Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12345Próximo
Página actual: 1 de 5
Catolicos Não praticantes??? Isso não existe.
Escrito por: Padre João luis Paixão (IP registado)
Data: 13 de May de 2004 03:20

Sempre que atendo noivos e lhes pergunto a situação perante a fé, mais de 99% me diz ser catolico não praticante. Eu digo-lhes sempre que tal não existe. O ser define-se pelo agir. Mão é possivel ser esposo não praticante, trabalhador não praticante. Ou se é ou não se é. Os mornos Deus vomita-os como diz o Apocalipse.
Esta semana, uma noiva não admitiu que no processo eu escrevesse o que sempre escrevo nesses casos - Baptizada. Achou que eu tinha de por Catolica não praticante. Eu disse que tal não existe. Mas a menina insistiu, sem grande sorte, porque não puz.
Creio que a maioria dos portugueses, que foram apenas baptizados na Igreja Catolica, se assumem como Catolicos não praticantes. Há aqui uma enorme incongruencia. O nome correcto seria catolicos socialites - so vao a Igreja a casamentos, baptizados, funerais e afins. Cheios de fé, ate vão a Fatima acender velas - apesar de Nossa Senhora em Fatima nunca ter falado em velas, nem me consta que tenha pedido que lhe acendessemos alguma.
Que pensam os meus colegas de Forum.

Re: Catolicos Não praticantes??? Isso não existe.
Escrito por: Taliban (IP registado)
Data: 13 de May de 2004 09:45

concordo. a mmaior parte das pessoas frequenta a Igreja por uma quedstão social. é ver as Festinhas de catequese como festa da Palavra, a festa do Pi nosso a primeira Comunhão, etc. Um verdadeiro evento social, com os paizinhos e avós a acotovelarem-se com as roupas mais in, fotófrafos e afisn a disputarem os melhores ângulos e o jet set tooa a cumprimentar-se... No dia a dia da vida comunitária onde estão?

Mas a culpa não é só deles. As estruturas da Igreja ainda são demasiado fechadas aos leigos e baseiam-se nu rígido cçlericalismo. por outro lado, a amior parte das missas, por exemplo é uma verdadeira seca .

Re: Catolicos Não praticantes??? Isso não existe.
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 13 de May de 2004 11:17

Também não concordo com o termo "Católico não-praticante". É tão incoerente como "Celibatário não-praticante" ou "Vegetariano não-praticante".

Costumo dizer que as pessoas que se consideram "Católicos não-praticantes" são apenas 'Cristãos'. Acho que o simples termo "Cristãos" não tem nada de negativo, muito pelo contrário. Acreditam em Deus, em Jesus Cristo, na Santíssima Trindade (quando sabem o que ela é...), mas não frequentam a Igreja Católica, ou por não acreditarem nela, ou porque não gostam de um ou de outro aspecto que ela tem, ou ainda porque tiveram uma experiência negativa no passado. Qualquer que seja a razão, se acreditam em Deus e em Jesus Cristo como seu único Filho, são Cristãos.

Pode ainda haver uma outra "categoria" de Católicos não-praticantes: os Católicos-preguiçosos, que apenas por preguiça não vão a missa, mas se por preguiça não alimentam a fé, quase que se pode criar outra "categoria": os "Católicos-anoréticos". ;-)

Luis

Re: Catolicos Não praticantes??? Isso não existe.
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 13 de May de 2004 11:38

Eu acho que quem se diz católico não praticante revela disponibilidade para ouvir os ensinamentos da Igreja.
Quem recebeu o baptismo (a luz) pela Igreja Católica é católico, se se diz católico e reconhece a autoridade de Jesus Cristo e da Igreja Católica. Se não pratica os sacramentos como é suposto, eu diria que é um católico faltoso. Mas de faltoso em geral é reconhecido que todos temos alguma coisa. Acho portanto que, sempre que oportuno, deve ser lembrado aos que se afirmam católicos não praticantes o essencial da fé. Não nos podemos esquecer que os últimos a chegar poderão receber o mesmo que os primeiros.
\O/
AOMSoares

Re: Catolicos Não praticantes??? Isso não existe.
Escrito por: Hugo (IP registado)
Data: 13 de May de 2004 12:31


Luis:
Bestial, a tua segmentação!!!

;)

Hugo

Re: Catolicos Não praticantes??? Isso não existe.
Escrito por: Augusto (IP registado)
Data: 13 de May de 2004 16:53

Pe. J. Luis

O senhor, parece ser um teimoso entre os teimosos :). A teimosia nunca leva ninguem a lado nenhum. Se a noiva queria que pusesse que era catolica-nao-praticante, devia por, sempre podia ser mais uma que voltasse a igreja. Em alguns padres, falta-lhes a humildade!

Alguns padres, ao entrarem numa igreja, pensam que sao eles que mandam. Mentira! Eles num mandam neles proprios, certo?

Re: Catolicos Não praticantes??? Isso não existe.
Escrito por: Taliban (IP registado)
Data: 13 de May de 2004 20:13

mas os "Católicos-anoréticos". estão na moda ó luís!!... olha a santinha de balasar...

;-)

Re: Catolicos Não praticantes??? Isso não existe.
Escrito por: Padre João luis Paixão (IP registado)
Data: 14 de May de 2004 00:13

Está muito enganado meu caro Augusto. Em mim manda Deus, atravez do meu Bispo. Nunca mandaria uma noiva que nunca vi e antes e que quer casar porque sonhou que ia casar de branco na Igreja e que o padre é um criado dela para fazer o que ela quer. Como é obvio não me dá ordens, e eu nao sou padre para fazer as vontadinhas ás pessoas. Estou lá para anunciar o Evangelho de Cristo.
Depois engana-se no que toca à noiva, porque nunca teve qualquer intuito de voltar à Igreja, pelo facto de so la ter ido uma vez para ser batptizada - dito por ela não ter paxorra para coisas de Igreja.
Como tal não o fiz nem farei quaisquer outras coisas que vao contra a minha consciencia. Jesus não agradou a todos e eu não tenho o minimo interesse em agradar a toda a gente. As pessoas ou vão à Igreja por causa de Cristo, ou se vão porque o padre é um porreiraço...... mal vao as coisas. Não sou um padre porreiraço. Anuncio o Evangelho com a dureza qie ele tem "nem todos os que dizem Senhor Senhor entrarão no reino dos ceus, mas aqueles que fazem a vontade de meu Pai."

Re: Catolicos Não praticantes??? Isso não existe.
Escrito por: Taliban (IP registado)
Data: 14 de May de 2004 00:16

A vontade do pai não é a vontade dos padres...

Re: Catolicos Não praticantes??? Isso não existe.
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 14 de May de 2004 01:14

Pe. João Luis,

Essa experiência chama a atenção para a hipótese de a Igreja ser mais "exigente" e celebrar os sacramentos, nomeadamente o Matrimónio, apenas aos comprometidos na comunidade.

Se se sabe antecipadamente que os noivos não são católicos, ou são simplesmente "católicos não-praticantes", não estão comprometidos com a comunidade, provavelmente nem sequer vão dar uma educação cristã aos seus filhos (requisito para o matrimónio), terá o sacramento validade como sacramento?

Como reagiria a sociedade se de repente a Igreja apenas casasse os comprometidos com a Igreja? Afinal de contas, o casamento civil é plenamente reconhecido pela sociedade. Suspeito que as alas mais laicas da sociedade iriam reprovar tal espírito "discriminador" da Igreja ;-)
Decerto que se fariam menos casamentos "para a fotografia", os próprios padres teriam mais tempo livre para a comunidade e aqueles que verdadeiramente quisessem casar pela Igreja, fariam o esforço de se comprometer com a comunidade.

Luis

Re: Catolicos Não praticantes??? Isso não existe.
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 14 de May de 2004 02:43

Caro P. João:

Acho bem que se faça tudo por esclarecer as pessoas sobre a seriedade do casamento católico e que se evitem "fantochadas" para a fotografia e "placet social". Seria bom que muitos não se realizassem, pois, a meu ver, são nulos. Mas, infelizmente, vejo que há muitos párocos com grande "défice comunicacional" no que diz respeito aos casamentos. Às vezes tenho a impressão que alguns fazem desse momento o "seu" momento de mostrarem quanto vale o seu poder...

É que não basta ter razão e estar protegido pelos cânones... Há que saber explicar as razões da forma que as pessoas possam compreender e evitando o autoritarismo que é a fonte (e consequência) do clericalismo que ainda grassa na Igreja. Confesso que não gostei muito do tom da sua mensagem, mas admito que seja uma questão de leitura minha. As pessoas não pedem que os padres sejam "porreiraços", mas também não perdoam o autoritarismo.

É precisamente de autoritarismo por parte de muitos párocos que se queixam muitos católicos, não necessariamente desses que se apelidam de "católicos não praticantes", mas de católicos "normais"... E poderia dar dois exemplos flagrantes, com poucos dias, de pessoas das minhas relações. A forma como algumas normas são "comunicadas", sem serem suficientemente explicadas e o modo como se tratam alguns casamentos, por exemplo, nos santuários, dá que pensar. Acho que há muitos abusos, prepotência e deficiente consciência pastoral...

Vi com alguma pena que há umas semanas uma boa parte das mensagens que aqui se escreviam versavam sobre críticas ao padre A, B ou C, onde tudo servia para queixumes e críticas (incluindo as cuecas que o pároco, deixava desarrumadas e espalhadas pela casa!). Não se pode alinhar por este discurso, mas também me parece que os padres deviam prestar mais atenção à forma como comunicam, como (não) preparam as homilias (em muitos sítios é um verdadeiro escândalo!), como explicam normas...

Não leve isto como crítica pessoal (embora eu não tenha apreciado demasiado o tom de algumas das suas mensagens), mas como um momento de escuta do sentir das pessoas que, mesmo quando criticam, sentem a Igreja como sua.

Alef

Re: Catolicos Não praticantes??? Isso não existe.
Escrito por: Augusto (IP registado)
Data: 14 de May de 2004 06:11

O padre esta totalmente enganado. Uns transmitem a fe, outros padres tiram a fe.
Eu tenho para comigo, que um padre devia ser como um pai, acarinhar todos por igual. Se essa noiva se dirigiu ao padre ou porque tem alguma fe ou quer seguir a tradicao, mas nunca e tarde para voltar a ter fe!
Entao, o senhor padre nao e criado da noiva, mas os que andam a sua volta, desde os da limpeza da igreja, aos ministros eucaristicos, leitores, etc. Sao seus criados? Quem ganha dinheiro na igreja, apenas o padre, certo?
O meu caro senhor, o seu cerebro, num pensa como um ministro de cristo!

Re: Catolicos Não praticantes??? Isso não existe.
Escrito por: Taliban (IP registado)
Data: 14 de May de 2004 07:44

Eu só acho é que a missão dos Padres é acolher . SE tivessem o mínimo de sensibilidade e bom senso aproveitariam a oportunidade das pessoas ditas "não praticantes" se aproximarem da igreja novamente para contraír matrimónio pra as evangelizar e acolher.

Re: Catolicos Não praticantes??? Isso não existe.
Escrito por: Padre João luis Paixão (IP registado)
Data: 14 de May de 2004 15:31

Concordo inteiramente com o Alef. As pessoas criticam o padre, porque alguem tem de ser criticado quando não fazem as coisas como eles querem.
Vivemos num pais, em que já não ha uma matriz cristã na sociedade. As pessoas olham os sacramentos não como sinais da graça salvadora de Cristo, não para serem santos, mas do seu aspecto social.
Mais de metade dos noivos que me aparecem para casar, não querem o Sacramento do Matrimónio. Querem sim casar na Igreja. A sala é bonita, faz parte do imaginário casar numa igreja e entrar com a marcha nupcial etc. O Sacramento em si, a grande maioria não conhece e nem está muito interessado. Não se recebem sacramentos sem estar em graça e eu proponho-lhes antes, para receberem o sacramento do Matrimonio a reconciliação. Até hoje so 4 pessoas o aceitaram. Dizem que não acreditam nestas coisas, que o padre é esquesito etc.
Entram na Igreja parece a praça da ribeira, gritam berram, poem-se em cima dos bancos etc. A noiva chega à hora que quer porque "O padre que espere que é obrigação dele" como me disse uma noiva com 50 minutos de atrazo e outro casamento á porta à espera.
As pessoas olham a igreja como uma central de serviços, um supermercado ao qual vamos comprar o que queremos e tem de ser como nós queremos. Se não é há discussão.
Para verem o ridiculo da coisa, uma noiva quiz que no casamento dela estivesse por cima do altar uma rede com petalas e quando trocassem as alianças as petalas caim em cima deles. Viu num filme americano e achou que ia ser o máximo.
É este tipo de coisas que as pessoas querem. Os fotografos ajudam á festa, porque na Igreja o mais importante não é o sacramento uma vez mais mais as fotografias que se tiram para a posteridade, com quem se tiram, no angulo mais giro - Ja me puseram um bebé montado em cima do sacrario para a foto.
Ao longo da preparação para o matrimónio venho explicando o que é o Sacramento do matrimónio, as propriedades do sacramento, perco bastante tempo com eles a explicar. Aceitam se quiserem. A sensação que tenho é que me dizem que sim a tudo para casar. Não porque acreditem ou estejam interessados, mas é o que se tem de dizer para casar.
Andamos a brincar com coisas santas. Foi por isto que Cristo morreu no alto da cruz?????
Os padres acolhem, eu acolho, mas acolher não significa transformar a casa de Deus numa feira, nem tratar as coisas santas sem respeito nenhum.
Senhor Augusto, na minha paróquia, as pessoas que lá trabalham - Prestam serviço não a mim mas à comunidade da qual fazem parte - recebem remuneração e estao inscritas na Segurança Social e pagam impostos. Ninguem é explorado. Quanto aos leitores e catequistas eles não trabalham para mim nem sao meus criados.
Não sei que visão tem o senhor da Igreja, mas ñão é esta a minha visão e muito menos do vaticano II. Nunca uma igreja prestadora de serviços, e muito menos um padre funcionário.
Quanto a dizerem mal dos padres..... não é novidade. Quando a critica é justa, penso nela e procuro mudar. Quando a critica passa só por criticar porque o padre não fez a vontadinha das pessoas, nem me dou ao trabalho de refeclir nisso.

Re: Catolicos Não praticantes??? Isso não existe.
Escrito por: Augusto (IP registado)
Data: 14 de May de 2004 16:21

Padre

Dizem mal dos Padres?

Os padres num escutam as pessoas. Num existe o dialgo entre padres e paroquianos, quando os atacam eles fogem e na igreja podem falar e dizer o que querem, sem ninguem lhes poder responder. No fim da missa, a saida comeca o murmurio. Porque? Ninguem pode responder ao padre. Se o padre apenas fizesse uma homilia, como manda Deus?

Os ministros eucaristicos, num sei se servem o povo, se ajudam o padre, se o padre tivesse de fazer tudo, a missa demoraria mais tempo. Assim como as catequistas, se o padre tivesse de ensinar, tirava tempo do seu tempo.
Voce e muito directo e eu penso, que um padre nao deve de ser assim.
Alguns abanam sempre a cabecinha ao padre e nas costas, atiram facadas. Conheco gente dessa. Se o vamos dizer ao padre, ele num acredita!

Re: Catolicos Não praticantes??? Isso não existe.
Escrito por: Augusto (IP registado)
Data: 14 de May de 2004 18:00

Padre

Se for a casar somente os jovens que vao a igreja, a igreja vai a falencia. :) na igreja onde eu vou so ha velhos. As missas parecem funerais. Os velhos ja casaram todos. Os velhos viuvos, etc. num querem perder as reformas para voltar a casar. O mundo anda mau :) e com a teimosia de alguns padres, pior, acredite.
Os padres deviam ir ate as discos, bares, ai sim encontram os jovens.

Re: Catolicos Não praticantes??? Isso não existe.
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 14 de May de 2004 22:58

1 - A divisão dos Católicos em praticantes e não-praticantes é, para mim, absolutamente incompreensível e sem qualquer significado.

Qual é o "praticante" e o "não-praticante"? E o que é "praticar"?

E quem terá sido o "mangas-de-alpaca" que criou esta terminologia?

Se nós Católicos praticássemos todos os ensinamentos de Cristo, o mundo seria bem melhor.

2 - Discordo do padre João quando diz que Portugal não tem uma matriz cristã na sociedade, mas a discussão não é sobre essa matéria.

3 - "Mais de metade dos noivos que me aparecem para casar, não querem o Sacramento do Matrimónio"
Bom, Pe joão, na realidade não o sabemos, pois não? Que não sabem exactamente o que é um sacramento, acredito. Mas que o valorizam de alguma maneira e que querem começar a sua vida em comum com um sinal público e comunitário de pertença a um determinado "grupo" parece-me claro.

Nunca saberemos nós, mas apenas Deus, o que lhes vai no íntimo. Para quantos ele terá sido o sinal necessário para os manter ligados à verdade cristã?

Entendo estas suas afirmações como um desabafo, perante uma realidade na qual vê pessoas à sua frente que não vêem - no seu entender - a possibilidade que também naquele momento Deus lhes dá.
E no que significa aquele sacramento na união de Deus com o homem, que aparentemente com ligeireza o tomam.

Mas a religiosidade não é igual para todos e cada um terá um caminho diferente em direcção a Deus. Será o caminho de um melhor que o de outro? Podemos compará-los?

João (JMA)

nota: no respeitante às queixas sobre os padres, francamente, não há pachorra.

Re: Catolicos Não praticantes??? Isso não existe.
Escrito por: Cláudia (IP registado)
Data: 14 de May de 2004 23:44

Eu só posso dizer uma coisa... Estou de pleno acordo com o Augusto!
POis é Senhor Padre.... O mal da Igreja não evoluir, é precisamente por existirem á frente dela pessoas sem humildade!
Sabe porque as pessoas sobem para os bancos, gritam e parece uma praça a Igreja?!.... Porque não há consideração por aquele lugar e princiaplemnete para com o homem q está naquele altar a "saturar"!
Por favor... Todas as missas são a mesma coisa!
Quem os padres tem na Igreja são as velhotas as mesmas pessoas de há 10 anos atrás!
Novos só os "não praticantes" que querem casar, batizar.... Porque?!...
Senhor Padre... porque não são bons pastores os que estão a semear a palavra!
Se O Senhor fosse mais humilde, a tal noiva a quem o senhor se recusou a escrever "católica n praticante".... secalhar teria simpatizado consigo!
Teria vindo mais vezes na Igreja e um dia poderia passar a ser uma Catolica praticante!... Talves no inicio ela frequentasse a Igreja pela amabilidade do prior... mas Deus faria o resto!
Infelizmente o Senhor Padre è arrogante, e por isso anuncia o evangelho com dureza (c a dureza q ele tem segundo diz o sr)..... Senhor padre! Um dos apóstolos (salvo erro) disse: "Fazer de tolo, para ganhar o tolo..."
Não se faça de superior, de quem pode, manda e faz... assim só perde!
Perde ovelhas num rebanho que poderia crescer e perde diante de DEus o Sacramento para o qual foi chamado! que infelizmente é o que mais sucede!

Re: Catolicos Não praticantes??? Isso não existe.
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 14 de May de 2004 23:51

Cláudia,

"Todas as missas são a mesma coisa"
De facto repetem todas a Última Ceia. Daí a dizer que são a mesma coisa, vai alguma distância.

É estranho: em duas mensagens espaçadas por poucos minutos pregas na primeira o amor universal (tópico Forum Catolico???...!!!) e na segunda as acusações contra os padres.

Vá-se ser prior desta freguesia...

João (JMA)

Re: Catolicos Não praticantes??? Isso não existe.
Escrito por: Padre João luis Paixão (IP registado)
Data: 15 de May de 2004 00:06

Como o Augusto e a Claudia não sao meus paroquianos não lhes vou responder. Falam de uma realidade totalmente diferente da minha. Como é que pode dizer que as pessoa não respeitam o padre? Fala por si é? Não tem respeito pelos padres? Isso é problema seu.
O Augusto não gosta de padres directos.... prefere que digam mal pelas costas?
Olhe eu digo o que penso directamente as pessoas.
Não tenho a minha igreja com velhos. Tenho uma missa ao meio dia só para jovens e a Igreja está cheia a abarrotar. Quem me parece que está errado não sou eu.
Que ha um passatempo que é tiro ao padre está visto pelo comentário do Augusto e da Claudia.
Mas são irrelevantes, não me tiram o sono, e não são sérios.
Concordo com o o JMA. Em quase tudo o que disse

Ir para a página: 12345Próximo
Página actual: 1 de 5


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.