Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Paz?
Escrito por: Hugo (IP registado)
Data: 23 de April de 2004 15:03


«Eu sonho um dia em que a paz despontará (...) A paz tem de partir de dentro das próprias pessoas, para então, se estender à sociedade», afirmou Dom Eusébio, bispo brasileiro.

Até que ponto é que nós, como católicos, somos gestantes desta Paz e a estendemos à nossa volta?

Hugo

Re: Paz?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 23 de April de 2004 15:19

Hugo

Como se constroi a Paz? Quando os outros nos derem paz tambem, certo?

Que devemos fazer para que haja paz? Sermos certinhos? E se os outros nao o sao, vamos calar-nos?

Responde...

Re: Paz?
Escrito por: Hugo (IP registado)
Data: 23 de April de 2004 15:44

Ana,

Não tenho uma receita para tudo. Muito menos para isto.

Mas há frase de Gandhi que me parece boa como ponto de partida: "Se queres fazer a mundança, SÊ a mudança!"

Isso é um pouco o que está na base de sermos a Luz do Mundo...

Acho que a mensagem de Jesus é exactamente o oposto do que a Ana defende... Se esperamos que a Paz venha dos outros para também nós sermos pacíficos... e se eles esperarem o mesmo... estamos perante um impasse...

A nossa missão, se queremos caminhar para a Paz, é darmos o primeiro passo. A mensagem de Jesus é essa... Quebrar o olho por olho, dente por dente... e entrar na linguagem do amor.

Se adoptarmos um comportamento pacífico, as pessoas à nossa volta vão notar... isso vai incomodar... a nossa diferença será escandalo para muitos...

Mas se formos iguais aos outros, que ganhamos? Se só amamos os que nos amam, que tem isso de espectacular? É amando os que nos odeiam que damos testemunho desta fé que (dizemos que) professamos.

Hugo

Re: Paz?
Escrito por: Hugo (IP registado)
Data: 23 de April de 2004 16:08

Hugo

Como gosto do que voce escreve, apenas pergunto. Sei que nao tem a resposta para tudo, claro!
Por exemplo: voce agora trabalhava numa paroquia com um padre. O padre e o conselho paroquial escolhia-o para estar no conselho financeiro. O padre nao lhe mostrava as contas e enviava o seu nome para o bispo, que voce pertencia as financas da igreja...voce calava?
O que fazia voce no meu caso?

Re: Paz?
Escrito por: Hugo (IP registado)
Data: 23 de April de 2004 16:22

Mas, afinal, é a Ana, ou o Hugo?

Quanto à pergunta concreta...
Eu falava com o Padre. Dizia-lhe que achava errado fazer parte de um órgão apenas por fazer. Tentava esclarecer a questão. Se o Padre insistisse no erro, dir-lhe-ia que não contasse mais comigo e, perante o conselho pastoral, demitir-me-ia das minhas funções, talvez até sem especificar o motivo.

Não sei se pretende saber se eu comunicaria ao Bispo essa ocorrência... Provavelmente não. A não ser que tivesse conhecimento de irregularidades financeiras...

Não é porque os outros insistem num erro que nós temos de adoptar posturas drásticas... Se calhar, a sua discrição, serviria mais para a conversão desse padre, do que acusá-lo perante o bispo. Aliás, mesmo comunicando ao bispo, fa-lo-ia sempre com discrição... Uma comunidade pode ressentir-se muito quando surgem escândalos deste género... O Padre está de passagem, mas a comunidade está lá sempre...

Hugo

Re: Paz?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 23 de April de 2004 16:35

Hugo

Sou a Ana...isto mudou para Hugo, nao sei como...!!!

Re: Paz?
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 23 de April de 2004 21:47

ganda confusão.

Re: Paz?
Escrito por: Hugo (IP registado)
Data: 27 de April de 2004 17:59

Ana,
Acabaste por não me dizer o que achavas da minha resposta à questão.

Hugo

Re: Paz?
Escrito por: rodrigo netto (IP registado)
Data: 28 de April de 2004 14:50

diz uma música.qual a paz que devo seguir pra tentar ser feliz.

Re: Paz?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 28 de April de 2004 15:07

Hugo

A tua resposta foi optima!...So que chegaste tarde, para eu fazer como me aconselhas!
Mas e uma boa licao para a proxima! Presumo, que nunca mais aceito cargos destes! Gosto das coisas muito direitas, senao, isso revolta-me!!!

Porque so apareceste agora? :)

Re: Paz?
Escrito por: Carlos Nascimento (IP registado)
Data: 28 de April de 2004 22:27

É engraçado como a palavra "paz" em potuguês tem um sentido tão diferente!

Para nós, paz significa muitas vezes ausencia de guerra, no hebraico, Shalom significa o estado de total harmonia do Homem... paz com Deus, paz com o próximo e paz consigo mesmo.

E andamos nós aqui a falar de paz.

Já repararam que mal falamos de paz voltam logo as "guerrilhas" a este forum?

Pensem nisso.

A Paz de Cristo para todos


Re: Paz?
Escrito por: rodrigo netto (IP registado)
Data: 28 de April de 2004 23:07

pra existir paz não precisa exiastir guerra e para o bem existir não precisa existir o mal e nem o dia para existir noite. essa é a verdade.dizer que uma coisa depende da outra pra poder existir é alegar que deus existe por que o homem existe. cuidado com as palabvras amigo.

Re: Paz?
Escrito por: Hugo (IP registado)
Data: 13 de May de 2004 12:40


Carlos,

A Paz tem, de facto, essas nuances. Tens sempre uma perspectiva religiosa da Paz e a perspectiva civil. Que não são, necessariamente, a mesma coisa.

Mesmo quando se evoca a paz em termos religiosos, nem sempre estamos todos a falar do mesmo. Além de, como dizes, considerar que em termos religiosos falamos de "paz com Deus, paz com o próximo e paz consigo mesmo", eu entendo-a como Paz DE Deus. Vem dele. Como dom.

Quando lancei este tópico, falava da outra Paz. A Paz entre os homens. Nem tanto na guerra... pode ser no diálogo inter-religioso, no diálogo ecuménico, no diálogo interparoquial, no diálogo entre grupos da Igreja... no diálogo entre pais e filhos... A Paz que é necessária para que qualquer relação se estabeleça. Claro que a Paz, sem momentos de tensão, pode tornar-se "podre"...

Mas a minha questão ía mais no sentido de saber qual a opinião do fórum acerca daquela frase que citei. Qual a nossa responsabilidade de católicos (ou mesmo cristãos) para com a promoção da Paz?

Hugo

Re: Paz?
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 13 de May de 2004 13:12

Primeiramente, acho que para haver paz real, cada ser humano tem de estar bem e em paz consigo mesmo...
Se não estou em paz comigo, jamais estarei em paz com os meus irmãos...

Anna e Sara

Re: Paz?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 13 de May de 2004 13:47

Hugo,

A Paz tem de partir de dentro de cada um. Se no interior do ser humano este não se sentir em Paz, não poderá ou conseguirá promover a Paz fora de si, à sua volta.

A Paz não é possível sem o Amor. Se sentirmos Amor pelo nosso próximo, então é possível estarmos em Paz connosco e com o nosso próximo. A falta ou ausência de Paz indica sempre uma falta de Amor. A Paz não precisa que pensemos todos o mesmo, ou que gostemos todos do mesmo.

No âmbito religioso, destaco a conhecida expressão do Teólogo Católico suiço, Hans Küng.
Citação:
"No peace among the nations without peace among the religions.
No peace among religions without dialogue between the religions.
No dialogue between the religions without investigation of the foundation of the religions.


Hans Küng
Luis

Re: Paz?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 13 de May de 2004 14:27

Hugo

Ouvir e calar.

Se algumas vezes assim o fizermos, estamos a contribuir para que haja paz. E um padre muita vez, tem de ouvir e calar para que haja Paz entre os paroquianos, para manter uma paroquia unida.

Re: Paz?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 17 de May de 2004 23:30

"Fazer a paz consigo mesmo, deixar-se pacificar, encontrar a paz do coração, é uma tarefa essencial. Pois a violência está também em nós. Habita em nós. É uma benção encontrar pessoas habitadas pela paz. Sentimo-nos bem com elas. A sua presença faz-nos felizes: não somos feitos para estar inquietos e viver na agitação." Jacques Gaillot, in Partenia.

João (JMA)



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.