Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123
Página actual: 3 de 3
Re: O Liberalismo na Igreja Católica
Escrito por: Padre João luis Paixão (IP registado)
Data: 19 de May de 2004 20:12

Santo Lefevre????????????
Quem o Canonizou?

Re: O Liberalismo na Igreja Católica
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 19 de May de 2004 20:30

Meus caros, em especial, Avlis:

Mais uma vez tenho que reafirmar que "Modernismo" nada tem que ver com o que andam por aqui a escrever, sobretudo o Avlis. Tal como eu desconfiava e a sua última mensagem o confirma, o Avlis fala continuamente contra o Modernismo sem ter a mínima ideia do que isso é. Modernismo não é sinónimo de progressismo nem é o contrário de tradicionalismo.

Enfim, sempre o gosto de repetir chavões, só porque outros os usam...

Um dia destes, espero escrever algo sobre o Modernismo, o que não é de todo muito fácil e não abunda o meu tempo disponível. Entre outras coisas porque "Modernismo" é um grande saco onde se metem coisas muito díspares e não é de todo correcto falar do Modernismo como um movimento.

Para compreender o fenómeno seria bom estudar minimamente George Henry Tyrrell e Alfred Loisy, os grandes representantes do "Modernismo", contra quem se dirigiram em especial os documentos papais contra o Modernismo. Deixo aqui alguns "links" onde se pode recolher muita informação sobre o Modernismo (infelizmente não em Português):

- Resumo no Diccionario de las herejías ou "Dizionario delle principali eresie" (procurar a palavra "Modernismo";

- 'Critics on Trial - An Introduction to the Catholic Modernist Crisis';

- Modernismo e antimodernismo nell'epoca di Pio X;

- Da "Catholic Encyclopedia": "Modernism" - é um artigo muito datado, porque escrito em plena "fervura", mas tem bastante interesse.

Bom proveito! E espero não ver mais o Avlis contrapor "Modernismo" a "tradicionalismo".

Alef

Re: O Liberalismo na Igreja Católica
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 19 de May de 2004 20:35

Essa é uma história antiga:

Vê este tópico, mensagem do VMTH de 01/04/04 10:17.

João (JMA)

Re: O Liberalismo na Igreja Católica
Escrito por: Padre João luis Paixão (IP registado)
Data: 20 de May de 2004 00:42

Conservadores ou liberais na Igreja não interessa.
A questão central é FIDELIDADE.
Ser-se Fiel a Cristo e à Igreja é o que conta. A bitola mede-se por isto: Ser-se Fiel

Re: O Liberalismo na Igreja Católica
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 20 de May de 2004 01:31

Mais duas referências na Net sobre o Modernismo:

- "Modernismo", em "Enciclopedia Católica" (em espanhol) - extenso.

- "MODERNISM IN THE CHRISTIAN CHURCH", em "Dictionary of the History of the Ideas".

Creio que valem a pena.

Alef

Re: O Liberalismo na Igreja Católica
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 20 de May de 2004 03:11

Pedro B,

Talvez tenhas razão... mas como também já deves ter reparado, são raras as mensagens do Avlis em que não critica este Fórum. Poderia ter ficado irritado com isso e respondido de outra forma. Acho que há situações que devem ser levadas com algum humor para não nos aborrecermos com tudo o que não gostamos. Foi o que fiz. Este fórum é aberto a TODOS, mas se alguém se queixa constantemente que este Fórum não presta, o que será que o leva a continuar a participar?

Luis

Re: O Liberalismo na Igreja Católica
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 20 de May de 2004 17:52

O Modernismo Hoje

De facto eis um tópico interessante.

Vou lançar.

Pedro B

Re: O Liberalismo na Igreja Católica
Escrito por: Taliban (IP registado)
Data: 20 de May de 2004 22:27

Já estamos quase a sair da Pós-Modernidade e esta gente ainda anda preocupada com o Modernismo...
que atraso....

Re: O Liberalismo na Igreja Católica
Escrito por: Abrahão (IP registado)
Data: 25 de June de 2006 01:14

Caros participantes,
Preciso muito da ajuda dos senhores (as). Não tenho formação teológica, sou apenas um engenheiro florestal. Um homem que conhece das matas e pouco das escrituras. O fato é que fui casado por 14 anos com uma mulher e divorciei-me há um ano. Éramos muito jovens à época de meu casamento. Não nego que amava minha ex-esposa, porém, casei-me muito pressionado pelas nossas famílias. Não havíamos sequer terminado a universidade e ela engravidou. Eu não iria abandoná-la de forma alguma, mas não creio que o casamento tenha sido a melhor solução para o caso, pois vivemos por muitos anos em um conflito constante, até que tivemos coragem para nos separar.

Creio, agora, ter encontrado uma pessoa com quem seria muito feliz, pois sinto por ela um carinho imenso, um amor descomunal! Esta mulher, entretanto é católica e não sabe o que pensar a respeito de minha condição diante da Igreja. Sou um homem de bem, acredito eu. Tenho muito amor em meu coração e sou também cristão. Minha dama sofre por se sentir culpada por ter se ligado a mim e pensa mesmo em terminar nosso relacionamento por este motivo.

Por favor, senhores(as), vós que sois entendidos das Leis, ajudem-me a não perder esta mulher que, sem dúvida, é o amor de minha vida. Sinto que estou as raias da loucura com a idéia de não tê-la mais comigo. Temo por minha felicidade e também pela dela, naturalmente, pois sei que aquela doce mulher me ama e, que por ver-me como um renegado está a sofrer muito.

Perdoem-me se minha história é aborrecida, pois parece-me que as discussões aqui ocorrem em um elevado nível intelecutal. Mas encontro-me em completo desespero. Se perco esta mulher, estarei condenado à solidão até o fim de meus dias.

Que Deus esteja sempre com os participantes deste fórum.

Re: O Liberalismo na Igreja Católica
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 25 de June de 2006 01:30

Meu caro irmão, Paz e Bem.
Penso que o que o senhor deve procurar é o que o seu coração dita, e não o que os Homens ditam. Se se sente feliz com essa senhora, consiga ver adiante. Deus só quer a felicidade dos filhos. E se eles não cumpriram o que prometeram (votos de casamento) com certeza Deus não os renegará, mesmo ficando triste com a sua actitude. Deus é Amor. E se Deus é Amor, Deus não é desunião. Com certeza não quebrará laços consigo, só porque não consegue amar mais a sua mulher.
No entanto, ele ficou triste, como já disse. Não cumpriu os seus preceitos... não lhe vai negar a salvação, mas pode-lhe negar a felicidade de partilhar da mesa com o seu Filho. A Eucaristia não se toma de ânimo leve. Ao romper um contrato com Deus, rompe com Cristo. Aconse-lho-o a não tomar mais a hóstia, mas a continuar a ser um bom cristão. Deus não o renegará.
Um abraço em Cristo
Diogo

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: O Liberalismo na Igreja Católica
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 25 de June de 2006 11:54

Caro A.
Concordo com o que escreveu o Diogo.
Não és concerteza um Renegado. És um filho de Deus como todos nós e mereces acolhimento e amor. Tenta por favor pedir ajuda espiritual a um padre.Não tenhas receio. Deus sabe o que se passa no teu coração, conhece melhor que ninguém a tua história pessoal, as tuas necessidades, o teu potencial. SE Ele colocou no teu caminho essa mulher e essa relação deamor, é por algum motivo.

Verás que há várias formas da Igreja lidar com a dificuldade que atravessas e que existe um apoio pastoral para ti. E, Sobretudo não deseaperes. Vê esta dificuldade não como uma catástrofe mas como um obstáculo. O Amor cosntrói-se assim. Coragem.

Re: O Liberalismo na Igreja Católica
Escrito por: Abrahão (IP registado)
Data: 25 de June de 2006 16:45

Caros irmãos,
Sou muito grato pelas gentis palavras de apoio nesta busca por informações faz parte de nossa luta para construir um futuro de paz, Gostaria de dizer que já procurei um padre (creio que o padre errado) e foi desastroso. Ele foi muito cruel e disse que vivíamos em pecado. Minha amada nem mesmo soube desta opinião, pois entraria em uma crise ainda maior.

Se eu ainda puder pedir mais um favor aos senhores(as), gostaria de saber se algum padre, ou um teólogo, ou qualquer um dos estudiosos que aqui frequentam, que tenha o mesmo senso cristão apurado dos senhores que mes responderam, pudesse nos dizer mais algumas palavras que pudessem acalamar nossos corações. Pois eu penso até em pedir a anulação de meu casamento alegando minha imaturidade a pressão sofrida na época, mas isto seria desgastante para minha ex-esposa, que é uma mulher que também não mnerece ser exposta a este tipo de sofrimento.

Ah, meus aqueridos irmãos, eu sempre encontrei na Igreja o meu lar. O Mestre Jesus sempre acolheu a todos que o procuraram com o coração desarmado. Não é possível que neste momento de extrema angústia,a Igreja nos negará um mínimo alento.

Paz e Bem, como aprendi a saudar em meu catecismo! Obrigado. Muito obrigado, do fundo do meu angustiado coração,

Re: O Liberalismo na Igreja Católica
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 25 de June de 2006 17:35

Irmão, mais uma vez, Paz e Bem.
Penso que vai no caminho certo. E olhe que a ideia de tentar anular o casamento não é má... apesar de ser extremamente difícil conseguí-lo.
Lamentavelmente só lhe consigo indicar um padre que tenha especialização em Direito Canónico. O pároco do Carvalhido, no Porto. Pode tentar contactá-lo em [www.doutoralfredosoares.blogs.sapo.pt]
Este padre é doutorado em Direito Canónico em Roma e é juiz no Tribunal Eclesiástico do Porto. Se é de cá, aconselho-o vivamente a tentar contactá-lo.
Um abraço em Cristo
Diogo

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: O Liberalismo na Igreja Católica
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 09 de July de 2006 16:39

Valência/Família: Papa lembra importância do casamento



Papa feliz em Espanha
O Papa Bento XVI falou, esta noite, sobre o casamento perante milhares de pessoas na cidade de Valência.



O objectivo do V Encontro Mundial das Famílias é dar alento para anunciar o Evangelho da Família, para reafirmar o seu valor e a sua identidade baseada no casamento aberto ao dom da vida.

Esta é a melhor solução para contrariar a actual onda de hedonismo.

"Deste modo se contraria um hedonismo muito difundido, que banaliza as relações humanas e as esvazia do seu valor genuíno e da sua beleza. Promover os valores do matrimónio não impede gozar plenamente a felicidade que o homem e a mulher encontram no seu amor recíproco. A Fé e a ética cristã, não podem sufocar o amor, mas sim torná-lo mais são, mais forte e realmente livre", disse o Papa.

O amor humano e a família têm os seus direitos, por isso Bento XVI deixou um apelo:

"Convido os governantes e legisladores a reflectir sobre o bem evidente que os lares em paz e em harmonia asseguram ao homem e à família, centro nevrálgico da sociedade. O objectivo das leis é o bem integral do homem, a resposta à suas necessidades e aspirações. Além disso, a família é uma escola de humanização do homem, para que cresça até se tornar verdadeiramente homem", acrescentou Bento XVI.

O Papa recordou ainda que os filhos têm o direito fundamental de nascer e ser educados na Fé e sublinhou o papel dos avós como garantia de afecto, de memória e de riqueza das famílias.

Ir para a página: Anterior123
Página actual: 3 de 3


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.