Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 1234567891011...ÚltimaPróximo
Página actual: 1 de 14
mulheres
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 19 de April de 2004 00:13

As mulheres estão no cerne do Evangelho.
No Início está uma mulher, maria, que torna possível o nascimento de jesus, no fim é uma mulher a primeira testemunha da ressurreição... Não só é a testemunha primeira como é a ela que é entregue a missão de anunciar a ressurreição aos ourtros!

As mulheres estão no centro do evangelho, no centro da Evangelização.
Como pode a Igreja negá-lo ?

Re: mulheres
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 19 de April de 2004 00:37

ana

Sao leis do Papa e da hirarquia catolica, presumo!... Querias ir para padre?

Re: mulheres
Escrito por: feliciana (IP registado)
Data: 19 de April de 2004 23:01

A Mulher tem a missão de anunciar a boa nova de Cristo como na ressurreição. Por isso, não vejo nada de contrário. Admito perfeitamente que a mulher receba o sacramento da Ordem!SE existem sete Sacramentos é para todos aqueles (as) que se sentem vocacionados para tal, de exercer o serviço desse Ministério! Porquê,hoje se sente cada vez mais o afastamento da mulher , no altar por parte da hierarquia da Igreja?
Não consigo entender! Gostava mesmo.Mas porquê?!?


Re: mulheres
Escrito por: Carlos Dias (IP registado)
Data: 20 de April de 2004 07:09

Cara Feliciana

Eu também gostaria de conceber filhos, mas não posso.
Existe uma impossibilidade fisica.

De igual modo existe uma impossibilidade espiritual no acesso das mulheres ao sacerdócio.

Já reparou que Cristo só teve apóstolos homens?

As mulheres hoje já têm acesso ao altar muito mais que antigamente.

Finalmente minha Feliciana se pensar um bocado existem impossibilidades práticas evidentes no facto das mulheres acederem ao sacerdócio.

Mas podem sempre ser Santas.

Carlos Dias

Re: mulheres
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 20 de April de 2004 07:17

Feliciana

Este Carlos Dias está com provocações clássicas e conhecidas (ainda por cima do meu computador).

Espero que não lhe perguntes quais são os exemplos praticos que fala, pois já sei o que lá vem.


As razões da impossibilidade do acesso foram já enunciadas pela Igreja.
Existem documentos provenientes que fecham a porta quase definitivamente. Se quiser pode ter acesso aos mesmos (penso inclusive que no site do Vaticano).

Saudações

Pedro B

Re: mulheres
Escrito por: feliciana (IP registado)
Data: 20 de April de 2004 12:39

Esse Carlos não me convence. É lamentável que tenha a ideia fixa da "impossibilidade espiritual do acesso "da mulher ao tal Ministério!
Aquela primeira frase de C. Dias,é uma situação imcomparável, contra natura. Até porque:"Deus criou Homem e Mulher à Sua Imagem e semelhança"...

Feliciana

Re: mulheres
Escrito por: Carlos Dias (IP registado)
Data: 20 de April de 2004 17:52

Cara Feliciana

Vou ser mais mais terra a terra para ver se compreende.

Como certamente concorda homens e mulheres são iguais em direitos e dignidade mas têm estruturas psicológicas diferentes.

As mulheres mais emotivas e sensíveis os homens mais racionais.

Ora a Igreja tem de salvaguardar a sua

Minha cara Feliciana a minha amiga que é mulher e conhece bem as mulheres diga-me lá por exemplo como é que , com mulheres sacerdortes seria possível assegurar o segredo da confissão, com mulheres a confessar.

Logo à partida seriam poucas as pessoas a confessar-se a mulheres (aliás as mulheres seriam as primeiras a recusar-se).

Imagina uma mulher a confessar-se a outra mulher? Certamente que não.

E a maternidade será possível a uma mulher prescindir desta sua vocação maravilhosa?

Re: mulheres
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 20 de April de 2004 18:02

Carlos Dias dixit:
"E a maternidade será possível a uma mulher prescindir desta sua vocação maravilhosa?"

Ficamos a saber que as freiras têm filhos.

João (JMA)

Re: mulheres
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 20 de April de 2004 18:10

Carlos dias

Entao se uma mulher fosse padre, podia ter sexo para ficar gravida? Ah...isso nao e de um catolico! Fez-me rir :-)))
Se os padres o fazem, porque sao malandros e desviam-se das leis da hirarquia catolica!

Os homens tambem nao guardam segredos! Conheco um padre, que disse para um advogado meu amigo, que confessava um bispo que tinha 2 filhas. Esse padre ainda e novo, tem 32 anos...mas eu disse ao Superior dele, para ser reprendido!!!
Nos proprios cristaos, temos que educar os padres...

Re: mulheres
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 20 de April de 2004 18:12

Cara Feliciana

Este Carlos é bom rapaz mas teima em utilizar o meu computador para provocar.

É claro que as freiras também renunciam "à sua vocação de mães".

Quanto ao segredo de confissão se calhar poderia dar alguns problemas mas também não seria por aí. (parece anedota)

No entanto mais importante que isso existem documentos da Igreija que tendo analisado a questão são relativamente claros e quase definitivos.

Estes documentos foram feitos por pessoas com autoridade na matéria que estudaram a fundo as implicações e chegaram às conclusões que chegaram.

Pedro B


ps - Garanto que o Carlos Dias só volta a intervir neste forum a partir do seu computador.

Re: mulheres
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 20 de April de 2004 18:17

Ana

Se mesmo os Padres às vezes não guardam segredos o que seria com as Padres...

Diga lá Ana confessava-se a uma Padre humm???

Eu também não ...

Pedro B

Re: mulheres
Escrito por: Bernardo (IP registado)
Data: 20 de April de 2004 19:04

Feliciana afirmou

"Deus criou o homem e a mulher à sua imagem e semelhança"

De facto é verdade

Mas convém não esquecer que Adão foi criado primeiro.

Quanto a Eva, foi criada de uma costela de Adão.

Se ainda fosse do lombo mas foi de uma costela, que em qualquer talho é considerada carne de 2ª categoria.

Isto também quererá significar algo.

Re: mulheres
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 20 de April de 2004 19:44

Caro PedroB,

"existem documentos da Igreija que tendo analisado a questão são relativamente claros e quase definitivos"

O "quase definitivo" é uma contradição nos seus próprios termos:
ou é definitivo ou não o é.

João (JMA)

Re: mulheres
Escrito por: Bernardo (IP registado)
Data: 20 de April de 2004 19:53

Caro JMA

"quase definitivo" não é uma contradição nos seus próprios termos.

Uma coisa sendo quase definitiva não é definitiva.

Como uma quase branca não é branca e daí por diante.

Ao que julga este humilde forumnauta existem várias posições sobre a definitividade ou não na Igreja da possibilidade teológica de se ordenarem mulheres. Daí a minha expressão quase definitiva.

Pedro B

Re: mulheres
Escrito por: Bernardo, Carlos Dias Pedro B (IP registado)
Data: 20 de April de 2004 20:02

Cara Ana
Cara Feliciana

Como vou agora para casa não quero deixar de pedir descuplas por esta pequena brincadeira.

Na realidade Bernardo Carlos Dias e Pedro B actuaram aqui numa só pessoa com o intuito de brincar com a questão da ordenação das mulheres, que sei que é um tema importante para vocês e que portanto merece respeito.

Naturalmente que a questão das mulheres não saberem guardar segredo e da costela de Eva ser carne de segunda são meras brincadeiras preuso-machistas.

Confesso que estes dois argumentos já utilizei em conversas com conhecidas e naturalmente que as visadas se indignamo e são capazes das respostas mais engraçadas. O assunto é no entanto sério e merece reflexão de todos.

Mais uma vez desculpem por brincar com assuntos sérios.
Também a equipa do forum merece um pedido de desculpa por ter desrespeitado as regras do mesmo. No fundo foi só um momento de humor.

Pedro B

Re: mulheres
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 20 de April de 2004 20:15

Caro PedroB

Significa essa "quase definitividade" que nada é definitivo sobre essa matéria.

Aliás, sendo uma matéria que divide a Igreja e sobre a qual não existe nenhum dogma, ela é definitiva só enquanto durar.

E o documento da Congregação para a Doutrina da Fé que sustenta tal posição é tão pobre, mas tão pobre, que é um bom exemplo dos documentos que eu disse que as entranhas do Ratzinger-teólogo davam voltas quando o Ratzinger-prefeito os assinava.

A pobreza do documento é em si uma demonstração da "missão impossível" de Ratzinger. Chamar-lhe-ia "pobreza franciscana" em linguagem popular.

Mas os franciscanos só são pobres em ter. Ricos no dar, em Fé e em Graça.

João (JMA)

Re: mulheres
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 20 de April de 2004 20:29

JMA

Não sei se é pobre, poderá não ser definitivo (não sei) mas é um documento de quem tem autoridade.

Ou não é?

Pedro B

Re: mulheres
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 20 de April de 2004 20:36

Caro PedroB

Por ser de quem tem autoridade, é que é "definitivo" enquanto durar.

Simplesmente aquilo que é definitivo na Igreja são as verdades da Fé. As de hoje e de sempre, essenciais e imutáveis.

Esta não é uma Verdade da Fé. Logo não é imutavel. Logo não é definitiva.
QED

(pronto, eu hoje estou virado para a contradita, não leves a mal...)

João (JMA)

Re: mulheres
Escrito por: paula (IP registado)
Data: 20 de April de 2004 21:03

Bem, poderia começar por demosntara com frieza e lógica que os argumentos do carlitos são tudo menos racionais. Além de manifestamente não terem nenhuma base teológica mas se limitarem a reproduzir algumas ideias machsitas.
Analisemos então os argumentos.

1 - "Existe uma impossibilidade espiritual no acesso das mulheres ao sacerdócio."

Porquê? Por acaso as mulheres são espiritualmente diferentes, quer dizer inferiores aos homens?
Em que é que consiste essa impossibilidade espiritual?


2 - As mulheres podem parir e por isso não podem ser padres. Não cpmpreendo qual a relação. Deve ser o meu lado emotivo e irracional que não me permite atingir um argumento intelectualmente tão elevado como o paresentado por tão ilustre macho.
Para o Carlos parece existir uma lógica relação entre a capacidade de gerar um filho e de o parir - obviamente que só as fêmeas têm essa possibilidade - e a incapacidade "natural" de aceder ao sacerdocio. Gostaria que explicasse essa relação, se conseguir. Já agora, com argumentos lógicos...

3 - por último, a confissão... Essa é hilariante ... Mas mais emotiva que lógica...

A Feliciana tem toda a razão - as mulheres estão no centro da mensagem de cristo - não é a um homeme mas a Uma mulher que é revelada a ressurreição. Não é a aum homeme mas a uma mulher a quem é dito em primeiro lugara para anunciar esta Boa Nova - cristo ressuscitou.
Não há argumentos teológicos nem espirituais que justifiquem que as mulheres não tenham acesso ao sacerdócio. Trata-se de opções políticas, opções de poder.

Sim como diria o insofismável carlinhos, convém não esquecer que Adão foi criado primeiroque a Eva. De fcato, deus preciusou de fazer um esboço, uma espécie de rascunho para finalmente criara a obra-prima...
E, não se esqueça, carlinhos, que nas primeiras semanas de gestação você também já foi uma fêmea da espéxcie humana... ( Depois degenerou... )

Re: mulheres
Escrito por: feliciana (IP registado)
Data: 21 de April de 2004 00:04

Até que enfim !Paula foi clara na resposta ao carlinhos.Era suposto e havia entendido, nitidamente ,que o c.dias fazia as três figuras.
Espera ai,mas ainda há mais! E esse argumento de que "Jesus só teve Apóstolos homens?" Como pode ter essa certeza,afinal eram quase todos casados,de que as mulheres não estavam no grupo, e também na Mesa da Ceia!?

Ir para a página: 1234567891011...ÚltimaPróximo
Página actual: 1 de 14


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.