Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Evangelização e Internet

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123
Página actual: 3 de 3
Re: Evangelização através da Musica
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 20 de July de 2006 02:58

Ok, entendo que não há condições.Mas, p.e., Gonçalo, tu não poderias com o teu coro criar condições para a aprendisagem da música sacra em condições? Afinal, a música pode ser ensinada. Basta um saber que os outros aprendem, com esforço e dedicação (tal como se esforçam e dedicam para inventar letras "jovens").

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Evangelização através da Musica
Escrito por: In_Line_Boy (IP registado)
Data: 20 de July de 2006 04:17

Certo, isso é tudo muita bonito, não fosse eu de santarem, e estudasse em lisboa, para alem de que nem eu nem ninguem tem capacidades de ensinar no meu coro...

Num pais ideal, como os nordicos e outros, o coro escolar é obrigatório, a educação musical é levada a sério...

No meu coro apenas temos pessoal com vontade de animar e cantar, dar o seu melhor, criar uma missa acolhedora as pessoas que vão à missa, e é gratificante ver a igreja cheia, a cantar connosco... mas cantam porque gostam, teem algum sentido nas musica e até atinam facilmente... e o maximo que podemos e corrigir algumas cenas...

Porque de resto, se fossemos a ver a musica sacra, era preciso estudar partituras, ensinar quase pessoa a pessoa... E tu sabes, para dirigir uma peça de musica sacra é preciso um maestro, para a coisa correr decentemente.

Não é nada facil...

Não me chegaste a dizer concretamente o que achavas da musica de Taize, que por vezes cantamos na igreja, que entra mais facilmente no ouvido... mas cantamos a uma só voz, porque são sempre 4 vozes... muito complicado... mas diz-me o que achas da musica de taize, considera-la sacra!? conheles já agora!?

Saudações em cristo!

Re: Evangelização através da Musica
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 20 de July de 2006 13:15

Bem, com certeza que conseguem encontrar pessoas na paróquia com capacidades.
Não conheço a música de Taize, porque nunca fui a uma celebração nem tive oportunidade de ouvir. no entanto, se tiveres alguma na net, sente-te livre para me mandar um e-mail : taveira.d@gmail.com

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Evangelização através da Musica
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 20 de July de 2006 15:52

Se eu encontrar uma música na net como é que posso saber se é música sacra ou não?

pontosvista

Re: Evangelização através da Musica
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 20 de July de 2006 16:02

geralmente a música sacra tem referências sonoras preceptíveis de espiritualidade. no entanto, a letra também costuma ser em latim e referir-se a Deus. o canto gregoriano, que é muito apreciado, tb é música sacra, mas só nalguns casos.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Evangelização através da Musica
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 20 de July de 2006 18:20

a mim não me parece desejavel recorrer sistematicamente a musica em latim. As pessoas só apreciariam a musica sem perceber a letra. A percepção do sentido da musica, a sua interacção com as pessoas ficam severamente limitadas.


Sou adepto do lema de São Paulo "fiz-me grego com os gregos, judeu com os judeus a fim de conquistar alguns para Cristo". (citação de memoria de uma epistola)

É a musica que se deve adaptar às pessoas e não as pessoas à musica. Jesus certamente nunca ouviu uma peça de musica sacra.

Re: Evangelização através da Musica
Escrito por: In_Line_Boy (IP registado)
Data: 23 de July de 2006 22:21

Ora bem... este fim de semana estive no multifestival gaudeo em Fátima... muito giro aquilo... mas fiquei a saber que o grande Papa João Paulo II disse uma vez:

É perfeitamente possivel ser-se radicalmente moderno, e profundamente crente!

Acho que isto quer dizer tudo!

Re: Evangelização através da Musica
Escrito por: CP (IP registado)
Data: 21 de January de 2008 12:30

Com alguns meses de atraso tomei conhecimento da discussão que aqui se travou.
Creio que já não faz sentido repetir argumentos. Posso, quando muito, sublinhar alguns aspectos que me parecem importantes.
Não concordo com o Diogo que, se bem percebi, entende a música sacra como única música digna de animar celebrações. Entendo e também valorizo a música-sacra que é uma das muitas linguagens possíveis para se celebrar ou animar encontros de oração. Na Igreja, ou melhor, em Igreja, dar a exclusividade a um estilo musical seria o mesmo que dar exclusivo a um dos muitos e diferentes Movimentos que nos enriquecem. Imaginem agora que se dizia que só os Focolares é que sabem / podem celebrar a Eucaristia?

Uma coisa é certa, nem toda a música católica tem espaço dentro de celebrações, mas isso não implica que não possa haver diferentes estilos musicais inspirados (de forma mais ou menos textual) na Palavra de Deus.

Também não vejo sentido em classificarmos os instrumentos dentro de categorias de católicos - não católicos. A bem da animação adequada das celebrações, todos eles têm um espaço.

Em muitas comunidades, há quem anime a Eucaristia com um leitor de cd's, porque as pessoas são poucas, e as poucas que são não podem / não sabem cantar. Não é uma situação desejável, na medida em que seria melhor a presença de um coro. Mas na falta deste, deve a música ficar à porta da Igreja?

Para o In Line Boy deixo aqui mais alguns links que te podem ajudar a saber mais sobre a música católica que se vai fazendo em Portugal

www.bandajota.com
[www.myspace.com] [a partir deste linkk encontrarás outros links de bandas e projectos de musica cristã]
[www.jpvaz.com]
[www.terceiramargem.pt]

Ir para a página: Anterior123
Página actual: 3 de 3


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.