Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Evangelização e Internet

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
horarios das missas
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 16 de November de 2005 01:06

seria bom que existisse um site que tivesse os horarios das missas nas varias cidades.

Principalmente nas grandes cidades aonde para a maior parte das pessoas o sentimento de pertença está mais ligado à cidade como um todo que à paroquia aonde vivem.

Por várias razões:

1 - As pessoas poderiam mais facilmente escolher o horario e a localização que lhe fosse mais conveniente.

2 - Quando a sua rotina fosse perturbada seria-lhe mais facil escolher uma alternativa

3 - no caso de viajarem para outra cidade, por exemplo, alguem que vai passar o fim-de-semana ao Porto poderia gostar de saber os horarios das missas nessa cidade e já agora uma localização das igrejas.

Também acho que seria bom serem indicados alguns pormenores sobre essas missas, por exemplo, se é alguma missa destinada às crianças, a ultima actualização que o site fez ao horario das missas daquela igreja ou capela, missas em linguas estrangeiras.

O site poderia disponibilizar não só os horarios das missas como o das confissões (muitas pessoas não gostam de se confessar ao paroco) ou o dos atendimentos das paroquias, os endereços e telefones.

Acho que este tipo de informação devia estar centralizado num site e não disperso pelas varias dezenas de sites de cada paroquia porque as paroquia duma cidade devem cooperar, porque as pessoas usariam esta informação mais frequentemente quando saissem da sua paroquia.

Mas o horario das missas das paroquias do Porto ou de Lisboa já seria um bom começo.

Re: horarios das missas
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 16 de November de 2005 21:34

Caro Camilo.

Acho essa uma excelente ideia. Já pensámos em implementar algo do género aqui no Paroquias.org mas não temos recursos para fazer o levantamento exaustivo de cada uma das mais de 4300 paróquias do nosso país.

Porém tenho uma boa notícia: na página do Patriarcado de Lisboa já é possível consultar o horário das missas de cada uma das paróquias da diocese. Se as outras dioceses do país conseguissem fazer algo semelhante, seria muito bom e um grande passo para que facilmente se integrasse toda a informação.

Um abraço,
Luís

Re: horarios das missas
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 16 de November de 2005 23:21

É pena que nessa pagina não haja uma referencia a horarios de reconciliações.
É um sacramento que não tem tido a atenção que devia.

Obviamente que nunca tentaria fazer uma pagina com os horarios das Missas de todas as paroquias de Portugal mas apenas das cidades de maior dimensão, Lisboa (que já está feito), Porto, Braga, Coimbra e mais algumas.
Em regime de voluntariado não se pode fazer mais.

Re: horarios das missas
Escrito por: (IP registado)
Data: 17 de November de 2005 11:49

É uma excelente ideia, de facto! Mas se calhar já há quem tenha esses dados? Quando vou ao estrangeiro e quero saber onde posso ir à missa e a que horas, passo pelo "gabinete de turismo". Nalguns países eles têm acesso a esses dados, será que também têm, em Portugal?

Re: horarios das missas
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 23 de April de 2006 23:43

Penso que não mas vou contactar o gabinete de turismo do Porto.
Se não tiverem vou tentar fazer o levantamento da cidade do Porto.

Horários de missas, se possível também horários de para o sacramento da reconciliação e outras informações relevantes.

Não são muitas paróquias mas abarcam um numero elevado de pessoas.

Re: horarios das missas
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 05 de May de 2006 14:20

Afinal agora a diocese do Porto tambem já tem essa informação na sua pagina:

[www.diocese-porto.pt]

Além dos endereços, telefones e alguns e-mails das paroquias.

Re: horarios das missas
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 09 de May de 2006 13:45

Creio que é possível com paciência fazer-se:

Algarve

Beja

Braga-cidade

Évora - cidade

Funchal

Lisboa

Porto

Setúbal

Sei que faltam alguns, mas estes pelo menos acho que estão activos. É possível que já haja outros na net, mas não confirmei...

Abraço fraterno

Miguel



Editado 2 vezes. Última edição em 09/05/2006 13:49 por rmcf.

Re: horarios das missas
Escrito por: Rui B (IP registado)
Data: 10 de May de 2006 00:04

O problema que eu vejo num site com horários de missas é que se corre o risco de se enganar as pessoas caso haja alguma alteração nos horários e o site não seja actualizado. Pessoalmente falando, prefiro não ter nada do que ter e estar errado.

Falando da minha zona (Arquidiocese de Évora). Está para breve (espero eu) a publicação de um novo site, projecto no qual estou metido. Existe a ideia de integrar no site dados de todas as paróquias (moradas, contactos, horários das missas), mas o meu medo é que, ao fim de algum tempo, os dados fiquem desactualizados.

Aqui para os meus lados a Internet não está assim tão generalizada e, portanto, já estou à espera que não haja o devido cuidado por parte das paróquias em manterem a informação do site actualizada.

Re: horarios das missas
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 10 de May de 2006 17:48

Rui B

Na minha zona também estão os horários das missas na Internet:-)


Horário das Missas


Dias Úteis (Segunda-feira a sexta-feira): 7:00 p.m. (Em Português)

Sábado: 5:00 p.m. (Em Português)

Domingo: 9:00 a.m. (Em Português); 10:30 a.m. ( Em Inglês)
12:00 p.m. (Em Português

Re: horarios das missas
Escrito por: In_Line_Boy (IP registado)
Data: 23 de July de 2006 22:25

Santarem por exemplo... que até ver tambem é diocese...

Link da Diocese de Santarém

Re: horarios das missas
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 23 de July de 2006 22:58

Bem, no Porto, posso dar alguns horários. Todos se referem a missas de tarde, porque eu nunca vou de manhã.
Igreja Paroquial do Carvalhido: [Praça do exército libertador]
Semana: 18:00
Fim-de-semana: 18:30
Igreja de Nossa Senhora de Fátima - Jesuítas: [Rua de Nª Sª de Fátima, à Boavista]
fim-de-semana: 19:00
Igreja de Nossa Senhora do Ameal, Ameal. [ao cruzamento do Ameal, Rua Nova do Tronco]:
Todos os dias da semana: 19:00

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.