Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Irmãs Clarissas em Lisboa
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 07 de May de 2004 13:14

Olá a todos!

Surgiu-me uma mensagem no mail, que apelava para ajudarmos as Irmãs Clarissas do Mosteiro do Imaculado Coração de Maria, à Estrela, em Lisboa.
Estas Irmãs contemplativas precisam da ajuda da comunidade para subsisitirem. Geralmente, este tipo de congregações tem sempre um pequeno terreno de cultivo anexo às suas habitações que serve para susbsistência dos (as) religiosos (as). No entanto, estas Irmãs, nada disso têm.
Não podem receber nenhum subsídio estatal, uma vez que a sua actividade é considerada como "não produtiva" e até para terem cuidados mínimos de saúde têm de pagar todos os meses à Segurança Social cerca de 130 euros.
Actualmente, para sobreviverem, fazem hóstias, as quais recortam à tesoura uma a uma.
As Irmãs precisavam de uma máquina que lhes facilitasse o trabalho, já que algumas delas são de idade já avançada.

Lanço também aqui o apelo. Não custará nada, ajudar quem nos ajuda também.

Obrigada

Anna e Sara

Re: Irmãs Clarissas em Lisboa
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 07 de May de 2004 13:38

Obrigado Ana pela tua mensagem.

Por acaso tens o contacto (endereço e telefone) das Irmãs para quem quiser enviar as suas ajudas, que possas partilhar connosco?

Obrigado,
Luis

Re: Irmãs Clarissas em Lisboa
Escrito por: Josué (IP registado)
Data: 07 de May de 2004 14:07


Ana Amorim,

Não acredito que a Diocese de Lisboa não supra as carências destas Irmãs Clarissas, assim como é dever dos demais Mosteiros da mesma Ordem religiosa.

Aliás, elas são franciscanas, e há Ordens franciscanas que vivem muito bem, ou pelo menos muito mais desafogadamente que a regra original de S. Francisco permite, pois, como saberás, é uma Ordem de mendicantes (poverelos), cujo verdadeiro espírito franciscano deveria ser vivido humilde e exemplarmente, tanto quanto possível, pelos seus frades e freiras, o que geral e infelizmente não acontece...

Mas, repito, compete à Diocese de Lisboa ajudar, se necessário, tais carências básicas, não só dessas Irmãs religiosas, como ainda de todos os demais religiosos e padres carenciados, ou seja, de toda a Igreja de Lisboa em dificuldades.

E, como sabemos, a Diocese de Lisboa, da responsabilidade do Cardeal Patriarca, tem muito dinheiro, ou, pelo menos, mais que o suficiente para suprir tais necessidades locais e/ou pontuais dos seus religiosos consagrados...
Como prova disso, entre outras, temos já um projecto para uma nova Catedral, grande e luxuosa - segundo consta -, sem justificação de maior, uma vez que a antiga catedral, uma das maiores e melhores do país, está ainda funcional e em óptimas condições de conservação.
E a Ordem Franciscana tem em Fátima, pelo menos, um convento de luxo, que agora vai ser trasformado em hotel, pelo menos parcialmente, devido à falta de vocações franciscanas; tal como já aconteceu, aliás, com o Seminário do Vervo Divino...

Sem mais por agora,

J


Re: Irmãs Clarissas em Lisboa
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 07 de May de 2004 16:50

E a poderosa Igreja católica apostólica portuguesa, que todos os anos acumula em fátima milhões de euros não consegue dar resposta á compra de uma máquina? E a poderosa ordem dos franciscanos, que devia seguir ois preceitos de apobreza evangélica, nem sequer é capaz de repartir os lucros com os elemsntos da sua congregação???


e atrevem-se a pedir dinheiro ao zé povinho, sobrecarregado de impostos e a braços com a recessão?


o J tem razão.
Devem estar a gozar connosco..

Re: Irmãs Clarissas em Lisboa
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 07 de May de 2004 17:37

eu por acaso este mês também estou aflitinho , com falta de dinheiro.. não me kerem dar uma contribuiçãozinha?



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.