Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2
Fátima um novo Santuário Interreligioso
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 27 de April de 2004 14:41

Correm por aí notícias um tanto desprendidas sobre um projecto de converter o Santuário de Fátima em qualquer coisa como que um Santuário Interreligioso.

Já ouvi várias versões da ideia umas maís pacíficas outras mais delicadas.

Será que alguém me pode informar qual a ideia afinal Fátima?

Pedro B

Re: Fátima um novo Santuário Interreligioso
Escrito por: João Leal (IP registado)
Data: 27 de April de 2004 14:48

Também não sei grande coisa, mas pelo que ouvi acho que não é transformar o Santuário num Santuário Interreligioso, mas criar espaços para outras confissões religiosas. Talvez do género de "capelas laterais" como se vê em várias igrejas de grande dimensão.

João Leal


Re: Fátima um novo Santuário Interreligioso
Escrito por: Manel (IP registado)
Data: 27 de April de 2004 23:34

Manel
27/04/2004

Pedro B

Achas que nesse Santuário tambem vão construir "pistas" para as

pessoas que queiram ,correr de joelhos em cima da pista?!

Ouvi qualquer coisa acerca disso! Será mesmo verdade?

Re: Fátima um novo Santuário Interreligioso
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 27 de April de 2004 23:48

A propósito de pistas... isto faz-me lembrar um amigo meu k foi a fátima. De repente uma velhota desiquilibra-se a subir as escadas do santuário e veio por ali a baixo, numa queda aparatosa, daquelas de desenhos animados...
Houve um grande alarme e muita gente foi ver o estado da senhora. Imperturbável, o meu amigo comentou:
- Eu tinha-a agarrado, mas pensei que era promessa...


Pistas para promessas já há em fatima...E sítios para deitar dinheirinho também... Sabem qualk é o lucro anual daquilo?

Re: Fátima um novo Santuário Interreligioso
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 27 de April de 2004 23:49

será que irão construir uma mesquita lateral?

Re: Fátima um novo Santuário Interreligioso
Escrito por: rodrigo netto (IP registado)
Data: 28 de April de 2004 14:44

pra mim não vejo mal nenhum, pois o próprio pai eterno não é de nenhuma religião, nem ele e nem o filho dele que é o cristo.

Re: Fátima um novo Santuário Interreligioso
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 28 de April de 2004 15:10

Os eleitos virão de todos os quadrantes.
\O/\O/\O/,
AOMSoares

Re: Fátima um novo Santuário Interreligioso
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 28 de April de 2004 15:44

Taliban!!!


Ja hoje me fizeste rir e bem :)

Entao a promessa seria rebolar pela escadaria abaixo?

Eu nunca fiz promessas de andar de joelhos. Ate acho que promessas dessas, nem se devem fazer! Promessas rigorosas, dificeis, ninguem devia fazer...Nem ir a Fatima a pe. Sou muito mesquinha, adoro comodidades...lol
Prefiro andar de carro, de comboio ou de autocarro. Andar a pe, apenas para exercicio fisico e so 20 minutos, o maximo 30 minutos!!!

Re: Fátima um novo Santuário Interreligioso
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 09 de May de 2004 14:44

Talvez esta notícia do «Público» de hoje ajude:

Grupo Fundamentalista Contesta Diálogo Inter-religioso

Um grupo católico norte-americano, de cariz fundamentalista, apareceu nas últimas duas semanas a contestar a iniciativa de um congresso sobre os santuários nas diferentes religiões que se realizou em Fátima, em Outubro passado. O Fatima Center diz que o Papa deve mandar investigar "as alegações de má gestão e suspeita de heresia" do reitor que, alegadamente, teria afirmado que Fátima se irá converter "num centro inter-religioso onde as religiões do mundo se reunirão para prestar homenagem aos seus deuses". Em comunicado, o padre Luciano Guerra, responsável máximo do santuário, contestou a veracidade destas acusações, reproduzindo o texto da sua intervenção no congresso.

O Fatima Center já invadira as caixas de correio de muitos responsáveis católicos com uma longa carta em que criticava violentamente a iniciativa de Outubro. Nas últimas duas semanas, comprou páginas de publicidade em jornais portugueses para reproduzir a carta. Ao mesmo tempo, apelava para que as pessoas assinassem uma petição dirigida ao Papa João Paulo II, no sentido de mandar investigar o reitor e decretar o "fim imediato" das tentativas para transformar o santuário numa "pretensa instalação 'interconfessional'".

A petição pretende, diz Coralie Graham, do Fatima Center, a um pedido de esclarecimento do PÚBLICO, "impedir a profanação do Santuário de Fátima e evitar o escândalo entre os fiéis católicos". Até agora, os seus dinamizadores dizem que "ainda é cedo" para falar em número de adesões.

O comunicado do reitor do santuário diz que a posição do Fatima Center "é o resultado de uma longa orquestração, a partir dos Estados Unidos, por parte de pessoas que se opõem acirradamente ao Concílio Vaticano II, sobretudo no que respeita a todas as suas aberturas, com relevo para o diálogo ecuménico e inter-religioso". Os seus mentores, acrescenta Luciano Guerra, "entrincheiram-se, há dezenas de anos, atrás de uma argumentação cerrada, donde acusam as autoridades da Igreja, incluindo o próprio Papa, de hereges, apóstatas e infiéis à responsabilidade que lhes incumbe". Desta vez, no entanto, João Paulo II ficou de fora, apesar de ele próprio promover iniciativas claras que visam o diálogo inter-religioso.

Por A.M.
«Público», Domingo, 09 de Maio de 2004
[jornal.publico.pt]

Re: Fátima um novo Santuário Interreligioso
Escrito por: Taliban (IP registado)
Data: 10 de May de 2004 03:51

Cá estão as mesmas seitas americanas de extrema direita - são os mesmos que andaram a apromover as petições pseudo pro-vida

Re: Fátima um novo Santuário Interreligioso
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 10 de May de 2004 19:50

"O Povo viu um grande sinal, uma mulher vestida de sol, coroada d'estrelas na fronte dissipou as trevas do mundo" - cântico a Nossa Senhora de MN da Silva (letra) e AF Santos (música)- Boletim de Música Litúrgica nº 17.
Uns nascem cristãos, outros católicos, outros muçulmanos, outros indus, outros budistas, outros ateus- Na melhor das hipóteses todos querem ver claro e corrigir os erros pessoais e colectivos- o que se poderá tentar pela discussão- diz o Povo que "da discussão nasce a luz".
Viva a "Fátima" do ecumenismo porque as crianças são de sua natureza altamente sociáveis e confiantes.
\0/
AOMSoares

Re: Fátima um novo Santuário Interreligioso
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 11 de May de 2004 10:30

Alef

Então concordas que Fátima se torne num Santuário Inter-religioso. É isso?

Pedro B

ps - Será isso que a irmã Lucia também preconiza?

Re: Fátima um novo Santuário Interreligioso
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 11 de May de 2004 12:33

Pedro B:

Eu limitei-me a reproduzir uma notícia do «Público» sobre o assunto. Não manifestei opinião nenhuma, até porque não conseguir perceber totalmente o que está em causa. Uma coisa é "tornar-se", outra que haja (algures) um centro inter-religioso... Só sei que o "Fatima Center" não me inspira qualquer confiança, nunca me inspirou... Parece que tem havido muita poeira...

Alef

Re: Fátima um novo Santuário Interreligioso
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 11 de May de 2004 13:20

Pedro B,

Aquilo que se pretende construir em Fátima é um local para que as outras confissões religiosas e outras religiões possam conhecer a mensagem de Fátima e a Igreja Católica. É o chamado Ecumenismo do "venha a nós", ou como o João Oliveira o baptizou de "You-come-in-ismo". Enfim, uma visão limitada do Ecumenismo como diálogo, mais preocupado em transformá-lo em monólogo.

Este mês uma revista sobre Fátima traz mais nformação sobre o assunto.

Luis

Re: Fátima um novo Santuário Interreligioso
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 11 de May de 2004 13:29

Se for assim fico mais sossegado.

Já imaginava um local comum de culto para os fieis das várias religiões rezarem em conjunto a vários deuses e divindades.

uff...

Pedro B

Re: Fátima um novo Santuário Interreligioso
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 11 de May de 2004 21:39

Pois, eu não fico. Apenas demonstra que não se conseguiu ler o Concílio Vaticano II, quer a Nostra Aetate quer a Unitatis Redintegratio. Bem, também ainda passaram quarenta anos desde o Concílio ;-)

Penso que não seria sensato construir templos de outras religiões no Santuário de Fátima, mas qual o problema de criar um espaço propício à Oração, independentemente da crença ou religião? Será que não é possível um cristão orar ao lado de um hindú?

Luis

Re: Fátima um novo Santuário Interreligioso
Escrito por: Taliban (IP registado)
Data: 11 de May de 2004 22:58

para estes aqui do forum parece que não....

Re: Fátima um novo Santuário Interreligioso
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 12 de May de 2004 00:05

Taliban,

Para "estes" ?

Eu compreendo que os objectivos que te levam a participar neste Fórum não seja o de fazeres amigos, mas é assim tão difícil tratar as outras pessoas com o respeito que elas merecem? Não o fazendo, está a ser igual àqueles que criticas. Pensa nisso.

Luis

Re: Fátima um novo Santuário Interreligioso
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 12 de May de 2004 09:48

Luís


Percebi mal ou defendes a criação de locais de culto comuns a várias religiões.

Templos universais onde todos possamos rezar aos nossos deuses.

É isto.

Por favor confirma-me que não.

Pedro B

Re: Fátima um novo Santuário Interreligioso
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 12 de May de 2004 09:52

Toda a religião com sentido tem uma vertente maternal ou seja, leva-nos não só à adoração e à esperança, mas também a que nos preocupemos com o bem dos outros . O catolicismo tem rosto numa instituição que pode muito bem desempenhar o papel de anfitriã.
\0/
AOMSoares

Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.