Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Taizé

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12345Próximo
Página actual: 4 de 5
Re: Taizé
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 14 de August de 2002 10:59

e pós marital também . e durante marital...

lol

Re: Taizé
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 15 de August de 2002 08:54


..."durante marital"??

"Academismos"...

Já agora tenho a paciência de lhe explicar que não existe abstinência depois do casamento: existe castidade. A abstinência é a determinação de não ter sexo até ao casamento, nada mais (claro, com tudo - TANTO! - o que isso implica). A castidade associada aos Métodos Naturais é fantástica... Mais informações no tópico apropriado.

João

Re: Taizé
Escrito por: Ricardo Oliveira (IP registado)
Data: 16 de August de 2002 13:57


Oi Amigos :))

Cá estou de partida para Taizé :))
Dia 27 De Agosto cá estarei p partilhar com o ppl ...
Espero não ficar por lá lol
Comigo vou levar tb cada um d vós... Vou pensar em cada um de forma especial...
Fiquem bem!!
Estamos Sempre unidos...

1 forte Abraço em Cristo p todo o ppl do Forum.

Com Amizade:
Ricardo Oliveira
P.s: Contacto: dadoliveira@net.sapo.pt
919571375

Re: Taizé
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 17 de August de 2002 11:34


Espero que todos tenham uma experiência transformadora, como é costume... Basta deixar acontecer, abrirmo-nos ao Santo Espírito! :o)

Também à Ana Paula e ao Tozé, que devem ter partido no dia 15, os votos de um sempre maior aprofundamento e renovação no seu matrimónio e vida familiar.

Já agora, um esclarecimento: "abstinência" relativamente à sexualidade é um termo genérico que significa a ausência de relação sexual. Num sentido específico pode ser relacionado com aquele propósito pré-marital a que me referi. Depois, pode ser usado para referir o período em que não se tem relações sexuais para adiar a gravidez, segundo a fertilidade da mulher.

João

Re: Taizé
Escrito por: Ricardo Oliveira (IP registado)
Data: 28 de August de 2002 17:23


Oi ppl do Forum :)))))

Cá estou de volta depois de uma semana fantástica vivida em Taizé...
Para mim, é super dificil contar em peqenas palavras tudo qto vivi em Taize... Cada momento foi único e vivido de forma especial!!!
Apenas partilho alguns momentos + marcantes em Taizé!!!
Dia 19 de Agosto após a oração da noite, senti uma força interior tão grande q me impelia a ir caminhando até ao fundo da Igreja!!!
No final da Igreja qual não foi o meu espanto aso deparar-me com o Ir. Roger rodeado de jovens, para quem tinha sempre uma palavra um gesto para dar...
Eu tb me ajolhei diante daquela figura simples, que só me transmitia paz e + força para caminhar, porque na oração pareceu-me ter ouvido a voz de Deus a dizer: Eu preciso de Ti aqui nesta comunidade de Taizé!!!
Qdo senti as mãos do Fr. Roger, parece que o Esptº Stº descia sobre mim para vir acender o fogo do seu amor!!! As lágrimas corriam plo meu rosto e qdo ja me ia embora senti uma mão a agarrar-me, era o Ir. Roger a convidar-me para almoçar com ele e com toda a Comunidade!!!
Dia 20 de Agosto, ( data da chegada do Ir. Roger a Taize, em 1940 para formar uma comunidade), fui almoçar com a comunidade...
Inesquecível!!! Depois da oração de Benção e de um cântico, a refeição é vivido em profundo silêncio ao som de uma agradavel melodia, o silêcio apenas é quebrado no final da refeição com um depoimento dado pelo Ir. Roger e no final todos podem conversar...
Qdo me ia a despedir do Fr. Roger ele pede-me para ficar mais tempo...
Mas, para mim era impossivel!!!Família....Escola....
Em conversa com o Ir. João e o Ir. David, aqui fica a promessa de voltar para o ano e viver 5 semanas em Taize: Durante a semana Santa e 4 semanas em Agosto!!!
Dia 22 de agosto, depois de tar recolhido em oração, vejo o Ir. Roger diante de mim, ele conversava com outro Irmão da Comunidade, olha para mim e sorri!!! Bem, o Fr. Roger deve precisar de falar cmgo... Pensei eu!!!
Não hesitei!!! Apenas, lhe deixei estas palavras mto simples: Eu vou rezar por ti!!! Ele pega na minha mão contra o seu coração e não consegue conter as lágrimas dos seus olhos!!!
Cada momento foi mto importante para mim, porque aprendi a viver com o esssencial: a Partilha, o Amor, A Oração e descobri a resposta para esta pergunta: O q Deus espera de mim?
Obrigada a todos, com quem partilhei as minhas alegrias e tristezas, como tb a toda a Comunidade de Taizé :)))))
Não se esqueçam, hoje dia 28 de Agosto, pelas 21h30 na Igreja de Cristo-Rei da Portela de Sacavém, vai haver + um momento de Oração de Taize!!! Apareçam!!!
Brevemente vou tar no #Taize para partilhar com o ppl esta semana fantástica!!!
Termino com uma frase deixada por SS. o Papa João Paulo II : "Taize é como uma fonte , onde vamos saciar as nossas sedes e depois partimos para a vida, com ais força para caminhar em direcção a Deus e aos irmãos"
Podem crer que em cada dia eu me lembrei de todo o ppl do forum :))))

P.S: Ja agora Tozé Monteiro, desculpa la dos desencontros em Taize... Fica p uma proxima!!! Mas, foi bom saber q tavas em Cluny!!!
Mas, deves imaginar q era grande o nosso desejo de quereremos chegar + depressa a Taize!!! lol!!!

Até sempre e 1 forte abraço em Cristo!!!
Ricardo Oliveira
(Sacavém)

Re: Taizé
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 28 de August de 2002 17:51


Ricardo, mas que experiência marcante!! Só te posso mesmo dar mil e uma palavras de encorajamento porque se Deus te quer mesmo em Taizé, só te é mesmo possível deixar as coisas acontecer e viveres profundamente a vida na comunidade. Podes crer que vale a pena! ;o)

Eu gostava de ir hoje aí à vossa oração, mas não sei onde fica! Já tive outras oportunidades para ir mas hoje estou mesmo a precisar!! :o) Ainda por cima, depois de um testemunho tão emocionado e de tantas recordações me terem reacendido aquele espírito de Taizé. Se ainda estiveres aqui, por favor, arranja-me boleia ou diz-me onde fica! Eu moro perto das Picoas, do Saldanha, em S. Sebastião... Vê lá, se conheceres alguém aqui perto...

João

Re: Taizé
Escrito por: Ricardo Oliveira (IP registado)
Data: 28 de August de 2002 19:00


Oi ppl!!!

Para Quem quiser ir á oração hoje pelas 21h30 na Paroquia de Cristo- Rei da Portela de Sacavém, o melhor é irem ao #taize ou então ligarem p mim.
Vai tar montes de ppl q foi agora a Taize com os Dominicanos. Apareçam!!
Contacto: Ricardo Oliveira
Tf:919571375

1 forte abraço em Cristo Ressuscitado!!!

Ricardo Oliveira
(Sacavém)

Re: Taizé
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 28 de August de 2002 19:04


Ufff...

Apanhei-te mesmo a sair!! "Deus está aqui"... :o)

João

Re: Taizé
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 29 de August de 2002 09:49

Ricardo:

A tua experiência foi, de facto, excelente!
Confia na tua interioridade. É ela que te indica o caminho. É ela a voz de Deus. O Ir Roger captou isso em ti. Taizé espera-te. Coragem!

Fico felicíssima por ti.

Anna

Re: Taizé
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 29 de August de 2002 16:38


Fui ontem pela primeira vez à igreja paroquial de Cristo- Rei da Portela de Sacavém e fiquei maravilhado pela arquitectura do lugar. Simplesmente magnífico...

Quanto à oração, foi bastante íntima, como de costume, apesar de haver menos gente...

Pela primeira vez, toquei guitarra numa oração descalço e sentado no chão... Muito íntimo, muito humilde...

Bem, só estando lá para saber como foi! :o)

Não se esqueçam, na próxima Quarta, dia 4, a oração do costume:

Convento de S. Domingos de Lisboa

R. João de Freitas Branco, 12
1500-359 Lisboa

(fica a 1 minuto a pé do Metro de Alto dos Moinhos; tem bastantes lugares de estacionamento grátis disponíveis)

Tel.: 210 322 300

-> Orações todas as primeiras Quartas-feiras de cada mês, das 21h30 às 22h30

-> São realizadas numa capela com um tecto altíssimo e em abóbada, que permite que a música se torne ainda mais bonita e "celestial". (nas últimas vezes temos usado uma sala paralela, mais espaçosa... o som não é tão bom mas as pessoas estão mais à vontade...)

-> Venham preparados para se sentarem no chão, em cima de tapetes e talvez com um dos (poucos) bancos de oração disponíveis (podem sempre trazer os vossos)

-> Existem algumas cadeiras ao longo das paredes para o coro e para aqueles com maiores dificuldades em se sentarem no chão (se for o vosso caso, venham um pouco mais cedo)

-> A maior parte dos participantes são jovens dos 17 aos 30 anos, depois entre 30 e 40, para além de mais alguns velhotes... ;o)


Venite, exultemus Domino! Venite, adoremus!
João

Re: Taizé
Escrito por: Patrícia Santos (IP registado)
Data: 31 de August de 2002 22:35

nao sei mt bem o que vou digitar neste pequeno espaço...
apenas sei que fui pela primeira vez a Taizé... e guardo essa experiencia como a melhor que ja tive em toda a minha vida...
a minha ida a Taizé foi como uma escapatória a todos os problemas que enfrento neste momento.. uma busca de respostas... mas ao contrario do que pensava, poucas respostas encontrei... as duvidas assolavam a minha mente de dia para dia... pq a paz de Taizé é tao imensa que tudo se torna uma visao do que irá acontecer...
sempre tentei esconder as lagrimas mas nao era capaz... elas brotavam sem o meu concentimento.. é-me dificil tranmitir-vos a experiencia que tive em Taizé mas deixo-vos um pequeno texto o qual foi escrito em Taizé... :

Caminhar sob uma linha...
sabendo que o abismo está por baixo... mantendo a incerteza... a duvida...
o puder cair a qualquer instante sem ter uma mao que nos salve...

ou ao contrario do que se pensa existe mais que uma mao...
todo um corpo ao qual podemos apoiar toda a nossa vida...

terra de Paz onde os abismos nao existem.
apenas o corpo existe..
corpo que nos salva dia apos dia... ESPÍRITO

a linha é apenas um risco traçado, um aproximar gentes...
terra de Pazonde a linha é a uniao de povos...






atenciosamente : Patrícia Santos

Re: Taizé
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 08 de September de 2002 23:04

Chegámos!

E o Ricardo nem sequer apareceu por Olinda para beber um cafezito português... Grande semana!

Brevemente farei um "relatório" mais detalhado sobre como vivemos a semana de 18 a 25 de Agosto.

Só para salientar que pela primeira vez um Bispo português esteve em Taizé, enquanto bispo (vários tinham estado antes de o serem) - o D. Antonino, Bispo Auxiliar de Braga.

Estivemos um pouco retirados e os miúdos deram-nos especial trabalho este ano, mas gostei de ver a forma intensa como a maioria do pessoal vivia a semana.

Um abraço
TZM

Re: Taizé
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 09 de September de 2002 10:05

Ora Viva!

Então como correram essas férias? Como está Taizé?

Vejo que correu tudo bem... Ficamos a aguardar mais notícias vossas.

Um abraço,
Luis

Re: Taizé
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 13 de September de 2002 19:55

Podiam ter corrido melhor! Bati com a carrinha, mau tempo e para cúmulo a Ana Paula teve um problema no coração e precisou de der internada...
Daí a nossa ausência do forum.

Quando as coisas melhorerem voltamos!

Re: Taizé
Escrito por: Anabela Sousa (IP registado)
Data: 13 de September de 2002 20:13

Bem... não sei quem são vocês... mas de qualquer modo... as melhoras...

Contem com a ajuda de Nosso Senhor... :) Ele auxilia-vos...

Anabela.

Re: Taizé
Escrito por: Susete Gonzaga (IP registado)
Data: 13 de September de 2002 22:26

Tozé,

ficámos preocupados! Se precisares de alguma coisa é só dizeres.

Rezamos pelas melhoras da Ana Paula.


Logo que possas dá noticas!


Um beijo amigo,
Susete

Re: Taizé
Escrito por: Carlos Neto (IP registado)
Data: 02 de October de 2002 21:42

Desde daquele dia em que me convidaram a participar numa peregrinação a Taizé, que jamais me esquecerei a sensação da primeira vez, sim a primeira vez foi maravilhosa, uma esperiencia unica, e desde aí que faço os possiveis para lá ir todos os anos, já lá vão 12 anos.Mas as esperiencias seguintes são sem duvida as mais enriquecedoras,pois faltando o factor surpresa há mais tempo disponivel para entrar no esquema. Estes 3 ultimos anos tenho faltado, pois casei-me e agora a vida é outra, mas espero que para o ano possa ir. Conheço todos os grupos de Taize, desde o trabalhar no oyak a estar na Olinda, desde da cozinha aos night gards, desde as fontes de fé ao grupo do silêncio, enfim acho que não me falta esperimentar nada no entanto cada esperiencia que fiz foi sempre unica,maravilhosa e inesquecivel. A oração é o ponto forte desta peregrinação não há palavras que eu possa usar para exprimir o que sinto, é mesmo cá dentro do peito.... Ainda me lembro quando o irmão David decidiu lá ficar, quando nos disse foi uma alegria contagiante assim como o irmão Rui, na altura com um grande cabelo e já se sentia que ele tinha entrado bem no espirito de Taize.Se fosse contar as histórias maravilhosas e as menos maravilhosas tinha pano para mangas e como os meus amigos costumam dizer que quando começo a falar de Taize não me calo, o melhor é ficar por aqui....Um abraço para todos.

Re: Taizé
Escrito por: Ricardo Oliveira (IP registado)
Data: 03 de October de 2002 11:04


Oi ppl do Forum ;)

Cá estou d novo p vos dar + notícias... Sabem, como é q é exames... Actividades na Paróquia... Tenho andado super ocupado. Fico mto feliz por Taize continuar a marcar a vida de todos aqueles jovens q estiveram cmgo a viver aquela semana fantástica. Todos perceberam bem a mensagem: "Ama e di-lo com a tua vida". Ficaram mais atentos a tdo o q os rodeia, partilham com os outros a Alegria de ser fermento de paz e de reconcialiação no mundo de hoje.
O grupo fico super unido... Como se explica q formas de ser tão diversas se unam p viver o mesmo ideal q é Cristo?
Para além das orações de Taizé, em cada 1ª 4ª feira do mês nos Dominicanos - Alto dos Moinhos - 21h30.
Ontem tivemos a presença do Ir. Rui, de pessoas de todas as idades e um coro fantastico... Parecia mesmo q tavamos em Taize. He he !!!
Agora estamos a pensar já num jantar do nosso grupo... E em mais qq coisa bem ao espto de Taize...
O grupo já está a trabalhar numa page p a internet, com fotos, testemunhos q falem aos outros jovens um pouco do espto d Taize, por forma a cativarem os jovens a viverem essa semana fantática!!!
Ha !!! E nao se esqueçam de aprecer no #taize do mirc, porq d certeza q encontam sempre alguem p vos falar dessse espto fantastico....
Sabiam q este ano vai haver um encontro em Portugal a nivel Nacional p quem Já foi a Taizé? Qdo souber d mais pormenores eu transmito aqui no forum...
Tozé, espero q a Paula já esteja melhor e desculpa la esses desencontros em taize mas qq dia havemos d nos encontrar...
Ppl obgdo pelos testemunhos q tem deixado aqui no forum...
P o ano lá estarei d novo em Taize... Estou a pensar passar a semana Santa e tdo o mês d Agosto :))))
Continuem a viver o espto d Taize na Vida;)

1 forte abraço em Cristo Ressuscitado cheio d amizade p todo ppl...

Ricardo Oliveira (Paróquia de Sacavém)
mail:dadoliveira@net.sapo.pt

Re: Taizé
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 04 de October de 2002 19:07


Patrícia e Carlos, também agradeço as vossas palavras, o testemunho das vossas vidas. Taizé é mesmo... intenso! :o)

Tozé e Ana, que coisa! Bem, são acidentes de percurso nesta vida de peregrino... Eu também tinho alguns problemas com o coração... Enfim, espero que tudo esteja bem convosco agora. Graças a Deus que nada de pior aconteceu...

Já agora, uma palavra de atenção: Taizé é bom, muito bom, mas não devemos fixar-nos apenas nessa forma de viver a fé... A variedade é sempre boa, seja Taizé, grupos de jovens, movimentos, peregrinações, rosário, activismo, vida paroquial em geral...

Que Taizé seja mesmo (apenas...) uma fonte, uma Primavera na nossa vida!

In ressurectionem tuam Christe, coeli et terra laetentur!
João

Re: Taizé
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 07 de October de 2002 12:49

Pois é, sobrevivi a um enfarte de miocardio, coisa raríssima na minha idade... TEnho 39 anos.
Enquanto estive na unidade de cuidados intensivos - três dias e quatro noites, pensei em muitas coisas. E senti milhões de outras. Ainda não me sinto bem - hoje por exemplo estou a começar a ficar com febre, nem sei bem o que esperar...
De qualquer forma pensei que mais esta prova tem de ter algum sentido espiritual.

ana

Ir para a página: Anterior12345Próximo
Página actual: 4 de 5


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.