Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Evangelização e Internet

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3
Evangelização através da Musica
Escrito por: In_Line_Boy (IP registado)
Data: 28 de June de 2006 13:21

Penso eu, que é um dos caminhos a seguir, cada vez mais nos dias que passam, onde cada vez se nota um maior intresse pela igreja e pela "missa"!

Falando da minha experiência pessoas... quando vim para a faculdade afastei-me muito da igreja, e o que me fez voltar à igreja foi mesmo a musica, pode pareçer estranho, mas a verdade foi mais ou menos essa!

Actualmente existem festivais vicariais, mas de pouco ou nada servem, porque raramente os eventos e o que se passa neles não chega ao publico em geral...

Será que a igreja só tem (supostamente) "poder" para por Fátima na televisão!? e que tal se usasse algum desse (suposto) "poder" para organizar um festival de coros com pés e cabeça, e nível mediatico que despertasse intresse!? Penso que seria bastante interessante...

Lembro-me de há uns anos aparecer o FRA, programa que deu a conhecer ao pais as tunas académicas... uma coisa desse genero seria intersante...


Continuando um bocado na mesma onda do tópico, propunha à administração do fórum (já agora os parabéns, foi o primeiro que encontrei do género) a criação de um novo, precisamente sobre musica, onde se poderia ver uma agenda com eventos a decorrer, como concertos de musica sacra, encontros de coros, sites de coros, partilha de musica(s)... interessante...

Gostava de ver algumas respostas ao tópico para ver se há gente que concorda comigo ou não.

Saudações

Gonçalo Cordeiro

Re: Evangelização através da Musica
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 30 de June de 2006 23:49

Caro Gonçalo e Caríssimos Irmãos, Paz e Bem.
No âmbito da música há muito que se lhe diga. Por um lado, temos música sacra e de boa qualidade e por outro temos música como a do Padre Borga, que é de um extremo oposto à música sacra. É a dita "música pimba" que cada vez invade mais a Igreja. É trite ver durante as celebrações pessoas a tocar músicas que chegam a desrespeitar o que vem dito no missal sobre a música.
Tenho visto, em algumas missas, pessoas a tocar bateria.. isso não está bem, e não deve continuar.
Um abraço em Cristo,
Diogo

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Evangelização através da Musica
Escrito por: In_Line_Boy (IP registado)
Data: 04 de July de 2006 06:44

Mais ou menos...

Tenho orgulho no meu coro... o qual tem percussão (e por acaso sou eu que toco).

É tudo uma questão de musica... para tocar musica sacra (da qual existe uma variedade imensa e de grande compositores) é preciso haver musicos para isso... Portugal tem cultura para isso... não me +areçe, e louvadas sejas as missas que o teem...

Mas aqui entra outro problema... sera que isso chama jovens à igreja!? NÂO!!!

A musica do Padre Borga para mim não tem nada a ver com a questão... eu queria mesmo falar de musica jovem de qualidade... musica com influencia jazz, até rock, mas com uma mensagem que vá em total acordo com aquilo que cristo nos veis transmitir à terra, tudo na chamada "boa onda"... algo que cative, que desperte curiosidade, interesse... que não leve o jovem a pensar que a missa é "uma seca"... isto é, por um intresse secundário, levar ao intresse principal... que é a missa!!!

Agora, um musico, que tenha extremo bom gosto, e noção de timming, e cabeçinha, até pode tocar bateria numa missa, que a meu ver pode até embelezar a celebração, ou mesmo uma guitarra electrica, violinos, flaita transversal...

Agora, se a bateria só por si pode ser bizarro, sim, e quando é mal tocada então... mais valia estarem quietos...

Caro Diogo, espero que tenhas percebido onde quero chegar e adorava continuar o debate...

Saudações em Cristo!!

Re: Evangelização através da Musica
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 04 de July de 2006 11:14

dizia São Paulo que se fez grego com os gregos e hebreu com os hebreus a fim de ganhar alguns para Cristo.

A Igreja deve ir de encontro dos gostos das pessoas.

A ideia de criar um forum ou simplesmente topicos para divulgar o que vai sendo feito na musica religiosa ou sacra parece-me boa. Exige alguma massa critica (um numero de interessados que colabore) que não sei se teremos.

Conheço um blog que me parece que será do teu agrado:

[jesusgroove.blogspot.com]

Creio que ele tem a indicação de outras paginas que serão do teu agrado.

Re: Evangelização através da Musica
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 04 de July de 2006 13:24

Mas lá está, os jovens não têm de ir à missa pela música mas sim por ser o encontro pleno com Cristo. Acho que a bateria é um instrumento inadquado... a ideia da música é a de aprofundar a oração e elevar o espírito a Deus, por sujestão. Agora não vejo na contra instrumentos que não perturbem essa paz, que é necessária à missa.
Depois há outro ponto... geralmente quem escreve as letras dessas músicas são leigos. E muitas vezes as letras vêm com erros que são inadmissíveis quando se quer passar a mensagem de Deus.
Tenho assistido também à missa da catequese da minha comunidade. O que posso dizer é que, para agradar às criançinhas, se cometem uma série de erros e não se cumprem normativas VINDAS do Vaticano, como não bater palmas na missa, etc.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Evangelização através da Musica
Escrito por: In_Line_Boy (IP registado)
Data: 04 de July de 2006 21:53

Camilo, muito obrigado pelo link...

Pelo menos as letras do coro onde estou são todas aprovadas pelo padre que celebra...e temos o cuidado de consultar o mesmo para garantir que as musicas escolhidas para a Eucaristia estão de acordo com as leituras...

Para mim missa significa alegria... mas isso é para mim... se bateria é inadequado, djambé e bongós também!? Se calhar através da musica, Cristo chama os jovens à igreja... mas isto sou eu a falar...!

Mas por alguma coisa nas musicas de acção de graças temos pessoas comovidas e a chorar com a beleza dos cânticos, com uns toques de percussão à mistura e tudo...

Essa das palmas tem piada... já não são 1 nem duas nem MIL vezes que vejo um padre a pedir palmas, seja por que motivo for, durante a Eucaristia... e não foi um, foram vários...

Já agora, o site do meu Coro

Re: Evangelização através da Musica
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 04 de July de 2006 22:03

Diogo Taveira, existiram boatos segundo os quais o Vaticano não queria palmas durante a missa mas não há nenhuma directiva do Vaticano nesse sentido.

O Rei David dançava em frente à Arca da aliança, o Papa João Paulo II celebrou varias missas com muitas palmas, danças (na Africa é dificil que exista uma celebração sem dança).

São questões pastorais, as pessoas têm diferentes sensibilidades, há muitos caminhos para Deus, além disso as pessoas não estão todas na mesma etapa do caminho.

Não me parece bom que a Igreja nestas questões tenha uma postura monolitica mas sim que se adapte às diferentes sensibilidades, às diferentes formas de sentir e manifestar a fé.

Re: Evangelização através da Musica
Escrito por: In_Line_Boy (IP registado)
Data: 06 de July de 2006 05:48

Subscrevo completamente as palavras do amigo camilo...

Principalmente que há muitos caminhos para Deus

Não percebo tanta "pseudo-tradição", as coisas não evoluem!? Já imaginaram que de facto no inicio não havia sequer musica na missa... que as primeiras pessoas a faze-lo foram criticadas...

Se consideras uma bateria desadequada, eu também considero o orgão de vez em quando desadequado, e então quando é mal tocado... Mas essa das palmas...

Saudações em Cristo!

ps:Já agora, pergunto aos users se há algum tipo de problema em tratar por "tu"!?

Re: Evangelização através da Musica
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 06 de July de 2006 13:31

Por mim não há problema me tratares-me por tu. Até prefiro, que se evita o horrível 'você'.
Bem, Camilo, pode não ser uma directiva, mas sei que o Papa disse num discurso que se deve evitar ao máximo as palmas durante a celebração Eucarística e se deve abominar qualquer forma de música que pretenda substituir a música sacra.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Evangelização através da Musica
Escrito por: In_Line_Boy (IP registado)
Data: 07 de July de 2006 02:08

Ya, como pode haver um PAPA que queira é que a igreja inove e chame jovens, quando isto estiver muito mal, ou há beira de outra guerra religiosa que desta vez não meta só os do costume (judeus e muçulmanos)... e em que precisemos de estar unidos...

Bem, mas lembro-me quando fui agora a Milão (encontro de Taize), e fiquei em casa de uns simpáticos avozinhos italianos, que disseram que o papa bento queria tirar a guitarra e o bandolim da celebração... e que eles, que até se levantam as 6 e meia da manhã para rezar o terço com o papa via radio (ou assim percebi eu), abominavam a ideia...

Nem toda a gente está pronta para apreciar musica sacra, e muito menos no nosso pais, movido por pimbalhadas e afins, onde temos um povo manifestamente analfabeto no que à musica concerne...

Agora, até podes dizer que para apreciar musica sacra qualquer pessoa o faz... mas eu não vejo as coisas assim... à pessoas que só gramam isso na missa porque tem mesmo de ser... na minha óptica, e como musico (humilde mas enfim) só gosto pontualmente... para mim a missa não tem sentido sem alegria... e porque por vezes a musica jovem transmite muito mais facilmente a mensagem do que a musica sacra, que as vezes parece uma afirmação e uma "imposição obrigatória" senão vais pro inferno...

Já agora, tenho uma amiga minha francesa, que tem também uma banda, e que inclusivamente tocam numa missa qualquer, e adivinha, têm bateria...

Grande topic, e eu a pensar que não me iam ligar nenhuma...

Saudações em Cristo -> Gonçalo

ps: wow, metal cristão brasileiro na radio xtofm... não sabia que isto estava assim tão avançado

Re: Evangelização através da Musica
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 07 de July de 2006 14:27

além disso grande parte da musica sacra exige muito mais do coro.

Já ouvi alguns coros que queriam cantar musica sacra mas não tinham capacidade para a musica que queriam cantar. Mais vale cantar coisas mais simples mas que eles saibam tocar e cantar bem que tocar e cantar mal coisas mais dificeis.

E concordo com o In_Line_Boy muita da musica sacra tem dificuldade em transmitir alegria.

Re: Evangelização através da Musica
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 07 de July de 2006 14:28

Só vou comentar o teu PS, tou com pouca disposição para escrever.
Lá está, metal. E ainda por cima, metal cristão. É preciso lembrar que o heavy metal tem uma conotação ao diabo e ao culto anti-cristão muito grande... é um dos estilos de música (assim como o hard rock) que foram proibídos pela Santa Sé.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Evangelização através da Musica
Escrito por: In_Line_Boy (IP registado)
Data: 07 de July de 2006 19:35

LOLOLOLOLOL

Oh Diogo, achas mesmo que sim!? Sinceramente... acho que isso é meter umas palas nos olhos...

Por acaso gosto muito de um estilo de metal que é o Power metal, devido essencialmente à sua qualidade musical... com orquestras, coros e arranjos musicais do outros mundo... chama-se musica!!!

Antes isso a uma cambada de rappers racistas, que isso sim, não leva a lado nenhum e musica é mentira...

Abreviando um pouco da historia do metal... não se pode meter tudo no mesmo saco... que eu saiba dire straits (acho que é assim que se escreve, antiga banda do mark knofler) é um rock muito ligeiro e é satanico... se bem que essa coisa do satanismo nem existe... é mais parvoíce e insanidade mental na minha optica...

Estava eu a falar de metal, quando ia falar que há muitos subgeneros... há o black metal, death... enfim, porcaria... existe até black metal com excelente qualidade musical, e até friso o excelente... quanto à mensagem, normalmente esse tipo de metal até vem da filandia e afins, portanto, não se percebe nada do que dizem...e vai afectar o meu espírito porque a força XPTO dos vales profundos a nadrolonitânia... tambem me parece que não...

Não sei se evanescence pode ser considerado subgenero de metal, mas hard rock de certo que é, e a vocalista e uma catolica praticante...

Concluindo, metal, em geral, é barulho... em particular são obras primas... se tiveres paciencia, até te a conselho a ouvir rhapsody, para quem gosta de histórias de fantasia tipo lord of the rings, é uma banda de metal epico, melodico, simfonico, etc e tal... não há qualquer tipo de conotação a Deus ou ao diabo...

Bem, isto está totalmente of topic... metal cristão, e porque não... abranger mais gente, espalhar a mensagem através de outro genero de musica...


Quanto ao Camilo... lá está, como podemos executar musica sacra se não temos musicos capazes!? noutros paises, e das experiências que tenho tido em Taizé, onde vou sempre pro coro, fico a saber (k raiva) que nos paises decentes na escola o coro é obrigatório, que se goste ou não... ou por mim nem tanto ao mar nem tanto à terra, mas cativar os jovens para participar num coro de escola até era engraçado... a formação musical em Portugal está bastante mal... e até podemos ter o melhor organista do mundo, que com um coro péssimo... com um bocadinho de jeito ainda prestamos culto a tudo menos a deus...

Acho que é ter mais olhos que barriga... olha, bora fazer uma banda de metal cristão!!!

Re: Evangelização através da Musica
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 08 de July de 2006 03:56

Cada um tem a sua opinião e eu mantenho que não se devem bater palmas na missa e não se deve tocar bateria e outros intrumentos e certos tipos de música nas missas.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Evangelização através da Musica
Escrito por: In_Line_Boy (IP registado)
Data: 08 de July de 2006 22:03

Bem, é mesmo muito bom acabar a missa e toda a assembleia vir dar os parabéns... e ainda dá mais gozo ter a assembleia a cantar connosco... em vez de estar a gemer musica sacra...

"É um sinal de Deus aqui" ( uma musica do meu coro ;) )

Re: Evangelização através da Musica
Escrito por: In_Line_Boy (IP registado)
Data: 11 de July de 2006 07:32

Já agora, Diogo, como classificas a musica de Taize!? Sacra!?

Abraço e não deixem morrer o topic... será que não há mais gente no forum para comentar!?

Saudações em Cristo!

Re: Evangelização através da Musica
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 11 de July de 2006 20:22

A música de Taize não é sacra mas eles lá sabem o que fazem nas celebrações ecuménicas. Isto vai levar-nos a outro assunto, que é o ecumenismo, e que já foi discutido noutro tópico.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Evangelização através da Musica
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 12 de July de 2006 17:40

O que é música sacra? Fiquei sem perceber

Re: Evangelização através da Musica
Escrito por: In_Line_Boy (IP registado)
Data: 13 de July de 2006 03:11

Em parte também eu... quer dizer, saber o que é musica sacra até sei, mas isso cá em portugal volto a frizar que gente a gemer isso em vez de cantar, não vale muito a pena...

Portanto diogo... por certo também defendes que não se deve cantar musica de taize numa missa em portugal...

Re: Evangelização através da Musica
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 14 de July de 2006 14:52

[padre-inquieto.blogspot.com]


acho que é um artigo interessante a ler.

Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.