Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Taizé

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12345Próximo
Página actual: 2 de 5
Re: Taizé
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 06 de April de 2002 01:57

Uma novidade para aqueles que possam estar interessados neste verão em viver uma experiência de oração e partilha na Comunidade Ecuménica de Taizé:

Ao que sei, pela primeira vez haverá uma ligação em autocarro, regular, de Lisboa para Taizé, com partidas todos os sábados de manhã, ao longo do Verão.

Os interessados deverão contactar Taizé directamente para se inscrever, através, nomeadamente do site da comunidade (www.taize.fr).

Embora a Comunidade acolha maioritáriamente jovens, é possível aos adultos (mais de 30 anos) casais jovens e famílias participar também nos encontros, embora a capacidade de acolhimento seja naturalmente limitada.

Para mais informações ver o site acima referido.

Re: Taizé
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 09 de April de 2002 21:52

Olá a todos! :o)

Uff...! Eu voltei sim, dia 1 à tarde!

Sabem, tenho estado TÃOOO ocupado!!

Desde que regressei que fiquei um bocado "abananado" com a experiência e entrar de novo na rotina não tem sido nada fácil... Até porque voltei decidido a mudar muita coisa e entretanto conheci uma pessoa bastante especial no IRC que me tem dado bastante apoio nesse sentido. Sinto-me a rejuvenescer! A ganhar nova vida, motivação, algo que crescerá e permanecerá em mim (espero) para sempre!

De modo que para isso tenho-me colocado a fazer as coisas da mudança e tenho escrito também, mas timidamente, as minhas memórias de Taizé... Mas elas vão-se materializando também agora na minha vida. E por isso será importante o testemunho que vos vou dar (acho eu que até ao final desta semana), já com a concretização do que Taizé faz nas nossas vidas (ou pelo menos, em algumas...). E é principalmente por esse impacto que tem na nossa fé e vida que é importante lá irmos.

Como se têm portado os "protestantes" daqui? É que lá é um ambiente muito diferente, existe comunhão no Espírito (cheguei a orar em partilha quase abraçado a uma inglesa - nem sei de que igreja era - depois de termos falado umas 5h seguidas, pela noite dentro de Sábado Santo) e ninguém se anda a melgar com assuntos de doutrina. Mas é bom para mim, de qualquer forma, sentir-me perfeitamente à vontade na Igreja. A sua solidez e verdade na doutrina, garantidas pela Tradição, dão-me muita confiança quando penetro em qualquer ambiente cristão.

Peço a Deus cada vez mais ardentemente que torne o maior número de corações, católicos fervorosos no apostolado, evangelizadores, mensageiros, pessoas de amor e cultura, para que renovemos a face desta terra invadida pela confusão e a dúvida. E ainda com tão pouco amor...

A quem puder, que venha à Igreja Paroquial de S. Tomás de Aquino, nas Laranjeiras perto da Loja do Cidadão, às 21h30, nesta 4.ª-feira dia 10, para uma oração ecuménica pela paz em Israel e na Palestina. É já amanhã! Sim, vai ter cânticos de Taizé!

Eu vou lá estar, se quiserem falar comigo, sou o João, de cabelo comprido e pêra... LOL

Que a Paz e o Amor do Cristo ressuscitado permaneça sempre convosco!
E aguardem...
João

Re: Taizé
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 15 de April de 2002 11:36

Aqui está, finalmente, o relato da minha experiência em (e com) Taizé. Aconselho-vos a tomarem o tempo para o lerem com atenção, pois creio que vale a pena meditar sobre ele, relacionando a minha experiência com aquela que vocês próprios podem vir a ter. Uns 30 minutos de Domingo chegam... :o)


Uau... Taizé é muito, muito especial. Vou tentar neste "relato" fazer uma apreciação geral das coisas que Taizé é, o que tem para nós e o que podemos fazer com aquela pequena grande aldeia e comunidade... Claro que vou basear-me na minha experiência, no meu próprio percurso e como cheguei a conhecer Taizé e o enquadramento que me permitiu essa experiência, fazendo uso de alguns pensamentos e conclusões a que cheguei, bem como de muito do que me foi transmitido por outros, contributos da sua própria experiência.

Taizé... Este nome tem tanto significado! Ao dizer-se "Taizé", muitos sentimentos diferentes são provocados em cada um de nós. Para mim, desde há um ano atrás que conhecia "Taizé" como uma comunidade numa aldeia francesa que proporciona encontros de jovens e que os une através da música, uns cânticos lindos de mensagens (orações) curtas e repetitivas (poderia dizer que são também simples, mas não o são, pois dão mesmo muito que pensar...), que através da beleza do canto são facilmente assimilados, interiorizados, meditados e sentidos. Foi assim que comecei a entender "Taizé"! Convidaram-me para uma oração com cânticos de Taizé no dia 7 de Fevereiro de 2001 no Convento de S. Domingos de Lisboa, ali em Benfica. "Taizé" tomou para mim contornos muito especiais na espiritualidade. Os cânticos cativaram-me desde o primeiro momento, sem eu saber muito bem como, nem em que é que aquilo ia dar... Tal como acontece hoje com a minha peregrinação à comunidade. Trago o sentimento para casa, medito e oro, permaneço vigilante... À escuta e em discernimento da influência que essas experiências têm na história da minha vida. É importantíssimo não deixarmos que estas experiências nos passem ao lado, tal como estamos habituados a andar pela nossa vida concentrados no que temos para fazer e sem viver o momento presente, sem olhar à nossa volta, não vivendo os inesperados que a vida tem e que lhe dão cor, vida. São eles que tornam a nossa vida pouco monótona: devemos estar atentos ao que está à nossa volta, olhar para o mundo e amá-lo como ele é. Só assim, com uma primeira aceitação, poderemos então ser felizes com o pouco, preocupando-nos com o essencial: a partilha. E então, tornar melhor a nossa vida, mais aberta, mais disponível para o mundo, numa partilha de amor, de tempo, de compreensão, de bens... "Aquele que conservar a vida para si, há-de perdê-la; aquele que perder a sua vida por causa de mim, há-de salvá-la." (Mt 10, 39 / Lc 9, 24) Esta foi uma das últimas leituras que ouvi nas orações em Taizé... Muito marcante é este apelo à entrega, ao desprendimento... É uma motivação muito forte e talvez o essencial que resume a necessidade e o porquê da vida do cristão: vai, faz, mexe-te, por amor a Cristo. Quem gasta o seu tempo com e em Cristo, não o gasta, ganha-o.

Foi assim que me fui deixando absorver pelas coisas bonitas da vida, pelas coisas santas e puras e a querer que todas as coisas fossem assim... Durante mais de um ano, fui-me deixando aperceber que é possível ver Deus em todas as coisas e tê-Lo sempre presente no coração, começando nas melodias de Taizé.

Os cânticos de Taizé proporcionaram-me momentos muito ricos de inspiração para a oração, de penitência e louvor, durante todo este tempo. Continuei a querer ter mais fé, a interrogar-me mais e a inquietar-me. Como poderia algo assim de tão bonito ser criado e qual a sua origem? O que me diz esta música e porque me emociona tanto? Qual é a intensidade da oração que está por detrás destes cânticos, que eles próprios revelam e possibilitam continuar em nós? Este tipo de inquietações e a quantidade de jovens adultos que via nas orações das primeiras Quartas de cada mês, os quais me pareciam estarem a experimentar profundamente a oração, fez com que continuasse a tentar compreender a influência que Deus poderia ter cada vez mais na minha vida. Com todos os problemas com que me deparava e deparo, a proposta da santidade era, à primeira vista, útil enquanto solução. A partir desse interesse inicial, fui descobrindo que a Fé é uma questão de amor e fidelidade a alguém muito concreto e real: Jesus Cristo. Não podia ser apenas uma questão de utilidade, como grande parte das pessoas de hoje encaram o amor: "amo-te" enquanto me for aprazível estar contigo. Mas não, Deus é mais. Deus torna-nos fiéis, compromete-nos com a nossa vida, em relação a Ele, a nós próprios e aos outros. Se estivermos atentos e procurarmos compreender o amor que Deus tem por nós, aprendemos com Ele a amar. E não desistimos da nossa reconciliação com Ele e com o mundo, compreendendo o valor do perdão e da misericórdia, porque "Nothing can ever come between us and the love of God, revealed to us in Christ Jesus" (nada nos pode separar do amor de Deus, revelado em Cristo Jesus)... E como eu nem quero estar longe d'Ele, nem no pecado, ainda bem! ;o)

O que se sente quando se entra pela primeira vez na Igreja da Reconciliação (é esse o nome da igreja de Taizé) é indefinível... É que entramos em algo que nunca vimos antes, como é óbvio! (é bom mantermos a surpresa: não queiram saber, antes de lá estarem, como é Taizé, mas descubram por vocês mesmos!) Cada esquina, cada foco de luz, cada ícone, cada pedaço de chão parecem únicos, parecem estar ali para que cada um de nós seja acolhido e transmitem-nos sentimentos de beleza e paz, fazendo com que estimemos cada uma das coisas que nos rodeiam. Entramos nela sem sabermos muito bem o que estamos a fazer, mas fazêmo-lo, descobrindo o ambiente, o espaço que nos rodeia. De facto, as primeiras horas e pelo menos os primeiros 2 dias em Taizé são feitos de descobertas (senão toda a semana mesmo...). Quase que andamos por lá a deambular, seguindo aqueles que da nossa camioneta já por lá tenham passado, sem sabermos o que andamos a fazer. Começamos então a definir o nosso mapa mental de Taizé, onde fica isto e aquilo, a que horas tenho de estar ali, quanto tempo demoro a lá chegar... Só depois de nos habituarmos ao espaço é que temos a noção do todo de Taizé e sentimos uma certa segurança para ficarmos deslumbrados por aquilo que ela é... E pode acontecer que logo mesmo na primeira oração, reparemos em tanta gente diferente, uns com um semblante mais orante e contemplativo que outros, uns simplesmente a pensarem, outros visivelmente ainda à espera de uma primeira experiência de Deus, do que é ter Fé. Assim, no meio de tanta gente que parece estar à procura e a deixar-se sentir, começamos a olhar para a nossa vida, para dentro de nós e a orar profundamente. Eu sinto pessoalmente que as experiências espirituais que temos surgem como uma necessidade de preenchimento que Taizé provoca em nós! É verdade! Em Taizé temos um ambiente, um enquadramento, um esquema, em que as coisas estão "montadas" de tal forma que muita coisa boa pode acontecer. Mas, só acontecerá pela nossa própria participação, pela nossa experiência. Isso impele-nos a procurarmos e principalmente a comunicarmos com o nosso próximo. Uma troca de olhares é na maior parte das vezes o suficiente para ganhar a confiança e começar a conversar (em que língua conseguirmos...!) com alguém bastante diferente de nós. Penso que quem fale inglês, alemão, italiano e espanhol (castelhano ou catalão) estará perfeitamente à vontade na comunicação em Taizé. É que franceses são pouquíssimos!! Provavelmente, Taizé tem este formato hoje porque foi o caminho para o qual a direccionaram os jovens. É com a sua experiência e opinião que se faz Taizé. Se não fosse assim, eles não sentiriam o que sentem e Taizé seria algo de hermético e imutável, aonde apenas se iria lá fazer o que é "suposto", como se de um curso se tratasse, com competências e conhecimentos específicos a serem adquiridos. Mas não. Esse é talvez o ponto que faz de Taizé tão especial. O inesperado, a novidade, a criatividade, que se conjugam mesmo assim não num "desenrascanço". As coisas são feitas, organizadas, planeadas, porque os próprios peregrinos tratam delas. Alguns deles, os "permanentes", que ficam em Taizé por um mês ou mais, são os responsáveis pela organização e prosecução de determinado serviço, em grupo. Os Irmãos quase não se vêem durante o dia todo... Parece que, sem nos apercebermos, Taizé nos ensina e nos põe a fazer muitas coisas que, se nos fossem pedidas pelo nome, nos pareceriam muito menos atraentes e duras de realizar. Sim, colocamo-nos tão simplesmente a fazer as coisas. A varrer e lavar o chão, a lavar a loiça, a cantar, a mandar o pessoal para a cama... Mas estes são os aspectos mais práticos, poderíamos sentir essa motivação noutro lado qualquer, talvez até já estejamos habituados a fazê-lo. É até queremos mesmo continuar a gastarmo-nos no serviço, para conviver mais... Mas Taizé ainda vai além disso. Sem tomarmos conta, somos impelidos a tomar decisões, a discernir sobre o que queremos fazer em cada altura do dia. Decidimos sobre nos deitarmos mais cedo ou mais tarde para ficar a orar ou a conversar, a cantar ou a rir, e sobre levantarmo-nos mais cedo ou mais tarde (decidindo sobre as horas de sono), para ver o Sol a nascer, para participar na oração da manhã e pequeno-almoço, para uma oração matinal mais prolongada... Na aldeia (as casas antigas da aldeia são logo ladeadas pelas estruturas da comunidade, perto da cantina) existe a igreja antiga, que nem é muito pequena mas que parece mais uma capela com um alto tecto, onde se tem um ambiente de silêncio absoluto. É incrível o efeito que realiza nos nossos ouvidos a falta de ruído, de pressões e influências externas, quando só ouvimos os sons do nosso próprio corpo a "trabalhar"! Agora que estou cá, penso que teria sido muito bom orar lá todos os dias de manhã, mas não me lembrei lá de fazer isso, até porque faltei 3 vezes à oração da manhã e ao pequeno-almoço e até uma vez ao ensaio do coro para dormir (a oração da manhã, às 8h30, antecede o pequeno-almoço, que acaba às 10h15 para os trabalhos, para mim, o coro, e vão até às 12h30, altura em que começa a oração do dia, logo antes do almoço), pois acabava sempre por ficar na igreja até às 3h, 4h, 5h... Na Sexta-feira Santa à noite adormeci lá na igreja (podemos estar lá deitados, de barriga para baixo, até mesmo perto do altar) depois de ter ficado a adorar o ícone da Cruz... Vocês têm que lá ir na Páscoa... É uma experiência fabulosa: o ícone da Cruz, o mais famoso ícone de Taizé, que é uma adaptação do Crucifixo Bizantino de S. Damião (aquele que fez converter S. Francisco de Assis, sabem?), é colocado paralelo ao chão com três velas em cima e os fiéis vão lá então, em silêncio, e pousam a testam sobre a madeira da cruz, durante "alguns" instantes (há pessoas que conseguem ficar lá várias dezenas de minutos...), "para confiar a Cristo, sem ser por palavras, aquilo que pesa sobre nós, os nossos próprios fardos e também tudo o que se pesa sobre os outros, aqueles que estão perto de nós e também os que estão longe, os oprimidos, os desamparados, os doentes, os perseguidos. E temos a confiança de que, conhecido ou não, Cristo ressuscitado acompanha cada ser humano no seu sofrimento." [este texto é retirado do livro "Rezar Juntos - Orações e cânticos de Taizé", Edições Salesianas] Resultado: um coração que se alarga, onde parece caber todo o amor do mundo... Conseguem imaginar o que isso é? Eu não fiquei o mesmo depois disso... Fiquei ainda na igreja durante umas 2 horas a orar, a aperceber-me do impacto que aquele "pousar a testa" teve sobre mim...

No Domingo da Páscoa da Ressurreição, como acontece todos os anos, assistimos à consagração para toda a vida de um novo Irmão da Comunidade de Taizé. É muito bonito. E poderíamos ainda ter celebrado a Páscoa com velas nas mãos (agora só vendo nas fotografias de outros anos e nos postais - lindo!), não fosse a proibição instaurada pelas autoridades francesas, devido ao risco de fogo... É pena, pois seria mais outro marco na peregrinação...

O mais importante é não se esquecerem do que viveram em Taizé! Saibam também que podem sempre voltar lá, desde que tenham tempo e dinheiro, e que de cada vez, se se abrirem ao contacto com os outros, será sempre diferente, sempre marcante, sempre mais um passo na vossa caminhada espiritual. Nem é caro: a viagem (com passagem por Saragoça e Barcelona e visita a Montserrat), estadia e alimentação custaram-me 26.000$. De facto, é a vivência comunitária que mais me atrai em Taizé. Fiquei logo com o desejo de ficar lá mais tempo! Como "permanente", por um mês ou mais, ou então seguindo a opção que eles colocam à nossa disposição: ficar a semana seguinte em silêncio... Sim, uma das coisas que se podem fazer em Taizé é também ficar em silêncio. Os Irmãos dão o apoio necessário e permitem-nos o desenvolvimento da nossa vocação. Vocação no sentido global: o que é que Deus faz na minha vida (e o que O deixo fazer...) e como Lhe respondo...

Deixo-vos em seguida alguns dos versículos que, hoje, mais me marcam quando penso na experiência que tive de Taizé, ou pelo menos aqueles que me são mais familiares ou com os quais me sinto mais relacionado. São as dimensões da força, verdade e perseverança na Fé, da união entre todos os cristãos e da vocação apostólica, evangelizadora que todos, alimentados pelo fogo do Espírito, somos motivados a ter, conhecendo a Fé e transmitindo-a.

"Que o Deus da paciência e da consolação vos conceda toda a união nos mesmos sentimentos, uns com os outros, segundo a vontade de Cristo Jesus, para que, numa só voz, glorifiqueis a Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo." Rm 15, 5-6

"Do mesmo modo que recebestes Cristo Jesus, o Senhor, continuai a caminhar nele: enraizados e edificados nele, firmes na fé, tal como fostes instruídos, transbordando em acção de graças. Olhai que não haja ninguém a enredar-vos com a filosofia, o que é vazio e enganador, fundado na tradição humana ou nos elementos do mundo, e não em Cristo. Porque é nele que habita realmente toda a plenitude da divindade, e nele vós estais repletos de tudo, Ele que é a cabeça de todo o Poder e Autoridade." Cl 2, 6-10

[aqui, "filosofia" significa especulação religiosa]

"A mim, o menor de todos os santos, foi dada a graça de anunciar aos gentios a insondável riqueza de Cristo e a todos iluminar sobre a realização do mistério escondido desde séculos em Deus, o criador de todas as coisas para que agora, por meio da Igreja, seja dada a conhecer, aos Principados e às Autoridades nos altos Céus, a multiforme sabedoria de Deus, de acordo com o desígnio eterno que Ele realizou em Cristo Jesus Senhor nosso. Em Cristo, mediante a fé nele, temos a liberdade e coragem de nos aproximarmos de Deus com confiança. Por isso, peço-vos que não desanimeis com as tribulações que sofro por vós; elas são a vossa glória. É por isso que eu dobro os joelhos diante do Pai, do qual recebe o nome toda a família, nos Céus e na terra: que Ele vos conceda, de acordo com a riqueza da sua glória, que sejais cheios de força, pelo seu Espírito, para que se robusteça em vós o homem interior; que Cristo, pela fé, habite nos vossos corações; que estejais enraizados e alicerçados no amor, para terdes a capacidade de apreender, com todos os santos, qual a largura, o comprimento, a altura e a profundidade... a capacidade de conhecer o amor de Cristo, que ultrapassa todo o conhecimento, para que sejais repletos, até receberdes toda a plenitude de Deus. Eu, o prisioneiro no Senhor, exorto-vos, pois, a que procedais de um modo digno do chamamento que recebestes; com toda a humildade e mansidão, com paciência: suportando-vos uns aos outros no amor, esforçando-vos por manter a unidade do Espírito, mediante o vínculo da paz. Há um só Corpo e um só Espírito, assim como a vossa vocação vos chamou a uma só esperança; um só Senhor, uma só fé, um só baptismo; um só Deus e Pai de todos, que reina sobre todos, age por todos e permanece em todos. Mas, a cada um de nós foi dada a graça, segundo a medida do dom de Cristo. E foi Ele que a alguns constituiu como Apóstolos, Profetas, Evangelistas, Pastores e Mestres, em ordem a preparar os santos para uma actividade de serviço, para a construção do Corpo de Cristo, até que cheguemos todos à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, ao homem adulto, à medida completa da plenitude de Cristo. Assim, deixaremos de ser crianças, batidos pelas ondas e levados por qualquer vento da doutrina, ao sabor do jogo dos homens, da astúcia que maliciosamente leva ao erro; antes, testemunhando a verdade no amor, cresceremos em tudo para aquele que é a cabeça, Cristo. É a partir dele que o Corpo inteiro, bem ajustado e unido, por meio de toda a espécie de junturas que o sustentam, segundo uma força à medida de cada uma das partes, realiza o seu crescimento como Corpo, para se construir a si próprio no amor." Ef 3, 8-19; 4, 1-7.11-16


DEIXO-VOS AQUI A MORADA DO CONVENTO:
""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""

Convento de S. Domingos de Lisboa

R. João de Freitas Branco, 12
1500-359 Lisboa

(fica a 1 minuto a pé do Metro de Alto dos Moinhos; tem bastantes lugares de estacionamento grátis disponíveis)

Tel.: 210 322 300

-> Orações todas as primeiras Quartas-feiras de cada mês, das 21h30 às 22h30 (A próxima é no dia 1 de Maio, feriado! Venham!)

-> São realizadas numa capela com um tecto altíssimo e em abóbada, que permite que a música se torne ainda mais bonita e "celestial".

-> Venham preparados para se sentarem no chão, em cima de tapetes e talvez com um dos (poucos) bancos de oração disponíveis (podem sempre trazer os vossos)

-> Existem algumas cadeiras ao longo das paredes para o coro e para aqueles com maiores dificuldades em se sentarem no chão (se for o vosso caso, venham um pouco mais cedo)

-> A maior parte dos participantes são jovens dos 17 aos 30 anos, depois entre 30 e 40, para além de mais alguns velhotes... ;o)


Venite, exultemus Domino! Venite, adoremus!
João

Re: Taizé
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 16 de April de 2002 23:23

Excelente testemunho, João...
Ainda não tive tempo para o reler com calma, mas dá para evidenciar que Taizé é mesmo um lugar banhado pelo Espírito Santo...

Se queres uma sugestão, experimenta mesmo o silêncio e talvez até ficar mais algum tempo... vale a pena!

Um abraço

Tozé

Re: Taizé
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 17 de April de 2002 03:14

Notícias de Taizé por e-mail
Taizé, 9 de abril de 2002
--------------------------------------------
· De Jerusalém a Taizé
· Nos Balcãs: um desafio do Evangelho
· As esperanças de paz na África Ocidental
· A Jornada Mundial da Juventude em Toronto
· Peregrinação de confiança na Ásia
· Os grupos de preparação na Lituânia
· Da nossa caixa de correio


De Jerusalém à Taizé
--------------------------------------------
«Escrevo-lhe neste tempo de santidade para as nossas duas tradições de fé - Pessah
e Páscoa - com votos de alegria e de paz para si e para toda a sua magnifica
comunidade... Muitas vezes conto a outras pessoas - convidados para a nossa mesa
do Sabbath, crianças da escola, estudantes e colegas do Instituto rabínico - as
impressões que a minha curta passagem por Taizé, em Setembro, me deixou e
descrevo-lhes a intensidade da oração, o compromisso cada vez mais determinado dos
irmãos da comunidade, a lindíssima música e o esforço comunitário... Na outra noite,
quando a nossa família e os nossos convidados estavam reunidos na nossa casa para o
Seder, a primeira noite da Pessah, começámos a celebração com 'Tu sei sorgente
viva.vieni Spirito Santo' , esperando que a nossa mesa fosse abençoada pela presença
da Chekinah, no meio da violência e da tristeza que continuamos a sofrer, nós Israelitas
e os nossos vizinhos Palestinianos... A lição de amor e de pluralismo que recebi em
Taizé... são experiências e recordações que me confortam e dão a esperança de um
futuro melhor.» Para ver o texto completo desta carta que recebemos em Taizé no dia
de Páscoa, escrita pelo Rabbi David de Jerusalém, ver:
[www.taize.fr]

Nos Balcãs: um desafio do Evangelho
--------------------------------------------
Um irmão esteve recentemente na Sérvia, Montenegro, Kosovo e na República da
Macedónia. Geograficamente as distâncias entre estes países não são grandes, no
entanto há uma grande diversidade de povos e de vivências religiosas nesta região. Por
vezes as pessoas encontram-se separadas por motivos religiosos, mas falam a mesma
língua; por vezes é o contrário. Tentar viver uma «peregrinação de confiança» neste
contexto é bastante exigente. Há muitas feridas, algumas bastante recentes e outras
que remontam a uma longa e dolorosa história. A paz que se cria com orações
cantadas e momentos de silêncio pode mudar os corações. «Como podemos fazer para
tentar compreender os outros, mesmo quando os outros recusam compreender-nos?»
Aí se encontra um desafio do Evangelho que se sente facilmente, mesmo se muitas
vezes não se pode falar muito sobre ele. Durante o Verão, jovens de toda a península
dos Balcãs participarão nos encontros em Taizé.

As esperanças de paz na África Ocidental
--------------------------------------------
Há alguns anos atrás, um irmão que vive no Senegal ajudou a criar um grupo que
organiza nas paróquias um acolhimento aos refugiados que chegam a Dakar,
provenientes de quase todo o continente africano. Ele escreveu-nos há alguns dias:
«Sábado passado tivemos um lindo dia de formação de voluntários, sobre o
tema:«Perigos de guerra e esperanças de paz na África Ocidental: o que podem as
igrejas fazer?» Muitas vezes os jovens voluntários não sabem nada sobre a situação
política desta região e não vêem a relação entre as notícias dos jornais ou da televisão
e a situação dos refugiados que eles acolhem. Por exemplo, actualmente há uma nova
vaga de ruandeses. São pessoas que se tinham instalado na República Centro-Africana,
por vezes desde 1996, depois de terem passado pelo grande êxodo da floresta. Em
Bangui, eles foram acolhidos pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os
Refugiados e tinham começado a integrar-se nesse país, onde os mais novos
estudavam sem grandes dificuldades. Mas, depois a tentativa de golpe de Estado em
Maio do ano passado, os refugiados foram imediatamente suspeitos de cumplicidade:
alguns foram mortos, outros roubados. Então decidiram continuar o caminho. E que
caminho! Depois de atravessarem o Tchad, o Níger e o Mali chegaram aqui seis meses
depois, alguns na companhia da mulher e dos filhos. Ver (em inglês):
[www.taize.fr]


Taizé na Jornada Mundial da Juventude de Toronto
--------------------------------------------
Durante a Jornada Mundial da Juventude, como nos anos anteriores, os irmãos de Taizé
estarão em Toronto, no Canadá, de 22 a 26 de Julho e animarão várias orações com
cânticos de Taizé, na Basílica de S. Paulo. No intervalo das orações, os irmãos estarão
disponíveis para acolher grupos e para introduzir reflexões sobre alguns temas da nova
Carta do irmão Roger «Ama e di-lo com a tua vida». Para ver as datas e horários e para
saber como chegar à Basílica de S. Paulo, ver: [www.taize.fr]

Peregrinação de confiança na Ásia
-------------------------------------------
Um programa bem preenchido espera os dois irmãos de Taizé, que passarão o mês de
Maio na Índia. Durante sua viagem, os irmãos participarão em orações e encontros
preparados em colaboração com as paróquias locais em Andra Pradesh, Orissa,
Darjeeling e Jarkhand. Para saber as datas, horários, locais e quem são as pessoas de
organizam, ver (em inglês): [www.taize.fr] No final de Abril, um
outro irmão estará em Hong Kong, Taiwan e Macau. Ele vai participar em várias orações
e encontros, alguns dos quais têm lugar periodicamente há vários anos. Ver (em
inglês): [www.taize.fr]

Os grupos de preparação na Lituânia
-----------------------------------------------
Na Lituânia, formaram-se desde o último encontro de Paris, há oito anos atrás, grupos
de preparação nas paróquias de diferentes cidades. São pequenos grupos de jovens
que estiveram várias vezes em Taizé, que ajudam outros jovens a preparar-se para os
encontros em Taizé e para os grandes encontros de fim de ano. Estes grupos - que
propositadamente não se chamam «grupos de Taizé» - preparam também momentos de
oração com cânticos de Taizé e tempos de partilha. insistem sempre na preparação
interior de cada um, com vista a avançar juntos num caminho de confiança, em que as
peregrinações a Taizé e os encontros no fim do ano constituem etapas importantes.
Um dos irmãos estará na Lituânia de 10 a 24 de Abril para visitar estes grupos de
preparação e para procurar com eles a melhor forma de preparar os meses de Verão e o
encontro de Paris. Para saber as datas, horários, locais e quem são as pessoas de
organizam na Lituânia, ver: [www.taize.fr] Sobre o encontro de
Paris: [www.taize.fr]

> Da nossa caixa de correio
--------------------------------------------
> Portugal: Um anseio do coração dos homens
É com grande alegria e esperança que recebo periodicamente as notícias de Taizé e do
Mundo. Elas são sem dúvida o sinal que Deus ainda é um anseio do coração dos
homens. São estas notícias que nos dão o alento para continuar e a esperança de que
a paz e o amor são possíveis. Que Deus inspire sempre os vossos corações para o
acolhimento àqueles que se aproximam de Taizé, no desejo de estar mais próximos de
Deus.

> Inglaterra: O artigo nas «Notícias» sobre o Camboja: [www.taize.fr]
Bom dia Taizé! Tenho 12 anos e vivo em Inglaterra. Estive no Camboja e a situação
actual marcou-me muito. Penso que há muito para fazer lá, para que a situação não se
torne ainda pior. É um país muito bonito e espero que o que Pol Pot fez nunca mais
volte a acontecer. Vi uma senhora em Angkor que não tinha pés nem mãos. Pensei logo
que deve ter sido uma das milhares de vítimas de Pol Pot. Os lindos templos foram
pilhados e os seus interiores roubados e destruídos. É uma verdadeira tragédia.

> Togo: Para a Páscoa
Bom dia. Fico sempre muito feliz de ler as vossas mensagens e especialmente hoje,
nesta quinta-feira em que celebramos a Última Ceia do Senhor. Desejo-vos uma boa
festa de Páscoa e que Nosso Senhor, que ressuscitará depois de amanhã, seja o vosso
protector e o vosso guia em toda a vossa nobre missão.

> Holanda: O encontro de Paris
Que excelente notícia: o próximo encontro será em Paris! Vou começar já a preparar-
me. Mas antes temos a celebração da Páscoa e desejo-vos a todos, irmãos e jovens
reunidos em Taizé, um fim de semana abençoado. Rezemos pelo mundo, pela esperança
e pela paz. Christus resurrexit!

> México: A Páscoa Juvenil
Escrevo da nossa pequena missão em Huasteca Potosina: uma região indígena muito
pobre, no México. Estamos a organizar uma Páscoa Juvenil com temas tirados das
Cartas do irmão Roger e de reflexões propostas no vosso site na internet. Obrigado
pelas notícias, que são sempre uma ocasião para nos recordar que há muitas pessoas
através do mundo à procura de caminhos de confiança para as nossas sociedades.
Obrigado por continuarem a dar esperança ao mundo e por ajudarem tantos jovens a
reflectir nos seus compromissos.


---

Novos inscritos: Para receber regularmente as «Notícias de Taizé
por e-mail», visite a página:
[www.taize.fr]

Para deixar de receber as «Notícias de Taizé por e-mail»,
clique na mensagem:
mailto:listserv@uni-karlsruhe.de?body=UNSUBSCRIBE%20TAIZE-PT-L
ou visite a página:
[www.taize.fr]

Envie-nos os seus comentários, sugestões e ideias a:
mailnews@taize.fr

Envie qualquer questão técnica a:
taizelist.admin@taize.fr

Para receber a «Carta de Taizé» (pelo correio), escrever a
nunopessoa@clix.pt(ou taizebr@yahoo.com, para a edição brasileira)

Web site de Taizé:
[www.taize.fr]

Re: Taizé
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 22 de April de 2002 22:57

Para os interessados:
Novidades no site Amigos de Taizé

Deêm uma espreitadela e votem na sondagem!

Re: Taizé
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 01 de May de 2002 23:12

Para aqueles que ficaram seduzidos (designadamente após o brilhante testemunho do João Oliveira) pela possibilidade de experimentarem uma semana de oração e partilha em Taizé este verão, informa-se que um conjunto de peregrinações estão em curso por todo o país, bastando dar uma vista de olhos ao Site da Comunidade de Taizé ( [www.taize.fr]) , sendo que a informação está reproduzida e até, nalguns casos, complementada com algumas informações práticas, no site não oficial em português, amigosdetaize.no.sapo.pt

Re: Taizé
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 03 de May de 2002 13:58

Olá a todos!

Também eu sou uma fanática por Taizé.
Fui lá apenas uma única vez (infelizmente, não tenho podido ir mais - não tenho tido férias!!!) em Agosto de 1999 com o grupo do Frei Zé Maria dos Dominicanos.
Mas mesmo assim, trago Taizé comigo no coração! Como disse uma vez o Papa João Paulo II, Taizé é verdadeiramente uma autêntica fonte que sacia o peregrino, uma Primavera!
Vou regularmente ao site e leio sempre as meditações e os textos bíblicos. E, claro está, gravei para o meu PC os cânticos que se encontram no site, até porque, como canto, é sempre útil aprender mais umas vozezitas!!!

Também criei uma página a anunciar as Orações que são organizadas na minha comunidade (vão a [www.silencioencontro.no.sapo.pt]). A propósito, a próxima é já no dia 24 deste mês e a outra, dia 6 de Junho, vai contar com a presença do Irmão David!!!! As orações começam sempre às 21:30.

Um beijo muito grande para todos vós!


Ana Mafalda Amorim

Re: Taizé
Escrito por: Susete Gonzaga (IP registado)
Data: 06 de May de 2002 14:41

Ana, bem vinda ao Paroquias-Forum, não tinha ainda visto as tuas participações.

Todos me falam de Taize de uma forma tão ... tão... que a equipa do Paroquias esta a considerar o facto de ir até lá mas não no verão talvez Outuno. Era giro arranjar um grupo... nunca se sabe :)

Já sabia que o irmão David vem a Portugal... sabes em que dias? Quanto tempo? Qual vai ser a missão dele por cá? Vais estar com ele? Gostávamos de o entrevistar para o paroquias e conhece-lo pessoalmente.

beijinhos para ti,
Susete

Re: Taizé
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 06 de May de 2002 22:56

Susete:

O Outono é optimo, em Taizé, embora talvez um pouco frio. É sobretudo mais intimista...
Mas atenção, nem todas as semanas há possibilidade de acolher adultos ou famílias.
Adorava poder ir convosco nessa altura, mas tenho que contar com o trabalho, as férias dos miúdos, etc...
Assim, nós vamos de 18 a 25 de Agosto, com mais um casal de Lisboa... também com miúdos.

A propósito, Susete, o Irmão David estará em Coimbra a 3 de Junho e em Lisboa a 5 e 6.

De todo o modo podes entrar em contacto com ele directamente, para combinar qualquer coisa. o E-mail é frere.david@taize.fr. Já lhe falei do site e ele já deu umas vistas de olhos, pelo que podes referir isso.

Brevemente conto ter mais informações sobre a visita dele, embora admita que haja pessoal com mais iformação, designadamente aqueles que estão a preparar as peregrinações de verão...

Re: Taizé
Escrito por: Paula Margarida Cardoso (IP registado)
Data: 15 de May de 2002 16:02

Olá amigos

Foi com grande surpresa minha que "descobri" este pequeno fórum sobre Taizé.
Gostei do que li. Vou voltar e contar também como tenho vivido esta minha "peregrinação de confiança sobre a terra".
Até breve

Re: Taizé
Escrito por: Susete Gonzaga (IP registado)
Data: 15 de May de 2002 21:03

Bem-vinda!

Aguardamos o teu testemunho,

Susete

Irmão David em Portugal
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 16 de May de 2002 00:19

Está confirmada a realização, em Coimbra, no próximo dia 3, de um pequeno encontro com o Ir. David, de Taizé, seguido de oração.
É às 21horas, no Instituto Justiça e Paz (na Couraça de Lisboa, junto á Universidade)

Entretanto vamos promover, a partir de 27 e no mesmo local, uma pequena exposição de fotografias do Vitor Garcia, com textos meus e da Ana Paula, cujo título é Taizé, a luz do silêncio.

Apareçam!

Tozé

Re: Irmão David em Portugal
Escrito por: Susete Gonzaga (IP registado)
Data: 16 de May de 2002 21:34

Tozé onde é que fica a "Couraça de Lisboa"?

Re: Irmão David em Portugal
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 16 de May de 2002 23:04

Em Coimbra! É a rua encostada à muralha, que desce da Universidade para o largo da Portagem. (digo desce porque não dá para subir)

Sugere-se que as pessoas estacionem na envolvente da Universidade. Depois, se descerem a rua entre a Faculdade de Ciencias e a Biblioteca Geral encontram o edifício do Instituto Justiça e Paz (ex CADC)

Re: Taizé
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 23 de May de 2002 23:38

A página oficial de Taizé já tem o programa dos encontros com o Irmão David, em diversas cidades do País.
Quem tiver vontade de saber mais sobre Taizé, apareça.

[www.taize.fr]

Re: Taizé
Escrito por: Susete Gonzaga (IP registado)
Data: 25 de May de 2002 12:45

Em Lisboa vai ser:
Quarta-feira 5 de Junho – Lisboa
21:00 Horas: oração no Convento dos Dominicanos (zemaria_op@hotmail.com)

Alguém sabe onde fica o Convento dos Dominicanos??

Susete

Re: Taizé
Escrito por: Susete Gonzaga (IP registado)
Data: 25 de May de 2002 12:51

OK, acho que descobri:

Convento de S. Domingos de Lisboa
R. João de Freitas Branco, 12
1500-359 Lisboa
(fica a 1 minuto a pé do Metro de Alto dos Moinhos)
Tel.: 210 322 300

Certo?

Beijos,
Susete

Re: Taizé
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 08 de June de 2002 21:29

Vejam a entrevista com o Ir. David, em destaque na página inicial deste site.
Um abraço!

Tozé

Taizé à Vista!....
Escrito por: Ricardo Oliveira (IP registado)
Data: 24 de June de 2002 17:57


Olá Amigos!...

Alguns dos meus amigos, que estiveram no encontro Europeu em Budapeste, nunca mais se calavam em falar de Taizé... Aos poucos o desejo de querer descobrir melor Taizé e o desejo de ir a Taizé começava a crescer... Encontros Ecuménicos, Vígilias de oração, partilha, viver em simplicidade, ser fermento de paz e reconciliação no mundo de hoje...
Começei a reunir todos os ingredientes enssencias para viver bem o espírito de Taizé.
Hoje, passados alguns meses, vejo-me envolvido a preparar a minha Peregrinação a Taizé, de 16 a 26 de Agosto. Vai ser a 1ª vez que me ponho a caminho de Taizé e por certo não será a ultima.
Eu prometo, que vou levar a todos no meu coração...
Em breve darei + notícias!...
Ha, se precisarem de alguma coisa podem contar sempre com este Amigo:
Um forte abraço e que a luz do Esptº Stº se derrame em vossos corações:
Ricardo Oliveira (Paróquia de Sacavém)
Contacto:dadoliveira@net.sapo.pt
Telefone:919571375

Ir para a página: Anterior12345Próximo
Página actual: 2 de 5


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.