Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
O dever do padre...
Escrito por: sandra (IP registado)
Data: 05 de May de 2004 23:26

Olá boa noite a todos!
Já várias vezes tenho acedido a este forum mas, até hoje nunca "falei" apenas... li o que se discutia aqui!
Hoje decidi falar um pouco talves por sentir uma certa "revolta" perante os padres que estão há frente de certas paroquias!
Sei que cada padre tem o direito de gerir a sua paroquia como bem entende, mas existem coisas tão pequeninas que eles se recusam a fazer e por sermos humanos sentimos uma certa mágoa!
A minha "magoa" neste momento é esta.
Vou me casar e quero que seja pela Igreja visto ambos sermos católicos!
Em primeiro lugar, foi o ter que passar por dois meses de reuniões para preparação para o casamento!
Sei que em certas paróquias pelo pais, são feitos os Cursos de Preparação para o Matrimónio, onde casais já com anos de casados são quem orienta as reuniões... aliás já assisti a uma dessas longe do local onde vivo! Essa sim, até tem um certo interesse.. são futuros casais juntamente com casais mais velhos, a discutir assuntos como: filhos, dinheiro, relação casal... etc.
Mas os dois meses de reuniões que tive de frequentar era feito juntamente com os pais e padrinhos de crianças. Ou seja... era uma reunião para preparação para baptismo e simuntaneamente para matrimonio! Mas o pior é que nem se referia nem a uma coisa nem outra!
Todos na reunião nos perguntavamos o que ali estavamos a fazer... mas fui a todas porque caso contrário, o pade não me faria o casamento!
Passada esta "barreira", enfrento uma outra... o decidir o dia do matrimonio pois o padre deseja ser ele a escolher o dia! E não deixa a cerimonia ser como sempre presenciei ao casamento! Nada de enfeites na Igreja, flores, laços... nada de coro,... nada de fotos dentro da igreja... e o noivo não espera no altar segundo a tradição mas sim juntamente com o padre ambos esperam a noiva na rua da igreja enquanto os convidados só entram na igreja após os noivos estarem a chegar ao altar!... Nem o tradicional beijo quando já estão casados é autorizado(mas isso é o que menos importa)...
Alternativa... ir casar em outra igreja onde posso fazer mais algumas coisas mas... não posso ter aquele corredor todo enfeitado com flores porque os "bancos da Igreja" são novos! Compreendo... muitas pessoas não tem cuidado com as coisas... mas quando se diz: "não vou tocar nos bancos trago uns "apoios" onde se colocam as flores e não se mexe nos bancos..."... a resposta que obenho é: " No CORREDOR NÂO!... PODEM COLOCAR NOS ALTARES E LATERAIS, MAS NÂO NO CORREDOR!!!"
Ou seja... coloquem nos altares e laterais porque dá jeito para o domingo na missa... assim não se gasta dinheiro!....
è nestas pequenas coisas que o povo se vai desiludindo... a Igreja diz-se a mesma! E existem certas "regras" na Igreja com as quais não concordo e diz-se que ela tem de ser mais liberal, crescer com os tempos.... Mas pelos viostos quem está afrente dela... cresce nos seus interesses e não do povo que apascenta!.... Infelizmente é com pequenas coisas que as pessoas se cansam... e depois reclamam que as igrejas estão vazias... além do que mencionei, que é minusculo comparado com outros assuntos!
A boa arvore ve-se pelos frutos... quando uma igreja está vazia sem povo... é porque o fruto desse "pastor" é mau!
Infelizmente há tanto mau pastor por ai!
SENHORES PADRES.... OLHEM A VOSSA VOLTA! VEJAM COMO ESTA A VOSSA IGREJA!... TEM CRESCIDO?!... TEM MAIS POVO?!... OU CONTINUA COM O MESMO POVO DE HÁ 5 ANOS ATRAS E O QUE AS ENCHE´SÃO PAIS QUE QUEREM BATIZAR OS FILHOS E CASAIS QUE SE QUEREM CASAR E QUE ASSIM QUE O FAZEM NEM MAIS SE LEMBRAM DA IGREJA.... PENSEM... PORQUE SE ESCOLHESTES ESTE CAMINHO... DEUS VAI VOS COBRAR O QUE VOS COLOCOU NA MÃO!....
Um dia destes ouvi na pregação na missa o padre dizer: "porque será que hoje ninguém quer ser padre?.. e o proprio respondia que e porque as familias não incentivam os jovens!
Para que incentivar a algo em que a cada dia que passa desacreditamos mais?!
A culpa não é da falta de incentivo das familias.... é a falta de incentivo que os padres concedem ás familias! è triste... mas esta é a Igreja que temos!!!!!!!



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.