Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Evangelização e Internet

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123Próximo
Página actual: 2 de 3
Re: Evangelização através da Musica
Escrito por: In_Line_Boy (IP registado)
Data: 14 de July de 2006 23:34

Excelente intervenção Camilo... mesmo assim, aqueles coments... eu na percebo...

Re: Evangelização através da Musica
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 16 de July de 2006 00:09

Acredito que este artigo de Sandro Magister, Vaticanista, será bastante interessante(para facilitar, fiz uma tradução para português). O original pode-se encontrar aqui.

Sinodo da Eucaristia: O Papa tem a última palavra.
Bento XVI está a escrever o documento conclusivo, que será publicado no Verão. O Arcebispo Malcolm Ranjith revela o seu prognóstico: "Uma correcção é necesária. A liturgia tem de ser ganha de novo, no espírito do Concílio [V2]."

ROMA, Julho 3, 2006 - Depois de mais de oito meses da sua conclusão, o sínodo dos Bispos meditou e analisou no Vaticano, Outubro passado, sobre a "Eucaristia, fonte e todo da vida e missão da Igreja." e ainda está à espera do documento que remate os resultados.
O documento conclusivo de um sínodo geralmente surge sobre a forma de uma exortação Apostólica, e é escrito pelo Papa. Mas é o próprio sínodo, constituído por um conselho de 15 Bispos e Cardeais, que escreve as conclusões e as apresenta ao sumo Pontífice.
O conselho dos 15 encontrou-se em Roma, pela última vez, no início de Junho. E Bento XVI, em agradecimento aos seus membros, incentivou-os a finalizar os trabalhos com mais rapidez.
O Papa disse o seguinte:
"Devo dizer que durante as visitas 'ad limina', um considerável número de Bispos perguntou-me: Mas quando é que chega o documento pós-sinodal?. E eu respondi: Eles estão a trabalhar nisso. E certamente não demorará muito mais. Eu vi reunidos aqui tantos homens competentes que eu não posso ajudar mas sim esperar para ver o documento em breve, e aprender dele eu próprio, para que ele possa ser publicado para o benefício de toda a Igreja, que sinseramente o aguarda."
Incentivados pelo Papa, os 15 aceleraram os trabalhos e no comunicado final, feito no dia 10 de Junho, garantiram que o texto estava quase pronto, e que "em breve poderá ser levado ao Santo Padre".
Dos 15 membros do sínodo, 12 foram eleitos pelos Padres sinodais, e 3 designados pelo Papa. O seu secretário geral é o Arcebispo Nikola Eterovic. Os mebros são:
[list][*]O Perfeito da Congregação para o Culto Divino, Francis card. Arinze;
[*]O Arcebispo de Lima, Juan Luiz Cipriani card. Thorne
[*]O Arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario card. Bergoglio;
[*]O Arcebispo de Westminster, Cormac card. Murphy-O'Connor;
[*]O Patriarca de Veneza, Angelo card. Scola;
[*]O Arcebispo de Ranchi, India, Telesphore Placidus card. Toppo;
[*]O Arcebispo de Sydney, George card. Pell;
[*]O Arcebispo do Québec, Marc card. Oullet;
[*]O Presidente do Conselho Pontíficio para a Unidade dos Cristãos, Walter card. Kasper;
[*]O Bispo de Hong Kong, Zen card. Ze-kiun;
[*]O Arcebispo de Kisangani, Congo, Laurent Monsengwo Pasinya;
[*]O Arcebispo de Abuja, Nigeria, John Olorunfemi Onaiyekan;
[*]O Arcebispo de Washington, Donald William Wuelr;
[*]O Exarca do Rito Católico-Bizantino da Sérvia e Montenegro, Djura DÏudÏar;
[*]O Bispo de Imus, Filipinas, Luis António G. Tangle.[/list]
Os 15 representam a elite da hierarquia Católica nos vários continentes. Alguns deles - Kasper, Scola, Oullet - são também muito aptos em teologia.
MAs as conclusões que eles estão prestes a entregar ao Santo Padre não irão conter grandes supresas. Estão ligadas aos propósitos avançados durante o sínodo, que foi relativamente modesto em extenção de conhecimentos.
As surpresas irão surgir, de facto, do próprio Papa Bento XVI, cujas ideias acerca da Eucaristia e da Liturgia são muito conhecidas e críticas em alguns aspectos relativos à reforma pós-conciliar.

(...)
E algumas tendências [disse o Arcebispo Malcolm Ranjith] "necessitam de uma correcção, uma reforma à reforma. Devemos regressar à liturgia no espírito do Concílio Vaticano II".




Esta notícia da Angência Ecclesia também é bastante esclarecedora:

Vaticano reafirma preocupação com os «abusos litúrgicos»

.
O tema dos “abusos litúrgicos” está de volta à agenda do Vaticano, com o secretário da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos a assegurar que Bento XVI vai pôr fim a estes abusos. Em entrevista à agência I-Média, D. Albert Ranjith disse que o Papa vai “tomar medidas”, lamentando que, muitas vezes, a Liturgia seja “um sinal de escândalo”.
Esta questão esteve em particular destaque no último Sínodo dos Bispos, realizado de 2 a 23 de Outubro de 2005, sobre o tema da Eucaristia. Bento XVI vai receber, em breve, o documento final dos membros do Conselho pós-sinodal – encarregado de dar continuidade ao trabalho realizado pela XI assembleia geral ordinária do Sínodo – e, posteriormente, escrever uma exortação a toda a Igreja.

40 anos depois do II Concilio do Vaticano, a chamada reforma litúrgica é um dos campos em que há mais discussão sobre os limites para a mudança. D. Ranjith considera que, em muitos casos, as alterações “não trouxeram os frutos esperados”.

Este responsável referiu-se ainda à utilização do rito litúrgico vigente antes do Concílio. “A missa tridentina não é propriedade dos lefebvrianos”, sublinhou, admitindo uma aproximação à Fraternidade São Pio X, fundada pelo Arcebispo Marcel Lefebvre.

O Missal de São Pio V, com a Missa celebrada em Latim segundo a antiga tradição, só é utilizado actualmente com permissão do Bispo local. O Papa e a Cúria Romana têm estudado a sua aprovação universal, o que significa que a Missa do antigo rito passaria a ser celebrada livremente em todo mundo pelos sacerdotes que assim o desejarem.

O secretário da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos já tinha manifestado a sua preocupação, recentemente, sobre os efeitos da reforma do Vaticano II. Numa outra entrevista, ao quotidiano católico francês “La Croix”, o prelado do Sri Lanka disse que “é preciso reencontrar o verdadeiro espírito da reforma conciliar”.

D. Albert Ranjith referiu que é possível falar da necessidade de uma correcção, da “reforma na reforma” da Liturgia. Entre os principais problemas que apontou, fala da questão da língua (vernáculo ou Latim) e da posição do padre (virado para a assembleia ou não).

“Em nenhuma parte do decreto conciliar (Sacrosanctum Concilium, ndr) é indicado que os padres tinham, a partir de então, de estar virados para a assembleia ou que era proibido utilizar o Latim”, referia nesta entrevista, adiantando que, nestas matérias, “esperamos que o Papa nos dê as suas indicações”.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Evangelização através da Musica
Escrito por: In_Line_Boy (IP registado)
Data: 17 de July de 2006 01:08

Ok... não vejo nada ligado directamente à musica... mas depreendo indirectamente que há "abusos na musica"...

A partir daqui, depreendo que a "musica jovem" pode ser considerada um abuso... OK, mas também é um abuso e uma ofensa musica sacra mal cantada...

Re: Evangelização através da Musica
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 17 de July de 2006 01:38

Por isso é que se diz reforma. Porque os coros também terão de ser reformados e postos na linha.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Evangelização através da Musica
Escrito por: (IP registado)
Data: 17 de July de 2006 12:25

Segundo li na entrevista do Papa, enquanto então cardeal, este considera que a música feita depois dos anos 60 não tem a mesma qualidade e rigor que a música dos anos anteriores. Entramos no domínio da estética... Não sei tanto do assunto como o Papa, certamente, mas também não vejo que este deva ser uma autoridade em termos musicais.

Numa questão de princípio, estou 100% de acordo com o nosso Papa: a música nas Igrejas deve ser de qualidade. Agora dizer-se que a música de Bach é superior à dos Beatles (por exemplo), já me parece pouco relevante. Na nossa Igreja, há espaço para tudo. Desde que verifique o tal princípio da qualidade.

A beleza aproxima-nos de Deus. Até acredito que algumas pessoas poderão não encontrar beleza no som de uma bateria, mas muitas encontrarão. E quanto a bater palmas, exactamente o que é pouco digno nesse acto? Ou pouco belo? As crianças batem palmas quando estão felizes, não vejo porque não poderemos ser mais como elas...

Finalmente, a música de compositor erudito, hoje em dia, não é, em geral, bonita de ouvir. Tem os seus códigos, muita profundidade, jogos numéricos mas não é feita, como em séculos anteriores, para agradar ao público. A beleza dessa mesma música não é evidente para quem não estiver dentro do assunto. Mas não me parece que isso seja motivo suficiente para se desdenhar da música contemporânea não tão erudita. É preciso saber apreciar a beleza onde esta existe. Como diz o nosso Papa, um teólogo que não saiba apreciar a beleza é um teólogo perigoso...

Re: Evangelização através da Musica
Escrito por: In_Line_Boy (IP registado)
Data: 17 de July de 2006 14:47

Quem não deve não teme, e nºao estou a ver censurarem generos musicais só por serem generos musicais!

A partir do momento em que as musuicas tocadas teem aprovação de um padre, que garante mensagem positiva na musica, nada a temer!

Re: Evangelização através da Musica
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 17 de July de 2006 14:52

"A partir do momento em que as musuicas tocadas teem aprovação de um padre, que garante mensagem positiva na musica, nada a temer!"

O padre é que garante a mensagem positva ???

pontosvista

Re: Evangelização através da Musica
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 17 de July de 2006 17:35

Gostava de saber que autoridade tem o padre da tua paróquia para dizer que a música é boa. Que eu saiba, só aos Bispos compete dar os equivalentes ao "imprimatur", logo, autorização de publicação.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Evangelização através da Musica
Escrito por: In_Line_Boy (IP registado)
Data: 18 de July de 2006 01:40

Deve ser um custo muito grande ir pedir autorização ao bispo... bem, mas já agoara, por via das duvidas, no cd que vamos gravar agora, até vou pedir o que O senhor Bispo de Santarém acha das musicas que escolhemos e da mensagem que transmitem...

Por certo não há problema algum... quem não deve não teme...

Mas obrigado pela ajuda Diogo, depois até te arranjo um cd! se quizeres! Aposto que recebe uma critica positiva da tua parte... ou então convidava-te para vires cá à missa!

Saudações em Cristo!

Re: Evangelização através da Musica
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 18 de July de 2006 02:13

Acho que fazes bem em pedir autorização e parecer ao Bispo.
E depois, com muito gosto, receberei um CD.
Quero que entendas que eu não sou contra a música jovem e assim, mas no ambito da celebração do Santo Sacrifício ela está desajustada.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Evangelização através da Musica
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 18 de July de 2006 11:02

Caro Diogo,

estive a ler as tuas intervenções neste topico e foi espantado. Pareces-me jovem, e no entanto, como outros noutros tópicos, parece-me que a tua argumentação é, na sua larga maioria, motivada apenas pela reverência à autoridade eclesiástica, numa clericalização da decisão e da opinião, e numa legalização da Igreja, em que as coisas são assim, porque há uma lei do Vaticano ou do bispo que dizem que têm de ser, e nós aceitamos, e pronto'. Eu não acho que não se deva ouvir o que o bispo e o Vaticano dizem, claro que sim. Nao acho que não se deve seguir o que eles dizem. Claro que sim. MAs acho que se tem de perceber para saber explicar os porquês do que se diz.

Tu, além do argumento de que a música do Pe. Borga é "música pimba", que a bateria é inadequada porque prejudica a paz na Igreja e que alguns leigos escrevem letras erradas (já agora a maioria das letras que por aí se cantam até são de padres!), limitas-te a dizer, e cito:

1. a música não sacra "desrespeita o que vem dito no missal sobre a música", o que é um argumento de autoridade, mas não explica nada, nem se percebe porquê;

2. "não se cumprem normativas VINDAS do Vaticano". Como se o Vaticano devesse reger e legislar tudo o que nós fazemos e produzimos.

3. "o Papa disse num discurso que se deve evitar ao máximo as palmas durante a celebração Eucarística e se deve abominar qualquer forma de música que pretenda substituir a música sacra". Belo argumento, mas não apresenta qualquer fundamento para isso, a não ser a opinião do Papa, que é importante, mas não é tudo. A Igreja não é só nem sobretudo o Papa.

4. "heavy metal é um dos estilos de música (assim como o hard rock) que foram proibídos pela Santa Sé". O que só pode ser ridículo...

5. "só aos Bispos compete dar os equivalentes ao "imprimatur". Mais um argumento de autoridade que clericaliza a Igreja...

6. "Acho que fazes bem em pedir autorização e parecer ao Bispo"... sinal da contínua menorização dos leigos.

Caro Diogo,

experimenta prescindir dos argumentos de autoridade, sem qualquer explicação dos porquês. E verás que dificilmente consegues explicar por que razão a música contemporânea deve ser banida da Igreja... É que o 'porque sim' ou o porque eles dizem não servem...

Abraço fraterno,

Miguel

Re: Evangelização através da Musica
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 18 de July de 2006 11:27

Lamento imenso Miguel, mas nutro um profundo respeito pelo Papa e pelas decisões que ele toma, em conjunto com a Cúria. MAs se aceitaste argumentos como os do missal, tudo bem. EU só não expliquei porque não tenho um missal em casa, e como imaginas na Igreja não tenho computador. Logo, torna-se um pouco difícil.
Em resposta ao 3, digo-te: se o Papa disse, foi baseado numa reflexão. Ele realizou, se se pode chamar, um estudo interior e analisou alguns factos para chegar a essa conclusão. Ainda te posso dizer que utilizar a música sacra na missa vai fazer com que esta nunca seja esquecida, ao contrário destas tendências novas, que daqui a uns anos estão fora de moda.
Em resposta ao 4: não pode ser ridículo. Como disse anteriormente, o rock e o heavy metal são estilos musicais que, na generalidade, apresentam ideias de cultos neo-pagãos e anti-cristãs por excelência. Além de que, com o seu exemplo, difundem a utilização de drogas e coisas assim.
5: bem, a autoridade tem de estar em alguém. Com certeza que, se o Bispo tem estudos para estar nesse lugar, tem mais capacidade de decidir se a música é boa ou não.

E penso que chega de explicações.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Evangelização através da Musica
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 18 de July de 2006 12:14

Era bom que pensasses por ti... não faz mal nenhum a ninguém. Não percebes que os teus argumentos não são de facto catequizadores. Assim, não se vai longe... Quanto ao facto de determinada música chamar à droga... bem... não achas que isso seja muito credível, pois não? É um bocado preconceito...

Abraço fraterno,

Miguel

Re: Evangelização através da Musica
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 18 de July de 2006 12:17

Não vejo como preconceito. Vejo-o como o exemplo dado pelos intérpretes.
Lá está um problema. Eu penso por mim. Só o que a minha pessoa pensa coincide com o que o Papa diz.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Evangelização através da Musica
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 18 de July de 2006 12:59

Diogo

Citação:
Só o que a minha pessoa pensa coincide com o que o Papa diz.

O que a tua pessoa pensa apenas coincide com o que a tua pessoa pensa que o Papa diz. Muitas vezes quando queremos ser literais nem sequer percebemos o que a outra pessoa quer dizer. Experimenta levar à letra tudo o que Jesus diz nos Evangelhos (e espero que tenhas Jesus em pelo menos tão boa conta como o Papa) e logo percebes que a vida é mais complicada do que dizer que estou sempre de acordo com tudo o que outra pessoa diz.

pontosvista

Re: Evangelização através da Musica
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 18 de July de 2006 14:43

Realmente já me tinham dito que havia pessoas de má indole neste forum.
Não vou sequer responder a essa acusação estúpida de que não levo em consideração Jesus. ainda por cima de alguém que, pelo que me pareceu, não segue a Igreja por Ele estabelecida.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Evangelização através da Musica
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 18 de July de 2006 15:38

Diogo

Em primeiro lugar, não havia nenhuma acusação.

Em segundo lugar estava apenas a chamar a sua atenção para um aspecto: não faz sentido dizer-se que se concorda com tudo o que outra pessoa diz. Entre o que o outro quer dizer, aquilo que diz, o que ouvimos e o que entendemos vai uma grande distância. Por isso é que é sempre necessária uma interpretação, seja de que texto for. E essa interpretação depende sempre de quem a faz.

Até com os Evangelhos é necessária essa interpretação. Com os documentos oficiais também.

pontosvista

Re: Evangelização através da Musica
Escrito por: In_Line_Boy (IP registado)
Data: 19 de July de 2006 21:22

E falar de musica, não!?

Essa coisa a quem tentam chamar musica, que é o despresavel hip hop, apela muito mais as drogas que o metal...

Cultos neo-pagaos, gosto muito de uma banda desse genero... no entanto apenas aprecio pela sua musicalidade, que é excelente, alem de que o paganismo é uma herança europeia, que embora deva ser adorada, não mereçe que seja esqueçida... não nos podemos esqueçer das crenças dos povos que habitaram a europa, porque são nossos antepassados... Jesus veio à terra das a boa nova, confirmar que existe um deus que nos ama, moreu por nós, e é a ele que devemos prestar culto!

Agora, acho que isso do apelo as drogas está muito mais vincado na musica disco, e no hip hop, que tambem apela ao racismo!

Quanto ao cd, já entreguei o projecto ao padre, e como é obvio careçe de uma aprovação por parte de quem de direito...

É esperar por noticias agora, uma vez que os fundos são para o novo centro paroquial, tou com fé que isto vai para a frente!

Saudações em Cristo

ps: já agora divulguem blog e sites de coros e afins!

Re: Evangelização através da Musica
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 19 de July de 2006 21:46

Pope Urges Recovery of Traditional Sacred Music

June 26 (CWNews.com) - Pope Benedict XVI has called for preservation of the Church's heritage of sacred music.

Genuine renewal in Catholic music 'cannot be achieved except by following the great traditions of the past, of Gregorian chants and sacred polyphony,' said the Holy Father, speaking after a June 25 concert at the Vatican. This musical tradition, he said, is 'a priceless spiritual, artistic, and cultural heritage.'

The Pope spoke at the conclusion a concert that emphasized 16th- and 17th-century sacred music, held in the Sistine Chapel and presented by the Domenico Bartolucci Foundation, directed by Msgr. Domenico Bartolucci. The Pope saluted that foundation, especially for its commitment to promoting the 'Roman School' of polyphony-- which, the Pontiff noted, 'has always been characterized by its focus on the pure voice, without instrumental accompaniment.' Msgr. Domenico Bartolucci was named director of the Sistine Chapel choir by Pope Pius XII in 1956, and served in that role until his retirement in 1997. Although he was over 80 years old at the time of his replacement, the appointment of a new choir director (Msgr. Giuseppe Liberto) by Pope John Paul II (bio - news) was widely interpreted as a sign of the Pope's decision to de-emphasize the music of the 'Roman School' at papal ceremonies. At the time, then-Cardinal Joseph Ratzinger was openly saddened by Msgr. Bartolucci's departure."

(se tiverem dificuldades com o inglês avisem, que eu traduzo)

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Evangelização através da Musica
Escrito por: In_Line_Boy (IP registado)
Data: 20 de July de 2006 02:53

Não é dificuldade, é mais paciencia de tar a ler inglês...

Mas, lembro-me de ver na euronews esses comentários do passa... como estamos no ano de mozzart, houve um concerto e ele realmente disse isso... mas quem disse que a musica sacra não continua a ser preservada...

Tens de pensar noutra coisa, em Portugal, não há condições para haver musica sacra na missa, coim a qualidade minima... mais vale existir uma missa onde haja sempre musica sacra, uma ou varias, mas que a tenha tocada e cantada decentremente... senão acaba por ser um insulto à musica percebes...

Agora, duvido que alguma vez ouvirei da boca do PAPA que a guitarra e o bandolim serão banidos da igreja e da musica eucaristica... Ou dizer que só admite na missa musica sacra, e de mais nenhum genero... duvido...


Saudações em cristo

Ir para a página: Anterior123Próximo
Página actual: 2 de 3


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.