Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Os nao catolicos@
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 25 de March de 2004 18:25

Maria Fernanda

Voce e catolica, mas nao praticante!!! Ou nao crente? Quantos de nos com as angustias da vida, com tudo o que vemos ao nosso redor, deixamos de acreditar...
La por isso, nao deve de sair do Forum...
Agora e para os restantes leitores: porque usam a palavra seita? Nao gosto desta palavra!!!
O que entendem por seitas?

Re: Os nao catolicos@
Escrito por: FRN (IP registado)
Data: 26 de March de 2004 19:39

Saudações Maria Fernanda!

Bem, vamos pensar no seguinte aspecto...

Quando o cristianismo foi instituído como religião, ainda nos primeiros séculos depois de Cristo, tratava-se de uma única religião... com o tempo, novas formas e abordagens sobre a vida de Jesus, seus ensinamentos e forma de seguir a vida foram surgindo e deu-se enfim alguns cismas, ou seja, o que era único, uma única religião a seguir a Palavra do Senhor, multiplicou-se em novos caminhos... disse o Cardeal Ratzinger, no Dominu Iesu, que a Igreja Católica Romana é a única representante da religião deixada por Cristo entre os homens. A meu ver, a posição do Cardeal é um tanto equivocada e intolerante...

E afinal, que mal pode haver, se homens e mulheres estiverem a viver suas vidas a fazer o bem, seguindo o mais importante dos mandamentos deixados por Jesus, o Cristo... "amai-vos uns aos outros, como eu vos amo."?

Abençoada sejas,

FRN.

Re: Os nao catolicos@
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 26 de March de 2004 22:27

FRN dixit:

«disse o Cardeal Ratzinger, no Dominu Iesu, que a Igreja Católica Romana é a única representante da religião deixada por Cristo entre os homens.»

Pergunto:

Poderias citar a passagem da Dominus Iesus que corrobora com exactidão o que afirmas?

Peço-te que o faças.

Alef

Re: Os nao catolicos@
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 27 de March de 2004 02:06

Ana:

Normalmente nunca uso a palavra "seita" e já escrevi cá sobre o assunto, e bem recentemente. A palavra "seita" tem claramente um sentido pejorativo e muitas vezes é ofensiva. O facto de sermos católicos não nos confere a certeza de nos pensarmos melhores que os outros (creio que neste fórum nem toda a gente concorda comigo neste ponto, mas mantenho-o) e não temos de modo nenhum o direito de ofender os não católicos com um termo que é ofensivo. Por isso, não falhamos ao rigor se dissermos que os protestantes se agrupam em "comunidades eclesiais" (terminologia já de si restritiva que é usada na Dominus Iesus, pois muitos preferem falar de "igrejas protestantes"), que aos Ortodoxos se aplica o termo de "Igreja" e que a outros grupos, mesmo sectários, se pode usar o genérico termo de "grupos religiosos" ou "novos grupos religiosos", "movimentos religiosos", etc.

Contudo, isto não deve impedir de ver que há grupos que manifestamente apresentam características sectárias (seita vem de "secare", cortar), em corte radical com o "mundo exterior" e particularmente com outros grupos religiosos, frequentemente com "anátemas" e "condenações". Os sectarismos mais extremos consideram que apenas os elementos do grupo alcançam a vida eterna... Nestes casos, talvez o termo "seita" se possa aplicar sem especiais problemas, já, que de facto, estes grupos voluntariamente se "excluem" e se fecham. Estou a pensar em grupos milenaristas como os que deram origem ao desastre do suicídio (?) colectivo de Waco ou da "Verdade Suprema" e por aí adiante, como casos extremos...

Mas esta definição que dei também dá que pensar a outros níveis. O conceito de "seita" não é simplesmente sociológico, como sendo aplicado a minorias (assim aconteceu com os cristãos, acusados inicialmente de serem a "seita do Nazareno"), em tom depreciativo. A "seita" define-se também pelo seu interior, pela sua atitude em relação ao exterior. Isto significa que um grupo maioritário pode ser sectário.

Sei que toco um ponto sensível, mas o sectarismo pode existir, existiu e existe também dentro da Igreja Católica. E muitos defendem pontos de vista claramente sectários. E isto parece-me evidente em algumas entidades institucionais... Não quero guerras inúteis, nem meter tudo no mesmo saco, mas colocar uma questão: que significa o "exclusivismo" de grupos como os muitos grupos tradicionalistas, sede-vacantistas ou até de outros grupos e movimentos como as "Comunione e Liberazione", "Opus Dei", alguns grupos carismáticos, etc?

Alef

Re: Os nao catolicos@
Escrito por: História (IP registado)
Data: 27 de March de 2004 03:03

Seita é aquilo que o cristianismo foi, antes de ser oficializado.

Ana Lisa

Re: Os nao catolicos@
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 27 de March de 2004 15:25

Nao gosto de ouvir falar em Seitas. Ha padres que usam a palavra "Seitas" acho isso uma palavra descriminosa!...Ate o Papa usa esta palavra, coisa que eu nunca usei, nem usarei...
Ha dias num jantar de confraternizacao da nossa igreja, onde havia mais 250 pessoas, uma senhora veio ter comigo e disse. Apareceu aqui esta Seita, era gente da igreja Pentecostal. Eu muito delicada disse-lhe: E que tem isso, Deus disse para nos amarmos uns aos outros....Calou-se!!!!



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.