinos;
Respeite o Santuário como lugar sagrado e guarde limpeza;
Se necessário, recorra aos serviços de apoio aos peregrinos a pé;

Peregrinar é
Um convite de Deus
Uma expressão de Fé
Um acto de Louvor e intercessão
Um momento de conversão (reconciliação com Deus e com os irmãos)
Uma resposta ao pedido de Nossa Senhora: “É preciso que se emendem; que peçam perdão dos seus pecados e não ofendam mais a Deus que já está muito ofendido.” (6ª Aparição – 13/10/1917)
Manifestação de alegria: “Que alegria quando me disseram, vamos para a Casa do Senhor!” (Salmo 21)

Para uma boa Peregrinação
Antes da saída da sua terra faça uma boa preparação espiritual e humana, em colaboração com o pároco.

Durante a viagem
Mantenha sempre o espírito de peregrino.
Faça-se Cireneu com os companheiros de viagem.
Respeite e dialogue com o responsável do seu grupo.
Reze o Terço e se possível o Rosário durante o dia.
Mesmo em andamento, faça a Via Sacra, num dia ou mais.
Reze as Ave-Marias ou Trindades de manhã, ao meio dia e à tardinha.
Ao passar junto de alguma Igreja faça uma breve adoração a Jesus Sacramentado, pessoalmente ou em espírito.
Com caridade aconselhe quem fez ou disse o que não devia.
Não colabore em conversas impróprias e atitudes menos dignas.
Não prejudique ninguém.

O Santuário é uma antena que liga ao céu
Participe no programa do Santuário.
Guarde silêncio e vista com dignidade.
Não tome a sua refeição dentro do Santuário.
Cumpra em simplicidade e fé a sua promessa.
Não colabore na compra de autocolantes, ainda que lhe digam que é para fins caritativos.
Procure reconciliar-se com Deus e com os irmãos.
Participe no dia 11 no Terço, às 12 h. na Capelinha; na reunião, às 15 h., junto ao Posto
de Socorros e na Missa, às 18.30 h., na Basílica.
Se possível faça a Via Sacra nos Valinhos no dia 12, com início na Capelinha às 8,30h.
Antes de sair do Santuário prometa a Nossa Senhora melhorar a sua vida naquilo que a sua consciência lhe indicar.

Santuário de Fátima

Re: Peregrinação a pé a Fátima - Maio 2006
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 10 de May de 2006 14:03

Todos nós somos peregrinos nesta terra, a caminho da terra da promessa; «Um novo céu e uma nova terra onde habite a justiça

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 1 vezes. Última edição em 10/05/2006 14:04 por Manuel Pires.

Re: Peregrinação a pé a Fátima - Maio 2006
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 10 de May de 2006 17:59

Havia um senhor católico, mas não praticante nesta terra, era português. No ano 2000 organizei uma excursão a Portugal e estiveram em Fátima no dia 13 de Outubro. Chegou ao aeroporto desta cidade, e não tinha o passaporte, esqueceu-se dele em casa. Teve de voltar à cidade a busca-lo. Logo aí prometeu rezar o terço a nossa Senhora de Fátima se chegasse a tempo, antes do avião partir, claro. Chegou e foi o último a entrar.
Chegou ao Santuário de Fátima viu tanta gente junta. Disse-me ele que as pessoas pareciam mosquitos. Isso comoveu-o. Desde o regresso dessa excursão começou a ser um católico praticante, ao fim de 1 ano morreu.

Re: Peregrinação a pé a Fátima - Maio 2006
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 15 de May de 2006 15:06

CHEGUEI!!!


Venho feliz, "lavada", saudável, cansada, alegre, com força! Os pés encheram-se de bolhas mas as da cabeça - CALCULEM - esvaziaram...! Os olhos estão ainda cheios de côr porque a natureza estava linda, incrível! O coração vem RICO! De oração, de amor, de ternura, de novas amizades, de antigos reencontros, de exemplos de vida únicos, de uma "comunhão" sem fim... Com os outros, com Jesus, com Nossa Senhora com o mundo! Os sacerdotes que nos acompanharam ensinaram, confessaram, caminharam incansávelmente connosco, tal como Jesus com os discípulos de Emaúz. E os olhares foram-se transfigurando. Maria, a Senhora do SIM, a Senhora do Silêncio, a Senhora da Paz, a Consoladora dos aflitos, o Refúgio dos pecadores, a Saúde dos enfermos, a Rainha da familia... levou-nos ao colo, e mostrou-nos Jesus. Foi bom, muito bom, ter estado estes dias mais perto dela, a grande mediadora para o Céu! À chegada a Fátima, ajoelhada aos pés da " Senhora mais brilhante do que o sol" entreguei todos vocês, todas as vossas familias, todas as vossas intenções, todos os vossos "recados" . Ela recebeu tudo e mandou TAMBÉM um recado para todos:

"FAZEI TUDO O QUE ELE VOS DISSER!
AMEM! REZEM! PERDOEM

Re: Peregrinação a pé a Fátima - Maio 2006
Escrito por: minstrel (IP registado)
Data: 11 de September de 2006 01:20

Olá...

Meu nome é Nuno, sou da margem sul (Seixal), sempre tive vontade de fazer uma peregrinação a pé, porque sempre vi na TV e achei sempre gratificante fazer algo assim. Nunca me foi possível porque não tinha ninguém, nem conheço quem já tenha feito algo assim...e sosinho é complicado, mesmo pq nem sei o caminho. Não sou praticante mas tenho a minha fé, isso que importa, nem vou pagar nenhuma promessa, talvez irei para "comprar" uma promessa e depois paga-la. Virei-me para a internet e confrontei-me com este forúm e vi que as possibilidades deixaram de ser remotas :-)). Por isso venho aqui saber se me posso juntar a algum grupo, já vi aqui que em Outubro poderá haver uma peregrinação. Estarei disponível nessa altura...gostaria mesmo que me informassem das condições necessárias (pq é a 1ª vez que farei algo assim)...se fôr preciso depois deixo o meu contacto (mail/móvel) para tratar de todos os pormenores.

(Este post é um copy/paste que escrevi noutro thread do forum, com a mesma intenção)

Fiquem Bem...

Re: Peregrinação a pé a Fátima - Maio 2006
Escrito por: Sandra Pedro (IP registado)
Data: 12 de September de 2006 23:53

URGENTE!!!

Olá,

O meu marido prometeu ir a pé a Fátima, moramos em Odivelas, e ele quer ir no próximo mês de Outubro. Gostaria de saber se existe alguma peregrinação a pé a Fátima, pois eu não quero que ele vá sozinho.

Será que alguém nos pode ajudar!!

OBRIGADA.

Re: Peregrinação a pé a Fátima - Maio 2006
Escrito por: elsa (IP registado)
Data: 13 de September de 2006 11:14

Olá Sandra!

Relativamente à sua mensagem, peço-lhe por favor que veja o tópico: "peregrinação a Fátima-2006", pois, em princípio haverá um grupo que sairá de Lisboa no dia 7 de Outubro, no qual eu também gostaria de integrar. Aliás, há mais pessoas que manifestaram essa vontade.
Estamos somente a aguardar contacto do Pedro, que se encontra a ultimar pormenores para a nossa viagem. Sem dúvida que com companhia a caminhada tornar-se-à mais agradável, pelo companheirismo e apoio que um grupo proporciona.

Grata pela atenção

Elsa

Re: Peregrinação a pé a Fátima - Maio 2006
Escrito por: elsa (IP registado)
Data: 13 de September de 2006 11:24

Aliás, o tópico entitula-se: "Peregrinação a pé a Fatima-2006"! Peço desculpa pelo lapso.

Elsa

Re: Peregrinação a pé a Fátima - Maio 2006
Escrito por: Sandra Pedro (IP registado)
Data: 15 de September de 2006 17:55

Olá Elsa,

Obrigada pela ajuda, vou contactar o Pedro.

Sandra Pedro



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.