Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2
Igreja Universal do Reino de... Edir
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 13 de August de 2002 06:50


Certamente que estarão a par da "Cruzada Evangelística" realizada este fim-de-semana pela "Igreja Universal do Reino de Deus". Apareceu nos noticiários das televisões nacionais, apresentando as "tremeliquices" do costume...

Deixem-me dizer-vos que é impressionante como o Cristianismo cada vez mais se confunde com terapias espirituais fortes (leia-se, com muita alienação à mistura), curandismo e crendices, depósito da "fé" nos milagres e "exorcismos", em boa parte devido por um lado à falta de formação dos católicos, que acorrem ao milagre nos santuários marianos, como pelas igrejas protestantes pentecostais (como a IURD e Assembleia de Deus).

Mas porque é que isto ainda atrai tanto as pessoas? Claro, a ignorância, a doença, o anonimato e infelicidade nas relações humanas criam o palco mental para que algo assim seja compulsivamente apelativo. Mas, o que dizer perante milhares de pessoas que se mantém nisto, num encontro de fim-de-semana, aqui entre nós? Como é que uma igreja que nasceu há 25 anos tem hoje (segundo dados oficiais - muitíssimo discutíveis, já que a esmagadora maioria usam a IURD uma e outra vez só pela "terapia") METADE do número de católicos em todo o mundo? Que alternativas pastorais apresenta a Igreja Católica? Será que o Renovamento Carismático Católico é a melhor solução para essas pessoas - funcionando como uma porta de entrada na Igreja, promovendo sempre e cada vez mais uma evangelização sistemática da fé e refreando as "necessidades milagrosas"?

Aqui fica uma notícia que dá que pensar...


Uma fortuna no valor de mil milhões de euros
2002-08-10 22:29:23

Não há condenações definitivas, mas a Igreja Universal e o bispo Edir Macedo e a Igreja Universal são alvo de várias acusações. No entanto, não há um único tribunal no mundo que tenha já declarado uma "condenação". O património imobiliário e na área dos media tem sido o alvo das autoridades, pois não há grupo da comunicação social que a IURD não tenha tentado comprar. Em Portugal, a Lusomundo foi a escolhida, não conseguiu, mas adquiriu o cinema Império e várias rádios.

No Brasil Macedo foi comprando, comprando, através do seu sobrinho, o bispo Crivella, que negociou a compra de um grupo de jornais diários num valor, num valor aproximado de 50 milhões de dólares. Uma briga entre os herdeiros deste grupo foi o que aguçou o apetite da IURD para o comprar. Dele faziam parte os jornais O Estado de Minas e Correio Braziliense, ambos líderes em circulação em Belo Horizonte e Brasília, além do Jornal do Comércio do Rio de Janeiro.

Durante a operação, a IURD foi avisando que dinheiro não era problema. "O negócio será fechado sem a particpação de bancos, será em cash", explicou uma fonte da igreja à comunicação social. O bispo-sobrinho Crivella tem um avião particular de 18 lugares, onde viaja sempre.

A IURD e as empresas do bispo formam hoje um grupo com valor acima de mil milhões de euros, segundo a imprensa brasileira. Para muitos, esse valor é modesto, diante do potencial real. A igreja é, sem dúvida, a fonte de receita, mas os investimentos feitos são muitos. O principal é a rede de televisão Record, a terceira maior em audiência, logo após a Globo e a SBT.

A Record é um investimento e dá poder ao Bispo Macedo, já que são muitos os políticos a querer aparecer. Além da Record, Macedo controla a rede Mulher - que apesar do nome dedica-se ao público em geral, por TV por assinatura - e a Rede Família de Televisão, que concorre com a Rede Vida, da Igreja Católica.

O bispo da IURD é ainda dono da Rede Aleluia de Rádio, mais conhecida como Rádiocomunicação para a Evangelização do Povo de Deus. Dados recentes mostram que, entre os evangélicos 31% são da Assembleia de Deus e apenas 16% da IURD, mas ninguém duvida da maior expansão empresarial desta última.

Na TV Record, a IURD usa uma tática inteligente: a programação é normal durante o dia, apresenta shows, programas de auditório e tudo mais. Pela madrugada é que começam a ser veículadas mensagens religiosas.

Na Internet, a IURD conta com o portal Arca do Universo. Macedo apostou na Gráfica Universal, que edita o jornal semanal Folha Universal, com tiragens que chegam a superar os 1,4 milhões de exemplares no Brasil e com versão simplificada para Portugal e comunidades africanas de idioma português. Nem os japoneses ficaram de fora. Para eles, Macedo edita o Universal Shinbun, do mesmo modo que El Universal, em Buenos Aires, serve os argentinos. As revistas Plenitude e Obreiro da Fé somam 550 mil exemplares semanais.

A compra da TV Record, em 1992, foi o grande passo empresarial de Macedo e da sua igreja, mas também lhes trouxe grandes agruras. Ele foi formalmente acusado pela alfândega e pela Polícia Federal de contrabando na importação de equipamentos e de uso de terceiros - conhecidos como "laranjas" - para aparecerem como donos da emissora, quando todos sabem que ele é o proprietário real.

O Tribunal Regional Federal de São Paulo iniciou um processo contra ele em junho de 2000, por esse motivo. A imprensa noticiou que Macedo instruiu os seus deputados a votarem contra uma lei que aumentava a punição a crimes contra a previdência social, por estar ele às voltas com processos dessa área. Até ao momento, sabe-se de uma multa aplicada em 1997, por desvio de dinheiro, pela receita federal, no valor de 90 milhões de euros.

Ao comprar a TV Record, Macedo não pagou impostos, sob a alegação de que as igrejas estão isentas desse "desconforto". No entanto, a Secretaria da Receita Federal iniciou um processo contra o bispo, sob a alegação de que essa isenção só vale para actividades religiosas e não para operações comerciais, como é a compra de uma televisão.

Esta obsessão pelos media e pelo seu poder, levaram Macedo a lutar na justiça para conseguir o título de jornalista e a tornar-se num escritor de best-sellers, ao publicar 34 livros, alguns atingiram os dez milhões de exemplares.

Depois de tudo isto, só falta uma coisa: uma instituição bancária. E a IURD conseguiu: o Banco de Crédito Metropolitano, mas foram tantos os problemas com o Banco Central que desactivaram. O banco foi acusado de sonegação de imposto de renda. Apenas em 1996 sofreu 213 autuações, por irregularidades de contabilidade.

Fonte DN

Re: Igreja Universal do Reino de... Edir
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 13 de August de 2002 10:28

João:


Como sabes, vivemos num mundo em que impera o desespero silencioso.
As pessoas perderam a Fé. Não sabem esperar. Não querem esperar. Não sabem admitir que os problemas, com maior ou menor gravidade, fazem e têm de fazer parte da vida. E, das duas uma: ou desistem de tudo, ou viram-se para este tipo de promessas de soluções imediatas para os seus problemas.
Este senhor é, assim, muito esperto: aproveita-se do desespero das pessoas e, em vez de colaborar com elas, de as ajudar verdadeiramente, exorciza-lhes o espírito e a carteira. E, assim, as pessoas vão criando dependência deste tipo de "ajudas".
Eu comparava esta IURD e todas as suas colegas de actividade (de que a Maná é também exemplo) a uma droga: dá-nos a sensação de estarmos muito bem, não nos resolve os problemas (porque não os identifica) e cria-nos dependência.
O senhor Edir Macedo (eu recuso-me a chamar-lhe bispo, pois isso seria ofender os que o são na verdade) é um dealer de drogas mentais e espirituais. Enriquece à custa do desespero alheio. E é, assim, um prevaricador de pior espécie.


Anna

Re: Igreja Universal do Reino de... Edir
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 13 de August de 2002 14:26

Curiosamente , estas seitas obedecem a alguns "princípios". As palavras, pecado, satanás, espíritos, possessão, são as mais ouvidas. Nao existem doenças mas "maus espíritos ". Apela-se a valores "cristãos" como a abstinência sexual fora do casamneto, proibição do sexo antes do casamento, e outros que tais. O sexo é o maior pecado. Cura-se tudo - adultério, toxoicodependência, cancro. Um verdadeiro supermercado de curas milagrosas....
Outra regra de ouro é não contestar muito as palavras da autoridade máxima... De forma nehuma!
Ah e apela-se constantemente á caridade, ao sacrifício, á renúncia de si mesmo em função de Deus... O dízimo tem assim a sua justificação...

ana

Re: Igreja Universal do Reino de... Edir
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 13 de August de 2002 18:07

Tenho uma tia que anda metida nesta seita. Um dia, ela lembrou-se de convidar a minha mãe para ir a uma das sessões que tinham lugar nas Laranjeiras.
A minha mãe aceitou (sempre estava para ver o que aquilo era).

No decorrer da sessão, no meio do delírio geral, uma mulher foi "exorcizada". A minha mãe nunca riu tanto na vida. E ainda se riu mais quando se apercebeu que a mulher tinha sido paga para dar tamanho espectáculo!!!!
Só tenho pena dos que caem no engodo...


Sabem? Acho que o Estado deveria acabar com o sigilo bancário (mas de surpresa) só para apanhar estes filhos da...e corre-los de cá aos pontapés!
Deus me perdoe, mas era o que estes prevaricadores mereciam e ainda era pouquíssimo!
Aproveitarem-se da desgraça alheia em proveito próprio! Inferno com eles!!!!



Anna

Re: Igreja Universal do Reino de... Edir
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 15 de August de 2002 06:55


Concordo inteiramente com a tua compreensão. Sim, chamar "bispo" a alguém assim é totalmente despropositado... Esse é um assunto de apologética, pois em verdade, fora das igrejas de fé católica de sucessão apostólica, ninguém tem autoridade para ser bispo (precisamente porque não têm autoridade para constituir igreja). As novas dependências e escravizações, os neo-conservadorismos, parece que vieram ficar: são as liberalizações devidas à incapacidade de lidar com os assuntos e de edificar valores comuns, ou como reacção ao mesmo problema, a isolação, o entrincheiramento e o sectarismo... Tudo porquê? Uma sociedade RELATIVÍSTICA, onde só conta o que EU DECIDO POR MIM, O QUE EU FAÇO COMIGO MESMO, AQUILO EM QUE ACREDITO... Nega-se em grande parte valores comuns porque se nega o amor, onde prevalece o individualismo e o egoísmo.


Às tantas também sinto isso, ser intolerante com aquilo que não merece ser tolerado por quaisquer padrões (a enganar as pessoas e a blasfemar contra o próprio Deus)... :o) Esta é mais uma prova de fé: temos agora de ser capazes de convencer, pelo menos, os nossos familiares que se deixam enredar por isso e descobrir porquê o fizeram. Depois, sermos capazes de responder a essas necessidades, envolvendo-nos de uma forma ou outra na solução. Não podemos ser assim tão "para o Inferno com eles", percebes? É necessário suportá-los, falar com eles, compreendê-los e ser para eles o que mais ninguém foi. Assim é que se levam as almas para o Céu, sendo cristãos de verdade.

Quando vou às orações com cânticos de Taizá na igreja paroquial de S. Tomás de Aquino, precisamente nas Laranjeiras, passo por lá! Outro aspecto importante é a táctica que a IURD tem adoptado, pelo secretismo. Assim, reparei que recentemente taparam a placa que tinham por cima da porta que lia "IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS", com um toldo que desta vez versa "ATENDIMENTO ESPIRITUAL"... :o) Incrível... Já sabem que se se expuserem serão condenados abertamente e assim, dando pouco nas vistas, conseguem alcançar os menos cautelosos. De facto, eles apostam apenas nas grandes manifestações esporádicas para alimentar a "fé" dos seus membros, confortá-los com a presença de tanta gente e estimulá-los a se manterem no culto e a trazerem mais "irmãos" lá para dentro.

Agora que penso nisso, sabem o que me faz lembrar aqueles "exorcismos"? Candomblé!! Até porque de facto o Brasil está cheio dessas religiosidades africanas... Muitos protestantes culpam, e com razão, os (alguns!!) católicos de sincretismo com esses cultos. Aí, os santos misturam-se com as divindades africanas. Ao que parece, a IURD mantém o fundamentalismo da iconoclastia, mas encontra grande proveito no "exorcismo"...

Já agora, o que é que disseram ou fizeram à tua mãe? Certamente que não devem ter achado piada a ela se rir daquilo tudo...! Ou não foi a única? :o)

Re: Igreja Universal do Reino de... Edir
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 16 de August de 2002 00:01

Calma João :) a IURD tem metade dos membros que a Assembleia de Deus e não da Igreja Católica. São pouco mais de um bilião o número de católicos no mundo. Os membros da IURD não chegam a meio milhão.

Não me surpreende que ainda haja pessoas que necessitam de algo como a IURD. Há pessoas ainda em busca da felicidade em milagres e curandices rápidas, esquecendo que a felicidade encontra-se dentro delas. Por isso acontece a IURD, os Manás e todos os outros cultos que surgem sabe-se lá de onde, e professam sabe-se lá o quê, e que de Cristo tem muito pouco.

Luis

Re: Igreja Universal do Reino de... Edir
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 16 de August de 2002 06:59


Bem Luís, não sei, foi o que ouvi dizer... Talvez tenha confundido 500 mil com 500 milhões...

Mas acho o que contribuiu para isso foi o facto de ser uma igreja tão grande... Tem o maior "templo" da América latina (e talvez o maior do mundo" e existe uma estatística de que abrem 4 novas igrejas, em qualquer ponto do globo, todos os Domingos. Será mesmo...?

A minha mãe conhece uma senhora que é membro da "Maná". Há coisa de um mês ela caiu de um banco (já está - quase - boa!) e essa senhora foi logo pegar na Bíblia dela (que deve trazer sempre com ela na bolsa) e "fazer uma oração" pela minha mãe... Bem, isto qualquer dia é feitiçaria! Sei também que existem grupos a promover a "Cientologia" ou "Ciência Cristã", que dizem que não é preciso ir ao médico para nos curarmos. Parece-me que há Testemunhas de Jeová que também acreditam nisso. Enfim... Há que dar mais poder sobre o próprio corpo às pessoas, mas tem que passar pelas áreas médicas. Uma saúde mais autónoma e menos dependente dos serviços de saúde, mas devido a um maior esclarecimento por parte do doente e não por uma curandice sem sentido... nem verdadeiro resultado!

João

Re: Igreja Universal do Reino de... Edir
Escrito por: Moisés Alves (IP registado)
Data: 23 de August de 2002 17:03

Sr. João,

Apenas uma pequena correcção no seu texto acima.
As Testemunhas de Jeová não acreditam que a "oração da fé" cure males físicos. Dá certamente alívio em tempos de crise ou necessidade espiritual - e não só, é claro - mas isso não substitui para as Testemunhas a necessidade de consultarem médicos, em busca de tratamentos para qualquer tipo de problema físico.

Cumprimentos,
Moisés

Re: Igreja Universal do Reino de... Edir
Escrito por: Jennifer (IP registado)
Data: 24 de August de 2002 02:55

You right a lot... and your mail box is full... how else can I get through to you? I need someone to show me God again. I haven't seen Christ in anyone these days...

Re: Igreja Universal do Reino de... Edir
Escrito por: Luís Vida Boa (IP registado)
Data: 25 de August de 2002 17:59

O Bispo Edir Macedo, quando está na falência, organiza cruzadas lucrativas em países em crise de fé, como é o caso de Portugal. Albraba o povo, faz a sua teologia barata, encanta este e aquele, abre-lhes as carteiras e enche as suas contas bancárias.

Ele consegue fazer tudo isto, porque em Portugal dão-lhe permissão para tal.

Enquanto a pastoral dos doentes na igreja católica, continuar tão mixuruca como é, o Edir Macedo, vai escolhanbando a fé verdadeira e ganhando o seu dinheiro em nome de Jesus.

Na verdade, quem parece estar preocupado com os doentes é o Edir Macedo e não os que se dizem guardiões da verdadeira fé.

Jesus não se esquecia de ninguém, nem mesmo dos doentes. Se a medicina não funcionava, ela apelava para o Pai e resolvia o problema das pessoas, sem preocupar-se se depois o seguiam ou não.

Cumprimentos!

Re: Igreja Universal do Reino de... Edir
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 26 de August de 2002 09:32

Edir Macedo preocupado com os doentes? Essa é boa! Está, isso sim, é preocupado em arranjar viciados em curas, imaturos espirituais que lhe enchem e bem a carteira!







Anna

Re: Igreja Universal do Reino de... Edir
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 27 de August de 2002 18:47


Luís, podes apagar esta mensagem e aquela da "Jennifer"? Foi uma pequena confusão! :o)

João

Re: Igreja Universal do Reino de... Edir
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 27 de August de 2002 18:51


Sr. Moisés,

Eu disse "há Testemunhas de Jeová que também acreditam nisso"! Como a maior parte delas estão um pouco desconcertadas em relação ao que é suposto acreditarem, não admira que neste caso isso também se verifique... Não sei se está a falar em nome de todas as Testemunhas, mas enfim, não lhe posso garantir nada, apenas que ouvi dizer isso (por acaso parecia-me ser uma fonte oficial mas como já não me lembro onde, fica a sua palavra, que por mim não garanto nada).

João

Re: Igreja Universal do Reino de... Edir
Escrito por: Lost Friend (IP registado)
Data: 03 de September de 2002 02:20

Não era uma confusão pequena! Era um pulo enorme para tentá-lo e começar esvaziar sua caixa postal dum raio!

Re: Igreja Universal do Reino de... Edir
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 08 de September de 2002 23:18

EStes fenómenos como a IURD deveriam levar os católicos a reflectir com mais profundidade. Porque existem estes fenómenos? Que necessidades espirituais profundas procuram as pessoas que se acolhem nestes movimentos?
De que forma a Igreja Católica pode acolher estas pessoas sedentas de ajuda?

Re: Igreja Universal do Reino de... Edir
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 09 de September de 2002 10:32

Acho que a IURD e as seitas cristãs em geral, fazem uma coisa melhor que a Igreja Católica: o acolhimento. Para quem não faça parte duma comunidade, a participação na missa dominical traduz-se na maior parte dos casos, numa participação vazia de relação humana com os demais.

Temos de aprender a acolher e fazê-lo mais frequentemente. Temos de tomar consciência que a nossa Igreja é a casa de Deus, mas também nossa casa, tal e qual como quando recebemos pessoas na nossa casa as acolhemos, também as deveremos acolher quando vão à nossa Igreja.

Luis

Re: Igreja Universal do Reino de... Edir
Escrito por: Pinto (IP registado)
Data: 22 de September de 2002 21:21

Apoiado Luís, foste mesmo directo ao centro do problema "participação vazia de relação humana com os demais".

Re: Igreja Universal do Reino de... Edir
Escrito por: gabrielandre (IP registado)
Data: 19 de March de 2004 19:30

Boa tarde a todos ! ! !

E que a Paz o Senhor Jesus, venha encher vossos corações ! ! !

Criticamos...Criticamos... e o que fazemos???

Tende Fé em Deus.( Marcos 11,22) e não em terceiros

"AMARÁS O SENHOR TEU DEUS DE TODO O TEU CORAÇÃO, COM TODA ATUA ALMA, COM TODA A TUA FORÇAE COM TODO O TEU PENSAMENTO, E A TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO." ( Lucas 10,27)

O MEU JUSTO VIVERÁ PELA FÉ...( Hebreus10,38)

Em vez de julgarmos, que tal orarmos ao SENHOR NOSSO DEUS, PARA QUE ELE QUE É JUSTIÇA, QUE JULGUEM.

Que o Senhor Jesus os abençoe abundantemente.

Re: Igreja Universal do Reino de... Edir
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 19 de March de 2004 19:52

Mais uma repetição sem corte.

Re: Igreja Universal do Reino de... Edir
Escrito por: Gabriel (IP registado)
Data: 13 de April de 2004 20:42

Boa tarde ! ! !

Que a Paz do Senhor Jesus venha encher vossos corações.

O que ocorre é que vivemos em um país com muitas crenças. E que em vez de confiarmos e depositarmos nossa FÉ somente no SENHOR JESUS, DEPOSITAMOS EM SANTOS, ORIXÁS E GUIAS, CARTAS E TÁRO AÍ SURGE a critica contra as "Igrejas Evangélicas" principalmente a Igreja Universal do Reino de Deus, a que atualmente cresce em nosso país. É que as pessoas estão caindo na realidade de que só existe JESUS O CAMINHO A VERDADE E A VIDA.
Que Deus os Abençoe Abundantemente Gabriel

Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.