Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Taizé

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Encontro de Milão
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 01 de November de 2005 13:51

Caros amigos,

O Encontro de Milão está em marcha... por isso gostava de saber quem vai, quais as expectativas de cada um e depois para os que vão que tragam notícias e ecos do encontro. Para quem não conhece nada sobre Taizé ou os encontros deixo um alguns textos da comunidade que podem enontrar no site da comunidade de Taizé.

Peregrinação de confiança através da terra
Vigésimo oitavo Encontro Europeu de Jovens
De 28 de Dezembro de 2005 a 1 de Janeiro de 2006

- Preparar um futuro de paz para além dos muros que nos separam
- Dispor-se a viver a fé no meio dos desafios do nosso tempo
- Redescobrir a Igreja como fermento de reconciliação na família humana
- Abrir-se à beleza da oração através dos cânticos e do silêncio
- Passar cinco dias com jovens de toda a Europa… e de outros continentes
- Procurar conhecer mais profundamente um povo e uma cultura
- Ser acolhido por famílias e comunidades cristãs de Milão

No final deste ano, dezenas de milhares de jovens serão acolhidos em Milão para uma nova etapa da «peregrinação de confiança através da terra».

- Estarei disponível para procurar um sentido para a minha vida, na companhia de outros jovens, através da oração, da reflexão e da partilha?
- Poderei tornar-me, desde já, portador de esperança, na minha terra?
Informações práticas

Datas: de quarta-feira, 28 de Dezembro de 2005 (chegada entre as 7:00 e as 12:00 horas) até domingo 1 de Janeiro de 2006 (partida depois das 17:00 horas).

Programa: acolhimento nas famílias e paróquias de toda a região de Milão. De manhã, das 8:30 às 11 horas, em cada bairro, oração seguida de um tempo de reflexão e de encontro. Numa das manhãs, as pessoas com compromissos locais partilham «sinais de esperança». Todos os dias, às 13:15 e às 19:00, duas orações comunitárias para todos têm lugar nos pavilhões da Fiera. À tarde, encontros de reflexão por temas, na Fiera ou no centro da cidade. No dia 31 de Dezembro às 23 horas, haverá em cada paróquia uma vigília de oração pela paz, seguida por uma «festa das nações». O almoço e o jantar, às 12 e às 18 horas, são na Fiera, excepto o almoço de dia 1 de Janeiro que é nas famílias de acolhimento.

Alojamento: o alojamento é organizado pelas paróquias da região de Milão. A maior parte dos participantes será acolhida em famílias (alguns poderão ficar alojados em salões paroquiais ou em escolas). Trazer colchões e sacos-cama. Os jovens deficientes devem contactar por telefone o acolhimento em Taizé, em Outubro ou Novembro, para que se possa prever um alojamento adaptado.

Pequenos rádios: cada um deverá trazer consigo um pequeno rádio com auscultadores, tipo walkman, para poder ouvir as traduções, que apenas serão transmitidas via rádio.
Os que têm entre 17 e 35 anos

É essencial que haja um número suficiente de jovens voluntários que cheguem dois dias antes para ajudar. Participando, tal como todos os outros, no programa nas paróquias, estes voluntários integram-se nas equipas de acolhimento ou de trabalho, ajudam na animação de encontros ou ensaiam os cânticos para as orações. Devem chegar na segunda-feira 26 de Dezembro, entre as 8 e as 15 horas (não haverá acolhimento no dia 27 de Dezembro).

Os que chegam no dia 28 de Dezembro podem escolher entre três possibilidades:
- participação na vida das paróquias;
- participando também no programa nas paróquias, ajudam nas equipas de trabalho ou ensaiam os cânti-cos para as orações;
- passam as manhãs em silêncio, com uma introdução bíblica (têm alojamento à parte).

Os que têm 16 anos

Os que têm 16 anos podem participar desde que sejam acompanhados por responsáveis que fiquem com eles durante todo o Encontro, na proporção de um responsável por cada dois jovens e de uma responsável por cada duas jovens. Ficarão alojados em famílias, junta-mente com os seus responsáveis. É-lhes proposta a participação na vida das paróquias a partir do dia 28 de Dezembro (não devem chegar antes).
Adultos com mais de 35 anos

Os Encontros Europeus dirigem-se prioritariamente aos jovens e não são previstos para adultos com mais de 35 anos que não vêm a acompanhar grupos de jovens. A estes adultos que apesar disso pretendem participar, propomos unicamente a participação na vida das paróquias a partir de 28 de Dezembro (não chegar antes). As capacidades de acolhimento são muito limitadas. Devem sempre esperar pela confirmação de que o seu acolhi-mento é possível. Devem indicar no seu pedido de inscrição se podem ou não ficar alojados nas mesmas condições rudimentares dos jovens ou se necessitam de uma cama.

As famílias devem contactar, por telefone, o acolhimento em Taizé antes do mês de Dezembro, para vermos se as podemos acolher e prevermos um aloja-mento adaptado. Pedimos às famílias para não trazerem ao Encontro crianças com menos de 7 anos. As capacidades de acolhimento são muito limitadas.
Contribuição nos custos

A contribuição nos custos do Encontro (alimentação, transportes, etc.) varia consoante o país de origem. Para os portugueses, para os cinco dias, será de 70 € por jovem (a contribuição dos que chegam no dia 26 é a mesma). Os adultos com 35 anos ou mais contribuem com 105 €, excepto os responsáveis de grupo, que podem dar o mesmo que os jovens.
Viagem

Em cada região, os grupos podem juntar-se para viajarem juntos. Uma lista com os contactos em cada região está disponível em «Peregrinações a Milão». É com estes contactos locais que se pode fazer a inscrição no Encontro Europeu.

Data limite de inscrição: dia 1 de Dezembro. Os que pensam organizar uma viagem de grupo devem pôr-se em contacto com Taizé o mais cedo possível.
Informações

Acolhimento – Encontro Europeu
71250 Taizé, França
Telef. (00 33) 385 50 30 06
Fax (00 33) 385 50 30 16
e-mail
[www.taize.fr]

Em comunhão



Editado 1 vezes. Última edição em 01/11/2005 13:52 por Tilleul.

Re: Encontro de Milão
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 18 de November de 2005 17:35

Milão pronta para receber Encontro Europeu da Juventude
.
A cidade italiana de Milão prepara-se para acolher dezenas de milhares de jovens na 28ª edição do Encontro Europeu da Juventude da comunidade de Taizé nos dias 28 de Dezembro a 1 de Janeiro de 2006. Para este encontro os jovens portugueses também são convidados a participar e, para o efeito, já estão programadas em algumas dioceses, pelos serviços de pastoral juvenil algumas peregrinações.
Na diocese de Milão os irmãos de Taizé, voluntários de diversos países e algumas irmãs de Santo André, estão, em colaboração com cerca de 400 paróquias, a preparar o evento para o final deste ano, o primeiro a não contar com presença do Irmão Roger Schutz, falecido no passado dia 16 de Agosto. Outros momentos de preparação para o Encontro Europeu estão previstos na Lituânia, Croácia e na Sérvia, para além da algumas cidades francesas.
Sob o lema «Peregrinação de confiança na terra» estes encontros europeus iniciados a partir de uma intuição do Irmão Roger visam estimular os jovens a tornarem-se portadores de confiança, de paz e de reconciliação nos locais onde vivem, e da realização do ano passado na cidade Lisboa, foi entretanto publicado um DVD com um pequeno filme intitulado «Um caminho para chegar a casa» que faz percorrer as principais etapas desse encontro que envolveu cerca de 200 paróquias. O mesmo filme apresenta ainda alguns excertos de meditações feitas pelo Irmão Roger durante o encontro em Lisboa.

Solidariedade com a Coreia do Norte

A exemplo de anos anteriores, a Comunidade de Taizé vai fazer chegar ajuda humanitária à Coreia do Norte e este ano propõe-se a enviar material médico de primeira necessidade. Por isso, pede aos participantes da «Peregrinação de confiança na terra» de Milão que procurem angariar nos seus países alguns intrumentos médicos, tais como estetoscópios, termómetros, medidores de tensão, entre outros, a fim de serem enviados para um hospital da Cruz Vermelha daquele país do Oriente.

In Agência Ecclesia

Encontro de Milão
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 18 de November de 2005 18:06

Os jovens que quiserem chegar a Milão no dia 26 de Dezembro, para ajudar no acolhimento ou nos grupos de trabalho, podem obter mais informações e inscrever-se com:
Pedro Matos

Quem quiser juntar-se a um grupo para chegar a Milão no dia 28 de Dezembro pode escrever a um dos seguintes contactos:

Algarve
Secretariado da Pastoral Juvenil

Aveiro
Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil

Coimbra
Secretariado da Juventude

Porto
Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil do Porto

Santarém
Secretariado Diocesano da Educação Cristã da Juventude

Póvoa de Varzim
Nuno Pessoa

Portalegre
Moisés Esteves

Algueirão
Ana Oliveira

S. Tomás de Aquino (Lisboa)
Carina Brandão

Prior Velho (Lisboa)
Marta Nunes

Paróquia de Loures (Lisboa)
Sandra Santos

No site de Taizé encontram os respectivos mails.

Em comunhão

Re: Encontro de Milão
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 02 de January de 2006 23:54

O Encontro de Milão já terminou pelo que deixo aqui o convite para quem esteve presente para partilhar a sua experiência.

Não resisto a deixar também uma pergunta: para além do tempo (mais frio) e da diferença da língua, que diferenças houve entre o Encontro de Milão deste ano e o de Lisboa do ano passado?

Luís

Re: Encontro de Milão
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 05 de January de 2006 23:19

Desta vez não podemos ajudar, já que ficámos por cá



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.