Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Taizé

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Bem vindos
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 08 de December de 2004 18:49

Bem vindos ao fórum sobre Taizé e o Encontro Europeu de Jovens em Lisboa!

Criámos este fórum a pensar em todos aqueles que estão a preparar o Encontro, e também naqueles que vão participar. Pretendemos que seja um lugar de divulgação e partilha.

O Tozé Monteiro e o Ricardo Oliveira serão os moderadores e animadores deste fórum. Ambos têm-nos trazido notícias sobre Taizé e o Encontro Europeu, e demonstraram disponibilidade para tal.

Para saber as últimas notícias sobre o Encontro Europeu de Jovens em Lisboa, o Paroquias.org preparou um canal de notícias dedicado exclusivamente ao Encontro: ver Canal de Notícias sobre o Encontro Europeu de Lisboa. Durante o encontro, teremos notícias e imagens actualizadas.

Não se esqueça de participar.

Um abraço,

Luis Gonzaga
Equipa Paroquias.org


Re: Bem vindos
Escrito por: Antonio Jose Monteiro (IP registado)
Data: 13 de December de 2004 16:25

Olá a todos!

Só hoje pude entrar em contacto por razões técnicas mas quero louvar a iniciativa e apelar a que todos nos vão deixando as suas reflexões sobre a forma como todo este processo está a correr... Será que a Igreja portuguesa está a aproveitar esta oportunidade?

O que significa para a nossa comunidade o Encontro Europeu? As pessoas têm informação sobre o que vai acontecer?

Abraços

Tozé

Re: Bem vindos
Escrito por: Antonio Jose Monteiro (IP registado)
Data: 13 de December de 2004 16:27

E para já, Notícias para comentar:



Notícias da Peregrinação de Confiança
Lisboa, 8 de Dezembro de 2004


Convidar as famílias a participar
--------------------------------------------
Algumas paróquias já encontraram mais lugares para acolher jovens do que o número por nós indicado. É importante não esquecer que podem continuar a convidar as famílias a acolher e a aceitar as suas fichas de inscrição. O acolhimento em famílias não é apenas um aspecto técnico: a atitude de ousar abrir as portas e o coração para acolher os jovens é um dos pontos fortes destes Encontros. Quanto mais famílias participarem neste acolhimento maior será o impacto do Encontro. Nos casos em que haja demasiados lugares em famílias, pode-se sempre pedir a famílias que se tenham inscrito para receber mais do que dois jovens para acolherem apenas dois. Lembramos que é também importante que haja um contacto directo entre a equipa de preparação e as pessoas que vão acolher. Será possível convidar todos para o encontro com as famílias? A equipa de preparação deverá depois contactar todas as pessoas que acolhem e não puderam participar no encontro com as famílias.
Voltar ao índice

Fonte: Taizé

Re: Bem vindos
Escrito por: Antonio Jose Monteiro (IP registado)
Data: 13 de December de 2004 16:28

«De certeza que também vai acolher...»
--------------------------------------------
Numa paróquia do centro de Lisboa, num domingo de manhã no final da Eucaristia, uma senhora foi falar com o pároco para lhe explicar que não poderia acolher: «O Sr. Prior pediu-nos para acolhermos jovens em nossas casas. Custa-me responder negativamente, mas não poderei acolher. Não sei falar outras línguas, não tenho camas disponíveis e isso tudo é muito complicado para mim». Uma semana depois, a senhora regressou com duas fichas de acolhimento preenchidas e explicou ao padre: «Sabe? A minha vizinha, que nunca vem à igreja, veio ter comigo e disse-me: 'Ouvi falar na rádio do Encontro de Jovens no final do ano e fiquei a saber que podemos acolher alguns nas nossas casas. Eu gostava muito! Como não conheço ninguém da paróquia, e sei que costuma lá ir, decidi vir pedir-lhe informações... de certeza que a senhora também vai acolher...'»

Fonte: Taizé



Editado 1 vezes. Última edição em 13/12/2004 16:36 por Antonio Jose Monteiro.

Re: Bem vindos
Escrito por: Antonio Jose Monteiro (IP registado)
Data: 13 de December de 2004 16:29

Voluntários
--------------------------------------------
Precisamos da ajuda de alguns jovens entre os dias 13 e 18 de Dezembro, das 20h às 22h, para um pequeno trabalho de secretariado na sala de acolhimento da Rua dos Douradores, nº 57. Quem estiver disponível para ajudar poderá enviar um mail a: media@taize.fr.
Entre os dias 26 de Dezembro e 2 de Janeiro, precisaremos da ajuda de pessoas com carro, que possam conduzir pessoas ou transportar coisas a diferentes locais de Lisboa. Quem puder ajudar pode enviar um mail para noticias@taize-lx.net, indicando os dias e horários em que estará disponível. Desde já agradecemos a colaboração e disponibilidade!



Re: Bem vindos
Escrito por: Antonio Jose Monteiro (IP registado)
Data: 13 de December de 2004 16:30

Ajudar os jovens
--------------------------------------------
As contas do Encontro Europeu deixam neste momento prever um défice. Inscreveram-se para o Encontro muitos jovens da Europa de Leste que não poderão dar uma contribuição nas despesas que cubra os custos do Encontro. Quem quiser ajudar os jovens de Leste pode fazer uma transferência bancária para a conta com o NIB 004600122104340019110 ou enviar um cheque em nome de «Encontro Europeu de Jovens em Lisboa» para o Centro de Coordenação do Encontro, no Seminário dos Olivais.






Re: Bem vindos
Escrito por: Antonio Jose Monteiro (IP registado)
Data: 13 de December de 2004 16:31

Será que a boa-vontade vai voltar a vingar?
--------------------------------------------
Recebemos de um jovem de Barcarena a seguinte mensagem: «A nossa Paróquia, onde se contabilizam neste momento 137 famílias de acolhimento, luta contra a falta de meios de transporte. O principal problema reside no facto de as várias localidades da Paróquia serem muito distantes entre si, como é o caso de Leceia e Valejas. Como se não bastasse são ainda locais de difícil acesso, onde os meios de transportes usuais não abundam. Apesar de a Junta de Freguesia de Barcarena já ter disponibilizado um autocarro, tal não é suficiente. É, assim, indispensável assegurar o transporte para estes jovens, desde os locais de acolhimento até aos pontos onde podem ter acesso aos transportes suburbanos, que vão estar ao seu dispor para chegarem à FIL. Nesta Paróquia já se verificaram verdadeiros casos de sucesso, quando o assunto é ajudar. O Grupo Recreativo de Tercena é disto exemplo, cedendo gentilmente o seu espaço para o acolhimento dos jovens, bem como para os encontros da manhã. E desta vez, será que a boa-vontade vai voltar a vingar?»



Re: Bem vindos
Escrito por: Antonio Jose Monteiro (IP registado)
Data: 13 de December de 2004 16:32

Esta semana
--------------------------------------------
Esta semana terá lugar na igreja de Arroios o segundo encontro para todas as equipas de preparação. Sábado, dia 11 de Dezembro, às 15:30h, o encontro começará com uma oração. A partir das 15h, alguns irmãos e jovens voluntários estarão em frente à igreja, acolhendo os que forem chegando, para podermos começar a oração sem atrasos.
Hoje, dia 8, não haverá oração em S. Nicolau.




Re: Bem vindos
Escrito por: Antonio Jose Monteiro (IP registado)
Data: 13 de December de 2004 16:34

Uma oração do irmão Roger
--------------------------------------------
Jesus, nossa alegria, o simples desejo da tua presença é já o começo da fé. E, na nossa vida, essa realidade escondida que é a espera faz brotar fontes: a bondade, a gratuidade e também essa harmonia interior que vem do Espírito Santo em nós.



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.