Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Evangelização e Internet

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Lista de Órgãos de Portugal
Escrito por: António José Ferreira (IP registado)
Data: 03 de August de 2004 12:44

O sítio www.meloteca.com, dedicado à divulgação da música no contexto das artes em Portugal, pretende divulgar o património organístico português. A sua lista conta já cerca de 540 órgãos de tubos, dos quais 100 órgãos já estão fotograficamente documentados. Pretendemos adicionar cada vez mais fotografias, composição dos órgãos, organeiro e data de construção. Aos vigários, párocos, provedores de misericórdias, animadores musicais das comunidades cristãs e todos os que valorizam a música e a cultura, convidamos a visitarem www.meloteca.com, sobretudo a Organoteca.
Pedimos que nos façam enviar por correio electrónico uma fotografia do órgão de tubos e, no caso de existir, outra informação sobre esse património. Se não existir nenhuma foto do órgão nos vossos arquivos, julgo que, em nome do interesse comum cultural, poderão sem grandes custos mandar fazer uma.
Pretendemos facilitar o conhecimento dos órgãos de tubos de Portugal - projecto ambicioso, que só é viável se cada Autarquia, Paróquia, Misericórdia ou outra Instituição colaborar. Com a ajuda de todos, a Meloteca poderá disponibilizar um conhecimento cada vez mais perfeito da actividade e história organística portuguesas.
Já ouvi alguém dizer que haverá cerca de 800 órgãos em Portugal. Não me impressionam números baseados em suposições: mas já me impressiona saber que existem, pelo menos, 540 órgãos de tubos. Se houver outros órgãos que não estejam referidos na nossa lista de órgãos, informem-nos, para benefício de todos.
Se as imagens dizem mais que muitas palavras, as fotografias de órgãos - na sua beleza e, por vezes, na espantosa degradação a que chegaram - serão decerto bastante eloquentes: visitem a meloteca e confirmem.

António José Ferreira
Rua da Corredoura, 113, 2º Dto
4430-792 AVINTES
sitiodamusica@meloteca.com
meloteca@meloteca.com



António José Ferreira



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.