Sem ser uma novidade absoluta, esta
notícia da «Agência Ecclesia» é mais um «sinal dos tempos».
Alef
Breviário para i-Phone é um sucesso
O Conselho Pontifício das Comunicações Sociais, do Vaticano, apresenta na sua página oficial um artigo sobre a criação do iBreviary, que disponibiliza o livro que contém as orações litúrgicas para todo o ano, no iPhone. De momento, o breviário é disponibilizado em inglês.
A aplicação de 800 kb pode ser descarregada no telemóvel de última geração da Apple. O Conselho Pontifício informa que o iBreviary é uma aplicação gratuita e segundo o seu inventor, o sacerdote italiano Paolo Padrini, pode ser descarregada no site iTunes ou directamente através do telemóvel.
O Conselho Pontifício das Comunicações explica que o iBreviary não disponibiliza apenas o texto, mas também orientações, seja para quem quer apenas ouvir, seja para quem deseja rezar. O dicastério da Cúria Romana assinala que o iPhone pode ser considerado um instrumento de informação religiosa, onde se pode navegar e aceder a orações e textos cristãos.
O Pe. Paolo Padrini diz que o iBreviary está a obter um sucesso inesperado. Depois das primeiras notícias, o eco foi enorme. Em três semanas, foram descarregadas mais de 8 mil cópias, e o programa é o terceiro mais ‘clicado’ da Apple, depois de um tradutor e da enciclopédia.
A intenção do seu inventor agora é inserir o missal com as leituras do dia, criar um acompanhamento de música gregoriana, e traduzi-lo noutras línguas, com um suporte em latim, idioma oficial da Santa Sé.
A aplicação está disponível em [
phobos.apple.com]
Fonte:
«Agência Ecclesia», 2008-11-19