Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Evangelização e Internet

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2
Evangelização e Internet para Jovens e menos Jovens
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 11 de November de 2005 22:44

No decorrer do atelier de hoje sobre o tema Evangelização e Internet alguém partilhava a preocupação que isto da Internet e Evangelização era tudo muito bonito, tal como fazer a página da paróquia na Internet, mas ninguém tinha em conta que a maior parte das pessoas que trabalha nas paróquias já não é propriamente jovem e poucas sabem trabalhar com computadores e Internet.

Sei e compreendo que esta é a realidade em muitas paróquias. Sei também que aonde um pessimista vê um problema, um optimista vê um desafio. Sendo eu um optimista, quero partilhar convosco um desafio.

Porque não desafiarmos alguns jovens da paróquia (qualquer que ela seja) que tenham conhecimentos de informática para fazerem pequenas acções de formação sobre computadores e Internet para as pessoas menos jovens da Paróquia ou com mais experiência de vida (como eu prefiro dizer)?

Este desafio a ser posto em prática apresenta diversas vantagens:

1. Os jovens que gostam de informática têm oportunidade de fazerem trabalho pastoral continuando a trabalhar com computadores; têm uma actividade na paróquia; aumentam o sentido de responsabilidade;
2. Os jovens têm contacto com pessoas mais velhas e estas contacto com jovens em que ambos ganham experiência pela relacção inter-gerações;
3. Os mais velhos, muitos deles já reformados, têm em geral muito tempo livre para pôr em prática aquilo que vão aprendendo. Sentem-se úteis e para muitos poderá ser uma razão de grande ânimo e motivação pessoal.

O que é necessário para por este desafio em prática?

Luís Gonzaga

Re: Evangelização e Internet para Jovens e menos Jovens
Escrito por: (IP registado)
Data: 12 de November de 2005 14:44

Luís, gosto dessa ideia. Mas acho que seria mais realista e mais útil não desafiar apenas os jovens da paróquia mas estender o desafio a todas as pessoas que tenham conhecimentos de informática. O público alvo seriam os jovens, mas qualquer outra pessoa que quisesse dar uma "mãozinha" seria bem vinda. Conheço muitas pessoas que se sentem revigoradas ao trabalhar ao lado de jovens e a experiência é benéfica para ambos. Também alguns jovens torcerão o nariz a uma actividade só para jovens. Parece que é um trabalho inferior, de certo modo (não é, mas estou a posicionar-me no lugar que creio ser de muita gente). Um apelo para toda a gente e especialmente para os jovens parece-me ser o mais adequado.

Quanto ao que é necessário para pôr este desafio em prática, deixo as minhas considerações:
1- Devo entender que queres mesmo, a partir deste fórum, lançar esta iniciativa? Se sim, penso que precisamos de um (ou mais) voluntários que disponibilizem algum do seu tempo. Para além disso, precisamos de escolher uma paróquia, preferencialmente urbana, dinâmica e se possível com condições físicas para ter uma sala com computadores. O ideal seria alguém conhecer pessoalmente o pároco. Em qualquer caso, será obviamente necessário que este esteja interessado na proposta.
2- É preciso computadores, que suponho que não haja na tal paróquia. Uma solução que me parece simples para os arranjar é o padre pedir, nas missas, que as pessoas ofereçam os seus computadores mais velhos. Certamente que haverá imensas pessoas com um Pentium II "estacionado" e a ganhar pó, e para este efeito isso mais que basta. Em alternativa, pode-se enviar cartas para várias empresas, pedindo o mesmo. Penso que computadores a não ser utilizados deve ser do que mais há por aí.
3- Seria necessário ter uma ligação à internet.
4- O pároco faria o tal apelo e criaria uns "cursos de computadores" amadores, claro está, para quem quisesse participar. Não seria má ideia deixar a sala de computadores aberta à comunidade para quem quisesse trabalhar nestes.
5- Uma alternativa: suponho que há muitas escolas bem equipadas que não estão sempre a usar as suas salas de computadores. Podia-se pedir à escola autorização para usar as suas instalações.

Re: Evangelização e Internet para Jovens e menos Jovens
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 13 de November de 2005 13:57

Caro Zé.

Sim, concordo contigo. Quando referi apenas os jovens não pretendi excluir pessoas mais velhas, apenas me pareceu que essas tivessem pouco tempo disponível, o que regra geral não acontece com os mais jovens.

Se eu gostaria de lançar a iniciativa a partir deste fórum? Claro que sim. :-) Mais do que discutir ideias, se este fórum poder ajudar as pessoas, será fantástico.

Penso que não precisamos de escolher uma paróquia, mas sim que todas as paróquias que considerem a ideia positiva e tenham vontade que a implementem. Neste fórum podemos ajudar a organizar e orientar essas iniciativas e simultaneamente ser um local de partilha de experiências.

Materiais necessários:

A. Computadores. Pode-se começar com poucos computadores: um ou dois. Cada computador pode ser partilhado por duas pessoas (três talvez seja demasiado).

B. Uma sala. É preciso uma sala onde estejam estes computadores. Se forem apenas dois computadores não será preciso uma sala muito grande. Convém essa sala tenha alguma segurança não vá os computadores desaparecerem...

C. Um(a) formador(a). Alguém com conhecimentos de informática e com capacidade de transmitir conhecimentos. Pode não ser um expert em informática nem um professor a ensinar. É necessário que tenha motivação para desempenhar este serviço de ajudar os mais velhos, a actualizarem-se nas novas tecnologias.

D. Materiais didácticos. Talvez aqui possamos dar uma ajuda partilhando o conteúdos das sessões. Se alguém tiver materiais que possa partilhar, que nos diga que os colocamos aqui no Paroquias.org.

E. Acesso à Internet. Aqui sugiro que se opte pela banda larga: acesso por cabo ou ADSL. Porquê? Pelos custos envolvidos serem muito menores. O acesso é rápido e o custo é fixo (cerca de 30 a 40 euros por mês dependendo do fornecedor escolhido). Os participantes do curso poderão contribuir para suportar os custos do curso mas sugiro um valor simbólico para que isso não afaste as pessoas do curso.

Conteúdos programáticos:

Sugiro um curso com quatro ou cinco sessões, com cerca de 30-40% do tempo de ensinamento dos conceitos e o restante (60-70%) com exercícios práticos. Ao correr do teclado sugeria os seguintes temas:

1. O que é um computador. Explicaria os conceitos básicos de como funciona um computador pessoal, abordando a componente de hardware (computador, memória, disco rígido, teclado, rato,...) e softare (Windows, aplicações,...).

2. O que é a Internet (parte 1 - Introdução). Explicaria em que consiste a Internet (uma rede de computadores) e como se pode utilizá-la (comunicação, divulgação, interacção). Explicaria como funciona um Browser (Internet Explorer) e o resto da sessão seria dedicada à navegação da Internet, por um conjunto de sites pré-seleccionados.

3. O que é a Internet (parte 2 - Motores de pesquisa). Como encontrar coisas na Internet. Esta sessão seria inteiramente dedicada aos motores de pesquisa. Aqui estaríamos a ensinar as pessoas a utilizar a cana de pesca. É fundamental ensinar-se as pessoas a fazer pesquisas na Internet para que no futuro elas consigam navegar por si próprias. Incluiria também alguns exercícios para práticos para as pessoas encontrarem as respostas a determinadas perguntas, através de pesquisas na Internet.

4. O que é a Internet (parte 3 - E-mail e Instant Messassing). Como comunicar através da Internet. Dedicava esta sessão ao correio electrónico: como utilizar um programa de e-mail (Outlook Express e Outlook); ou como aceder a um webmail. Como criar uma conta de e-mail na Internet e utilizá-la. Talvez fosse importante também falar de outras formas de comunicar: mensagens instantâneas (MSN Messenger) ou telefone pela Internet (MSN Messeger e Skype).

Por último, facultativo embora o considere importante:
5. O que é a Internet (parte 4 - Criação de conteúdos). Como criar conteúdos para a Internet. Explicar as pessoas como criam um blog, começando por explicar o que é um blog. Seria também importante explicar como se pode criar uma página na Internet (por exemplo no Sapo.pt ou Clix.pt).

As sessões poderão ter entre 60 a 90 minutos e como uma boa parte da sessão é dedicada a praticar os conhecimentos, se houver disponibilidade da sala e das pessoas, estas poderão continuar o tempo que lhes for possível.


Peço-vos a vossa opinião sobre os materiais e conteúdos programáticos. Quem sabe ainda conseguimos criar um curso aqui neste fórum :-)

Um abraço,
Luís Gonzaga[u][/u]

Re: Evangelização e Internet para Jovens e menos Jovens
Escrito por: (IP registado)
Data: 13 de November de 2005 15:45

Apoiado, Luís, mas tenho uma objecção: acho que temos mesmo de escolher uma paróquia, inicialmente, e terá de haver alguém deste fórum que se disponibilize para fazer os contactos necessários. Porquê? Porque uma ideia só por si não se desenvolve, é preciso quem lhe dê o pontapé de partida. Senão, não me parece realista.

Re: Evangelização e Internet para Jovens e menos Jovens
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 14 de November de 2005 12:10



Olá! De facto é uma boa ideia. A evangelização pode fazer-se de várias maneiras e as novas tecnologias podem ser uma via importante, tendo em conta a importância que têm cada vez mais na nossa sociedade. Agora vamos lá a ver se a proposta é aceite. O melhor é termos plena ideia de como vamos realizar as coisas e só depois falarmos com o prior. Não há nada como ter objectvos bem concretos.


E por falar em novas formas de evenagelização, como é que viveram a semana do ICNE?

Para mim foi muito bom. Estive a trabalhar, mas como estou perto da Baixa ainda consegui lá ir e viver alguns momentos muito bons. A alegria dos missionários era visível em todos os rostos. A música, os jogos, a conversa com as pessoas... Foi fascinante! O problema, segundo me disseram, é que as pessoas andam sempre a correr, mas mesmo assim havia várias pessoas que paravam para ver o que se passava e iam à Igreja, nem que fosse para fazerem um pedido a Cristo para colocar nos cubos que foram levados para a procissão. A iniciativa de se unir famílias desconhecidas em oração, que estava junto à Igreja de S. Nicolau, também me pareceu algo muito importante.

Aliás, na minha paróquia, que é a de Odivelas, está a fazer-se o mesmo, embora a ideia seja haver uma oração todos os dias numa casa diferente.

A procissão também foi uma experiência maravilhosa. Milhares de pessoas percorerram, debaixo de chuva, as ruas de Lisboa. Só Deus para conseguir isto.

Mas, a experiência que mais me marcou foi a de um mendigo, seropositivo que venho ter comigo. Estava cheio de fome e depois de lhe dar comida, resolvi conversar um pouco com ele sobre o ICNE. O Sr. disse-me que tinha sido baptizado, que tinha feito catequese e que acreditava que os pais estavam no céu, mas que já não se lembrava das orações. Então disse-lhe que bastava pedir a Deus para o proteger que já era uma oração.


Sei que pode parecer uma experiência habitual e até é. Quantos sem-abrigo vêm ter connosco?

Mas, para mim, lembrou-me algo muito importante. Quantas vezes voltamos costas a Deus e dizemos que Ele é injusto connosco por causa das coisas mais banais? Este homem não tem nada: nem roupa para mudar todos os dias, nem sempre tem comida e água, não tem um tecto para dormir (está à espera de ser chamado para um abrigo), mas tem Deus. Apesar de estar na rua a sofrer, ele continua a acreditar. Não tem nada, mas tem tudo:Cristo vive nele.

Maria João


Re: Evangelização e Internet para Jovens e menos Jovens
Escrito por: (IP registado)
Data: 14 de November de 2005 14:04

Que mensagem tão bonita, Maria João!

Re: Evangelização e Internet para Jovens e menos Jovens
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 14 de November de 2005 14:17


Só espero que nos faça pensar a todos como, por vezes, somos tão injustos com Deus que enviou o Seu Filho para morrer por todos nós. Não esqueçamos que Jesus, quando veio à terra, tinha condição divina, mas também era homem e sofreu como nós sofremos. Quantas vezes é que lhe agradecemos por isso?
Pois é, mas mesmo assim Ele está sempre connosco.

Obrigada, Senhor!

Seria bom que houvesse mais acções de rua, mesmo sem haver um Congresso. Não sei o que pensam acerca disto, mas acho que a Igreja deveia evangelizar mais. Quando falo na rua quero dizer na rua mesmo, mas também em lares, orfanatos, abrigos, etc. Até entre a nossa família e amigos.

"Deus em tudo e sempre" e não se esqueçam que "Todo o baptizado é missionário". (palavras de S. Vicente de Pallotti)

Re: Evangelização e Internet para Jovens e menos Jovens
Escrito por: (IP registado)
Data: 14 de November de 2005 14:28

Pois... Nós tínhamos a obrigação de criar esse tipo de ambiente em que um mendigo se pode aproximar.
E, mesmo sendo realista, sinto que é possível.

Re: Evangelização e Internet para Jovens e menos Jovens
Escrito por: Sandra Isabel (IP registado)
Data: 14 de November de 2005 16:43

O que a Maria João escreveu em cima, a história do mendigo, é linda! E ainda bem que há pessoas como a Maria João...
Aqui na minha terra por vezes vejo pessoas passarem ao lado de alguém que precisa... e ignram! Parce que não está ali ninguém... parece que as pessoas são transparentes...
e a algumas bastava só uma palavra de apreço... um gesto de carinho.
Confeço que há muito deixei de dar dinheiro quando mo pedem, mas dou aquilo que possuo em ambundância - comida e afecto!

Estas pessoas muitas vezes, só precisam que lhes olhemos nos olhos, e acreditemos nelas... são pessoas que não tem nada material... mas também não têm mais nada... ninguém que fale com elas, ninguem que as oiça, ninguem que lhes diga anda dai, tu es capaz !
E como diz a Maria João às vezes somos tão ingratos com Deus... nunca agradecemos aquilo que Ele nos dá. pelo contrario normalmente só lhe cobramos aquilo que queriamos ter...

Re: Evangelização e Internet para Jovens e menos Jovens
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 22 de November de 2005 21:20



É verdade que muitos jovens sentem-se muito bem ao lado de adultos.E acho até que um adulto fazendo um pdedido para um jovem é mais rápido atendido. Se não vejamos: Um dia um jovem queria entrar no seminário. Foi à diocese e falou com o padre que estava entregue às vocações. Ele pensou que não lhe ligaram alguma. Telefonou-me e pediu-me para eu falar na diocese. Não falou com o padre da nossa igreja. Eu nesse mesmo dia, nessa mesma hora telefonei à diocese pedi que me passassem ao padre tal. Falei com ele, disse-lhe quem eu era e a partir daí falamos na familia do jovem. Fui sincera disse tudo o que sabia, bom e mau. Hoje a igreja tem um jovem seminarista, por quem todos rezamos, para que se forme um bom sacerdote.
E convido vocês a rezar também por ele e não só, mas por todos os seminaristas.

Re: Evangelização e Internet para Jovens e menos Jovens
Escrito por: tony (IP registado)
Data: 23 de November de 2005 01:45

Olá a todos

Parabéns pela dinâmica e pelas iniciativas. Tenho a certeza de que serão muito profícuas.

Dei catequese durante 10 anos e estou há 7 anos afastada, por vários motivos, entre eles falta de disponibilidade e por motivos pessoais. De qualquer modo o processo de aprendizagem contínua que se faz deste lado tem sido muito importante para mim.

O que vos posso dizer é que se eu fosse actualmente catequista, estaria certamente ao vosso lado e empenhada tal como vós.

Vão em frente com essas novas ideias e ferramentas. Assim far-se-á a diferença.


Re: Evangelização e Internet para Jovens e menos Jovens
Escrito por: ivo (IP registado)
Data: 31 de October de 2006 19:56

+++++++++++++++++++
+ QUEM QUISER REALMENTE EVANGELIZAR NA WEB, DEVE ENTRAR NO CHAT UOL(OU QUALQUER OUTRO) E COMEÇAR A PROFETIZAR, QUASE SEMPRE, LOGO ALGUÉM PUXA PAPO E AÍ VC TERÁ A GRANDE OPORTUNIDADE, DE FALAR COISAS Q. PODERAO EDIFICAR GRANDEMENTE UMA PESSOA ATRAVÉS DA NET... ESSA É TALVEZ A MELHOR FORMA DE EVANGELIZAR ASSIM!!!...

+ QUANTO AOS PADRES, PARÓQUIAS E MOVIMENTOS, ETC.. SERIA MUITO BOM SE ELES OFERECESSEM CHAT PARA ACONSELHAMENTO DOS JOVENS DESSA ATUAL 'SOCIEDADE-EM-REDE'

+++++++++++++++++++ Q. DEUS NOS ABENÇOE MUITO MAIS ATRAVÉS DA WEB... E Q. NÓS SAIBAMOS DISCERNIR BÊNÇAOS vERDADEIRAS DE "BÊNÇAOS" APARENTES!!!!

-=-=-=-
-=-ÍO-=:-)
-=-=-=-

Re: Evangelização e Internet para Jovens e menos Jovens
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 31 de October de 2006 20:03

Ivo

Aqui também podemos evangelizar...entra para o nosso fórum:)

Re: Evangelização e Internet para Jovens e menos Jovens
Escrito por: ivo (IP registado)
Data: 31 de October de 2006 20:21

__ É VERDADE !!!...
...E OBRIGADO PELO APELO, RITA!!!

-=-=-=-
-=-ÍO-=:-)
-=-=-=-



Editado 1 vezes. Última edição em 31/10/2006 20:22 por ivo.

Re: Evangelização e Internet para Jovens e menos Jovens
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 30 de November de 2006 15:51

Eu gostava de colocar aqui uma questão?

Porquê os nossos padres portugueses, não escrevem neste Fórum como o fazem os padres brasileiros na Católicanet? Não seria Evangelizar o povo português?

Veja aqui:[www.catolicanet.com]

Re: Evangelização e Internet para Jovens e menos Jovens
Escrito por: ivo (IP registado)
Data: 30 de November de 2006 16:37

COM CERTEZ Q. SERIA!!!... É ESSE SILÊNCIO EXCESSIVO DOS PADRES Q. NOS LEVAM A PENSAR Q. A IGREJA JÁ ESTÁ DEIXANDO DE EXISTIR!!.. E NOS LEVA A DESCONFIAR DOS PADRES Q. TEMOS!... E DEPOIS AINDA QUEREM DÍZIMO !!!

-=-=-=-
-=-ÍO-=:-)
-=-=-=-

Re: Evangelização e Internet para Jovens e menos Jovens
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 30 de November de 2006 19:24

Caríssimo Ivo,
As suas mensagens irritaram-me um pouco, e passo a explicar o porquê:
A primeira razão é o facto do Português que o senhor tenta falar. É uma pena que o "brasileirês" seja considerado Portugês! Portugal é o detentor do seu património linguístico e TODA A PALAVRA PPRTUGUESA tem de ser igual em todo o mundo, assim como as REGRAS GRAMATICAIS.
Segunto, por escrever sempre em maísculas, como quem grita.
Terceiro, porque fala em profetizar, embebido na teologia do Boff. Ninguém pode dizer "Eu hoje vou profetizar!".. contudo, deve e pode dizer "Eu hoje vou evangelizar, falar de Jesus e, sourtout, viver como Jesus!"

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Evangelização e Internet para Jovens e menos Jovens
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 30 de November de 2006 20:22

Ivo

Há muitos padres que evangelizam, mas as pessoas não querem ouvir! Ou fazem ver que não ouvem!

O Dízimo faz falta para a manutenção da própria igreja. A igreja gasta luz, água e aqui até aquecimento central a gas temos! Uma igreja tem mais despesas do que muita gente pensa.

Estive num grupo de catequese de adultos, o padre ensinou que devemos comungar em frente ao Ministro Eucarístico. As pessoas ouviram e não o fazem!

Re: Evangelização e Internet para Jovens e menos Jovens
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 30 de November de 2006 20:38

Rita, o porquê de comungar em frente ao ministro?

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Evangelização e Internet para Jovens e menos Jovens
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 30 de November de 2006 20:46

Diogo

Pergunta a um padre como se deve comungar...!!!

Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.