Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 1234Próximo
Página actual: 1 de 4
Culto a dois senhores
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 22 de April de 2004 19:01

Oi meus amigos!

Eu fui buscar minha mãe na Igreja Católica esses dias e como cheguei mais cedo fiquei assistindo o culto deles... me surpriedi.
Não sei como é em Portugal, mas aqui no Brasil o culto está quase idêntico ao culto evangélico:
- Cantam músicas evangélicas;
- pregam;
- tiram o dízimo;
- fazem apelo;

A única diferença foi no final: Eles cantaram uma música para Maria e oraram para ela.... acabou! Fizeram o culto para dois senhores.... Coisa que Deus abomina. Que pena!! Por tão pouco pensei que as coisas estavam mudando por lá...

Deus abençoe a todos.
Andréia.

Re: Culto a dois senhores
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 22 de April de 2004 20:23

Fizeram culto para 2 senhores? Explica isso melhor...

Re: Culto a dois senhores
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 22 de April de 2004 21:25

A Palavra de Deus diz para não servir a dois senhores, pois havemos de odiar a um e amar o outro, ou havemos de dedicar-se a um e desprezar o outro.

Os católicos chamam Maria de "Nossa SENHORA" . O próprio nome dela diz que é a senhora deles. Servo - Senhora; servo - Senhor. Ou seja, são servos de Nossa Senhora. Deus não admite isso de forma nenhuma. Foi Ele quem fez tudo por nós e somente Ele é digno de ser nosso Senhor. Ele não divide isso com ninguém: "Minha glória não darei a outrem"

Os católicos são servos porque cantam para ela, oram para ela, invocam seu nome, engrandecem o seu nome... e dizem com todas as letras: Minha Senhora. Tudo que deveria ser feito somente a Deus, é feito a ela.

Ninguém nem nada pode tomar o lugar de Deus em nossas vidas. Seja o dinheiro, um homem (por mais santo que seja, principalmente se já morreu), uma mulher (idem), a família, qualquer coisa ou pessoa que esteja tirando o lugar que deveria pertencer somente a Deus.

Disso depende nossa salvação, por isso é muito importante.

Deus te abençoe.
Andréia.

Re: Culto a dois senhores
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 22 de April de 2004 23:33

Andreia,
Aquilo de que tu falas não é cristianismo, mas pura mitologia:
1 - o teu "deus" manda odiar
"pois havemos de odiar a um e amar o outro"
Logo não é Deus revelado por Cristo;
2 - manda desprezar
"dedicar-se a um e desprezar o outro"
Logo, nada tem a ver com O Deus revelado no discurso da montanha;
3 - é ganancioso
Ele não divide isso com ninguém: "Minha glória não darei a outrem"
Logo, não é capaz de amar

Devo informar-te que o Cristianismo não é nada disso.

João (JMA)

Re: Culto a dois senhores
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 23 de April de 2004 21:55

João é incrível como distorce as palavras...

"1 - o teu "deus" manda odiar
"pois havemos de odiar a um e amar o outro"

Não foi isso que falei. Estavam me referindo a adoração a DOIS deuses, pois se algo toma o lugar de Deus, se transforma em deus.

Devemos adorar a um só, pois Deus é um só.


AGORA, DEVEMOS AMAR A TODOS OS HOMENS COMO A NÓS MESMOS E A DEUS COMO ÚNICO E SUFICIENTE.

Realmente o seu deus não é o mesmo que o meu Deus.

Re: Culto a dois senhores
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 23 de April de 2004 22:16

Andreia,

Pois claro que o meu Deus não manda odiar ninguém. Nem sequer permite que se odeie alguém. Todos cabem no amor de Deus.

Um "deus" que permite o ódio ou manda odiar é do campo da mitologia.

João (JMA)

Re: Culto a dois senhores
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 26 de April de 2004 13:07

Você continua a afirmar que eu disse que o meu Deus manda odiar. Agora me responda: ONDE ESCREVI ISSO? CITE!!!

O problema sabe qual é: As pessoas não gostam de ouvir coisas diferentes do que elas mesmas acham. O problema é que as pessoas não querem descobrir que seguem um caminho errado. Porque será isso? Algo semelhante ao que diz o filósofo Platão: aquele que está na escuridão da caverna, quando sai para fora, a luz ofusca seus olhos e DOI.
Aí vamos na Bíblia e está escrito: o mundo vos odeia porque ele está em trevas e a luz mostra as suas falhas. Por isso, preferem permanecer em trevas.... (aí não doi...) Jesus estava fazendo utilizando algo que as pessoas já conheciam, pois os escritos do famoso Platão, circulava entre os cultos da época... É por isso que Jesus estava sendo rejeitado pelos que não queriam ouvir palavras que denunciavam seus erros.

Re: Culto a dois senhores
Escrito por: João Leal (IP registado)
Data: 26 de April de 2004 14:23

Eu acho que venerar e adorar são duas coisas diferentes. Venera-se a Virgem Maria por ter sido a Mãe de Jesus Cristo. E adorar, adora-se a Deus, somente a Ele.

Pode ser difícil ver esta diferença quando se olha para algumas manifestações de religiosidade popular, que nem sempre estão de acordo com a teologia, mas o problema não é da teologia mas sim de como ela é ou foi transmitida.

No que disse não quero fazer juizos de valor, pois acho que na religiosidade popular pode ser encontrada muita riqueza espiritual. Pois pode acontecer que com a ânsia de aprofundar a teoria, ou apontar o erro dos outros, se esqueça do mais importante, que é adorar a Deus e amar o próximo como a nós mesmos.

Provavelmente é mais fácil a alguém que faz promessas de joelhos a Nosso Senhora ajudar um estranho em dificuldades, do que alguém que sabe dar grandes explicações sobre o Mistério da Santíssima Trindade, por exemplo.

Com isto não quero dizer que a nossa fé não deva ser adulta, mas não podemos esquecer o que mais importa. Não é verdade?

João Leal


Re: Culto a dois senhores
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 26 de April de 2004 19:56

Aqui está a tua citação, Andreia:
"A Palavra de Deus diz para não servir a dois senhores, pois havemos de odiar a um e amar o outro, ou havemos de dedicar-se a um e desprezar o outro."

Por outro lado, não tenho problema nenhum em ouvir os que pensam de forma diferente da minha. Pelo contrário, provavelmente poderei aprender algumas coisas, como já foi tantas vezes o caso aqui neste fórum, para dar um exemplo à mão.

Mas é preciso que pensem. Que saibam ler e interpretar. Utilizar a Bíblia para arranjar um código de vestuário, para procurar o jardim do eden, ou para contar há quantos anos nasceu o Adão, ou foi criado o mundo, não é o que eu chamo pensar.

Quanto à alegoria da caverna, fico contente que tenhas lido "A República".
Força, vai em frente, estou contigo (nesta leitura, claro :o)) )

João (JMA)

Re: Culto a dois senhores
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 26 de April de 2004 20:35

João,

Como você tem dificuldades de entender o que diz a Palavra de Deus, meu amigo! Quando citei Mt 6:24 não estava falando de odiar uns aos outros, mas justamente o que eu escrevi: Não podeis servir a dois senhores, pois há de amar a um e despresar o outro. O "senhor" citado aqui não é um homem. O "senhor" é tudo aquilo que desvia seu pensamento, suas atitudes para o lado oposto a Deus. O "senhor" é o deus que o mundo adora servir: a riqueza, a moda, a luxúria, a prostituição, o adultério, a fornicação, a televisão, a gula, tudo que praticamos com indecência, exagero, ou tudo que amamos com exagero e loucura. Compreendeu agora? Se alguém prefere se prostituir com seu namorado, está contrariando a vontade de Deus, por isso, está fazendo do sexo um pecado e se distanciando de Deus. Prefere o prazer do mundo, do que a renúncia por amor a Deus.
Se alguém passa um dia inteiro na frente da TV enche seus pensamentos com tudo o que passa na TV: prostituição, adultério, fornicação, modismo, etc, até que essas coisas fazem parte da sua vida sem que ele perceba. Deveria estar gastando tempo se alimentando da Palavra de Deus. Não digo que nunca devamos assitir TV, mas tudo com moderação e claro, seleção. Tudo que é feito com exagero é pecado.



João Leal,

Também não vejo problema em respeitar a memória de uma pessoa que já se foi. Eu respeito a mãe de Cristo, e acho que toda mulher deveria ter a força que essa mulher teve, porém, não devemos colocar nenhum ser humano em uma posição que é destinada somente a Deus, ou corremos o risco de idolatrá-la.
No caso da mãe de Cristo, o catolicismo exagerou no respeito, ao ponto de adorá-la, mesmo que eles não se dão conta disso, mas seus atos são de idolatria. Vamos citar o porquê:
- Fizeram uma imagem para ela e se prostam diante dela;
- Invocam seu nome a clamando seu nome (uma pessoa que ainda está esperando a ressurreição, e a Palavra nos diz que não é para invocarmos mortos)
- Oram para ela, pedindo coisas (como se ela pudesse ouvir, coisa impossível, pois não é onisciênte nem onipresente,para saber que a estamos chamando e, mais uma vez impossível no caso de que ela nada pode fazer, pois não tem poderes para isso, visto que o único que tem poder é Deus: onipotente. Também não pode pedir a Deus por nós, pois o único mediador é Deus, portanto, para quê orar a ela?);
- Cantam para ela (como já disse, ela está esperando a ressurreição, e não pode ouvir louvores, pois está no céu com Deus, não aqui e pelo que conhecemos, ela não está em todos os lugares como Deus, que é onipresente);
- A religiosidade maior é quando vemos pessoas fazerem penitências carregando imagens nas coisas, subindo escadarias... coisas desse tipo... fazer promessas para ela.... (ai meu Deus! Isso é demais para minha inteligência!)

Como você vê, há uma diferença muito grando no que os católicos dizem que fazem venerar X adorar, e no que realmente fazem: venerar = idolatrar.

Deus te abençoe.
Andréia.

Re: Culto a dois senhores
Escrito por: Rui B. (IP registado)
Data: 26 de April de 2004 22:57

Andréia:

Não concordo com aquilo que tu dizes sobre a veneração que existe a Nossa Senhora. Concordo que em certos casos pode ser exagerada, mas há algumas coisas que tu dizes que eu não considero verdade, as quais me foram confirmadas por padres.

De facto não podemos pedir a Nossa Senhora o que quer que seja, mas podemos pedir-lhe para interceder pelos nossos pedidos junto de Deus. E isto aplica-se a Nossa Senhora, a outros Santos ou mesmo a pessoas que não são santos.

Aliás, é por isto mesmo que existem beatificações e canonizações. As pessoas rezam a pessoas que já morreram para intercederem junto de Deus pelos seus pedidos. Quando os pedidos são atendidos, a Igreja entende que isso é sinal que essas pessoas se encontram junto de Deus. Certamente te lembras daquela senhora que rezava aos pastorinhos de Fátima para voltar a andar e isso aconteceu.

Quanto às imagens, não vejo problema. Toda a gente sabe que não são realmente Nossa Senhora ou quem quer que seja que ali está, são apenas umas representações.

Re: Culto a dois senhores
Escrito por: João Leal (IP registado)
Data: 27 de April de 2004 14:44

Andréia

Já do que tenho lido noutros tópicos tinha a impressão, agora uma vez mais aumentada, de que a sua ideia de Deus é demasiado materialista, muito centrada no tempo e espaço, quando Ele é por definição transcendente, ou seja, para além do tempo e espaço. Por isso acho um pouco estranho que alguém que está em Deus esteja à espera da ressurreição. Esperar é um verbo que pressupõe passagem de tempo.

Por isso, o que entende por Corpo Místico de Cristo?

Se estamos em comunhão com a Igreja (conjunto de baptizados na graça de Deus), fazemos parte deste Corpo, tal como os já estão com Deus. Falando por imagens pode-se dizer que o sangue deste Corpo será o Espírito Santo, que nos unifica e alimenta. Portanto existem canais que ligam os vários membros. Sendo Jesus Cristo a cabeça podemos seguir por vários “caminhos” até Ele, uns mais directos, outros com mais “intermediários”.

Por exemplo, à luz do Corpo Místico podemos perceber muito melhor o que são os sacramentos e a sua importância. Também só sob esta luz se percebe a comunhão dos santos e a consequente veneração de santos e, com maior força de razão, da Virgem Maria.

O que é você pensa quando algum amigo lhe pede para rezar por ele a Deus? Acho que deve ter acontecido a quase toda a gente, alguém pedir “reza por mim a Deus” por causa de saúde ou de algo importante. Se você já incluiu alguma pessoa nas suas orações, não estará a fazer o mesmo que um santo ou mesmo Nossa Senhora poderá fazer? Ou você recusar-se-á a rezar por essa pessoa?

Compreendo que os casos que descreveu tenham aparência de adoração, mas ao invés de restringir o acesso a Deus, deveríamos promover um esclarecimento dos símbolos e da linguagem. Pois o grande problema é a nossa linguagem, que é simbólica e muito centrada no tempo e no espaço. Não faz mal falar por imagens desde que saibamos o que estamos a dizer.

João Leal


Re: Culto a dois senhores
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 27 de April de 2004 14:45

Amigo, quando alguém intercede por alguém diante de Deus, deve fazer em sua vida. Depois de morta a pessoa não deve ser invocada e assim está escrito na Palavra de Deus e quando desobecido esse mandamento, estamos a pecar. Nem a Maria, nem a santo nenhum. Se foi santo, amém, não fez mais do que sua obrigação, mas depois de morto, nada pode fazer. Se acontece algum milagre quando algum "santo" é invocado, posso afirmar, que não foi ele quem faz, mas satanás para enganar a muitos, pois ele se passa por anjo de luz para enganar se for preciso.

Jesus é nosso intercessor diante de Deus porque está vivo. Ele ressuscitou, aleluia! Maria ainda não ressuscitou. Espera o dia em que todos os mortos ressuscitarão primeiro e depois os vivos serão transformados. O Espírito também nos assiste diante de Deus, nos ajudando em nossas orações com gemidos inexprimíveis.

Sabe o verdadeiro motivo que existem as beatificações, vou te dizer sinceramente e não se escandalise: para comercializar. Você sabia que milhões e milhões de dólares são gastos em uma beatificação? Tudo isso para que a cidade do "santo" seja visitada por turistas regiliosos. Para que capelas sejam feitas no nome dele e muitos materiais sejam vendidos, como imagens, pingentes, pulseras, etc, etc, etc. Você nem imagina quandos milhões de dólares circulam nesses lugares devido a esse tipo de comércio. Tudo é um farsa para movimentação de dinheiro, infelizmente.

O verdadeiro Deus não precisa disse para agir. Mas Ele precisa de santificação. Precisa de comunhão. Precisa de renúnica, porém, o mundo prefere a outra porta. A porta que não exige nada disso, mas se mascara de religiosidade, sem ter que mudar de atitudes.
Milhares de cidades, na semana santa, fazem crucificação de pessoas. Todo o ritual de flagelação e crucificação. Para quê? Porque as pessoas não se sentem perdoadas e acham que podem ser perdoados pelos seus próprios atos. Para essas pessoas não basta o sacrifício de Cristo, mas permanecem em seus pecados, e acham que uma vez por ano os expiam, eles mesmos.
Fazem promessas, acendem velas, enchem suas casas de imagens achando que assim estarão protegidos. Tudo isso são amuletos, pois suas confianças estão neles, não em Deus.

Deus não precisa de imagens, pingentes. Deus precisa de santificação e adoração. Deus não quer sacrifícios, mas quer um coração quebrantado e contrito, esse Ele não desprezará.

Não procure padres para tirar suas dúvidas. Se os padres soubessem o que realmente fazem, não orariam a Maria, nem a santos, mas orariam a Deus, pois Jesus já morreu para nos dar esse livre acesso ao Pai. Não precisamos de nenhum mediador, a não ser Cristo, o autor e consumador da nossa fé.

Deus te abençoe.

Re: Culto a dois senhores
Escrito por: Rui B. (IP registado)
Data: 27 de April de 2004 15:30

Andréia:

Se não devo procurar padres sobre as minhas dúvidas, porque razão é que hei-de acreditar naquilo que dizes? Se tu tens a tua opinião, eu respeito-a. Mas não me venhas a dizer para não ouvir os padres porque assim és tu quem não está a respeitar a opinião deles.

Não me escandalizo com o que dizes sobre as beatificações, o que eu te disse foi apenas o que a Igreja diz. Se por trás disso há outras coisas menos dignas, não sou eu que tenho que me importar com isso, é quem as faz. O que a Igreja diz é que se uma pessoa que já morreu ouviu as nossas orações é porque está junto de Deus, daí a sua beatificação.

Tens razão no que dizes quanto ás pessoas pensarem que as imagens são como amuletos para lhes dar sorte. Mas nós não devemos criticá-las assim sem mais nem menos, devemos antes explicar a essas pessoas o verdadeiro significado de uma imagem - que é simplesmente isso, uma representação de um santo e nunca o próprio santo.

Em relação às pessoas que morreram, eu acredito que elas estão no Céu e que podem rezar a Deus, por isso não considero um pecado rezar-lhes também a elas (se calhar a palavra rezar aqui não é bem utilizada, mas acho que me faço compreender). Isto inclui Nossa Senhora, santos e não-santos.

Re: Culto a dois senhores
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 27 de April de 2004 18:16

Rui,

Sabe amigo, quando eu digo para não procurar padres para tirar-lhes dúvidas a respeito da Bíblia é porque eles estão incoerente com ela. Mas se queres tirar suas dúvidas a respeito de doutrinas católicas é justamente ele quem deve procurar, pois ele estuda durante muitos anos essas doutrinas. Aliás, é o que eles realmente sabem.

Vejo também, que os comentários que fiz a respeito da onipresença, onipotência, e onisciência que são características somente de Deus foram desprezadas por você, assim, como pela maioria dos navegantes aqui. Parece que isso não importa, então, o que posso fazer? Nadinha. Querem continuar achando que uma pessoa que está na presença de Deus pode ouvir rezas, louvores, e invocações, então, façam como quiser, se não se importam em estarem agredido um dos mandamentos do Senhor, quem sou eu para dizer que não devem fazer isso, não é mesmo? O lívre arbítrio existe.

Até mais.

Re: Culto a dois senhores
Escrito por: Cris (IP registado)
Data: 30 de April de 2004 00:21

Andreia querida, quem foi que disse que Maria tomou o lugar de Deus?
Nós simplesmente cumprimos a Palavra de Deus:

"Sim! Doravante as gerações todas me chamarão de bem-aventurada,
pois o Todo-poderoso fez grandes coisas por mim."

(Lc 1, 48-49)



Para explicar o relativo silêncio sobre Nossa Senhora nos Evangelhos, diz São Luís que concorreram duas razões principalmente: 1) a humildade de Nossa Senhora; 2) o perigo que haveria para os primeiros cristãos de caírem em erro, julgando Nossa Senhora uma deusa, tal era a sua grandeza.

Para povos provenientes do paganismo, o perigo de imaginar Nossa Senhora como divina era real. Por isso, para fazer a atenção dos cristãos concentrar-se em Cristo Deus encarnado, e para evitar o perigo de idolatria, ela se ocultou e Deus a ocultou.

Entretanto, disse-lhe eu pouco acima, esse ocultamento é relativo, porque se se examinam com atenção as palavras que o Evangelho diz de Maria Santíssima, fica-se bem esclarecido sobre o valor inigualável dela.

Assim, por exemplo está dito que o anjo saudou a Virgem Maria. Ora, na Sagrada Escritura, jamais se disse coisa semelhante de ninguém.

Os anjos, sendo criaturas muito mais perfeitas que os homens, quando aparecem a alguém, eles, os anjos é que são saudados, reverenciados, venerados, e não o contrário. Abraão saudou os três anjos que lhe apareceram.O Profeta Daniel nem conseguia ficar de pé diante do anjo que lhe apareceu. Mas o anjo Gabriel saúda Maria Santíssima com palavras incríveis, que, se não estivessem registradas no Evangelho de São Lucas, nunca se imaginaria que pudessem ter sido ditas por um anjo a uma criatura simplesmente humana: "Ave, cheia de graça. O Senhor é contigo" (Luc. I, 28).

Ele a diz cheia, plena de graça e que Deus estava com Ela. Ora, isto significa que Maria recebera tanta graça de Deus que nela era impossível "caber", haver mais graça. Isto é que significa plena de graça.

Deus onipotente, escolheu Maria para ser a Mãe do Verbo de Deus encarnado, Cristo.

Diz São Luís de Montfort que Deus podia dar a Maria todos os bens que quisesse. Diz ainda que era muito justo e conveniente que Ele a criasse com o máximo de qualidades possíveis, para que Ela estivesse, ao máximo possível para uma criatura, proporcionada ao filho que ia ser gerado em seu seio. Que, se é natural que o filho se pareça com a Mãe, como deveria ser perfeita aquela a quem o Verbo de Deus encarnado deveria naturalmente se parecer?

Argumenta ainda São Luís, perguntando: qual o filho que, se pudesse, não daria à sua mãe todas as qualidades? É claro que qualquer bom filho, se pudesse, daria à sua mãe todas as qualidades possíveis. Mas isto ninguém pode fazer, a não ser Deus.

Cristo é por excelência o Filho Bom, e Ele é Deus. Logo, Ele poderia dar à sua Mãe todas as qualidades possíveis. Convinha que Ele o fizesse. Logo, Ele deu a Maria todas as qualidades possíveis num ser puramente humano. Por isso, o anjo a disse "cheia de graça".

E no nome de Maria já há uma insinuação dessa plenitude de perfeição, pois diz São Luis, o maior Doutor mariano: "Deus reuniu todas as águas em um lugar e as chamou de Mária. Reuniu todas as graças numa Mulher e a chamou de Maria.

No Evangelho se mostra ainda toda a grandeza de Maria confessada pela boca de Isabel, que pergunta a ela, quando recebeu a sua visita: ."De onde me vem a dita que a Mãe de meu Senhor venha ter comigo?"(Luc I, 43). Está no Evangelho que os protestantes, na realidade, não aceitam: Isabel chama a Maria "a mãe de meu Senhor", a mãe de Deus.

E Isabel confessa ainda que bastou a voz de Maria para fazer João Batista ser capaz de se alegrar -- isto é de compreender -- ainda em seu seio, que ela estava recebendo a Mãe de Deus, portando o próprio Deus em seu seio virginal.

E o Evangelho demonstra a humildade de Maria e sua grandeza, quando conta as palavras dela: "Porque Deus olhou para a baixeza de sua escrava" (humildade)( Luc I, 48) "Grandes coisas fez em Mim Aquele que é onipotente"(Magnanimidade) (Luc I, 49). Ela reconhece sua baixeza, e que foi Deus que fez nela grandes coisas, que ela humildemente não conta quais sejam. E acrescenta ainda que, por isso, "todas gerações me chamarão de bem aventurada" (Luc I, 48).

Depois, no Evangelho de São Mateus, está dito que os magos "viram o menino com Maria sua mãe" (Mt.II, 11).

Para quem vê o Menino Jesus, Deus encarnado, nada mais deveria ou precisaria ser lembrado. Entretanto, o Evangelho, ditado pelo Espírito Santo, faz questão de dizer que os magos viram o Menino Deus com sua Mãe. De tal modo ela tinha valor, que é citada ao lado de Deus: os magos vira o Menino com sua Mãe.

Porque fora profetizado por Isaías que Deus daria um sinal para que se conhecesse o Redentor, e esse sinal era a Virgem Mãe; "Pois por isso o mesmo Senhor vos dará este sinal: Uma Virgem conceberá e dará à luz um filho e o seu nome será Emanuel" (Is. VII, 14).

Por isso, Cristo nasceu de uma mulher, para ficar claro e provado que Ele era um homem. E quis nascer de uma Virgem, para que ficasse claro e provado que Ele era Deus.

E o sinal que Deus nos deu para encontrarmos a Cristo foi a Virgem Mãe, Nossa Senhora,. Por isso não se pode encontrar a Cristo sem Maria. Mentem, pois, os protestantes que julgam ter encontrado a Cristo sem Maria, pois se não O encontram com Maria não é ao verdadeiro Jesus que eles encontram.

Eles, os magos, abrindo os seus tesouros deram incenso, mirra e ouro. Cristo e Maria receberam ouro, sim. Mas, Maria, generosíssima, logo deu o ouro aos pobres, ela que era pobre. E o que prova que ela deu o ouro recebido dos magos?

Que ela logo deu o ouro aos pobres, se prova pelo fato que, quando Ela foi apresentar o Menino Jesus no templo, ela deu como preço de resgate um par de rolinhas, que era o que a Lei exigia de quem fosse pobre (Luc. II, 24).

Foi por meio dela que Cristo nasceu para nós. Foi por meio dela -- pelo seus rogos -- que Ele fez o seu primeiro milagre em Caná, apesar de ainda não ter soado a hora de Ele fazer milagres. Entretanto, tal é o poder de Maria, poder dado por Deus, que Cristo a atendeu mudando a água em vinho. Fez esse milagre para nos mostrar que Ela é a nossa medianeira e advogada, com tal poder de súplica sobre Ele, que ele a atende ainda que não estivesse em seus planos fazer o que Ela pede.

E Cristo a chama de "Mulher" duas vezes: a primeira vez, em Caná da Galiléia (Veja, por favor, no site Montfort, meu artigo sobre as Bodas de Caná); a segunda vez, no Calvário e do alto da Cruz. Na primeira vez , quando instituiu o matrimônio e fez seu primeiro milagre na ordem da natureza. A segunda vez, quando nos redimiu com sua morte na cruz.

E por que Ele a chamou de "mulher"?

Os protestantes vêem nesse chamado um desprezo. Na realidade, Ele a chamou de "Mulher" como Pilatos o chamou de o Homem : "Eis o Homem".

Cristo disse que ela era A Mulher, aquela que fora profetizada no Gênesis quando Deus amaldiçoou a serpente: "Porei inimizades entre ti e a mulher, entre a tua raça e a dela, e ela mesma te esmagará a cabeça. E tu lhe armarás traições a seu calcanhar" (Gen. III, 15).

Maria é essa mulher cujo Filho esmagaria a serpente. Deus colocou ódio entre os descendentes dessa mulher -- os filhos da Virgem Maria, que a aceitam por mãe, como Cristo disse no Calvário -- e os filhos do demônio, porque o demônio também tem "filhos"-- não fisicamente, porque ele é um anjo decaído -- mas filhos "espirituais" do diabo, que querem fazer a vontade de seu pai, o demônio.

Não disse Cristo aos fariseus: "Vós tendes por pai o demônio e quereis fazer a vontade de vosso pai" (Jo VIII, 44)?

Logo, na História, há uma luta entre os filhos da Mulher -- a Virgem Maria-- e os filhos do demônio, e Nossa Senhora esmagará a cabeça do demônio, enquanto ele no decorrer da História, continuamente suscita traições aos que são bons.

Você repare, minha cara, como os verdadeiros devotos de Nossa Senhora sofrem, em sua vida, muitas traições...

O próprio Cristo, então, a chamou de a "mulher", porque Maria era A Mulher por excelência, aquela que fora profetizada no Gênesis. Não, a Mulher como se tornou depois do pecado, nem mesmo a mulher "tal qual saiu das mãos de Deus no esplendor da manhã original", como disse um poeta.( Paul Claudel) Porque ele disse mal, disse insuficientemente, porque Maria foi não apenas Eva restaurada, mas muito mais que Eva. Quase infinitamente mais que Eva. Maria foi a mulher por excelência, o ser humano mais perfeito, excetuando-se a santíssima Humanidade de Jesus Cristo, porque Cristo é Deus também, e Maria é uma simples criatura.

Noutra ocasião, do alto da Cruz, Cristo disse a Maria: "Mulher, eis aí teu filho". "Depois, disse ao discípulo"'Filho, eis aí tua mãe"( Jo, XIX, 26-27).

Esse foi o testamento de Cristo, no Calvário: dar-nos Maria Santíssima como nossa mãe, e dar-nos a ela como seus filhos.

"E desta hora por diante, a levou o discípulo para sua casa" (Jo. XIX, 27).

Desde então, quem não toma a Maria por sua Mãe, não tem a Cristo Deus como seu Pai.

Como diz Dante de Maria Virgem:

Vergine Madre, figlia del tuo figlio, Virgem Mãe, filha de teu Filho,
umile ed alta più che creatura, humilde e mais excelsa que qualquer criatura
termine fisso 'etterno Consiglio, objetivo fixo da eterna Sabedoria,

Tu sei colei che l' umana natura Tu és aquela que de tal modo
nobilitasti si che il suo fatore enobrecestes a natureza humana,
non disdegnò di farsi sua fatura, que seu Criador quis fazer-se sua feitura.

Nel ventre tuo si raccese l' anore Em teu seio se reacendeu o amor,
per lo cui caldo, nell'etterna pace por cujo ardor, na eterna paz,
così è germinato questo fiore. assim germinou esta flor (dos anjos e dos santos no céu)

Qui se' a noi meridiana face Aqui és para nós cleríssima face
di cariatate, e giuso, intra i mortali de caridade, e lá em baixo, entre os mortais,
se' di speranza fontana vivace. és de esperança fonte vivaz.

Donna, sei tanto garnde e tanto vali, Senhora, tu és tão grande e tanto vales.
che qual vuol grazia ed a te non ricorre, que quem quiser graça e a ti não recorrer,
sua disianza vuol volar senz' ali seu desejo é o de voar sem ter asas.
:
La tua benignità non pur soccorre A tua benignidade, não só socorre
a chi domanda, ma molte fiate a quem pede, mas muitas vezes,
liberalmente al dimandarpreccorre. generosamente ao pedir precede.

In te misericordia, in te pietate, Em ti misericórdia, em ti piedade,
in te magnificenza, inte s' aduna em ti magnificência, em ti se reúne
quantunque in creatura è di bontate" tudo quanto na criatura há de bondade" (Dante, Paradiso. XXXIII, 21).

E no Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem, São Luís de Montfort afirma que Deus foi permitindo que a devoção a Maria fosse lentamente desvelada até os últimos tempos, quando Ela terá um papel extraordinário no combate ao Anticristo, pois que no Apocalipse está escrito: "Apareceu um grande sinal no céu uma mulher vestida de sol, com a lua debaixo de seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça" (Apoc. XII, 1). Visão essa que lembra muito a imagem de Fátima da qual disseram as três crianças videntes: "Era uma Senhora mais brilhante do que o sol", sem saber que estavam repetindo um versículo da Sagrada Escritura: "Quem é aquela, que avança como a aurora quando se levanta, formosa como a lua, brilhante como o sol, terrível como um exército em ordem de batalha?" (Cant. VI, 9).

E ela tem a lua, -- o símbolo da mobilidade, do relativismo-- a seus pés, representando como aquilo que é estável, como a verdade esmaga o que é móvel, e relativo, e passageiro.

Ela é representada também pisando a lua e pisando a serpente, porque Deus , sendo ato puro, é absolutamente imutável, enquanto o demônio se retorce, mudando sempre de querer, em seus caprichos, frutos da mentira.

E ela tem uma coroa de doze estrelas sobre a cabeça, porque embora Maria não tenha tido jamais nenhuma autoridade jurídica na Igreja, e jamais procurou exercer autoridade sobre os doze Apóstolos, os doze a amavam como sua mãe e Senhora.

Eis porque a Bíblia falou pouco explicitamente sobre a Virgem, mas o que falou dela -- embora pouco -- é sublime e elevado.E de ninguém mais foi dito igual.

Quanto a livros sobre Nossa Senhora, recomendo-lhe, mais que todos o "Tratado da Verdadeira Devoção à Nossa Senhora " de São Luís de Montfort. É um livro pequeno e fácil de ser encontrado em livrarias do Brasil. Recomendo-lhe ainda, o Glórias de Maria de Santo Afonso de Ligório. Leia ainda São Bernardo, que foi um grande devoto de Nossa Senhora.

Que Nossa Senhora a guarde em sua proteção maternal, e a faça forte e virtuosa como ela.

Re: Culto a dois senhores
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 30 de April de 2004 02:05

Cris,

Obrigado pela tua mensagem, mas penso que faltou algo importante: Mt 12,46-50; Lc 8,19-21; Mc 3,31-35.
Citação:
Mc 3,31-35 Nisto chegam sua mãe e seus irmãos que, ficando do lado de fora, o mandam chamar. A multidão estava sentada em volta dele, quando lhe disseram: «Estão lá fora a tua mãe e os teus irmãos que te procuram.» Ele respondeu: «Quem são minha mãe e meus irmãos?» E, percorrendo com o olhar os que estavam sentados à volta dele, disse: «Aí estão minha mãe e meus irmãos. Aquele que fizer a vontade de Deus, esse é que é meu irmão, minha irmã e minha mãe.»

Aquilo que nos esquecemos quase sempre nas questões marianas é que Jesus destaca os laços de fé sobre os laços de sangue.

Luis


Re: Culto a dois senhores
Escrito por: Carlos (IP registado)
Data: 30 de April de 2004 09:19

Andréia que a paz do Senhor esteja sempre com você.

Eu aprendi que da maneira que você tenta evangelizar não será possivel sem a ajuda do espirito santo, pois somente ele pode convencer a todos que te criticam que eles estão cegos, temos que orar por eles.
Pois eu tambem já fui cego assim como todos eles, e cuidado com contendas pois é isso que o inimigo quer um abraço e que Deus continue te abençoando.

Re: Culto a dois senhores
Escrito por: Luís Marques (IP registado)
Data: 30 de April de 2004 10:38

Cara Cris

Gostei da tua mensagem.
Acrescento ainda que quando S. João coloca Jesus a chamar Maria de mulher isso pode ser visto como uma referência a Maria como Segunda Eva. Penso que no Evangelho de S. João, Jesus referindo-se a Maria, apenas o faz utilizando a palavra mulher.

Caro Luís Gonzaga

Por acaso Maria não foi quem (a seguir a Jesus) cumpriu de maneira mais perfeita a vontade do Pai?

«Maria disse, então: "Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra" E o anjo retirou-se de junto dela.» (Lc 2, 38)

Essa passagem (Mc 3, 31-35) retira alguma coisa a Maria, ou antes, confirma de maneira mais perfeita a sua disponibilidade para acolher a vontade de Deus?
Se pelos laços de sangue Maria está acima de qualquer pessoa em relação a Jesus, por acaso nos [/i]laços de fé[/i] isso será diferente?


Cumprimentos

Luís Marques

Re: Culto a dois senhores
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 30 de April de 2004 12:36

Luís Marques,

Certo, mas nesse caso temos de ter presente porque razão se faz referência à "grandeza de Maria", citando as palavras da Cris. Será por Maria ser mãe de Jesus Cristo (laços de sangue), ou por ter aderido ao projecto de Deus (laços de fé)?

Luis

Ir para a página: 1234Próximo
Página actual: 1 de 4


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.