Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123
Página actual: 3 de 3
Re: Diálogo, discussão e ... respeito
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 24 de February de 2003 23:24

Caro Alef,

Compreendo perfeitamente aquilo que sentes. Também a mim me custa ver que algumas pessoas prefiram gastar as suas energias na troca de "galhardetes" e insulto pessoal, em vez de darem o exemplo de compreensão e amor ao próximo. Já aqui escrevi várias vezes que embora compreenda, até certo ponto, o vigor e energia com que alguns defendem os seus pontos de vista sobre alguns assuntos religiosos, demonstrando como isso é importante para eles; não consigo todavia aceitar que essa defesa das suas opiniões inclua a falta de respeito para com os demais.

Meus amigos, ateus, cristãos, católicos, protestantes, liberais, marianos, judeus, muçulmanos, hindus, gnósticos, hereges; todos eles são filhos de Deus. Como tal, merecem o nosso respeito como se da pessoa mais santa à face da terra se tratasse (como se isto fosse novidade para vós!?!?).

Se enveredamos por um caminho onde a compreensão e o respeito são substituídos pela agressividade e insulto, em vez de criarmos um local onde mais pessoas se sintam à vontade para partilharem connosco as suas experiências de vida de fé e juntos crescermos na fé, estaremos a inibí-los de o fazerem e os que agora ainda vão tendo paciência para participarem, em breve se cansam e desistem.

Penso que já tinha partilhado convosco que é nossa intenção fazer com que este fórum se mantenha aberto a todas as pessoas, não sendo para tal necessário que se "inscrevam" para participarem. Se estas situações continuarem, talvez tenhamos que ponderar esta nossa posição e considerar a hipótese de permitir a participação apenas àqueles que se inscrevam e se "portam bem".

Pensem nisto...

Luis

Re: Diálogo, discussão e ... respeito
Escrito por: Gildo (IP registado)
Data: 25 de February de 2003 21:26

Pois é, tenho andado um pouco afastado destas discussões e quando tenho novamente notícias vossas, vejo que as discussões continuam. Talvez, não pelos bons motivos da troca de diferentes opinões, mas infelizmente pela troca de insultos.
Quanto aos insultos que se trocam, em minha opinião, isto tanto é culpa do que insulta como do que responde. Os insultos que alguém profere só nos atingem se nós deixarmos. Áqueles que respondem aos insultos deixo apenas como sugestão uma frase que li em Boris Pasternak "Se a palavra é de prata, o silêncio é de ouro.". Quanto aos que insultam, apenas digo que é uma cobardia esconder-mo-nos por trás de um teclado e ofendermos outras pessoas que têm opinião diferente da nossa. Estou convencido que muitos não profeririam tais afirmações olhos nos olhos e é, certamente, um dos preços a pagar pela utilização das novas tecnologias.
Quanto a filtrar as opiniões dos intervenientes, não concordo. Apenas sugiro, que de cada vez que alguem profira insultos, seja pura e simplesmente ignorado pelos demais, quer concordemos ou não com as razões que o/a levam ao insulto. Tenhamos as costas suficentemente largas para fazer de conta que não lemos a mensagem dessa pessoa. E talvez, com o tempo, essa pessoa venha a descobrir que a forma como está a participar não é a mais correcta.
Agora, não sejamos demasiado sensíveis também, para de cada vez que participemos, tenhamos de pôr uma bolinha a dizer que isto ou aquilo pode ferir susceptibilidades.

Os meus sinceros cumprimentos a todos.

Gildo

Re: Diálogo, discussão e ... respeito
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 17 de March de 2003 19:47

Ana,

Li a tua mensagem de 24/02/03 23:06.

Quero-te dizer que apreciei e aprecio as tuas opiniões, quer aquelas com que concordo, quer aquelas de que discordo.

É um facto que tu e alguns outros escrevem "com o coração nas mãos" o que por vezes dá resultados conflituosos.

Mas a natureza de um fórum é assim mesmo.

O interessante neste fórum é a manifesta diversidade de opiniões: mesmo porque as tuas opiniões que mais me interessam são precisamente as que discordam das minhas e, consequentemente, me interpelam e me fazem pôr "em crise" as minhas opiniões, obrigando-me a repensá-las.

Não considero que tenhas motivos para abandonar o fórum.

Gostava que repensasses essa posição.

O facto de te afastares do fórum não me traz qualquer regozijo. Pelo contrário.

Ao contrário do habitual incluí nesta mensagem o meu email.

João (JMA)

Ir para a página: Anterior123
Página actual: 3 de 3


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.