Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Taizé

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Oração de Taizé
Escrito por: Ricardo Oliveira (IP registado)
Data: 07 de October de 2004 21:48



Oração de Taizé

Com o grande objectivo de prepararmo-nos melhor para o Encontro Europeu de Jovens, a ter lugar no final deste ano em Lisboa, o Grupo de preparação da Paróquia de Sacavém achou por bem organizar noites de oração aberto a todos os que aceitarem o desafio!!!!

A partir de amanhã, dia 8 de Outubro. Todas as Sextas-Feiras ( De Outubro até Dezembro) pelas 21h haverá Oração de Taizé no Santuário de Nª Srª da Saúde, em Sacavém.

Após a Oração estaremos dispostos para esclarecer todo o tipo de dúvidas. E se kiseres junta-te até nós. Toda a ajuda é bem-vida. "
A riqueza está mais em servir do que em ser servido" Contamos contigo!

Seremos capazes de Acolher?

Permanecemos em comunhão!!!

Ricardo Oliveira
Contacto local: Ricardo Oliveira - 91 957 13 75 ( das 1oh - 18h )



Ricardo Oliveira

Re: Oração de Taizé
Escrito por: Ricardo Oliveira (IP registado)
Data: 17 de October de 2004 22:39


* O que é Taizé?
O Papa João Paulo II visitou a comunidade de Taizé no dia 5 de Outubro de 1986. Depois da oração em comum com todos os que estavam em Taizé, o Papa teve um encontro com os irmãos da comunidade.
Caros irmãos, na intimidade tão familiar deste breve encontro, eu gostaria de vos expressar o meu afecto e a minha confiança com estas simples palavras, pelas quais o Papa João XXIII, que tanto vos amava, saudou um dia o irmão Roger: "Ah, Taizé, essa pequena Primavera!" O meu desejo é que o Senhor vos guarde como uma Primavera que desponta e que ele vos guarde pequenos, na alegria evangélica e na transparência do amor fraterno.

Cada um de vós veio aqui para viver na misericórdia de Deus e na comunidade dos irmãos. Consagrando-vos a Cristo com todo o vosso ser, por amor a ele, encontrastes uma e outra.

Mas mais ainda, sem o ter procurado, vistes chegar até vós, aos milhares, jovens vindos de todo o mundo, atraídos pela vossa oração e pela vossa vida comunitária. Como não pensar que estes jovens são o dom e o meio que Deus vos oferece para vos estimular a permanecer juntos, na alegria e na frescura de uma entrega, como uma Primavera para todos os que buscam a vida verdadeira?

Nos vossos dias, o trabalho, o repouso, a oração, são vivificado pela Palavra de Deus que se apodera de vós, vos guarda pequenos, isto é filhos do Pai celeste, irmãos e servos de todos na alegria das Bem-aventuranças.

Não esqueço: na sua vocação única, original e até, em certo sentido, provisória, a vossa comunidade pode suscitar a admiração e encontrar a incompreensão e a dúvida. Mas, por causa da vossa paixão pela reconciliação dos cristãos numa comunhão plena, por causa do vosso amor pela Igreja, estou certo de que sabereis continuar a estar disponíveis à vontade do Senhor.

Escutando as críticas ou as sugestões dos cristãos das diferentes Igrejas e comunidades cristãs para reter o que é bom, permanecendo em diálogo com todos, mas não hesitando em expressar as vossas expectativas e os vossos projectos, não decepcionareis os jovens e contribuireis para que nunca esmoreça o esforço desejado por Cristo para conseguir reencontrar a unidade visível do seu Corpo, na plena comunhão de uma mesma fé. Vós sabeis o quanto, pela minha parte, considero o ecumenismo como uma necessidade que me compete, uma prioridade pastoral no meu ministério, para o qual conto com a vossa oração.

Querendo ser vós mesmos uma "parábola de comunidade", ajudareis todos os que encontrardes a serem fiéis à sua pertença eclesial que é o fruto da sua educação e escolha de consciência, mas também a entrar sempre mais profundamente no mistério de comunhão que é a Igreja no desígnio de Deus.

Pelo dom que concede à sua Igreja, Cristo liberta, com efeito, em cada cristão as forças do amor e dá-lhe um coração universal de artesão de justiça e de paz, capaz de unir à contemplação uma luta evangélica para a libertação integral do homem, de todo o homem e do o homem todo.

Caros irmãos, agradeço-vos por me terdes convidado e por assim me terdes dado a oportunidade de voltar a Taizé. Que o Senhor vos abençoe e vos guarde na sua paz e no seu amor.

* A Oração em S. Nicolau:

"Vinde e Vêde": De 2ª a 6ª Feira às 19h15 na Igreja de São Nicolau, em plena Baixa Lisboeta. O que podeis encontrar aqui? Um espaço onde podes descansar após um dia de trabalho e deixar que o Amor de Deus inunde todo o teu ser. Quando confiamos a nossa vida nas mãos de Deus descobrimos a claridade de uma esperança: Tornamo-nos mais atentos aos outros. Em cada final de tarde vem descobrir a beleza da oração, apoiada por uma melodia muito suave, ( frases muito simples, mas de uma profundidade extrema, que te permitem entrar no mistério de Deus) É lindo ver como grupos tão diferentes se unem para confiar as suas vidas nas mãs d Deus e serem sinais de Reconciliação no meio do mundo. Um desafio a construir um mundo novo. O que caracteriza a oração? Simplicidade, Confiança, comunhão, encontro...

Um abraço
Ricardo Oliveira



Ricardo Oliveira



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.