Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3
O Terceiro Segredo de Fátima
Escrito por: Teotonio (IP registado)
Data: 07 de May de 2004 22:40

Prezado Abelardo,

A Aparição de Nossa Senhora de Fátima é sem dúvida um dos eventos mais importantes na História da Igreja Católica no século XX. A profecia espantosa do surgimento e queda do comunismo na Rússia confirmou-se inequivocamente, ainda que o mundo (e mesmo parte do clero) se esquive dessa questão.

Com relação à Terceira parte do Segredo (finalmente revelado no ano 2000) sempre alimentou-se uma certa expectativa apocalíptica (um tanto iminente) considerando-se a visão do Inferno que tiveram os santos pastorzinhos e a parte final das Memórias da Irmã Lúcia que termina com as reticências: "em Portugal irá se conservar o Dogma da Fé..."

Nesse sentido, gostaria de perguntar:

1. Como interpretas a Terceira Parte do Segredo?

2. Que pensas da questão da Rússia? Se por um lado o comunismo caiu, por outro não se pode dizer que ela tenha se convertido (aliás um dos poucos países que o Papa não pode visitar, obstaculizado pelo Patriarca Ortodoxo).

3. Ainda com relação à Rússia, pode-se dizer que a Consagração pedida foi realizada a contento? Ou teria de fato sido realizada por João Paulo II em 1984, porém não no tempo oportuno (que seria o de Pio XII, talvez)?

Desculpe o excesso de perguntas (haveria muitas outras mais). Aqui no Brasil, a reflexão sobre esses temas é muito restrito.

Paz e Bem
Teotonio

Re: O Terceiro Segredo de Fátima
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 08 de May de 2004 02:41

Hmmm... Esta mensagem cheira-me a esturro. Ela está publicada noutro lado e aí, sim, se pode perceber o porquê do endereçamento ao Abelardo (José Avlis)... Está disponível em [foruns.terravista.pt]...

Enfim, curiosidades deste belo mundo cibernético! ;-)

Alef

Re: O Terceiro Segredo de Fátima / Óptimo tema!
Escrito por: Abelardo (IP registado)
Data: 08 de May de 2004 19:00


Caríssimo Teotónio,

Ainda bem que duplicaste a tua mensagem, originalmente colocada, em réplica, no Terravista.pt, neste fórum "das paróquias de Portugal" - que deveria ser, mas infelizmente não tem sido, embora já haja alguns sinais de começar a ser, Deus queira que assim seja...

Sobre o teu assunto em concreto, do "Terceiro Segredo de Fátima", cumpre-me dizer-te modestamente o seguinte:

1. A terceira parte do Segredo de Fátima, embora tenha uma interpretação bastante extensa e algo complexa (profética e apocalíptica), poderei resumi-la no seguinte, quanto às suas linhas gerais:

1.1. O Cardeal Ratzinger, Secretário da Congregação da Doutrina da Fé, ao referir-se ao segredo, no comentário teológico, feito aquando da publicação do texto oficial, em Roma, começou por advertir que, quem o lesse com atenção, "ficaria ou desiludido ou maravilhado, depois das especulações que foram feitas"...

1.2. Referindo-se a ele, o Cardeal Ratzinger vê (interpreta) uma "era de mártires cristãos" (a maior de todos os tempos).

1.2.1. Com efeito, não foi o século XX, principalmente durante certos períodos, algum tempo a seguir às Aparições de Fátima, o século do maior número de mártires e da mais sistemática perseguição ao Cristãos, em toda a história da Igreja?!

1.2.2. Não foi o século das guerras mundiais e de inúmeras guerras locais, o século que inventou, mais do que nunca, novas e piores formas de crueldade?!

1.2.3. Lembremos, a propósito, as terríveis perseguições e genocídios nazis e do comunismo internacional, as nações aniquiladas pela URSS, que, no dizer do escritor Soljenitzin, só conseguiu impor-se à custa de matar mais de "60 (sessenta) milhões de pessoas"!!

1.3. Diz o Cardeal Ratzinger: «A Mensagem é para despertar as consciências e para chamar à força do Amor e da Fé.
O texto refere-se a uma crise de Fé tremenda no nosso tempo, e ao martírio de milhares de pessoas, não apenas católicas».

1.3.1. Por tudo isso é que, no texto do Segredo, «um Anjo apontando para a terra, exclama com voz forte: "Penitência, penitência!" »

1.3.2. E, segundo a mesma mensagem, até então secreta, o Homem, vestido de branco, trespassado por balas e banhado de sangue, era precisamente o actual Papa João Paulo II, quando ele próprio foi vítima de um gravíssimo atentado em 1982, na praça de São Pedro.

Muito mais haveria a dizer sobre o terceiro Segredo de Fátima, mas ficará para uma próxima oportunidade.

2. Quanto à Rússia propriamente dita (ex-URSS), no meu modesto entender, e segundo a opinião de alguns teólogos, ela já está em franco caminho de conversão, em parte pela queda do regime comunista e do muro de Berlim, em parte pela democratização das nações desde então independentes, assim como pela franca liberdade religiosa na maioria dos países ex-comunistas, com relativa excepção da Igreja ortodoxa russa e em relação aos católicos, devido algumas divergências pontuais com a Santa Sé (Vaticano).

2.1. Mas não é nada que não possa ser resolvido a curto ou a médio prazo, pelo menos quanto à normalização de relações entre católicos e ortodoxos-russos, até porque continuam activos os canais diplomáticos entre ambas as partes contenciosas.

3. Sim, a Consagração da Rússia ao Imaculado Coração de Maria - não confundir com a Consagração do Mundo, esta intermediada pela Beata Alexandrina de Balasar e consumada pelo Papa Pio XII - foi também realizada em pleno por João Paulo II, mas apenas em 1984, após duas ou três tentativas frustradas (inclusive pelo Papa Pio XII), devido não tanto à inclusão explícita, no respectivo texto oficial, do termo "Rússia" em especial, mas sim devido à falta da expressão de "em comunhão com todos os Bispos do Mundo" em relação ao texto original transmitido por Nossa Senhora à Irmã Lúcia.


Aceita, caro Teotónio, um abraço fraterno e profundamente cristão.

Abelardo (em retiro privado)

P.S.: Apesar de me encontrar temporária e geralmente ausente do fórum, por motivos particulares, poderás continuar a enviar mensagens, assim como os demais amigos, pois darei um jeito de responder, caso esteja disponível, ainda que por interposta pessoa da minha confiança.


Re: O Terceiro Segredo de Fátima
Escrito por: Taliban (IP registado)
Data: 09 de May de 2004 08:52

è isto a esquizofrenia..
Dois alter-egos que dialogam um com o outro..

Re: O Terceiro Segredo de Fátima
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 09 de May de 2004 12:13

Teotonio,

«A Aparição de Nossa Senhora de Fátima é sem dúvida um dos eventos mais importantes na História da Igreja Católica no século XX.»

Só falta quererermos introduzir as aparições na Escatologia média e definir as memórias da irmã Lúcia como doutrina da Igreja...

Luis

Re: O Terceiro Segredo de Fátima
Escrito por: Teotonio (IP registado)
Data: 10 de May de 2004 20:59

Luis,

Sugiro a enquete "Quais os 3 eventos/personalidades mais importantes na História da Igreja Católica no século XX ?".

Minha opinião:
1. Nossa Senhora de Fátima
2. O Concílio Vaticano II
3. Madre Teresa de Calcutá

Paz e Bem
Teotonio

Re: O Terceiro Segredo de Fátima
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 10 de May de 2004 21:51

Teotonio,

Obrigado pela tua sugestão. Iremos considerá-la a quando da substituição da actual pergunta da página principal.

Obrigado,
Luis

Re: O Terceiro Segredo de Fátima
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 10 de May de 2004 22:49

Já agora, a Nossa Senhora de Fátima é um evento ou uma personalidade?

João (JMA)

Re: O Terceiro Segredo de Fátima
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 10 de May de 2004 23:22

JMA,

Creio que o Teotonio se estaria a referir às Aparições de Fátima.

Luis

Re: O Terceiro Segredo de Fátima
Escrito por: Teotonio (IP registado)
Data: 11 de May de 2004 00:18

Correto. Obrigado, Luis.

Gostaria de voltar ao meu questionamento inicial, extendendo a pergunta também aos demais participantes interessados: "Qual o significado da Mensagem de Fátima nos dias atuais?"

A riqueza e a complexidade desta mensagem que aponta inequivocamente para a questão dos Novíssimos e que utiliza um simbolismo próprio do Apocalipse não me parece esgotada pelos acontecimentos preditos (a guerra, o atentado).

Aqui no Brasil, infelizmente, grupos católicos de extrema-direita ligados à ditadura militar (1964-1982) encamparam a Mensagem, desfigurando-a. Por esse motivo, penso eu, as Aparições nunca foram muito bem aceitas pelos teólogos brasileiros mais progressistas que temiam ver nisso um alinhamento indesejado com o regime.

Paz e Bem
Teotonio

Re: O Terceiro Segredo de Fátima
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 11 de May de 2004 10:26

Caro Luís

Será que das tuas palavras não concordas que as aparições de Fátimas é um dos acontecimentos mais marcantes para a Igreja no Século XX?

Pela tua mensagem ficamos com essa sensação.

Pedro B

Re: O Terceiro Segredo de Fátima
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 11 de May de 2004 12:32

Pedro B:

Mesmo arriscando ser "politicamente incorrecto", não tenho qualquer problema em dizer que as aparições de Fátima NÃO são o acontecimento mais marcante da Igreja do século XX. Do ponto de vista teológico, elas inserem-se nas chamadas "revelações particulares" e não têm qualquer paralelo com um acontecimento eclesial tão grande como foi o Concílio Vaticano II. De resto, seria bom notar que as aparições de Fátima são bastante desconhecidas em muitas partes do mundo. Para mais, nenhum católico é obrigado a acreditar nas aparições de Fátima, mas tem a obrigação de aceitar o Concílio Vaticano II. E passa-se precisamente o contrário em muitos que se dizem a "crème de la crème" do catolicismo... ;-)

Muito mais marcante é, por exemplo, a enorme quantidade de mártires da fé que o século XX teve. Foi o século com mais mártires, por estranho que isso possa parecer.

Alef

Re: O Terceiro Segredo de Fátima
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 11 de May de 2004 13:16

Pedro B,

Então expliquei-me bem ;-) Não, não concordo que as aparições de Fátima seja todo o mais marcante na história da Igreja do século XX. Talvez isso aconteça se nos referirmos estritamente à Igreja em Portugal.

Creio que o Alef acaba por enumerar as diversas razões com as quais concordo. Não creio que possamos sequer incluir as aparições de Fátima na Revelação de Deus, e pergunto, o que de novo trouxeram as aparições para além do que já tinhamos no Evangelho (embora a Revelação não se esgote na Sagrada Escritura)?

Luis

Re: O Terceiro Segredo de Fátima
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 11 de May de 2004 13:26

Caro Alef
Caro Luís

Eu não questionei se as aparições de Fátima foram o acontencimento mais marcante para a Igreja no seculo XX, mas UM dos acontecimentos mais marcantes para a Igreja no século.

Se o debate for O acontecimento mais importante então concordo que poderá não ser.

No entanto se a quuestão for UM dos acontecimentos mais importantes então a resposta terá de ser afirmativa.

Se tentarem eleger por exemplo os 5 acontecimentos mais marcantes do Século com certeza que Fátima estará entre os mesmos.

Ou não?

Pedro B

Re: O Terceiro Segredo de Fátima
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 11 de May de 2004 14:07

Pedro B,

Mas dos acontecimentos da Igreja em Portugal ou da Igreja em geral?

Luis

Re: O Terceiro Segredo de Fátima
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 11 de May de 2004 15:30

Em Portugal seria obvio.

Aliás penso que em geral também... Ou não ?
+

Re: O Terceiro Segredo de Fátima
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 11 de May de 2004 16:56

Pedro B,

Pois, depende do ponto de vista. Para mim, nem em Portugal seria óbvio! :-)

Luis

Re: O Terceiro Segredo de Fátima
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 11 de May de 2004 17:42

Pois então caro Luís desafio-te e enumerares 5 acontecimentos na Igreja do seculo xx mais relevantes e importantes que as aparições de Fátima.


Pedro B

Re: O Terceiro Segredo de Fátima
Escrito por: Teotonio (IP registado)
Data: 11 de May de 2004 19:05

O exercício parece deveras interessante. Repito aqui o meu voto inicial:

1. As Aparições de Fátima
2. O Concílio Vaticano II
3. A vida e a obra missionária de Madre Teresa de Calcutá
4. A inclusão dos Mistérios da Luz no Rosário
5. O diálogo com as Igrejas Protestante e Ortodoxa

Pedro B, peço que antecipes também o teu voto.

Paz e Bem
Teotonio

Re: O Terceiro Segredo de Fátima
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 11 de May de 2004 19:24

Aqui vão, ao correr das teclas e sem ordem de importância, alguns dos acontecimentos que considero marcantes na Igreja do século XX. Muitos são sobretudo simbólicos, porque albergam uma realidade muito maior por detrás. Obviamente, está incompleta. Fica aberta a lista para que a completem. Nem todos os momentos importantes foram "felizes". Por exemplo, a crise do Modernismo foi um momento terrível na História da Igreja, mas não deve ser omitido. Aqui ficam algumas propostas de acontecimentos importantes eclesiais do século XX:

- Crise do Modernismo
- Renovação da exegese bíblica
- Proclamação do dogma da Assunção de Maria
- Concílio Vaticano II
- Abolição do Índex e do Santo Ofício
- Reforma litúrgica
- Enorme renovação teológica e maior pluralismo teológico
- Abertura ecuménica e Comunidade de Taizé
- Encontro do Papa Paulo VI e o Patriarca Atenágoras e o levantamento da mútua excomunhão
- Empenho de vários papas na doutrina social da Igreja
- Novo Código de Direito Canónico
- Martírio de D. Óscar Romero e dos jesuítas de S. Salvador (1989)
- Viagens do Papa João Paulo II por todos os continentes, especialmente a Israel e à Grécia
- Pedido de perdão pelos erros dos católicos no passado
- Encontros de Assis
- Novos movimentos na Igreja, de bastante envolvimento de leigos: Acção Católica, carismáticos, neo-catecumenais, Opus Dei, Comunhão e Libertação, Focolares
- Madre Teresa de Calcutá e Raoul Foullereau e suas obras
- Aparições e reconhecimento do culto Mariano em Fátima e noutros locais.

Alef

Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.