Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Taizé

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Peço perdão pela minha ignorância - Dúvida
Escrito por: Tecno (IP registado)
Data: 14 de September de 2008 20:35

Peço perdão pela minha ignorância, mas tenho uma dúvida e penso que os irmãos aqui me podem ajudar. :)

Gostaria de saber qual é a "confissão religiosa" das pessoas associadas ao Taizé ? Ou se eventualmente são cristãos de várias confissões diferentes: Católicos, Ortodoxos, etc ?

Os sacramentos que praticam são iguais aos da Igreja Católica ?

Obrigado :)

Saudações

Re: Peço perdão pela minha ignorância - Dúvida
Escrito por: moxito (IP registado)
Data: 15 de September de 2008 17:45

Olá "Tecno" :)

Bom, Taizé não é mais, do que uma pequena aldeia localizada na Borgonha Francesa, tendo como locais próximos de referência a Vila de Cluny ou a Cidade de Lyon.
O facto de Taizé ser "actualmente" conhecida por muitas pessoas aqui em Portugal, reflecte em parte o trabalho dos "Media" e principalmente o encontro de Taizé aqui em Portugal, ocorrido nos finais de 2004 na cidade de Lisboa.
Antes de explicar um pouco mais do que consiste a comunidade de Taizé, é necessário compreender a historia que serve de base á "formação" desta comunidade.
Em 1940 (em plena 2ª guerra mundial), Roger, um jovem suiço com 25 anos, deixa a sua terra natal, e decide tornar real um sonho, o de criar uma comunidade, onde seja possivel criar todos os dias a reconciliação.
Como tal, á procura de uma casa, ele chega a Cluny. E lá perto descobre uma casa que estava á venda na aldeia de Taizé. Lá, uma senhora de idade, a quem ele conta o seu projecto, diz-lhe: "Fique aqui, estamos tão isolados". Foi para ele, como que a voz de Deus a expressar-se pela boca de uma pobre mulher. Em nenhum dos outros locais que visitou tinha ouvido tais palavras.
Taizé fica a poucos quilómetros da linha de demarcação que cortava a França em dois. Na casa que adquire, esconde refugiados políticos, particularmente judeus. Permanece em Taizé de 1940 a 1942. Sozinho, reza três vezes por dia num pequeno oratório, como fará a futura comunidade, em cuja criação medita.
Nos dias 11 e 12 de Novembro de 1942 a França é totalmente ocupada e a Gestapo, a polícia do nazismo, vem revistar a casa, à procura daqueles que ele escondia. Mas ele estava na Suiça, para ajudar alguém, que não tinha os documentos necessários, a atravessar a fronteira. Vê-se então obrigado a ficar na Suiça do final de 1942 até ao fim de 1944.
Em 1944, o irmão Roger volta a Taizé, mas desta vez acompanhado pelos primeiros irmãos, que entretanto encontrou. Em 1949, comprometem-se juntos para toda a vida no celibato, vida comum e uma grande simplicidade de vida. Prior da comunidade, o irmão Roger escreve para os seus irmãos, em 1952, uma pequena regra de vida, a "Regra de Taizé", que mais tarde recebe o nome "As fontes de Taizé".
À medida que os anos passam, pouco a pouco a comunidade cresce. Se no início os irmãos eram de origem envagélica, não tardaram a juntar-se irmãos católicos à comunidade que hoje reune irmãos de mais de vinte e cinco nacionalidades. Pela sua própria existência, a comunidade é um sinal de reconciliação entre cristãos divididos. Ela procura ser uma "parábola de comunhão", um lugar onde, em cada dia, buscamos reconciliar-nos.
Se a reconciliação dos cristãos está no centro da vocação de Taizé, não é nunca vista como um fim em si mesma. Os cristãos são chamados a ser fermento de reconciliação entre todos os homens, de confiança entre os povos, de paz sobre a terra.
A comunidade não aceita para si mesma nenhum donativo, nenhuma oferta. Os irmãos não aceitam sequer as suas heranças pessoais. È unicamente a partir do seu trabalho que ganham a vida da comunidade e a podem partilhar com outros.
Em Agosto de 2005, durante a oração da noite, o irmão roger faleceu, vitima de homicidio pelas mãos de uma mulher que mais tarde se confirmou padecer de problemas de esquizofernia.
Actualmente, convergem para Taizé, milhares de jovens de todos os continentes, que vão passar normalmente uma semana, com o objectivo de se unirem aos irmãos, rezando pela paz e reconciliação entre os povos.
De modo a divulgar a tal "parábola de comunhão" entre os povos, a comunidade de Taizé organiza anualmente "Peregrinações de confiança através da terra", que consistem em mobilizar toda uma grande cidade europeia, incluindo as suas paróquias, durante um ano, na organização de um encontro que visa reunir milhares de jovens que convergem tal como para Taizé, dos vários cantos do globo.
Estes jovens peregrinos, ficam alojados em familias de acolhimento, estabelecendo deste modo laços que por vezes perduram anos.
Este ano, esta "peregrinação de confiança" a que vulgarmente atribuimos o nome de Encontro de Taizé, tem lugar na Bélgica, na cidade de Bruxelas, entre os dias 29 de Dezembro e 02 de Janeiro. (http://encontroeuropeubruxelas.blogspot.com/).
Creio que consegui explicar o que é Taizé (nome a que normalmente os portugueses lhe atribuem uma entoação aportuguesada de "Tái-zé" quando deveria ser T(ê)z(ê).)
:P

E pronto, é isto, um abraço

Jorge Mestre

Re: Peço perdão pela minha ignorância - Dúvida
Escrito por: Ana Maria (IP registado)
Data: 18 de September de 2008 23:02

Os Irmãos de Taizé são todos cristãos, embora de diferentes "vertentes": católico, anglicanos, ortodoxos... enfim: são cristãos. O actual Prior, o Irmão Aloïs é católico.
Quanto às pessoas que recebem, não são obrigatoriamente cristãs; todos são bem recebidos, seja qual for o seu credo; ninguém pergunta.

Quanto aos sacramentos:

Há Missa diária, às 7h30 da manhã e ao Domingo às 10h00 - Missa católica.
Na oração da manhã é distribuida a Sagrada Comunhão a quem, não tendo participado na Missa da manhã, a quiser receber.

Na oração da noite, no final, os irmão católicos - os que são sacerdotes - estão disponíveis para o sacramento da Reconciliação.
Os outros Irmãos distribuem-se por diversos pontos da igreja da Reconciliação, para acolher, conversar com quem com eles for ter.

Os Irmãos de Taizé não católicos têm licença especial do Vaticano para comungarem e distribuirem a Sagrada Comunhão. Há, assim, uma verdaeira comunhão entre todos.

Ana



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.