Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Evangelização e Internet

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
bibliotecas cristãs na internet
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 03 de November de 2005 21:40

encontrei uma noticia sobre uma mas existem bastantes mais:

[zenit.org]

Data de publicação: 2005-10-24

Cresce a biblioteca virtual dos Dominicanos com escritos de São Vicente Ferrer


VALENCIA, segunda-feira, 24 de outubro (ZENIT.org).- Dois escritos de São Vicente Ferrer («Tratado da Vida Espiritual» e o sermão «Da Vida de Cristo representada na Missa solene») aumentaram a biblioteca virtual da Ordem de Pregadores em

www.dominicanos.org

Trata-se de duas «significativas obras do santo valenciano», segundo indicaram esta semana à agência de notícias do arcebispado de Valência (AVAN) fontes dos dominicanos do lugar.

Para acessar estes escritos, basta entrar n citado site, eleger o link de «Publicações», e passar à «Biblioteca virtual».

O «Tratado da Vida Espiritual» --onde o santo dominicano conjuga a teologia do apostolado e o desejo ardente de perfeição-- conta com uma Introdução e tradução em espanhol de Adolfo Robles Sierra OP.

Por sua parte, «Da Vida de Cristo representada na Missa solene» está introduzido igualmente pelo dominicano valenciano Alfonso Esponera, e sua tradução espanhola é de Juan Mengual Moll, também da Ordem de Pregadores.

Existem mais escritos «on line» de São Vicente Ferrer, como os que se encontram na Biblioteca Valenciana Digital

[bv2.gva.es]

Entre eles figura uma edição de 1525 de alguns dos sermões de São Vicente em latim, assim como a versão espanhola publicada em 1903 da «História de São Vicente Ferrer», de H. Fages, e as «Festas seculares», de Serrano Pérez.

Pregador infatigável

Vicente Ferrer nasceu em Valencia, em 23 de janeiro de 1350, em uma família de seis irmãos.

Aos 20 anos, incorporou-se à Ordem de Santo Domingo, cujos arquivos biográficos dão conta de sua inteligência prodigiosa e talento penetrante, junto a um caráter jovial.

Oito anos depois se doutorou brilhantemente em Teologia e durante oito mais se dedicou ao ensino da ciência sagrada nas universidades de Valencia, Barcelona e Lérida.

Inquietava-o a situação de sua cultura, bloqueada por tendências irreconciliáveis. Meditava o Evangelho de Jesus Cristo, e assim como se esforçaram por vivê-lo Domingo de Guzmán e Francisco de Assis, ele sentiu-se chamado por Cristo a evangelizar Europa.

A partir desse momento, percorreu comarcas da Espanha, Alemanha, França, Bélgica, Holanda, Itália e Inglaterra pregando em praças, caminhos e campos. Seu tema era a conversão pessoal e coletiva; convidava a sair de costumes de morte para lançar-se aos riscos de uma vida nova, e chamava a refletir sobre o futuro, começando sua construção no presente.

Fez da pobreza sua atitude mais característica e a participação na Eucaristia e a busca na oração foram o centro de sua vida.

O dominicano confirmava sua pregação com uma ação direta com os pobres e necessitados.

Vicente Ferrer reconheceu primeiro o Papa de Avignón, de quem foi confessor e ante quem rejeitou a nomeação de bispo. Posteriormente, vendo o escasso interesse de tal Papa para solucionar o Cisma de Ocidente, abandonou-o e percorreu regiões aconselhando príncipes e conseguindo que retirassem sua obediência aos Papas avignonenses, pelo bem da Igreja. Neste propósito coincidiu ao final com Catarina de Sena.

Morreu na cidade de Vannes (França) --onde se conserva seu corpo-- em 5 de abril de 1419, aos 69 anos. Foi canonizado por Calixto III, em 29 de junho de 1455.

Descreve a Ordem de Pregadores São Vicente Ferrer como o mais exemplar e eficaz pregador de seu tempo: firmava sua pregação com milagres e renovava espiritualmente regiões inteiras levando por todas partes a paz e a unidade.


Quando encontrar mais coloco aqui os links ou então poderia existir uma secção propria para isso no site.

Re: bibliotecas cristãs na internet
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 03 de November de 2005 21:54

[www.editorialfranciscana.org]#

escritos de São francisco de Assis

[www.editorialfranciscana.org]

escritos de Santa Clara de Assis



[www.multimedios.org]
biblioteca cristã on-line



Re: bibliotecas cristãs na internet
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 03 de November de 2005 22:28

Caro Camilo.

Obrigado pela divulgação. Como dizes, talvez faça sentido criar uma secção na página dos Links Católicos para incluir estes recursos.

A notícia da Zenit que aqui colocaste tem o endereço errado para a Biblioteca (deve ter sido lapso da Zenit porque a notícia inicial da ANAV tem o endereço correcto). O endereço é [www.dominicos.org].

Deixo aqui a notícia original.
Citação:
Fonte: [www.archivalencia.org]
Los dominicos y la Biblioteca Valenciana incorporan a internet escritos de San Vicente Ferrer
En una biblioteca virtual

Valencia 17/10/2005 (AVAN).- Los religiosos dominicos de Valencia han incorporado a internet dos nuevos escritos de San Vicente Ferrer, su “Tratado de la Vida Espiritual” y el sermón “De la Vida de Cristo representada en la Misa solemne", que pueden consultarse en la página web www.dominicos.org

Se trata de dos “significativas obras del santo valenciano”, según han indicado hoy a la agencia AVAN fuentes de la orden de predicadores dominicos de Valencia que aseguran que se puede acceder de forma gratuita a través de la biblioteca virtual de la página web dentro del enlace “publicaciones”.

El "Tratado de la Vida Espiritual" cuenta con la introducción y traducción castellana de Adolfo Robles Sierra y "De la Vida de Cristo representada en la Misa solemne", con introducción de Robles Sierra y el dominico valenciano Alfonso Esponera y traducción castellana de Juan Mengual Moll.

Ambos escritos se suman a los que ya están en la red en el portal digital de la Biblioteca Valenciana con la dirección [bv2.gva.es]. Entre ellas figura una edición de 1525 de algunos de los sermones de San Vicente en latín así como la versión castellana publicada en 1903 de la "Historia de San Vicente Ferrer", de H. Fages y las "Fiestas seculares", de Serrano Pérez. [AV05101702]

P.S. Esqueci-me de dizer que no mesmo site encontram a versão completa da Suma Teológica de S. Tomás de Aquino (em espanhol).



Editado 1 vezes. Última edição em 03/11/2005 22:33 por Luis Gonzaga.

Re: bibliotecas cristãs na internet
Escrito por: Cunha (IP registado)
Data: 31 de July de 2006 21:38

Acrescento estas, ambas em Castelhano:

[www.almudi.org]
[www.mercaba.org]

Chamo a atenção para a última mercaba.org: contem uma Enciclopédia Teológica, para mim a melhor na Internet. Por que é que haverá tantos sítios em língua espanhola e em português quase nada???

Cunha

Re: bibliotecas cristãs na internet
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 06 de December de 2006 05:41

O melhor portal de teologia católica que conheço é o Koinonia, com enfoque principal na teologia latino-americana. Vale a pena conferir. Há tb uma ótima biblioteca disponível.

[www.servicioskoinonia.org]



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.