Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123Próximo
Página actual: 2 de 3
Re: Como rezar o terço com Jovens?
Escrito por: Hugo (IP registado)
Data: 11 de May de 2004 18:29

Claro que parte sempre da sensibilidade do catequista apresentar, ou não, uma criança para a 1ª comunhão, mesmo passados os dois anos. Mas é raro não serem apresentados.

Hugo

Re: Como rezar o terço com Jovens?
Escrito por: Fabiano/Brasil (IP registado)
Data: 11 de May de 2004 18:43

Agradeço a resposta, aqui em minha paróquia há um prorama de três anos até a primeira eucaristia: As criancinhas formam a pré catequese, depois há a primeira etapa e a segunda etapa que termina com um missa solene na qual as crianças recebem pela primeira vez o sacramento. Contudo não acho eficaz esse metodo...

Re: Como rezar o terço com Jovens?
Escrito por: Hugo (IP registado)
Data: 11 de May de 2004 18:50

Porquê?
O que acharias mais indicado?

Hugo

Re: Como rezar o terço com Jovens?
Escrito por: Fabiano/Brasil (IP registado)
Data: 11 de May de 2004 18:59

Pelo menos no Brazil, não acho, já que se cria uma lacuna entre as catequeses para o Crisma e para os sacramentos de serviço (Ordem e Matrimônio) o ideal é que houvesse um ensino progressivo da fé como temos um ensino progressivo nas escolas. Assim poderiamos criar leigos mais conscientes, mas madures e com um aparato crítico doutrinal para rejeitar rupturas com a fé católica que alguns movimentos, mesmo sem querer fazem (movimentos como a Teologia da Libertação, a Renovação Carismática Católica e etc.) Seria um crescimento Homogeneo da fé, não acha?

Re: Como rezar o terço com Jovens?
Escrito por: Hugo (IP registado)
Data: 11 de May de 2004 19:12

Não sei.
Não conheço bem o Itinerário da Catequese da Infância e Adolescência no Brasil.

Em Portugal, temos um itinerário de 10 anos de catequese, dividido em 5 fases (2 anos cada). Este itinerário foi, este ano, enriquecido com mais três anos de um itinerário juvenil, que combina pastoral juvenil com catequese. Assim, a criança entra na catequese aos 6 anos e, se tudo correr bem, acaba a sua caminhada com cerca de 18 anos. É crismado entre o 10º e o 13º ano.

Entretanto, recebeu todos os sacramentos de Iniciação Cristã, bem como o da Penitência.

E aos 18 anos, já tem uma fé suficientemente madura para saber que se o seu lugar passa, ou não, pela Igreja.

Hugo

Re: Como rezar o terço com Jovens?
Escrito por: Fabiano/Brasil (IP registado)
Data: 11 de May de 2004 19:26

Aqui no Brasil a criança faz a catequese de primeira eucaristia, muitas delas, depois da esucaristia nem voltam para a Igreja até a catequese de Crisma (aos 16 anos), por que aqui, em determinadas pessoas, ainda há o terrivel vício de ver a primeira comunhão como um acontecimento social. Quando chega aos 16 anos ela volta para a catequese de Crisma, e, pelo tempo que passou, já esqueceu tudo ou quase tudo que aprendeu, práticamente recomeçamos tudo de novo. Quando o individuo vai se casar, ele passa pelo chamado curso de noivos (de um final de semana) e se casa, as vezes sem saber o que é de fato o matrimonio e sem conhecer as propriedades essenciais e o consentimento matrimonial (o que até acarretaria a nulidade de determinados casamentos). É uma situação dificil!!!

Re: Como rezar o terço com Jovens?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 11 de May de 2004 23:03

Hugo e Fabiano,

Muito obrigado pelo vosso contributo e pela partilha das vossas experiências pessoais. Decerto que serão muito enriquecedoras para outros catequistas e responsáveis da catequeses por esse país fora, seja em Portugal ou no Brasil :-)

Aqui estão dois bons exemplos de partilha no Fórum. Bem hajam!

Luis

Re: Como rezar o terço com Jovens?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 12 de May de 2004 06:12

Brasil e Portugal, apenas?

Re: Como rezar o terço com Jovens?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 12 de May de 2004 21:49

Ana,

Talvez não :-) Penso que seria mais correcto dizer "seja em Portugal ou no Brasil, nos restantes países de língua oficial Portuguesa e nas comunidades de emigrantes portugueses espalhadas por todo o mundo". O que achas agora?

Luis


Re: Como rezar o terço com Jovens?
Escrito por: talian (IP registado)
Data: 13 de May de 2004 10:06

ala keria que dissesses canadá.

Re: Como rezar o terço com Jovens?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 13 de May de 2004 14:46

Podias dizer:

Portugal, Brasil e nao so, com acento no "o" :)

Re: Como rezar o terço com Jovens?
Escrito por: Hugo (IP registado)
Data: 13 de May de 2004 16:08


Um destes dias, estive a rezar o terço com os meus miúdos da catequese (têm 13/14 anos). Dispusemos alguns bancos na Igreja, perto da imagem da padroeira e, sentados, fomos rezando.

A cada mistério, além da meditação, cada um podia partilhar a sua reflexão pessoal. Foi muito bom. Aos poucos todos foram fazendo a sua partilha, uns com mais eloquencia, outros com menos, mas o importante foi que todos deram o que tinham em si.

Isto é uma prova de como, fazendo um trabalho contínuo e em profundidade, conseguimos bons resultados. Muitas vezes, as dificuldades na oração, seja qual for o método, denotam dificuldades (ou ausência) de relação com Ele.

Estes meus miúdos tinham sempre muitas reservas quanto à missa e a momentos de oração... com tempo e cuidado, fomos descobrindo o sentido das coisas... E eles descobriram que, através da oração, podem falar-Lhe e escutá-lO.

E, agora, são eles que pedem para rezar.

Hugo

Re: Como rezar o terço com Jovens?
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 14 de May de 2004 10:48

Por isso, Hugo, é que Taizé tem tanto sucesso.
Não sei se já foste a Taizé ou a alguma oração inspirada naquilo que se faz em Taizé.
É precisamente aquilo que falas: falamos-Lhe e escutamo-l'O. Isso só se consegue através do silêncio e da partilha.

Re: Como rezar o terço com Jovens?
Escrito por: Hugo (IP registado)
Data: 14 de May de 2004 16:27

Sim, Ana!

Nunca estive em Taizé, mas já estive em vários momentos de oração inspirados em Taizé.

Ainda na terça-feira passada estive com alguns monges de Taizé que estão cá a preparar a passagem do ano em Lisboa.

Hugo

Re: Como rezar o terço com Jovens?
Escrito por: Fabiano/Brasil (IP registado)
Data: 14 de May de 2004 17:31

Para a experiencia de Oração basta somente:
1) Se dispor a amar a Deus;
2) Pedir a graça do Espírito Santo para encontrar hambiente para tal;
3) um pai espiritual que nos leve pela mão para a contemplação de Deus;
4) Colocar em prática todas as inspirações de Santidade na vida prática de cada dia, com perceverança e fortaleza.

Orar é assim, Deus vem ao seu emcontro e vc vai ao enconntro dele!

Re: Como rezar o terço com Jovens?
Escrito por: Sandra (IP registado)
Data: 14 de May de 2004 22:57

olá Fernando!

Eu sou animadora de um Grupo de Jovens e vou partilhar a ultima experiência que fiz com eles em relação ao terço...

Fizemos uma encenação dos mistérios do terço. Cada mistério foi encenado por eles... e digo-te para além do paroquianos terem adorado, pois foi feito á noite e na Igreja Matriz, eles viveram o terço de uma outra forma.... até me confessaram, alguns, que assim até o percebiam melhor....
Tenho que experimentar com outros mistérios....

E este ano fizemos também outra encenação que foi a a Via Sacra... e eles viveram mesmo aquilo a sério....

Foi uma maneira que descobrimos, eu e o padre da minha paroquia para os fazer viver mais intensamente, algumas das altura mais importantes da liturgia católica...

Queres espreitar algumas fotos?! vai www.pedrasvivas.50free.

Espero que experimentes.
Abraços

Re: Como rezar o terço com Jovens?
Escrito por: Carlos (IP registado)
Data: 15 de May de 2004 02:59

porque se preocupam tanto com terços, vamos ler mais a biblia

Re: Como rezar o terço com Jovens?
Escrito por: Fernando Cassola Marques (IP registado)
Data: 15 de May de 2004 15:46

Sandra, muito obrigada pelo teu contributo, bem como o de outros que de alguma maneira já me ajudaram a "pensar" mais umas excelentes de rezar o terço.

Guardei todas as vossas contribuições, o meu muito obrigado ! :)

E o site que a Sandra indica é:
[pedrasvivas.50free.net]

já me inscrevi e estou a aguardar confirmação, para poder aceder aos conteúdos do vosso site, mas deixa-me desde já dar-te os parabéns, excelente !!! Bom trabalho !!!!


"Que a paz esteja convosco"

Re: Como rezar o terço com Jovens?
Escrito por: Hugo (IP registado)
Data: 17 de May de 2004 15:02


Olá amigos!

procuro um esquema com meditações dos mistérios gozosos para jovens entre os 12 e os 15 anos.

Alguém tem algo interessante?

Obrigado,
Hugo

Re: Como rezar o terço com Jovens?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 17 de May de 2004 15:21

Nao consigo entrar nesse site: www.pedrasvivas.50free

Ir para a página: Anterior123Próximo
Página actual: 2 de 3


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.