Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Evangelização e Internet

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Workshop ICNE - As Paróquias na Internet
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 14 de October de 2005 01:15

«Como se pode abrir novos espaços às comunidades paroquiais usando a Internet? Partilha de experiências de algumas paróquias que procuram novos meios para proximidade com os paroquianos.»

Este é um assunto especial para nós pois, como sabem, o Paroquias.org surgiu da necessidade de criar um espaço na Internet onde fosse possível encontrar a lista de todas as Paróquias portuguesas com página na Internet. Hoje, os objectivos são diferentes, mas nem por isso a situação das Paróquias com página na Internet é muito melhor que há seis anos atrás.

Disse-o por ocasião dos sexto aniversário do Paroquias.org que «A situação actual da Evangelização através da Internet, em Portugal, apresenta inúmeros desafios. Dito de outra forma: há muito trabalho por fazer. Por exemplo, das 20 dioceses de Portugal, apenas 18 têm presença na Internet. Das mais de quatro mil e trezentas paróquias, menos de 4%, têm presença na Internet! Faltam ainda os institutos religiosos, as associações e outros movimentos e obras. Evangelizar é mais do que estar simplesmente presente. Estar presente é o primeiro passo.»

Tenho a esperança que o Congresso Internacional para a Nova Evangelização sirva para despertar as pessoas. Acordá-las até. Não é possível continuar-se na indiferença. Para se ser católico não basta ser-se bonzinho e ir à missa todos os Domingos. É preciso dar testemunho da nossa fé! S. Paulo diz «ai de mim, se eu não evangelizar!» (1 Cor 9,16).

Sei que a Internet é um meio ainda não acessível a todos. Dizem as últimas estatísticas que cerca de metade dos lares em Portugal têm acesso à Internet. Não sei qual é a percentagens de Paróquias com ligação à Internet, ou mesmo com computador, mas acredito que a percentagem de Paróquias sem computador, seja na Paróquia ou alguém que faça trabalho pastoral, seja muito baixa.

O que é preciso para pormos mãos à obra?

Luís Gonzaga

Re: Workshop ICNE - As Paróquias na Internet
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 18 de October de 2005 23:07

Hoje gostava de vos colocar um desafio: qual é a Paróquia portuguesa que tem uma presença na Internet que mais vos agrada e porquê.

Este desafio servirá também para descobrirmos os bons exemplos a seguir.

A lista de Paróquias com presença na Internet pode ser encontrada aqui. Para não vos influenciar, não vou partilhar para já as minhas preferências, mas prometo fazê-lo.

Um abraço,
Luís Gonzaga

Re: Workshop ICNE - As Paróquias na Internet
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 19 de October de 2005 22:56

Por coincidência ou não, enviaram-nos hoje um e-mail a anunciar uma nova Paróquia com página na Internet. Trata-se da Paróquia de Barrô da Diocese de Aveiro. Vale a pena a visita.

Luís

Re: Workshop ICNE - As Paróquias na Internet
Escrito por: trento (IP registado)
Data: 20 de October de 2005 12:05

Apesar de não conhecer a maioria dos sites das paróquias portuguesas o que, á partida torna a minha opinião muito limitada, tenho especial apetência e gosto, pelo site da paróquia da Glória - Aveiro (www.paroquiagloria.org), é um site com um design atraente com várias informações úteis e acima de tudo diáriamente actualizado o que demonstra um cuidado especial por este sector da evangelização. Pois considero que um grande mal dos sites das paróquias é que, quando se cria e durante uns meses aquilo anda tudo direitinho e minimamente actualizado, passado o "estado de graça" é dado ao abandono e perde claramente o interesse.

Para começar, sublinho este, mas espero em breve opinar acerca de outros sites com bastante interesse.

Ah! já me esquecia - gosto muito do site da "nossa" paróquia virtual - ???? :)

«Que a paz esteja convosco»
Fernando Cassola Marques

Re: Workshop ICNE - As Paróquias na Internet
Escrito por: manueljoao (IP registado)
Data: 20 de October de 2005 15:07

Sou um entusiasta da internet e procuro usá-la para fazer chegar mais longe a mensagem cristã. De facto, é um meio muito acessível e que pode facilmente chegar a muitos lados. Do que tenho visto, salvo raras excepções, não tenho ficado nada satisfeito. A má qualidade, a falta de informações actualizadas, o abandono em que se encontram denota uma falta de compreensão sobre o assunto.
Na minha humilde opinião, falta incentivo e acompanhamento de alguém que saiba e ajude a construir boas página. A simplicidade é sempre a melhor hipótese.
Criem-se concursos, divulguem-se as páginas....
Manuel João - www.paroquiagloria.org



Editado 2 vezes. Última edição em 20/10/2005 15:10 por manueljoao.

Re: Workshop ICNE - As Paróquias na Internet
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 26 de October de 2005 00:29

Caro Manuel João.

Isso é um pouco o que temos tentado fazer: divulgar as páginas das paróquias portuguesas na Internet. A ideia do concurso é boa: ajuda a conhecer boas páginas, e servirá para muitos tirarem ideias.

Mas fico com a sensação que o desinteresse generalizado dos responsáveis paroquiais (e não me refiro apenas aos párocos) pela Internet é, de uma forma mais generalizada, consequência da pouca importância que dão à comunicação da Paróquia. Quantas paróquias têm boletim paroquial, seja semanal ou mensal? E quantas destas o utilizam para divulgar as actividades da paróquia para que os paroquianos estejam bem informados e levam para casa para não se esquecerem?

Sei que em muitas paróquias, sobretudo no interior, a importância de uma presença na Internet poderá ser menos importante visto a utilização da Internet ser menor. Mas, com o tempo, haverá de aumentar. Sendo um meio que está à disposição e acessível por todos, todos os meios devem ser aproveitados.

Luís Gonzaga

Re: Workshop ICNE - As Paróquias na Internet
Escrito por: manueljoao (IP registado)
Data: 02 de November de 2005 00:17

Diz-se da internet ser meio de comunicação fácil, acessível, rápido e sempre disponível. A globalização tão badalada não diz respeito somente à comunicação, cultura ou costumes dos povos. Diz repeito também às pessoas. Hoje as pessoas deslocam-se muito facilmente e uma pastoral tem necessariamente que acompanhar e ir onde elas se encontram. A internet é uma forma de levar a paróquia, a informação, aliviar a saudade daqueles que se encontram noutras paragens. É outra forma de ver a realidade paróquia.
É comum encontrarem-se entradas do estrangeiro nas nossas páginas: são curiosos e são pessoas que procuram as suas raizes culturais e cristãs.
Não se pode esquecer este meio... de evangelizar.

Manuel João

Re: Workshop ICNE - As Paróquias na Internet
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 11 de November de 2005 22:27

Ontem realizou-se o atelier sobre o tema «As Paróquias na Internet». Os slides da apresentação estão disponíveis para consulta em dois formatos: Microsoft Powerpoint (ppt) e Adobe Acrobat (pdf).

Foi um momento muito gratificante sobretudo por ver que as pessoas das mais diferentes idades começam a sensibilizar-se para colocarem a sua Paróquia na Internet.

Deixo aqui o resumo elaborado pelos organizadores do pólo «É possível encontrar Deus na Internet?».

Luís Gonzaga


Resumo do testemunho

Paroquias.org - Luis Gonzaga

O Paroquias.org começou como um espaço de partilha e informação sobre as paróquias com presença na Internet e actualmente assume-se como um portal católico criado por leigos com a missão de evangelizar, utilizando as novas tecnologias e meios de comunicação respeitando a doutrina e o magistério da Igreja Católica.

Dos diversos conteúdos e serviços disponibilizados destacam-se a Bíblia de consulta on-line, a Capela de Sto Isidoro com oração diária e o catecismo Eu Creio - uma versão resumida do Catecismo da Igreja Católica. Existe ainda um fórum de discussão por onde se tem abordado os mais diversos temas.

O site *aroquias.org está a preparar novos conteúdos entre os quais se destacam a liturgia dominical, reflexões para o Advento e Quaresma, bem como um guia para a construção de sites de paroquias.

Participou também no atelier o Paulo Almeida responsável pelo site da Paroquia de Algueirão Mem-Martins de onde se destaca a existência de um "cartório virtual".

Workshop ICNE - As Paróquias na Internet
Escrito por: alcor (IP registado)
Data: 14 de November de 2005 22:34

Em relação ao atelier ICNE referido, apenas gostaria de deixar uma ideia: após participar, poderia pensar numa sério de pontos menos bons, noutros pontos muito bons, outros se calhar que não gostei de todo...no entanto houve algo que para mim se valorizou acima de todos os 'pormenores': descobri que existem várias pessoas a pensar como eu, a trabalhar no mesmo sentido que eu, com mais experiência,com novas ideias... percebi que existem outros pontos de vista que não 'simplesmente' paroquiais... conheci outras realidades e percebi, acima de tudo que, seja para ser mais bonito, mais informativo, mais pratico, mais rapido... o importante é se por Ele, para Ele!



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.