Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Taizé

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12345Próximo
Página actual: 1 de 5
Taizé
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 05 de February de 2002 02:11

Taizé, essa pequena primavera!

(João XXIII)

Numa pequena aldeia da Borgonha, em França, ao longo de todo o ano, milhares de jovens, mas também adultos e famílias, escolhem viver uma semana de partiha, pontuada por 3 orações diárias.

Taizé é uma parábola de reconciliação. Ali, as diferenças entre as diversas confissões cristãs de onde são originários os jovens que passam a semana na colina diluem-se na capacidade de saber escutar o outro, de ficar em silêncio, de rezar em conjunto.

Se tudo isto vos parece irreal, acreditem.

Se querem saber mais, perguntem!

Taizé
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 08 de March de 2002 02:39


Um dia, vão para aí uns vinte anos, vinha eu de inter-rail de Geneve para Paris, quando parei numa pequena cidade francesa chamada Mâcon, em busca de uma ligação falhada. Conversa puxa conversa com uns escuteiros italianos que encontrei na estação (eu também fui dessa "seita"), aceitei a proposta de os acompanhar para passar a noite com eles numa aldeia próxima, onde eles iam passar uma semana. Aí fomos de autocarro, que nos deixou à beira de uma estrada quase deserta rodeada de campos verdejantes junto a uma colina onde se via uma pequena aldeia de xisto.

Subi com eles em direcção à aldeia e a meio do caminho, íngreme, fomos surpreendidos por um repicar de sinos que fez acelerar o passo aos meus companheiros. "está na hora da oração" disseram.

Segui-os com a língua de fora pelas ruelas da aldeia, pensando mais em refeição que em oração e, ao dobrar da esquina, deparou-se-me um cenário estranho. Algumas tendas de circo, bancos de madeira dispostos em quadrados, uns telheiros de madeira, e , coisa estranha, montes de mochilas espalhadas um pouco por toda a parte.

Um cartaz, pregado num tronco, dizia "welcome" em várias línguas.


Os sinos que tocavam ruídosamente calaram-se. Larguei a mochila num dos montes, junto a uma tabuleta que dizia "Port" e olhei em volta. Ninguém!

Os meus companheiros italianos tinham-se esfumado na direcção de um edifício estranho, meio em alvernaria meio em tenda, de onde se ouvia uma música cativante.

Segui-os. Ao entrar na tenda que prolongava o edifício encarei com um fulano com cabelos pelos ombros que brandia uma tabuleta dizendo "silence". Desviei-me e por pouco não tropecei num monte de sapatos aglomerados na entrada.

Lá dentro estavam milhares de jovens como eu (na época :) ) Sentados no chão envolviam uma centena de homens de hábitos brancos, também sentados no chão no centro do recinto. Nas paredes, aqui e ali, icones ortoxos e velas. E por todo o lado aquela música fantástica. Um coro de milhares entoava a várias vozes um cântico em espanhol, "nada te turbe, nada te espante, quien a diós tiene nada le falta". Santa Teresa de Ávila, estranhei. Sentei-me no chão, pernas cruzadas e aos poucos fui-me deixando levar pela musica. Pouco depois cantava também.

Relaxei. fechei os olhos. Uma curta leitura do envangelho repetida em várias línguas e, de repente, silêncio.


Silêncio que envolveu todos os cinco mil (soube depois) que ali estávamos.

E de repente naquele silêncio de forma quase imperceptivel, a presença do Ressuscitado fez-se sentir ténuamente no mais profundo de mim. Uma vontade de ficar ali, depositando na Cruz todos os meus medos, os meus erros, as minhas angustias.

Uma alegria invadiu-nos à medida que uma nova canção surgiu: "Cristus Rexurrexit Aleluia"

Quis ficar ali para sempre, mas acabei por saír, era preciso encontrar um lugar para passar a noite. Mas, pela noite fora, continuou-se a cantar na igreja, onde um corropio constante de entradas e saídas, da gente mais díspar, me fascinava.

Voltei pelas 3 da manhã. O silêncio substituira a música, dos milhares restavam algumas dezenas, espalhados pelos espaços de penumbra, sentados , deitados, ajoelhados.

Fiquei ali no silêncio e, pela primeira vez, acho que dei sentido à oração!


Desde esse dia elegi aquele local como o meu refúgio. Nem sempre encontro o silêncio no dia a dia que me permita aquela comunhão, mas tenho que, de ano a ano, procurar o silêncio da Igreja da Reconciliação, em Taizé.

Re: Taizé
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 08 de March de 2002 18:51

Aproveito para divulgar que para todos os quiserem, cristãos ou não-cristãos, agnósticos ou ateus, as orações com cânticos de Taizé são sempre uma experiência espiritual enriquecedora. Quanto mais não seja pela beleza do canto.

Nessa medida, informo a todos, que se fazem orações com cânticos de Taizé na Igreja Paroquial de S. Tomás de Aquino (Lisboa, perto da "Loja do Cidadão" nas Laranjeiras) todos os dias menos ao fim-de-semana (é verdade! existem doidos assim... ;o)) às 19:15, sendo que às Quartas-feiras em vez de ser às 19:15 é às 21:30, e é uma vigília de oração que congrega sempre muito mais gente que todos os outros dias. De facto, durante os outros dias costumam aparecer 2/3 pessoas... ;o) Mas às Quartas é totalmente diferente. E temos uma experiência ecuménica pois participam nela também alguns evangélicos.
São feitas numa sala que a paróquia tem para catequese e oração. Tem um ambiente bastante cuidado, pessoal e acolhedor e costuma haver logo depois um convívio com chá. Interessante, não?? :o)

Para além disso, na primeira Quarta-feira de cada mês essa oração é feita no Convento de S. Domingos em Benfica, a 1 minuto do Metro de Alto dos Moinhos. Se as orações na Igreja de S. Tomás já são boas, então estas são fenomenais!! Participam nelas vários estudantes de música, canto, viola e flauta... O resultado é assombroso! Reunidos numa capela com um tecto alto em abóbada, o que potencia a harmonia do canto e o faz chegar confortavelmente ao coração, juntam-se uns 100 universitários e outros menos jovens para orar...

Para quem ainda não conhece Taizé, que não deixe de fazer a experiência!! Pelo menos visite o site oficial (www.taize.fr) e ouça os MP3 que lá se encontram. E para saber o que dizem os portugas de Taizé, consultem: [amigosdetaize.no.sapo.pt]

Adoramus te Christe, benedicimus tibi!
João

Re: Taizé
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 13 de March de 2002 00:45

Já agora partilhem as vossas experiências de Taizé também no site "Amigos de Taizé em Portugal", que bem precisa de novidades para não morrer... eu cá não vou poder ir a Taizé esta páscoa, (familia, trabalho e filhos!), mas fico à escuta.

A propósito, para os que vão a primeira vez, há um ciberposto em Taizé onde é possivel aceder à net, nas traseiras da zona onde é servida a comida. Penso que basta ter um cartão da france telecom para poder navegar. Que tal irem-nos dando notícias para o forum no dia a dia?(isto se a intensidade da vivência o permitir.)

A propósito, preparem-se para o choque e para se sentirem perdidos no primeiro dia! De repente percebe-se que há uma série de coisas que nos faltam e que o conforto não é muito...

Mas rápidamente se percebe que basta ter uma colher para conseguir comer uma refeição e que o frio se suporta quando podemos ver aquele pôr do sol com o TGV a passar.

Que vontade de pegar na mochila e partir!

Re: Taizé
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 14 de March de 2002 01:09

O site Amigos de Taizé foi actualizado com alguns novos links.

Para os interessados....

Re: Taizé
Escrito por: Nuno Sousa (IP registado)
Data: 17 de March de 2002 03:49

Ontem, dia 16, estive na minha primeira oração Taizé. Começou no Sábado e terminou no Domingo, pela meia noite e qualquer coisa.

Ainda é prematuro, emitir uma opinião sobre aquilo que experimentei para além de dizer que, obviamente, foi agradável e interessante. Assim e após a ponderada reflexão e interiorização partilharei com vocês.

Uma coisa é certa, os cânticos "transportaram-me"...

Abraços,
Nuno Branco 25 anos

Re: Taizé
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 17 de March de 2002 08:53

:o)))

Conta, conta... Mas pensa bem e ora muito antes...

Transporta os teus sentimentos para nós também!

Abraços,
João

Re: Taizé
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 17 de March de 2002 23:51

Boa Nuno!

Mas atenção: Taizé não é um tipo de oração...Taizé é uma Comunidade Ecuménica, localizada e França, que acolhe jovens, adultos e famílias, crentes ou não, a quem apenas pede que aceitem, participar nos encontros que promove de acordo com um conjunto de opções que disponibiliza.

Daí que, se gostaste do que pudeste viver, o desafio é simples, pega na mochila, põe-te à estrada e vai viver uma Páscoa diferente!

Re: Taizé
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 22 de March de 2002 14:16

Pois é irmãos...

É HOJE!!!! :o))))

Aqui vou eu para Taizé! Eu e tantos outros, milhares de joves (uns nem tanto) que se questionam e anelam um encontro mais intenso com o Senhor, com a oração, com os irmãos na fé...

Procurarei assentar o mais que possa os meus sentimentos para os relatar, dando-vos testemunho e esperando fazer-vos também desejar uma experiência "taizéniana"... Que, afinal, não é mais que um profundo encontro com o Senhor, como há tantos... Embora, claro, com a especificidade do que o canto, o convívio ecuménico e a oração pela Palavra atribuem de único a Taizé.

Espero deixar-vos suficiente e saudavelmente ansiosos!! :o)

Volto no dia 1 e dia 2 pela noite, talvez, já vos direi qualquer coisa...

Até lá, não receberão notícias minhas... Acho que irão notar a minha ausência, já que tenho participado bastante aqui no Fórum... Mas sei que lá até há uns PCs com ligação à Net... Talvez ainda vos mande qualquer coisa...

Quanto mais não seja, para vos deixar ainda com mais vontade de ir e ver!! Mas também não se pode dizer tudo nem nada que se pareça...

Isto sim, é "VER PARA CRER"! LOL :o))

(ainda não pus lá os pés e já tenho saudades... enfim... só a vida com o Senhor é que é não tem fim, não é verdade?)

Ah! E aviso-vos que a oração de dia 3 de Abril no Convento de S. Domingos (ver o meu primeiro "post" neste "topic") vai ser de arromba! A quem quiser ver e ouvir pela primeira vez, terá raras oportunidades como esta... Vai estar cheio de vozes a bendizer o Senhor: só estando lá para perceber... Não se esqueçam! Quando voltar, a ver se me lembro de deixar aqui a morada completa do Convento...

Boa Páscoa, manos e manas! Vivam a Paixão! Deixem-na contagiar toda a vossa vida! Ainda andam por aí uns "vírus" bons, como este da fé. Contra este, vejam lá, não se vacinem! ;o)
João

Re: Taizé
Escrito por: Lugo (IP registado)
Data: 22 de March de 2002 14:48

Então tem uma boa viagem até Taizé e volta cheio de ânimo e força para partilhares connosco.

Já agora, caso tenhas oportunidade, envia-nos de lá um abraço aqui para o Fórum.

Um abraço,
Lugo

Re: Taizé
Escrito por: Susete Gonzaga (IP registado)
Data: 22 de March de 2002 23:17

Uma GRANDE viagem em todos os sentidos. Não te esqueças de nós e reza, por nós :)

Se poderes tecla qualquer coisa de lá. Claro que vamos sentir a tua falta.

Depois não te esqueças que tens de partilhar a experiencia e a morada do convento...

Um abraço a todos os irmãos na fé em Taizé.

Susete

Re: Taizé
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 25 de March de 2002 01:04

Força João, estamos contigo! Não te percas no caminho:)! E regressa...

Re: Taizé
Escrito por: Rita Monteiro (IP registado)
Data: 25 de March de 2002 02:33

Posso só ter 11 anos mas já sei perfeitamente como é Taizé.

BOAS NOTÍCIAS:
a)É muito calminho, ideal para quem gosta da Natureza e de aventuras;
b)A oração é porreira, não tem absolutamente nada a ver com aquelas missas chatas de 2 horas em que o padre fala, fala,fala...
c)Não faz muito calor;
d)Enconta-se sempre malta fixe, de outros países;
e)É rodeado por umas terrinhas muito giras , perfeito para os gulosos que não dispensam as "patisseries";
f)Cluny fica ali a dois passos e é um espectáculo!
g)Todas as manhãs há uns teatrinhos muita giros em Olinda.
h)Taizé fica em França, dentro da zona Euro, por isso escusam-se de se preoucupar com os câmbios

AS MÁS NOTÍCIAS:
a) Têm que se levantar todos os dias às 8 da manhâ ou então não há pequeno-almoço para ninguém;
b) a menos que vão para o Silêncio têm que trabalhar ( a menos que sejam uns baldas) para bem da comunidade;
c) A comida é uma porcaria (entre outros do mesmo género Lentilhas e feijão-verde com molho de iogurte são alguns dos " menus " mais frequentes);
d) Para quem gosta da noite , lamento mas os "GOTOBEDS" NÃO DEIXAM ANDAR NINGÉM À SOLTA A PARTIR DA MEIA-NOITE;
e) Hà muitas melgas e abelhas;


CONSELHOS DE PERITA:

A) Levem um GRANDE farnel de casa, porque no 1º dia só vos dão pão, queijo e fruta e o OYAK abre sempre mais tarde;
B) Repelente de insectos e impermeável são essenciais porque lá chove sempre;
C) Há um restaurante português em Cluny para quem quiser matar saudades;
D)VISITEM A FONTE DE TAIZÉ E PASSEM PELA LOJINHA DE RECORDAÇÕES E COMPREM QUALQUER COISITA;


AVISO:

NUNCA viajem sozinhos se não querem arriscar-se a apanhar uma grande seca.

Bye,bye

Rita

Re: Taizé
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 25 de March de 2002 20:43

Oops!

Alguem andou a ver por onde o pai navega e resolveu fazer das suas...

Re: Taizé
Escrito por: Susete Gonzaga (IP registado)
Data: 25 de March de 2002 21:01

Anda bem :)

Susete

Re: Taizé
Escrito por: Susete Gonzaga (IP registado)
Data: 25 de March de 2002 21:01

Rita:

BemVinda ao Forum.

Volta sempre!!

Beijinhos,
Susete

Re: Taizé
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 02 de April de 2002 01:32

Então os nossos amigos que foram a Taizé já regressaram e recuperaram do sono?
Aguardamos as vossas notícias!

Re: Taizé
Escrito por: Susete Gonzaga (IP registado)
Data: 02 de April de 2002 20:13

QUEREMOS NOTICIAS!!! QUEREMOS NOTICIAS!!! :))


Feliz Páscoa!
Susete

Re: Taizé
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 03 de April de 2002 00:14

28 de Dezembro de 2002 – 1 de Janeiro de 2003
O próximo encontro de jovens de final de ano, animado por Taizé, terá lugar em Paris e na região à volta da cidade («Ile de France»), de 28 de Dezembro de 2002 a 1 de Janeiro de 2003. A notícia foi anunciada na «Ile de France» pelo Cardeal Lustiger, Arcebispo de Paris, no dia 24 de Março, durante uma peregrinação de universitários a Chartres e em Taizé, pelo irmão Roger, aos milhares de jovens de toda a Europa e dos outros continentes, reunidos para celebrar a Semana Santa de 24 a 31 de Março.

Re: Taizé
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 06 de April de 2002 01:49

O João nunca mais deu notícias... querem ver que ficou em Taizé? Já não era o primeiro!

Ir para a página: 12345Próximo
Página actual: 1 de 5


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.