Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Afinal, quem o Presidente da Obra Catolica das Migracoes?
Escrito por: Catarina (IP registado)
Data: 07 de April de 2004 18:18

Alef

Afinal, quem e agora o Presidente da Obra Catolica das Migracoes?

Re: Afinal, quem o Presidente da Obra Catolica das Migracoes?
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 15 de April de 2004 13:55

eu não sou

Re: Afinal, quem o Presidente da Obra Catolica das Migracoes?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 10 de June de 2004 08:38

Parece que o Padre Rui da Silva Pedro continua a ser o responsável da Obra Católica das Migrações.

Deixo aqui uma notícia do «Público» de hoje a propósito da OCPM.

Alef

Igreja Católica Convoca Encontro Mundial de Emigrantes


A Comissão Episcopal de Migrações e Turismo decidiu convocar um Encontro Mundial de Comunidades Emigrantes para Março do próximo ano, no Porto. De acordo com uma mensagem da Obra Católica Portuguesa das Migrações (OCPM), divulgada a propósito do Dia de Portugal e das Comunidades que hoje se assinala, a iniciativa pretende "questionar" a forma de a Igreja estar na emigração, bem como "actualizar o seu olhar e rever as suas estruturas de acompanhamento pastoral".

A iniciativa, que se realizará entre 29 e 31 de Março do próximo ano, pretende responder ainda à sensação, confessada por muitos emigrantes às estruturas católicas, de estarem "esquecidos" pelo país e "desprezados" pela Igreja.

Na mensagem, assinada pelo padre Rui da Silva Pedro, director da OCPM, recorda-se que, "na década de noventa, saíram mais portugueses do que entraram [em Portugal] cidadãos estrangeiros". "Por cada imigrante a residir no país há dez emigrantes a viver longe da pátria." Por ano têm saído em média 30 mil portugueses. "Desde 1990 partiram perto de 300 mil portugueses. É urgente que o país recupere o discurso da emigração real para o bem comum nacional."

Para a OCPM, Portugal deve "assumir, sem complexos" a ideia "de que é e será um país de emigrantes" e que estes são "uma dimensão estrutural da economia e cultura". Só que "a preocupação preponderantemente 'administrativa' do país face à actual imigração, em situação de emergência social, caracterizada por desordem no acolhimento e por ensaios legislativos de 'gestão' dúbia, tem deixado na penumbra política e condenado ao silêncio cultural a importante realidade nacional que é a emigração Portuguesa".

Há vários problemas "adiados", recorda o responsável da OCPM: nacionalidade, apoio à língua, dupla tributação fiscal e apoio social. A visão "administrativa" sobre a emigração tem-se limitado "às tentativas de reestruturação consular e dos gabinetes de apoio ao emigrante e emissão de alguns documentos". É altura de passar à intervenção e aos "investimentos concretos no capital humano", afirma ainda.

A mensagem deixa dois apelos: que os emigrantes não deixem de votar nas eleições para o Parlamento Europeu, como ocasião também "para avaliar, nas urnas, algumas ideias de forças políticas xenófobas sobre a actual política de migração e de asilo da União" e "ocasião histórica para continuar a fazer avançar a tão almejada Europa Social, da Paz e dos Povos"; e que sejam olhados com mais atenção os emigrantes com dificuldades em países como a Venezuela, Argentina e África do Sul, que teriam "muito a ganhar, tal como as comunidades imigrantes em Portugal, se o país ratificasse a Convenção Internacional de Protecção dos Direitos dos Trabalhadores Migrantes e Membros de Suas Famílias, em vigor há quase um ano".

Por ANTÓNIO MARUJO
«Público», Quinta-feira, 10 de Junho de 2004
[jornal.publico.pt]

Re: Afinal, quem o Presidente da Obra Catolica das Migracoes?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 10 de June de 2004 15:53

Alef


O padre Rui Pedro e o Director da Obra Catolica das Migracoes.

O D. Januario Torgal e o Presidente das Migracoes.

Re: Afinal, quem o Presidente da Obra Catolica das Migracoes?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 10 de June de 2004 20:20

Alef

Se algum padre, quer ir para o estrangeiro, tem de falar com o sr. Bispo D. Januario Torgal. O padre Rui Pedro e o secretario da Obra Catolica das Migracoes.

Re: Afinal, quem o Presidente da Obra Catolica das Migracoes?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 10 de June de 2004 21:51

Ana, não sei como se processam essas coisas. Sei que muitas comunidades de portugueses emigrantes fazem bastantes pedidos aos bispos portugueses, muitas vezes individualmente, já que cabe ao bispo da diocese "libertar" um padre. Sei que muitos portugueses de origem açoriana pressionam muito os bispos açorianos para estes "libertarem" alguns padres. Não sei como entra aqui a OCPM, mas é possível que lhe caiba "gerir" contactos, "urgências" e disponibilidades.

Alef

Re: Afinal, quem o Presidente da Obra Catolica das Migracoes?
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 10 de June de 2004 23:50

Eu sou amigo pessoal do Pe. Rui Pedro. Querem que lhe pregunte alguma coisa????
Disponham.

Re: Afinal, quem o Presidente da Obra Catolica das Migracoes?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 11 de June de 2004 09:25

Caro P. João:

Na verdade, este tópico apareceu neste Fórum como uma espécie de continuação de outro sob o mesmo tema: "Obra Catolica das Migracoes (Em Portugal)". Para entender melhor o contexto, visite-o, p.f., clicando aqui.

Alef

Re: Afinal, quem o Presidente da Obra Catolica das Migracoes?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 11 de June de 2004 15:29

Alef

Tambem ja pedimos padres a diocese da Guarda e ha diocese de Santarem. Sao padres que passam por aqui a fazer festas e o povo gosta deles. So que os bispos nao os deixam vir....

Alef, nao esquecas que o povo Acoriano adora a pronuncia do Continente, preferem padres do Continente:)

Esteve aqui o Padre Luciano, capelao da universidade da Covilha, conhecem? E o padre Antonio Costa da diocese de Santarem, esses foram pedidos a essas dioceses.
Pedimos os padres as dioceses, mas tem de vir por intermedio das Migracoes, creio ser assim...


Pe. J. Luis, muito obrigada pela sua gentileza. Falei ha dias com o sr. bispo D. Januario Torgal.



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.