Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12345Próximo
Página actual: 1 de 5
Na Igreja Católica (pós-Conciliar) ainda há lugar para Excomunhões?
Escrito por: VMTH (IP registado)
Data: 25 de March de 2004 15:40

Caríssimos,


Antes de começar, vou ser claro: Sou católico Tradicionalista, seguidor das normas do Santo Concílio de Trento, e procuro ser regular, à Santa Missa no seu rito Tridentino na capela do Priorado da Fraternidade Sacerdotal S. Pio X em Lisboa.
Alguns dos participantes destes foruns já o sabem, mas quero deixar isto bem expresso de forma a não suscitar ambiguidades.

A questão que lanço à participação de todos, é se na IGREJA CATÓLICA (pós-Conciliar) AINDA HÁ LUGAR PARA EXCOMUNHÕES?

A pergunta parece-me pertinente pois vejo que nos últimos 40 anos a Igreja de Roma tem vindo a dar passos cada vez mais largos no sentido de um "ecumenismo" cada vez mais abrangente e ousado, colocando em dúvida os seus próprios fiés, abrindo-lhes as portas para o total relativismo religioso.

Fico surpreendido pela negativa, quando vejo, aquele homem que deveria ser o Viário de Cristo na Terra, o digno representante Daquele que disse que É o "Caminho, a Verdade, e a Vida", a beijar o Corão!!!
(Tenho fotos! Podem me pedir para o meu e-mail!)
Que triste espectáculo! O Papa, beija um livro de mentiras de uma religião falsa que não reconhece a divindade Daquele (torno a citar) "O Caminho, a Verdade, e a Vida"!

Fico surpreendido pela negativa, quando Sua Santidade o Papa, a abraçar o Deus dos Tibetanos (Dalai-Lama)!!! Que vergonha para todos os católicos! Aí, só posso baixar a cabeça e rezar!
(tenho fotos disto! Podem me pedir para o meu e-mail!)

Fico surpreendido pela negativa, quando vejo o Papa a ser abençoado na testa (!!!), sim leram bem, abençoado por uma mulher hindu numa visita à India!
O Vigário de Cristo é que é abeçoado pelos pagãos! (Shame, shame!!!)
(temho fotos disto! Podem me pedir para o meu e-mail!)

Já não falo nas "relações amistosas" com os heréticos e cismáticos (provocadores da divisão) dos protestantes! O escandâlo aí já se banalizou tanto, que o choque e o horror já quase não se sente!

Enfim... a Igreja Católica pós-conciliar tornou-se num "albergue espanhol"... Acolhe tudo e todos, existe espaço para todas as sensibilidades possíveis e imaginárias... mesmo para aquelas que não são mesmo nada católicas!

O Relativismo religioso, cresceu entre os fiés em toda a Europa... as diferenças são mitigadas, já tudo é igual, ser católico ou crente numa qualquer filosofia new-age é igual... o Ecumenismo abarca tudo!

No entanto a Igreja EXCOMUNGA aqueles que humildemente procuram ser verdadeiros católicos. Os católicos tradicionalistas, fiés à Santa Missa Tridentina, ouvintes atentos das palavras proféticos do Bem-Aventurado Arcebispo francês D. Marcel Lefèbvre são ex-comungados!
Para esses católicos, a Igreja não é ecuménica!
Que vergonha!

Realizam-se encontros ecuménicos muito bonitos, muito folclóricos em Assis com os representantes das mais bizarras religiões criadas pelo Homem... mas completamente estéreis no que concerne a conversões! (Aliás, acredito que o se procura fomentar nesses encontros é, a adesão dos católicos a "outras diferentes formas de espiritualidade"!)

Enfim... a contradição é clamorosa e já deve atingir o céu!

Um abraço a todos, do
VMTH


Marcel Lefèbvre: ORA PRO NOBIS!

Obs:
só mais uma coisa, desulpem-me lá... antigamente, antes do Concílio dizia-se que EXTRA ECCLESIAM NULLA SALUS (Fora da Igreja não há Salvação), mas hoje, o mote parece ser: EXTRA ECCLESIAM TUTTI SALUS!

Re: Na Igreja Católica (pós-Conciliar) ainda há lugar para Excomunhões?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 25 de March de 2004 15:45

"tutti"?

Alef

Re: Na Igreja Católica (pós-Conciliar) ainda há lugar para Excomunhões?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 25 de March de 2004 16:19

Caro VMTH:

Tanto rancor... Tanto fel contra o Papa e contra a Igreja... Será isso fruto do amor ao Santo Concílio de Trento? Será inspiração da espiritualidade que encontras nas missas tridentinas? Te garanto que não, mas deves discernir esse espírito que mostra um rancor incontível... Triste espectáculo! Que imagem dás dos católicos tradicionalistas!

Desculpa o reparo, porque não acredito que sejas assim, mas a forma como escreves, com todas as exclamações (tens as fotos!!!), o alarido com as fotos e tudo o mais parece de uma pessoa transtornada. E estou à vontade para to dizer assim, porque estou convencido que tu não és assim, mas suspreende-me este modo de escrever, que me parece revelador de uma grande imaturidade. É importante o tom com que se escreve, porque ele pode ser fatal numa mensagem. O primeiro efeito é o de descredibilizar o autor. Podes ter toda a razão do mundo, mas, ao comportares-te desta forma, dificilmente serás levado a sério. E é pena.

Talvez venha a comentar esta tua mensagem (tentando resgatar conteúdos de debate do matagal de exclamações), apesar do tom com que é escrita... Mas para já vem-me à mente um comentário de tipo voltaireano: podemos ser tolerantes com tudo, menos com a intolerância!

Bastaria isso para dizer que não existe qualquer contradição quando a Igreja fomenta o Ecumenismo e mantém o princípio da excomunhão para certos casos. O Ecumenismo faz-se com aqueles que não estão em comunhão mas a desejam; a excomunhão declara-se àqueles que pelo seu modo de agir atentam contra a unidade da Igreja e se colocam fora da sua comunhão de uma forma pública e oficial. Foi o que fez Msr. Lefèbvre ao ordenar bispos, sabendo muito bem que ao fazer isso incorria em excomunhão. Mas mesmo aqui a Igreja mantém o seu espírito ecuménico com a SSPX. O que acontece é que a SSPX se fecha a qualquer diálogo. A tua mensagem mostra o tom reinante... Também o triste espectáculo que deram no ano do Jubileu em Roma mostra uma atitude lamentável...

Surprende-me por que razão não repetes algumas das tuas acusações feitas ao Papa a S. Paulo, e á sua atitude "macro-ecuménica" no areópago de Atenas, ou até ao mesmo Jesus Cristo. Afinal, Ele, Jesus Cristo, também andava quase sempre em más companhias, falava de religião com samaritanos, judeus e pagãos e dizia a muitos que não estavam longe do Reino de Deus, enquanto convidava TODOS à conversão (vários dos maiores actos de fé no Novo Testamento pertencem a "pagãos"). No fundo, é o que o Papa faz: lembrar que TODOS somos chamados à conversão - católicos, outros cristãos e não-cristãos. Porque "ecclesia semper reformanda"...

Shalom!
Alef

Re: Na Igreja Católica (pós-Conciliar) ainda há lugar para Excomunhões?
Escrito por: VMTH (IP registado)
Data: 25 de March de 2004 16:54

Caríssimos,

Parece que a minha primeira mensagemneste tópico já causou "mossa" nalgumas mentes pseudo-ecuménicas!
Tenho pena é que seja sempre este "Alef" que responde às minhas mensagens! Mas enfim, só revela que está atento...

No entanto, caro Alef (desculpem-me os outros leitores por personalizar agora a minha conversa), o sr. volta novamente a roçar o insulto para comigo! Desta vez, já não utiliza a expressão de "mensagem talibânica", mas refere que (passo a cita-lo) o "alarido com as fotos e tudo o mais parece de uma pessoa transtornada".
Meu caro?... Transtornado?

Infelizmente, sem querer de forma alguma cair em "guerras pessoais" seja com quem for, vejo-me obrigado a refutar estas palavras incendiárias.
E depois acusa-me ainda de "imaturidade", de "descrédito"...

É assim caro Alef, compreendo perfeitamente o seu mal-estar com esses exemplos do Papa (sim, João Paulo II TAMBÉM é o MEU Papa!), e colocando-se - como se colocou - na posição de seu advogado, se veja com dificuldade em justificar o injustificável!

Agora fala-me em "chamar à conversão"! Muito bem caro Alef! Mas isso, foi exactamente o que a Igreja Católica Apostólica Romana sempre o fez! Não precisou do Concílio Vaticano II para o continuar a fazer. A novidade foi o "espírito ecuménico" que lança a confusão e semeia o completo Relativismo religioso entre os seus fiés.
Digo-lhe mesmo mais: Havia mais conversões ao catolicismo nas décadas pré-Concílio, que pós-concílio!

"Tanto rancor... Tanto fel contra o Papa e contra a Igreja..." Acha que sim? Como eu lhe disse, um sou católico romano! O meu Credo que rezo, deve ser exactamente igual ao seu! Por favor não ataque assim um seu irmão na fé!
O que eu procurei dizer com as minhas palavras, é com o espírito de uma pequena e humilde ovelhinha que, timidamente aponta aqueles que julga serem erros do se pastor! E mesmo assim falo baixinho, não vá cair sobre a minha cabeça alguma "excomunhão"!

Quanto à peregrinação internacional da FSSPX a Roma aquando do Jubileu 2000, foi talvez a mais piedosa, a mais bem organizada e mais ordeira que Roma conheceu naqueles dias! Cerca de 10.000 peregrinos da Tradição estiveram aqueles dias em Roma para alcançar as Indulgências do Ano Santo! Foi memorável!
...ou julga antes que aquela mega-missa com os jovens em Tor Vergata, onde se bebia cerveja, se jogava às cartas, se namorava, enquanto o Papa consagrava o Pão e Vinho em Corpo e Sangue do Senhor, era melhor? Afinal quem é que deu o "triste espectáculo"?

Peço desculpa aos outros leitores, deste "lavar de roupa suja"! É de facto triste, lamentável entre católicos! Seria até mesmo impensável anos atrás!

UM abraço a todos do,
VMH

SANTA MARIA: ORA PRO NOBIS!

Re: Na Igreja Católica (pós-Conciliar) ainda há lugar para Excomunhões?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 25 de March de 2004 17:15

As boas acções ficam com quem as pratica, VMTH.

E a boca fala do que abunda o coração.

Eu tinha notado isso, menos que que falavas "com o espírito de uma pequena e humilde ovelhinha"... "Confiteor..."

Alef

Re: Na Igreja Católica (pós-Conciliar) ainda há lugar para Excomunhões?
Escrito por: VMTH (IP registado)
Data: 25 de March de 2004 17:44

Caríssimos,

Julgo que o interveniente acima esfriou os animos!
Aproveito para chamar a vossa atenção para um género de acusação que os pós-conciliares nos apontam quando se fala do sempre dificil e perturbante tema de "excomunhão", e que curiosamente o Sr. Alef referiu na sua mensagem.

A acusação é (vou aproveitar para citar o próprio Alef, pois as suas palavras são eloquentes) "Mas mesmo aqui a Igreja mantém o seu espírito ecuménico com a SSPX. O que acontece é que a SSPX se fecha a qualquer diálogo".

Esta é o género de mensagem que os católicos pós-conciliares gostam de passar!
"Nós é que excomungamos Mons. Lefèbvre e os católicos tradicionalistas?... Não!... Eles é que se fecham ao diálogo! Se estão excomungados é por culpa exclusiva deles!"
Preparem-se, pois este vai ser o argumento mais forte e mais falado aqui no tópico por esses católicos ecuménicos!

Reparem na aberração!... A Igreja Católica (pós-conciliar, atenção!) entra em "diálogo" com tudo e com todos "os que queiram", não importa quem seja, o que defende, de onde vem... Vejam o exemplo dos tristes e lamentáveis Encontros de Assis! O Papa defensor da doutrina, da Mensagem Salvífica Daquele que É o "Caminho, a Verdade e a Vida" reza em unidade com os líderes de seitas criadas pelo homem. Enfim.

No enanto, e para isso chamo de forma particular a vossa atenção, nós os Católicos Tradicionalistas estamos "excomungados porque queremos"! Afinal não estivemos presentes em assis a rezar com o Papa e com os outros infiéis!
No fundo o que os católicos pós-conciliares dizem, como o Alef, por exemplo, é que não estaríamos excomungados se não nos fechassemos! Se "dialogássemos"!

Como Jesus Cristo disse de forma clara e isenta de erro: "Ninguém vem ao Pai sem ser por mim" (Jo. 13, 6) Reparem... o próprio Jesus não entrou num "diálogo ecuménico"! SÓ ELE É A SALVAÇÃO! SÓ A IGREJA CATÓLICA É FONTE DE SALVAÇÃO para todos os homens, de todas as culturas, de todos os tempos!

A confusão desses católicos pós-conciliares está exactamente aqui! Pensam que nós, os católicos pré-conciliares íamos também na "dança" ecuménica!
Jesus Cristo é inegociável! Quem acredita Nele terá a Salvação! Quem não acredita viverá eternamente nas chamas do Inferno! (E bem feito!)

Nem mais!

Um abraço a todos do,

VMTH


STAT CRUX DUM VOLVITUR ORBIS

Re: Na Igreja Católica (pós-Conciliar) ainda há lugar para Excomunhões?
Escrito por: . (IP registado)
Data: 25 de March de 2004 22:10

Caro VMTH,

Parabéns fosse direto e agudo com teus argumentos.

Querem estes modernistas e ecumenicos sempre defender o indefensavel. É realmente triste tais imagens do Papa, dando credibilidade e nivelando por sua presença e gestos as falsas religiões com o Caminho do ùnico Senhor Jesus Cristo.

Isso já tendo sido completamente condenado na 'Mortalium Animos' com relação a heresia protestante, mas também valendo para as doutrinas pagãs.

14. Não vos prendais ao mesmo jugo com os infiéis. Que união pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunidade entre a luz e as trevas?
15. Que compatibilidade pode haver entre Cristo e Belial? Ou que acordo entre o fiel e o infiel?
16. Como conciliar o templo de Deus e os ídolos? Porque somos o templo de Deus vivo, como o próprio Deus disse: Eu habitarei e andarei entre eles, e serei o seu Deus e eles serão o meu povo (Lv 26,11s).
17. Portanto, saí do meio deles e separai-vos, diz o Senhor. Não toqueis no que é impuro, e vos receberei.
18. Serei para vós um Pai e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor todo-poderoso (Is 52,11; Jr 31,9)

(2 Cor 6,14-18)

"Adoraram o Senhor, mas honravam ao mesmo tempo os seus ídolos. Ainda hoje fazem seus filhos e seus netos como fizeram seus pais". (2Rs 17,41)

"Porque os deuses dos povos, sejam quais forem, não passam de ídolos; mas foi o Senhor quem criou os céus". (1Cr 16,26)


1. O rei Salomão, além da filha do faraó, amou muitas mulheres estrangeiras: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hitéias,
2. pertencentes às nações das quais o Senhor dissera aos israelitas: Não tereis relações com elas, nem elas tampouco convosco, porque certamente vos seduziriam os corações arrastando-os para os seus deuses.
3. A estas nações uniu-se Salomão por seus amores. Teve setecentas esposas de classe principesca e trezentas concubinas. E suas mulheres perverteram-lhe o coração.
4. Sendo já velho, elas seduziram o seu coração para seguir outros deuses. E o seu coração já não pertencia sem reservas ao Senhor, seu Deus, como o de Davi, seu pai.
5. Salomão prestou culto a Astarte, deusa dos sidônios, e a Melcom, o abominável ídolo dos amonitas.
6. Fez o mal aos olhos do Senhor, não lhe foi inteiramente fiel como o fora seu pai Davi.
7. Por esse tempo edificou Salomão no monte, que está a oriente de Jerusalém, um lugar alto a Camos, deus de Moab, e a Moloc, abominação dos amonitas.
8. E o mesmo fez para todas as suas mulheres estrangeiras, que queimavam incenso e sacrificavam aos seus deuses.
9. O Senhor irritou-se contra Salomão, por se ter seu coração desviado do Senhor, Deus de Israel, que lhe aparecera por duas vezes,
10. e lhe tinha proibido expressamente que se unisse a deuses estranhos. Mas não seguira as ordens do Senhor.
11. O Senhor disse-lhe então: Já que procedeste assim, e não guardaste a minha aliança, nem as leis que te prescrevi, vou tirar-te o reino e dá-lo ao teu servo.

(1 Rs 11,1-11)

Re: Na Igreja Católica (pós-Conciliar) ainda há lugar para Excomunhões?
Escrito por: VMTH (IP registado)
Data: 26 de March de 2004 12:24

Caríssimos,

Quero apenas com esta minha intervenção agradecer o comentário que me faz o participante (anónimo) anterior fez!
Obrigado pela solidariedade. É bom saber que não estou "sozinho a pregar num deserto"!

Bem Haja! Que o Senhor te abençoe!

Um abraço do,

VMTH

Re: Na Igreja Católica (pós-Conciliar) ainda há lugar para Excomunhões?
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 26 de March de 2004 12:30

ò VTH
estás de fcato num deserto. Num deserto de ódios estranhos.

Re: Na Igreja Católica (pós-Conciliar) ainda há lugar para Excomunhões?
Escrito por: PedroB (IP registado)
Data: 26 de March de 2004 13:37

O Ana (tia beata)

Sinceramente não percebo o que é que tanto o incómoda na Missa em Latim.

Deixe lá as pessoas que nela se sentem bem assistirem à mesma. Não estão a incomodar ninguém. Não seja tão intolerante nem caía na tentação.

Agora para ti VMTH

Sinceramente as tuas afirmações também não ajudam. Naturalmente que os não crentes e membros de outras religiões se podem salvar.

É obvio que existem boas pessoas em todas as religiões que se salvam.

As tuas afirmações de facto em muitos aspectos são desconcertantes e podem levar a reacções que são já conhecidas.

Re: Na Igreja Católica (pós-Conciliar) ainda há lugar para Excomunhões?
Escrito por: VMTH (IP registado)
Data: 26 de March de 2004 15:22

Caríssimos Leitores,
Reverendíssimos membros do Clero,
Amadíssimos inimigos(as),

Obrigado a todos pelas vossas impressões! Gostei particularmente do sarcasmo da "Tia Beata"! Um espanto! (Há por aqui gente com dotes de comediante!...)

Pedro B:
procura reflectir um pouquinho meu caro! Compreendo a tua preocupação "ecuménica" ao me advertires que "Naturalmente que os não crentes e membros de outras religiões se podem salvar". Será mesmo assim?... Penso que (talvez de forma subinconsciente e subliminarmente, presumo) já te tenhas convertido às noções de "fraternidade universal" e "igualdade revolucionária"!
Fizeste-me lembrar, o meu próprio discurso (antes da minha conversão!) quando era um "irmão" numa das Lojas do Grande Oriente!!!
(É verdade caro PedroB! Também eu já andei no erro!... Será que seria "salvo" se permanecesse maçon jacobino?)

No entanto, julgo que se tem fugido ao tema principal!
EXISTE OU NÃO ESPAÇO PARA AS EXCOMUNHÕES NESTA IGREJA (Pós-Concílio), tão ecuménica e abrangente?
A esta questão, infelizmente verifico que são poucos os que tem procurado uma resposta clara e lúcida!
Será que é do desconforto que o tema provoca para os pós-conciliares? Admitirem que na sua Igreja "aberta e dialogante" ainda existe espaço para a exclusão?

Então PORQUE a ferida, o anátema lançado sobre os católicos tradicionalistas fiéis da FSSPX?


Um abraço a todos,

VMTH

JESUS CRISTO ONTEM; HOJE E SEMPRE!

Re: Na Igreja Católica (pós-Conciliar) ainda há lugar para Excomunhões?
Escrito por: PedroB (IP registado)
Data: 26 de March de 2004 15:46

Meu Caro VMHT

Não pense que me converti a teorias "Modernistas" longe disso.

Quem se salva e quem não se salva só Deus Nosso Senhor Jesus Cristo na sua eterna Misericordia é que sabe.

O que a Igreja Católica defende é que Cristo é o Caminho a Verdade e a Vida.

Ora isso não impede que membros de outras religiões se salvem. E estou seguro que se salvam apesar da sua religião. Salvam-se em Deus Nosso Senhor Jesus Cristo.

Pedro B.

Re: Na Igreja Católica (pós-Conciliar) ainda há lugar para Excomunhões?
Escrito por: VMTH (IP registado)
Data: 26 de March de 2004 15:56

Boa Pedro B!

Porque é que os todos os restantes católicos pós-conciliares (desculpem-me estas "divisões artificializadas entre os católicos) não dizem o mesmo que você?

Mas, reponda-me agora só mais a uma coisa... os católicos pré-conciliares (lá estou eu com as divisões!) estão condenados ao Inferno, através da excomunhão, ou não?

Um abraço do,

VMTH

Re: Na Igreja Católica (pós-Conciliar) ainda há lugar para Excomunhões?
Escrito por: PedroB (IP registado)
Data: 26 de March de 2004 17:25

Caro Ana

Não sei como consegue brincar com coisas tão interpelantes como a desgraça de muitos homens e mulhres que vivem neste mundo.
Pelo menos para mim faz-me confusão encarar esses problemas com esse tom. Mas cada um é que sabe...

Caro VMTH

O que vai acontecer após a de cada morte só Deus sabe. Quem sou eu para para dizer se um excomungado será ou não condenado? E quem é que disse que você ou um qualquer seguidor da FSSPX é excomungado?.

Saudações

Pedro B

Re: Na Igreja Católica (pós-Conciliar) ainda há lugar para Excomunhões?
Escrito por: VMTH (IP registado)
Data: 26 de March de 2004 17:28

Caro Pedro B!

Mas... NÃO estou excomungado por assistir às missas celebradas pela FSSPX? A sério? Oh meu Deus! Que alegria!

Onde leu isso Pedro B?

Espero pela sua resposta! Obrigado!

1 abraço do,

VMTH

Re: Na Igreja Católica (pós-Conciliar) ainda há lugar para Excomunhões?
Escrito por: PedroB (IP registado)
Data: 26 de March de 2004 19:42

Caro VMTH

Sinceramente não sei onde tirou essa sua ideia.

Porque razão é que haveria de estar?


Pedro B

Re: Na Igreja Católica (pós-Conciliar) ainda há lugar para Excomunhões?
Escrito por: ANA (IP registado)
Data: 26 de March de 2004 20:07


tEM RAZÃO O hENRIQUE.

nÃO DEVIA HAVER EXCOMUNHÃO PARA QUEM NÃO CUMPRE OS DITAMES DO pAPA.

Eu também acho que as mulheres que abortam, OS QUE PRATICAM EUTANÁSIA, os padres que casam , as mulheres que foram consagradas padres , os homossexuais que vivem em casamento de amor, os divorciados que voltaram a CASAR, NÃO DEVIAM SER EXCOMUNGADOS.
Concorda comigo, concerteza.

Re: Na Igreja Católica (pós-Conciliar) ainda há lugar para Excomunhões?
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 29 de March de 2004 21:31

Bom, vejo aqui um assunto interessante.

VMTH, por favor leia com atenção o que escrevo aqui.

1 - Tradicionalistas "Lefèbvrianos" - excomungados?

Antes de mais, como pode o VMTH estar à espera de tratar do tema da excomunhão, concretamente da sua própria situação, num fórum? Parece-me falta de informação que rejubile com a declaração de alguém que o "absolve" (neste caso, o PedroB), aparentemente sem documentação, além de me parecer equivocado.

A Fraternidade Sacerdotal S. Pio X está oficialmente excomungada, desde que Msr. Lefèbvre a fundou, após proceder a ordenações ilegítimas. É uma situação conhecida, a desta comunidade e movimento cismático. Já não é recente, a Carta Apostólica/Motu Proprio Ecclesia Dei (esta versão tem algumas gralhas), de 1988, em que se explica a situação e se procura resolvê-la, por exemplo, permitindo aos Bispos que possam aceitar a celebração da Santa Missa segundo o rito tridentino nas paróquias, por se considerar legítima a aspiração a certas formas litúrgicas que se precedem as do Novus Ordo.

Não sei dizer se alguém que apenas "comunga" nas Missas da SSPX e não é um "membro" da mesma, esteja excomungado da Igreja Católica. Afinal "ex-comunhão" significa precisamente a falta de comunhão com a Igreja, "comungando" com outra comunidade, definida por uma fé diferente. Não sei, mas parece-me que sim, que se se toma parte de uma comunidade excomungada, ainda que não seja um "membro formal" nem tenha intenção de o ser, incorra em penas junto de Deus, devido à sua falta de fidelidade -- ainda que se procure ser "fiel a Deus" congregando-se numa comunidade segregacionista: isso é ser infiel (ver Ecclesia Dei, 5. c) ). E não vejo como alguém que comunga em determinada comunidade, não se torne, por isso mesmo, um membro dela. (veja-se o Código de Direito Canónico, cânone 1329)

Aconselho que o VMTH trate da sua situação com um reverendo padre católico, fora da SSPX. Possivelmente já o terá feito (?). Se me permite um conselho, já que afirma a sua fidelidade ao Santo Padre João Paulo II, procure que algum Padre na SSPX saia dela (se conseguir trazer toda a comunidade, melhor), pedindo permissão ao seu Bispo para celebrar com o rito tridentino. Trate-se disto com a Comissão Pontifícia "Ecclesia Dei". Volto a implorar que haja reconciliação em Nosso Senhor Jesus Cristo!

2 - Sim, a excomunhão existe

Torna-se evidente, ao mencionar esta situação, que se verifique a existência da situação de excomunhão. Mas em que é que consiste? Não é uma "condenação ao inferno" como por vezes se imagina, numa fantasia ignorante (a Igreja não emite "condenações" mas tem a inspiração e sabedoria para fazer o discernimento sobre o que é condenável por Deus -- os Mandamentos, por exemplo).

A excomunhão implica determinados pecados particularmente graves, e significa que a pessoa está excluída de comunhão com a Igreja (com a consequente repercussão na sua salvação, devido à sua insistência no pecado e sua exclusão dos meios). Normalmente, supõe-se a conversão e a reconciliação, de modo que uma excomunhão não é uma condenação da pessoa, mas o repúdio do pecado e a exigência da penitência pessoal. Se a pessoa recusar a reconciliação através do arrependimento, penitência e reparação, permanece excomungada. Isso implica estar excluída de poder ter qualquer tipo de ministério nos sacramentos ou outra celebração, de celebrar ou receber sacramentos e sacramentais, e de exercer qualquer tipo de função eclesial.

A excomunhão pode ser latae sententiae, automática (fica-se excomungado ao participar no delito) ou ferendae sententiae, em que é imposta através de decreto formal pela autoridade da Igreja. Neste caso, trata-se de um acto de amor maternal da Igreja, que relembra aos fiéis os seus erros e os apoia na sua conversão.

Ao contrário do que acontece numa pena da legislação civil, uma excomunhão não acontece devido a ignorância nem a pessoas com menos de 16 anos. Quaisquer interferências que diminuam a influência da própria vontade em realizar o delito, atenuam a culpa.

O que eu estou a explicar sucintamente são definições jurúdicas, canónicas, portanto, leia-se o Código de Direito Canónico (Codex Iuris Canonici). Para o tema, interessa particularmente o Livro VI, mas leia-se por exemplo os cânones 747, 750 (o actual, com 2 parágrafos)-752, 1311-1320, 1323, 1329, 1331, 1354-1369, 1382. Podem encontrá-lo aqui em diversas línguas. Relembro que este Código é pós-conciliar! Além disso, pode ler-se com proveito a Carta Apostólica/Motu Proprio Ad Tuendam Fidem que posteriormente (1998!) clarificou ainda mais a necessidade de obediência no que diz respeito às declarações doutrinárias tidas por definitivas pela Igreja, e que foi, aliás, "razão" para que alguns Padres "liberais" abandonassem o sacerdócio por já pouco se identificarem com a Igreja devido à sua própria perda de fé ocasionada por conspurcações ideológicas.

Resta ressalvar, para correcção de alguns, que esta dimensão jurídica da Igreja não é em nada extrínseca à essência do Evangelho. Ou seja, não se sobrepõem à vida espiritual e à liberdade evangélica, mas conduzem-na por preceitos para a sua ordem, servindo a unidade e o bem da Igreja, na comunhão de amor. É um tema interessante, este, porque a maior parte dos fiéis desconhece os seus deveres e direitos. Aliás, alguns "liberais" confundem esta natureza jurídica, desconhecem-na e contestam-na. Todos nós deveríamos ler e estimular o conhecimento da Bíblia, do Catecismo e do Código de Direito Canónico, além das diversas Encíclicas e demais documentos magisteriais (incluindo os próprios documentos do II Concílio do Vaticano). Pouquíssimos o fazem, o que é péssimo. Radica na falta de aceitação pessoal da comunhão de vida com Jesus Cristo e na falta de reconhecimento da Igreja como inspirada por Deus, recorrendo desnecessariamente a ideologias estranhas (e opostas) à fé.

E questiono também a falta de fé dos excomungados latae sententiae que andam por aí (exemplo claro neste fórum: a Ana) e a falta de fidelidade dos Padres que acham que isso não é mau nem perigoso... Quantos "católicos" duvidam (doutrinalmente e não como normal tentação espiritual) da divindade e humanidade de Cristo, da eficácia da oração dos santos, da instituição divina da Igreja e seu depósito de fé, em suma? Acho particularmente sacrílego que pessoas como essas que se dizem "católicas" (quase da mesma forma como alguns judeus se dizem "agnósticos") vão comungar sem se confessarem anteriormente, que se vá à Missa ao Domingo quando apetece e se ache que não é pecado mortal faltar, etc. Já para não falar na questão da contracepção, do aborto, da injustiça social... Tudo isto é, literalmente, uma desgraça (excluídos da graça, sem fé, sem sentido do pecado, sem amor a Deus).

3 - Tradicionalistas, sejam Católicos!

Ora, vejo a animosidade com que se têm feito certas "classificações" pessoais de parte a parte. É necessário purificar a forma como nos dirigimos uns aos outros, porque de nada nos serve adiantar que alguém nos parece "transtornado" ou outra coisa qualquer. Por vezes, eu faço um comentário mais irónico, mas percebe-se que assim é (se não, explico-me), e a pessoa não tem que o levar como ofensa. Mas, como é tão fácil anular o diálogo com comentários desse tipo, é preferível abstermo-nos deles e falarmos concentradamente acerca dos assuntos em questão. Ou, se é justo fazer determinada comparação, façamo-lo com a confirmação de que é assim e demonstremo-lo, sempre sem faltar à caridade.

Digo eu para os tradicionalistas, que "sejam católicos", quero dizer, que sejam mais católicos do que "tradicionalistas". Isto é, que conheçam de forma mais aprofundada a Igreja e sua Tradição, aceitando o Magistério como norma. Acabem-se os mal-entendidos de equacionarem tudo o que é pós-conciliar com todos os males da nossa época! Peço diálogo, com reflexão! Não estão certos, os tradicionalistas que dizem, como aqui repete o VMTH, que eles é que «não entram na "dança" ecuménica»! Esse é o erro fundamental de Lefèbvre e seus seguidores (entre outros de mentalidade tradicionalista ainda mais radicais, alguns chegando a juntar-se à Igreja Ortodoxa ou de declararem os seus próprios Papas -- anda por aí um "Pio XIII"), o de acharem que a Igreja se perverteu a partir de João XXIII e que o único diálogo de que é capaz é o do "relativismo ecuménico", deixando de lhe ter obediência!

Está muito próximo disso, VMTH, quando diz que a Igreja «não precisou do Concílio Vaticano II para [continuar a chamar à conversão].»! Pelo contrário, se ler os documentos, verificará que não existe lá esse «"espírito ecuménico" que lança a confusão e semeia o completo Relativismo religioso entre os seus fiés.»! Isso não está lá! Além disso,o perigo está em recusar o Concílio, que é legítimo, e, por idolatria de uma imperfeita noção de Tradição, estar a ser cismático!!

«Jesus Cristo é inegociável! Quem acredita Nele terá a Salvação! Quem não acredita viverá eternamente nas chamas do Inferno! (E bem feito!)»

Isto é uma afirmação sem caridade. Sim, Jesus Cristo é inegociável e é o único verdadeiro Salvador da humandidade. Mas, achará Deus "bem feito", assim como se fosse um castigo, que quem não acredite em Jesus Cristo tenha esse destino? É uma consequência natural e necessária para a condição humana, esse vazio infernal, e nesse sentido, como resultado da Criação, é uma coisa que está "bem feito". Mas afirmá-lo assim, dessa forma, apesar de ser verdade, não procede da caridade.

João Oliveira

Re: Na Igreja Católica (pós-Conciliar) ainda há lugar para Excomunhões?
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 29 de March de 2004 22:08

Faço ainda um comentário mais pessoal e recomendo algumas leituras.

Eu já aqui falei em achar mal que João Paulo II tenha beijado o Corão, entre outras coisas sobre as quais o VMTH já aqui manifestou a sua indignação. Mas há que admitir que o Santo Padre saiba, melhor do que nós, o que decide fazer. Além disso, eu conheço que o nosso querido Papa não é um "relativista" nem pouco mais ou menos! Portanto, devo dar-lhe o benefício da dúvida, sem me escandalizar, embora me aborreça. Contudo, vou procurando compreender melhor as questões. Se não o fizesse, ainda hoje diria, como já disse, que desconfiava da santidade de João XXIII por ser algo gordo e fumar bastante... Não o devia ter dito. É o tipo de zelo desconcertado que nos pode conduzir a uma má intuição do que é a fé e a Igreja. Por esse tipo de experiência, entendo as preocupações dos tradicionalistas mas vejo claramente que a recusa do II Concílio do Vaticano é um equívoco em que alguns fiéis se encerram. Por exemplo, eu gostaria de poder participar na Missa do Novus Ordo, celebrada em Latim, com Canto Gregoriano (e, aos Domingos e festas, com composições polifónicas de Música Sacra), e com a Avé-Maria no final. Isso é perfeitamente possível e eu já participei, em Portugal, de algo assim, em igrejas paroquiais (ocasiões excepcionais).

Recomendo a leitura deste conjunto de artigos sobre "Católicos Tradicionalistas e Cismáticos" na página do apologista Dave Armstrong, para esclarecimentos mais profundos.

Apreciei particularmente o artigo com o título [url=]"Dialogue: Should the Pope Kiss The Koran?: Ecumenism as an Effort to Acknowledge Partial Truth Wherever it is Found"[/url], onde se mostra a tal fotografia do Santo Padre a beijar o Corão e trata-se de um diálogo com um tradicionalista que veio a reconhecer isto:

«Our Holy Father John Paul II models true ecumenism and collaboration with non-Christian religions as envisioned by Vatican II. He dialogues with those of other faiths, collaborates with them in areas of common ground such as the pro-life movement, and prays with them for world peace. But he never sets aside his Catholic distinctives or embraces or promotes belief systems antithetical to historic Christianity. That would be false ecumenism and contrary to the teaching of Vatican II. The Pope has stated that New Age spirituality is "in distinct, if not declared, conflict with all that is essentially Christian."»


Acho que não é a primeira vez que aqui recomendo que se leia Newman. Volto a propô-lo: "An Essay on the Development of Christian Doctrine" (parece-me que haja tradução portuguesa). É um escrito magnífico, sobre a grandeza da Tradição da Igreja. Acontece que se pode dizer que foi o seu entendimento o que mais "motivou" o II Concílio do Vaticano. A sua leitura foi já ocasião de conversão de numerosos protestantes e talvez venha a recuperar aos tradicionalistas em "protesto excomungado" o verdadeiro sentido da Tradição Apostólica, se ao menos o lerem atentamente com caridade.

De certa forma, observando a falta de fé/carisma de boa parte dos tradicionalistas (apreciação geral, não ofensiva...), e vendo como isso se sublimou em cismas, como aquele em que se "petrificaram" (ironia curiosa - tomar a Tradição como Pedra e "petrificar") certas Igrejas Orientais, pode afirmar-se, como disse o grande historiador Jaroslav Pelikan: «A Tradição é a fé viva dos mortos; o tradicionalismo é a fé morta dos vivos.»

João Oliveira

Re: Na Igreja Católica (pós-Conciliar) ainda há lugar para Excomunhões?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 29 de March de 2004 22:50

Muito bem, João! Em geral, gostei bastante do que escreveste e apreciei a quantidade de dados fornecidos.

Podias, no entanto, ter evitado referências pessoais a participantes deste fórum (Ana) sobre excomunhões latae sententiae. Parece-me um tipo de discurso muito perigoso. Em relação aos membros da FSSPX, não é unânime entre os canonistas que estejam excomungados. Veja-se um exemplo: [www.cwnews.com].

Alef

Ir para a página: 12345Próximo
Página actual: 1 de 5


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.